quarta-feira, 16 de julho de 2014

A MENTE CONSCIENTE E E A MENTE SUBCONSCIENTE




  •  A MENTE CONSCIENTE  E A MENTE SUBCONSCIENTE 
Eu fiz alguns comentários com a letra azul.
A função-chave da mente consciente é operar como um programador de computador, protetor e senhor da mente subconsciente. O subconsciente existe para operar como um serviçal ou como um servomecanismo da mente consciente, e não para dirigi-la. Se você não compreende essas leis psicológicas, provavelmente vai permitir que a mente subconsciente o governe.

 E por que você deixaria que uma mente não-racional controle a sua vida? Por estranho que pareça, é isso o que faz a maioria das pessoas. Quando isso acontece, você pode se tornar uma vítima e ter inúmeros problemas.

Quando um pensamento, sentimento ou impulso surge na mente subconsci­ente, é dever da mente consciente usar suas capacidades de raciocínio e discrimi­nação para examinar esse pensamento na porta de entrada. Se o pensamento ou impulso é positivo e espiritual, você permite que ele entre. Se é negativo, você o expulsa.


Saúde psicológica é o processo de admitir na mente pensamentos positivos, espirituais, equilibrados. A saúde espiritual é como a saúde física. Se você quer ser fisicamente sadio, assimila alimentos sadios. Se quer ser psicologicamente sadio, assimila pensamentos sadios. 

Ao expulsar de sua mente os pensamentos negativos você lhes nega energia. O processo é bastante parecido com o de uma planta que não é aguada. Ela acaba definhando e morrendo em virtude da falta de água (atenção ou dedicação).

 O segundo passo é afirmar o pensamento opos­to e positivo. Isso se chama pensamento positivo e uso de afirmações positivas. Ao desconsiderar continuamente o pensamento negativo e afirmar o pensa­mento positivo, forma-se um novo hábito na mente subconsciente.

O velho há­bito morre por não receber energia; e o novo hábito se forma porque você está continuamente reforçando-o e pensando positivamente. No período de 21 dias esse novo hábito pode ser estabelecido.

Você deve lembrar que o subconsciente está repleto de muitas fitas velhas, que você aceitou quando era mais novo. Se a mente consciente não faz esco­lhas, então toda essa antiga programação da mais tenra infância continua afe­tando sua vida atual.

A criança que não conhece limites perde a orientação.  A criança precisam de pessoas que lhes ensinem os valores através de exemplos.

A criança precisa aprender com o tempo a controlar suas emoções, sua raiva e compreender que todos temos raiva, ressentimento e que não podemos atacar com palavras e ações o outro que nos fere sem pensar.

Crianças agressivas, impulsivas e sem limites terão problemas na escola, com professores, colegas e podem crescer sem um lugar no mundo.

A raiva, tem uma função principalmente no desenvolvimento da criança: ajuda a nos defender e a encarar os nossos desafios, dando-nos coragem e reagindo com indignação diante da injustiça, arbitrariedade.

  • SENVOLVIMENTO DA BOLHA OU ESCUDO EXTERNO PARA SE PROTEGER DA ENERGIA NEGATIVA DE OUTRAS PESSOAS
Assim como é essencial desenvolver uma bolha interna para se proteger de sua própria mente subconsciente, é também essencial produzir uma bolha ou escudo externo para se proteger da energia negativa de outras pessoas. Lembre sempre que se você não assumir essa responsabilidade, a mente subconsciente ou outras pessoas vão controlar a sua vida. O ideal é ser a causa, o criador e o senhor de sua vida.

Tipo isso.
Tomemos o exemplo de alguém que o critique ou julgue. O ideal é estar cercado por uma bolha, Luz ou escudo imaginário, de forma que quando a críti­ca vier na sua direção, atinja a bolha ou escudo e se desvie, sem provocar ne­nhum efeito.

 Você faz uma escolha consciente quanto a admitir ou não a critica na mente subconsciente. É preciso ficar claro que essa bolha é semipermeável. Em outras palavras, ela permite a entrada da energia positiva, mas mantém afastada a energia negativa.



Se você não mantém ativa essa bolha protetora em todos os momentos, pode virar vitima dos comentários, observações ou energia de outra pessoa qual­quer. Há uma hora para estar aberto e uma hora para se fechar. E necessário fechar-se, protegendo-se de outras pessoas caso estas ajam de modo negativo.

Caso alguém arremesse uma lança de verdade contra você, tenho a certeza de que, se pudesse, você iria tentar escapar dela fisicamente. Certamente você não quer que a mente subconsciente governe sua vida, e não quer também que ou­tras pessoas o controlem.

Outra forma de dizer isso é afirmar que certamente você prefere responder a reagir. Responder é escolher como lidar com uma energia que vem na sua direção. Reagir é deixar que a energia entre diretamente na mente subconscien­te, no plexo solar ou no corpo emocional, rechaçando-a depois.

 Se alguém o julga ou ataca e você assimila a critica, então das duas uma: ou você irá se magoar, retraindo-se e chorando; ou irá revidar. Agindo assim, você deixa que outra pessoa seja a causa de suas emoções. Mas é você quem deve ser a causa de suas próprias emoções.

Uma forma diferente de encarar isso é considerar que você está se deixando hipnotizar. Sou hipnotizador e também conselheiro, porém, a maior parte de meu trabalho não consiste em hipnotizar pessoas, mas sim em desipnotizá-las.

 Muitas pessoas vivem num estado de auto-hipnose, e o que tento fazer é livrá-las disso. Uma pessoa está sob hipnose quando age como vítima. Alguém é hipersugestionável quando não faz escolhas a respeito de como quer responder.

 Na realidade, psicologicamente, você é invulnerável. Essa afirmação tem impli­cações bastante profundas. Ser invulnerável significa que você não pode ser ferido emocionalmente, a não ser que o permita.
  •  
  • MINHA METÁFORA PREDILETA
Minha metáfora predileta liga a saúde psicológica à saúde física. Se uma pessoa que você conhece pega um resfriado ou uma gripe, certamente você não vai querer também pegá-la.

 Então você faz tudo o que está ao seu alcance para evitar a doença. Toma doses adicionais de vitamina C. Diz a si mesmo que não vai adoecer. Alimenta-se bem e tenta dormir bastante. Em outras palavras, au­menta a sua resistência. Se você mantém elevada a resistência, não adoece.

Médicos e enfermeiros não pegam todas as doenças de seus pacientes. Por quê? Porque não existe isso de doença completamente contagiosa. O que existe são pessoas com baixa resistência.

Essa analogia se aplica igualmente ao plano psicológico. Não existe isso de doença psicológica contagiosa. O que existe são pessoas com baixa resistência.

E como é que você pode manter elevada a sua resistência psicológica, de forma que não pegue as doenças infecciosas da raiva, da depressão, do ciúme, da crítica,  da agressão, do rancor, do ódio e por aí afora? É fácil: basta manter elevada a resistência psicológica conservando uma atitude mental positiva.

A bolha protetora é uma técnica de atitude positiva. Outras técnicas essenciais são manter seu poder pessoal, conservar de forma incondicional o amor a si mesmo e a auto-estima e perseverar na fé em Deus.

Essas são algumas das principais atitudes. Nos capítulos seguintes vou explo­rar outras mais. O importante é que você está aqui neste mundo para dar um exemplo melhor. Você está aqui para elevar outras pessoas, e não para ser você mesmo sugado para baixo. 

Fundamentalmente, a Terra é como um hospital dirigido pelos pacientes, no qual há bem poucos curadores ou médicos. O pro­pósito da vida é ser um curador.

Ao deixar que outras pessoas o transformem em vítima, você novamente se torna um dos pacientes, e então necessita de cura. Tudo bem. A lição é retornar ao seu eu equilibrado e novamente tornar-se curador, o mais rápido possível, pois é essa a missão nesta vida.
  • O DESENVOLVIMENTO DO PODER PESSOAL: A PRIMEIRA CHAVE DE OURO
De todas as atitudes que reclamam aprimoramento na personalidade saudá­vel, nenhuma é mais importante que o poder pessoal, ou o desenvolvimento da vontade. As técnicas aqui ensinadas não irão funcionar sem poder pessoal. Poder ou vontade pessoal é a força-guia da personalidade saudável.

Poder pessoal é uma atitude. Você pode decidir manter uma atitude de fra­queza ou de força ao começar cada novo dia. Seu poder é a energia que você usa para executar as decisões que toma. Por exemplo, digamos que você queira fazer exercícios às três da tarde.

Quando chegar a hora determinada, é bem provável que precise usar esse poder para obrigar-se a fazer aquilo a que se comprometeu.

Esse poder também é necessário para controlar a mente subconsciente. O subconsciente toma conta do espetáculo a menos que você assuma seu poder pessoal; assim, o poder pessoal é o agente executor da mente consciente. O poder pessoal, no seu uso externo, é a afirmação.

O poder pessoal também está fortemente vinculado à capacidade de deci­são. Se você não é decidido, a mente subconsciente ou outras pessoas tomam as decisões por você. A mente subconsciente não tem poder de raciocínio, e as decisões de outras pessoas nem sempre se coadunam com os seus interesses.

Como é que você pode ser o senhor de sua própria vida se não toma posse do seu poder? Você sabe que Deus tem poder. O fato é que você é co-criador, um minideus, e portanto também tem poder. Deus ajuda aqueles que se ajudam; você não pode se ajudar se não for dono do seu poder.

Está e sempre esteve disponível para você um poder pessoal irrestrito. O poder pessoal não passa de uma energia que existe no seu corpo físico e na sua mente subconsciente, energia essa que você utiliza para controlar sua própria vida.

Parte da tarefa de tomar posse de seu poder reside em ser um guerreiro espiritual na vida. A vontade de viver é na verdade a vontade de lutar. A Ioga ensina que a vida é não só uma escola, mas também um campo de batalha.

Você está tentando chegar até o topo de uma montanha. O progresso exige que você dê três passos à frente e deslize dois passos para trás, até que o cume seja atingido.

 Essa é a natureza da vida para todos os que trilham o caminho espiri­tual. A coisa mais importante é não se dar por vencido. Paramahansa Yogananda, o grande sábio indiano, disse: “O santo é um pecador que jamais desistiu.”

Parte do processo de tomar posse do seu poder reside em se esforçar continuamente. É ter fé no poder de Deus, e também no seu próprio poder. Quando toda a segurança externa desaparece, você sempre sabe que pode recorrer a seu pró­prio poder e ao poder de Deus. Isso é a verdadeira segurança.

Seu poder pessoal é a energia que você usa para assumir riscos. Caso não tome posse de seu poder, terá muita dificuldade para manter a bolha protetora. Pois é esse poder pessoal que lhe permite “fingir até conseguir”. O poder pesso­al, em essência, é o seu centro. Quando você detém o controle, você se sente naturalmente mais próximo desse centro.

Quando você usa o seu poder durante um longo tempo, você tem aquilo que chamamos de disciplina. Deter esse poder é justamente aquilo que permite que a mente racional consciente permaneça no controle, sem ser subjugada por forças subconscientes ou ambientais. Mas se você não detém o controle do seu poder, acaba deprimido.

Existem duas forças opostas na vida: o bem e o mal, a luz e as trevas, o positivo e o negativo, a ilusão e a verdade, o pensamento egoísta e o pensamen­to espiritual. O poder é a arma com a qual se pode lutar contra o negativo e se identificar com o positivo. Como disse Edgar Cayce, “Não existe no universo força mais poderosa que sua vontade ou poder”.

A mente racional consciente, com a vontade ou poder, dirige todas as forças que entram na sua esfera. Sem esse poder, você seria subjugado. Num caso extremo de abandono desse poder, a pessoa pode tornar-se psicótica. A mente consciente pode abdicar de toda a responsabilidade, então a mente subconsciente e o ambiente assumem o comando.

Você não precisa temer o seu próprio poder, pois vai usá-lo somente de uma forma amorosa — para servir a Deus, a si mesmo e aos outros. Quando você detém esse poder, sente-se naturalmente bem, estimulando-se e afirmando-se sempre.

 Quando você abre mão desse poder, a vida passa a espancá-lo. A essência do que estou tentando ensinar neste meu trabalho é que você é a causa da sua própria realidade. Para criar aquilo que você deseja, é preciso assumir o seu poder pessoal.


Jhoshua  D. Stone.

Haja luz para compartilhar , agradeço se você citar a Fonte ao compartilhar o texto. Vamos nos uni para multiplicar  a Graça.
Dharmadhannya

Nenhum comentário:

Postar um comentário