domingo, 19 de abril de 2015

Glaucoma


Glaucoma
Esclareça sete dúvidas sobre o glaucoma


Fontes: Francisco de Lima, presidente da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG); The Glaucoma Foundation; 'Glaucoma: Informações Essenciais para Preservar a Sua Visão', de Remo Susanna Jr
 Revista  Veja
Doença, que afeta cerca de 1,5 milhão de brasileiros, não apresenta sintomas em seu estágio inicial e, se não for controlada, pode levar à cegueira
Uma das principais causas de cegueira no mundo se deve a uma doença silenciosa, sem cura e que com frequência é diagnosticada quando já está em fase avançada: o glaucoma. 

Estima-se que 60 milhões de pessoas no mundo tenham a condição, sendo 1,5 milhão no Brasil, e que 8 milhões de indivíduos não enxerguem devido a complicações do problema.

O glaucoma é caracterizado por uma lesão no nervo óptico provocada principalmente pelo aumento da pressão intraocular. O nervo óptico é o responsável por levar as imagens captadas pela retina ao cérebro.


 Por isso, a condição compromete a visão de forma progressiva e irreversível – e pode, em alguns casos, causar cegueira. De acordo com a Glaucoma Research Foundation, 10% das pessoas que recebem tratamento apropriado contra o problema perdem completamente a visão mesmo assim.

A fase inicial do glaucoma não tem sintomas. Quando o paciente começa a se queixar de problemas relacionados à perda da visão periférica – como esbarrar nas paredes ou tropeçar em degraus —, a doença já avançou. "Cerca de 80% dos pacientes brasileiros com glaucoma já chegam ao consultório com sintomas, ou seja, na fase mais avançada da doença", diz Francisco de Lima, presidente da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG).

Cuidado — A doença pode ser diagnosticada em sua fase inicial e assintomática. Para isso, é necessário que os indivíduos, especialmente os que têm mais de 40 anos, mantenham uma rotina de ir ao oftalmologista pelo menos uma vez ao ano – mesmo se não se queixarem de nenhum problema ocular. "Qualquer consulta oftalmológica inclui exames de pressão ocular e de fundo de olho que podem acusar o glaucoma", diz Lima.

Esses exames também previnem o glaucoma, uma vez que a pressão alta pode ser controlada. Além disso, médicos recomendam hábitos saudáveis, como exercitar-se com frequência e evitar o cigarro, como forma de diminuir o risco da doença.
O glaucoma é caracterizado por uma lesão no nervo óptico provocada principalmente pelo aumento da pressão intraocular. 

O nervo óptico é o responsável por levar as imagens captadas pela retina ao cérebro. Por isso, a condição compromete a visão de forma progressiva e irreversível – e pode, em alguns casos, causar cegueira. A Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) estima de 1,5 milhões de pessoas no Brasil tenham a doença.

Quais são os sintomas?

A fase inicial do glaucoma é assintomática, então, quando os sintomas da doença começam a aparecer, ela já está em um estágio mais avançado. Esses sinais estão relacionados à diminuição do campo visual, especificamente à perda da visão periférica. 

“A pessoa passa a tropeçar em pequenos degraus com mais frequência ou a esbarrar nas paredes e objetivos quando está andando pela casa, por exemplo. Nessa fase, o paciente enxerga bem no centro, mas perde a noção do espaço em sua volta”, diz o oftalmologista Francisco de Lima, presidente da SBG. 

Existem formas de prevenir o glaucoma?
Como o início do glaucoma é assintomático, é importante passar por consultas médicas periodicamente para que o oftalmologista avalie a pressão intraocular e faça um exame de fundo de olho. 

“Depois dos 40 anos, as pessoas devem consultar o oftalmologista uma vez ao ano, mesmo não se queixando de problemas de visão”, diz Francisco de Lima. “Infelizmente, cerca de 80% dos pacientes brasileiros com glaucoma já chegam ao consultório com sintomas, ou seja, na fase mais avançada da doença.” 

De acordo com o médico, não fumar e levar um estilo de vida saudável também ajudam a diminuir o risco de glaucoma.
Quais são os fatores de risco da doença?


Existe cura para o glaucoma?

O glaucoma não tem cura. Os tratamentos disponíveis atualmente não são capazes de reverter o comprometimento da visão provocado pela doença, mas sim de barrar que ela evolua mais ainda.

Quais são os principais tratamentos?

Segundo Francisco de Lima, da SBG, o tratamento contra o glaucoma tem como objetivo principal diminuir a pressão intraocular. Isso pode ser feito com o uso contínuo de colírio ou, caso ele não seja eficaz, aplicação de laser.

 Esse procedimento é indolor, exige anestesia tópica e geralmente é feito em uma ou duas sessões que duram apenas alguns minutos cada. Em casos mais avançados, recomenda-se a cirurgia. Como o glaucoma não tem cura, os efeitos da cirurgia ou do laser podem diminuir com o tempo e o paciente pode precisar ser submetido a outra intervenção

Todas as pessoas que têm glaucoma perdem a visão?
O glaucoma é a segunda maior causa de cegueira no mundo, segundo a OMS. Porém, a doença nem sempre leva à perda completa da visão, já que em muitos casos os tratamentos são capazes de barrar a progressão da doença antes de ela chegar nesse estágio. 

Segundo a Glaucoma Research Foundation, a cegueira pode ser evitada em 90% dos casos da doença caso ela seja diagnosticada precocemente. De acordo com a SBG, 8 milhões dos casos de cegueira no mundo se devem ao glaucoma.

2 comentários: