terça-feira, 17 de junho de 2014

O Incrível Poder do Subconsciente.



O Incrível Poder do Subconsciente.

A sua mente é uma terra fértil, e abençoada por Deus. Há sementes adormecidas de felicidade... Procure semear bons pensamentos, procure ouvir a voz do Anjo Bom, que nos ilumina com a graça da esperança que move o mundo.
Seja seu melhor amigo e plante felicidade, amor, amizade, justiça e colherá seus frutos em sua vida.Dharmadhannya

O dicionário diz que sugestão é o ato de colocar algo na mente de uma outra pessoa; o processo mental pelo qual um pensamento ou ideia sugerida é acolhida, aceita ou colocada em prática. É importante notar que uma sugestão não pode impor nada ao sub­consciente que vá contra a vontade da mente racional. Por isso, você tem poder de rejeitar qualquer sugestão negativa.


Cada um de nós tem seus próprios temores, crenças e opiniões, e essas hipóteses internas criam e governam nossa vida.
Seu modo habitual de pensar cria uma gravação com sulcos profundos no seu subconsciente, que pode ser comparado com um disco. Tudo o que se passou em sua vida foi baseado em pen­samentos que estão impressos em sua mente mais profunda.

É importante você entender que a mente consciente atua como se fosse uma sentinela no portão e sua principal função é prote­ger o subconsciente de falsas gravações.

 Agora você já conhece bem outra das leis básicas da mente: o subconsciente é sensível às sugestões. Também é importante ter bem claro que ele não faz comparações nem contrastes porque não tem a capacidade de raciocinar, que é privilégio da mente consciente, que tem capaci­dade de escolher o que é bom e o que é ruim para você.

Simples exemplos retratam com toda a clareza a dife­rença entre a mente consciente ou racional e o subconsciente, que é impessoal, não-seletivo e aceita como verdade qualquer coisa que você acredite ser verdadeira.

 Daí a importância de escolher pensamentos, ideias, situações e ambientes que abençoem, cu­rem, inspirem e encham sua alma de alegria.
A sugestão em si não tem nenhum poder. Ela só fará efeito se for mentalmente aceita. O que tem poder é ó seu pensamento, jamais se esqueça disso.

Preste atenção para dar à sua mente mais profunda apenas ideias e sugestões que curem, abençoem, elevem e o inspirem a escolher o melhor para sua vida. Como já expliquei tantas vezes, o subconsciente aceita sua palavra como sendo verdadeira e leva suas sugestões ao pé da letra.

 Não fique fazendo afirmações tolas, como: “Não há cura para mim. Tudo o que eu ganho eu gasto, parece que nunca saio do lugar.”

Uma jovem cantora foi convidada para um teste, mas havia sido reprovada em três entrevistas anteriores e estava apavorada. Tinha uma boa voz, mas era insegura e vivia dizendo para si mes­ma: “Acho que não vão gostar da minha voz. Quando fico nervo­sa, minha garganta fecha e não consigo alcançar todas as notas.

Sei que vou fracassar de novo.” Seu subconsciente aceitava essas afirmações como uma ordem e as transformava em realidade.
 A moça fazia uma autossugestão involuntária.
Entenda que seu pensamento, suas palavras soam como sua prece. Como é possível orar corretamente se você não conhece os processos da sua men­te?

Essa cantora foi capaz de vencer seus temores e sua inseguran­ça usando a seguinte técnica: Três vezes por dia ela se isolava em seu quarto, sentava-se numa poltrona confortável, relaxava a musculatura e fechava os olhos.

 Visualizava um xale de tecido muito fino caído no chão e dizia a si mesma que estava tão solta como ele. Agindo dessa forma, acalmava profundamente sua mente e seu corpo. A inércia física favorece a placidez mental e faz com que a mente fique mais receptível a ideias e sugestões.

Ela contrabalançou suas antigas sugestões, o medo e insegurança dizendo a si mesma: “Deus é o grande cantor. Ele é o grande musicista que vive em mim, o Espírito Vivo todo-poderoso. Eu sou forte, tranquila e confiante e meu canto é sempre belo e per­feito. Sou calma e serena nas audições e sei que tenho um grande futuro na arte.”

