terça-feira, 19 de agosto de 2014

Crianças Obesas



Crianças Obesas

O cortisol mostra-se elevado em condições de contínuo estresse e a mensuração desse hormônio no couro cabeludo pode ser realizada de maneira fácil e segura. Os autores mediram o cortisol no couro cabeludo em 20 crianças obesas, comparativamente a 20 crianças de peso normal. 

Notou-se que as crianças com excesso de peso apresentavam níveis médios de 25 pg/mg, significantemente mais elevados que nas crianças de peso normal (média 17 pg/mg) Crianças obesas tão jovens quanto 8 anos de idade já apresentavam valores de cortisol elevados. 


Conclusão: Esse estudo mostra que o fato de estar com excesso de peso faz com que a criança se sinta sob contínuo estresse emocional e, possivelmente, com problemas de adaptação ao meio. Tais fatores, nitidamente, elevam o hormônio cortisol, o qual indica, seguramente, um estresse permanente pelo excesso de peso. Sabemos também que as crianças obesas podem sofrer agressões verbais ou físicas por parte das outras crianças, nas escolas (bullying). Esse fato seria uma explicação para uma condição permanente de estresse.
 http://www.geraldomedeirosneto.com.br/2014/04/criancasobesas.html











Nenhum comentário:

Postar um comentário