 A moça repetia essas afirmações lenta e calma­mente, pondo emoção em cada palavra, por cinco ou dez minu­tos em cada sessão de meditação, sabendo agora que nós nos tomamos tudo o que ligamos ao EU SOU.

 Ela fazia a última sessão de meditação pouco antes de dormir. Depois de uma se­mana, estava plenamente confiante. Quando chegou o dia do teste, foi aprovada por unanimidade.

Entenda, a lei do seu subconsciente é compulsiva; e você é compelido a dar uma interpretação maravilhosa.

Uma mulher de 75 anos tinha o hábito de dizer a si mesma: “Sei que estou perdendo a memória.” Ora, ninguém perde a mente ou a memória. Tudo o que aprendemos, mesmo quando ainda estávamos no ventre de nossas mães, é registrado fielmente no subconsciente, que é o depósito da memória.

 A maioria das pessoas precisa aprender a limpar a memória, porque só ficam se lembrando de velhas mágoas, implicâncias e projetos fracassa­dos. Estão sempre falando de perdas nos negócios, no jogo e na vida em geral. Elas deviam esquecer essas coisas, mas não se esfor­çam para isso.

A velha senhora resolveu usar o caminho inverso. Ela come­çou a afirmar: “Minha memória melhora a cada dia. Sempre me lembro do que é importante para mim e as lembranças me vêm com grande nitidez.

 Gravarei novas informações em minha me­mória com facilidade e tudo o que me interessa lembrar se apre­sentará na sua forma correta em minha mente. Estou melhorando diariamente e muito breve minha memória estará bem melhor do que era na minha juventude.”

No final de três semanas de prática regular, a senhora perce­beu que sua memória voltara ao normal, o que a deixou extrema­mente satisfeita. Durante o processo de cura ela colocou novas impressões na sua mente mais profunda, que se concretizaram como forma, função, experiência e evento.

Como a autossugestão, a hetero-sugestão também influencia seu subconsciente. Hetero-sugestões são as sugestões vindas de outra pessoa.

Há milênios, o poder da sugestão vem desempe­nhando um papel importante na vida e pensamento dos seres humanos. Em muitas regiões do mundo ela é o poder controlador da religião, com a constante reiteração de mensagens como:

 “Você é um pecador”, “O Diabo virá te buscar” ou, ainda, “Quando você morrer, vai direto para o inferno” e outras afirmações dessa natureza. Muitos vivem em constante estado de pavor por causa dessas frases.

Muitos membros do clero e pessoas leigas afirmam que Deus falou com eles e fazem profecias infundadas. Um deles afirmou que o Senhor iria castigar a cidade de Los Angeles porque era um antro de pecadores e em menos de um mês toda a região seria sacudida por um violento terremoto que causaria muitas mortes e faria toda a Califórnia afundar no mar. 

Em confusão, centenas ou até milhares de pessoas fugiram para os estados de Mississippi e Arizona. Naturalmente, o tal terremoto não aconteceu.

Não seja um profeta da tristeza ou destruição. Seja um profe­ta do bem, um profeta de Deus. Quando algumas pessoas vieram falar comigo sobre o terremoto, eu brinquei com elas:
                 Vocês sabem nadar?
                 Claro!
                 Então não há motivos para preocupação. Quando a Ca­lifórnia afundar, vocês irão nadando, nadando, até encontrar ter­ra firme.
Como são tolas essas sugestões hipnóticas! Entretanto, elas são diabólicas quando assustam as pessoas a ponto de elas vende­rem suas casas, abandonarem seus empregos e fugirem desespera­das de algum lugar.

De novo, lembre-se: “Quem habita na proteção do Altíssimo pernoita à sombra do Senhor, dizendo: Ele é meu refúgio, minha fortaleza, meu Deus, em quem confio!” Sim, sempre ponha sua confiança na Presença de Deus que habita no seu interior.
As sugestões podem ser usadas para disciplinar e controlar as pessoas que não conhecem as leis da mente. Ninguém é mais habituado a fazê-las do que os políticos.

Infelizmente, a grande maioria deles as usa de maneira negativa e apela para os desvios e preconceitos dos eleitores. Aproveita-se da ingenuidade dos ou­tros para conseguir votos e praticamente os hipnotizam e fazem neles uma lavagem cerebral com suas promessas mirabolantes.

Quem tem noção de que é altamente sugestionável precisa estar sempre alerta para não ser enganado.

Desde o nascimento todos nós recebemos muitas sugestões negativas e as mais destrutivas são as que criam modelos mentais que resultam em guerra, miséria, sofrimento, preconceitos raciais.

Diferentes pessoas reagem de maneiras diferentes a uma mes­ma sugestão devido ao seu condicionamento ou crença subcons­ciente.

Por exemplo, suponha que estou em um transatlântico navegando no oceano. Se me aproximar de uma passageira visi­velmente assustada e lhe disser algo como:

“A senhora não me parece bem, está muito pálida. É enjoo por causa do balanço do navio, não? Acho que logo vai começar a sentir uma náusea mui­to forte. Quer que eu a acompanhe até sua cabine?” A passageira fica branca como cera.

 A sugestão de que ela está mareada se associou aos seus próprios medos e crenças. A mulher aceita seu oferecimento para acompanhá-la até sua cabine e, ao chegar, agra­dece rapidamente dizendo que vai deitar-se porque está com tontu­ra e enjoo.

Todavia, se eu fizer a mesma sugestão a um marinheiro, dizendo: “Meu rapaz, você está muito pálido e abatido. Está se sentido bem? Será que vai ficar mareado por causa do balanço do navio”, ele, com certeza, olhará para mim como se estivesse dian­te de um maluco.

Nesse caso, minha sugestão caiu em ouvidos moucos porque o marinheiro não tem em seu subconsciente um receio ou preo­cupação relacionada com a navegação e sente-se seguro no navio.

 Se a pas­sageira assustada tivesse conhecimento disso, ela poderia dizer: “Eu já estou me acostumando com o balanço. Entrei neste navio decidida a ter férias inesquecíveis e pretendo aproveitar cada ins­tante delas.” Assim, estaria neutralizando a sugestão negativa.

A cada dois ou três anos eu costumava dar uma série de pales­tras no London Truth Forum, que era presidido pela Dra. Evelyn Fleet, uma renomada psicóloga. Ela me contou sobre um artigo publicado nos jornais ingleses, falando sobre o poder da suges­tão. Um homem deu uma sugestão ao seu subconsciente por dois anos seguidos.
 Ele dizia: “Eu daria meu braço direito para ver minha filha curada.” A garota sofria de artrite deformante e tinha um grave problema de pele, considerado incurável. Os tratamen­tos não conseguiam aliviar nenhuma das condições e o pai estava entrando em desespero.

Segundo o jornal, certo dia a família passeava de automóvel e houve uma colisão muito grave com outro veículo. O braço do pai, o motorista do carro, precisou ser amputado. Logo depois, a artrite e a doença dermatológica da filha desapareceram. Que preço terrível pago por uma cura! O subconsciente não brinca e leva as sugestões ao pé da letra, por isso é melhor parar de lhe dar ordens erradas.

Inúmeras experiências foram feitas com pessoas em estado de hipnose  e provaram que o subconsciente é incapaz de fazer escolhas e comparações, que são essenciais para o processo do raciocínio.

Se uma pessoa com grande prática na hipnose lhe sugerir que você é Napoleão ou até mesmo um cachorro ou gato, você agirá exatamente como imagina que eles fariam.

 Poderá latir ou miar ou beber leite de um prato. É possível a hipnose perdurar depois da sessão. Antes de você acor­dar, o terapeuta pode lhe dar, por exemplo, a sugestão de que no dia seguinte, às três da tarde, você vai pular três vezes e cantar alguns versos de uma canção infantil.

Naquela exata hora, mes­mo que você esteja sentado à sua escrivaninha, repentinamente levantará e dará os três pulinhos enquanto canta.


É por esse motivo que a palavra se transformou em carne. Seu pensamento se concretiza e você o vê diante dos seus olhos. Sua personalidade muda conforme a sugestão recebida."
 Prendice Mulford

Um comentário: