sábado, 2 de agosto de 2014

Feng Shui - A Sala de Jantar






" Feng Shui - A Sala de Jantar"

A sala de jantar deve ser espaçosa, confortável e convidativa. A atmosfera desse aposento é quase tão importante quanto a comida. O tempo que você passa nesse lugar deve ser estimulante e gostoso. A família deve passar horas felizes ali, conversando e descansando, enquanto faz as refeições.

A sala de jantar deve estar próxima à cozinha, mas não muito perto da porta de entrada. Se os seus convidados po­dem ver a porta da frente quando estão na sala de jantar, talvez eles terminem de comer e vão embora.

O ponto mais importante da sala é a mesa. Tudo o mais é secundário. A mesa de jantar deve ser colocada perto do centro da sala, ou pelo menos numa posição na qual os con­vidados possam se levantar sem se sentirem acuados contra uma parede.

Muitas pessoas que moram sozinhas têm o costume de se sentar sempre no mesmo lugar da mesa. Isso, entretanto, é considerado negativo no feng shui, uma vez que as outras cadeiras nunca são utilizadas.

 Isso significa que você está, simbolicamente, desencorajando a chegada de visitas. Asse­gure-se de que haja pelo menos três cadeiras em tomo da mesa, e varie a posição dos assentos, para que todos sejam usados. Isso encorajará as pessoas a ir à sua casa.

A sala de jantar não deve estar num nível inferior à sala de estar. Essa é uma das razões pelas quais as casas com vários níveis não são favoráveis, segundo o feng shui.
Quan­do a sala de jantar fica num nível inferior ao da sala de estar, acredita-se que o ch’i benéfico flui para suas visitas e sairá da casa com elas.


Mesas redondas ou ovais são consideradas melhores do que as quadradas ou oblongas. Há duas razões para isso. Mesas quadradas ou retangulares formam shars (setas envenenadas) nos cantos. Isso pode ser eliminado, em muitas mesas, arredondando um pouco esses cantos.

Entretanto, quando duas pessoas se sentam uma em frente à outra, em uma mesa quadrada ou retangular, elas parecem ser adversárias uma da outra.

 O rei Artur descobriu, há muito tempo, que a mesa redonda é mais harmoniosa do que a retangular. Mesas em forma de ba-guá (octogonais) também são consideradas boas, já que atraem energia de todas as direções.

Não vamos querer muitos móveis nessa sala, especial­mente se isso faz com que o aposento pareça cheio demais. Ê melhor colocar apenas a mesa e as cadeiras, do que colo­car mesas laterais, ou outros móveis, que façam com que a sala pareça pequena e restrita.

Pode-se utilizar quadros ou espelhos para acentuar a energia ch’i. Na sala de jantar, os chineses utilizam, muitas vezes, pinturas de alimentos ou então cenas de montanhas com rios fluindo calmamente.

 Espelhos, é claro, não simbo­lizam apenas uma quantidade duas vezes maior de alimen­tos sobre a mesa, mas também uma quantidade duas vezes maior de amigos.

As cadeiras da sala de jantar devem ser confortáveis. Não queremos que nossos convidados terminem de comer e se levantem imediatamente.

 Os membros da família de­vem se sentar de costas para a parede, e não embaixo da janela. Isso lhes dará apoio suficiente, para entreter seus con­vidados com mais confiança.

A posição das pessoas à mesa é, por si só, uma arte. O chefe da família deve se sentar de frente para a porta de entrada da sala. Tradicionalmente, a mãe e o pai se sentam nas cabeceiras opostas da mesa retangular.

 No passado, o pai sempre era considerado o dono da casa. Hoje em dia, geralmente quem recebe esse título é aquele que contribui mais para a renda da casa. Como a maioria das civilizações do passado, a China era um sistema patriarcal.

 Os costu­mes, entretanto, mudam, e o feng shui se mantém em dia com os costumes e reflete o mundo em que vivemos agora. Hoje em dia, considera-se perfeitamente correto que o pai e a mãe se sentem lado a lado.

Queremos encorajar o ch’i a entrar nessa sala, e criar um ambiente agradável para que a família e os amigos façam suas refeições e desfrutem da companhia uns dos outros. A atmosfera deve ser íntima e propícia a uma boa conversa.

Os chineses levam em consideração não só a comida que alimenta o corpo, mas também aquela que alimenta o espí­rito. Consequentemente, as refeições, sempre que possível, devem ser feitas num ambiente agradável.
A hora da alimentação é um momento de comunhão.

Se esse aposento estiver localizado num canto da casa em que haja janelas dos dois lados, uma quantidade ainda maior de ch’i entrará na sala.

 Tradicionalmente, considera- se o sul a melhor localização para a sala de jantar, e por isso é um gesto de gentileza colocar os convidados de frente para essa direção.

 Uma sala de jantar com duas entradas é considerada boa, já que isso estimula o fluxo do ch’i. É melhor, entretanto, que as duas portas não estejam uma em frente à outra. Caso estejam, a sala corre o risco de se tomar nada mais do que um corredor entre as diferentes partes da casa.

Vigas no teto criam shars, e devem ser evitadas tanto quanto possível. É melhor que elas cruzem a sala de jantar na direção do comprimento. Procure não colocar ninguém sentado exatamente sob uma viga. Uma boa solução para isso é pendurar duas flautas de bambu bem no centro da viga.

Muitas casas não têm uma sala de jantar separada. A área das refeições, muitas vezes, é parte da sala de estar ou da cozinha. Nesses casos, um biombo pode dar a ilusão de uma sala separada (Figura 5A). E possível, também, criar essa ilusão com uma planta ornamental. Essas divisões também permitem que o ch’i flua mais livremente, e faz com que seus convidados se sintam mais à vontade.

Sala  Feng Shui

44.   A sala de jantar deve ser ou um aposento separado ou uma parte bem definida de outro aposento.
45.   A sala de jantar não deve estar num nível mais baixo do que a sala de estar.
46.   O melhor formato para uma mesa de jantar é o redondo, oval ou octogonal. Assegure-se de que as mesas quadradas ou oblongas tenham cantos arredondados.

47.   Pendure um espelho grande na sala de jantar. Esse é um dos melhores aposentos da casa para se colocar um espelho, já que simbolicamente duplica a quantidade dos alimentos que estão à mesa.

48.   Não deixe que as pessoas sentadas à mesa se sintam apertadas pelo excesso de móveis. Isso restringe o valioso ch’i. Evite quinquilharias. Quanto mais simples for essa sala, melhor.


49.   Ainda que você more sozinho, coloque pelo menos três cadeiras em tomo da mesa. Procure não se sentar sempre no mesmo lugar a cada refeição. Se todas as cadeiras forem utilizadas, você estimulará visitas à sua casa.

37.              A cozinha deve ser bem iluminada, e dar uma sensação de espaço. Como a cozinha simboliza a prosperidade da família, deveria ser bem iluminada, para estimular o fluxo do ch’i. Se ela for muito escura e sombria, você não vai gostar de ficar muito tempo nela.

 Cozinha - 
38.              Convém que o cozinheiro possa ver quem entra na cozi­nha sem ter de virar a cabeça mais do que 45°. Se isso não for possível, coloque espelhos, a fim de que ele possa ver a porta.

39.              O fogão deve estar sempre limpo e em boas condições, já que ele está diretamente relacionado com a prosperi­dade da família.

40.              Use todos os acessórios do fogão, já que isso vai ajudar a sua prosperidade.
41.              Mantenha na cozinha um bom estoque de alimentos, para uma impressão de abundância.

42.              Procure esconder todos os canos e ralos, já que eles sim­bolizam a prosperidade escoando para fora.
43.              A cozinha deve ser arejada, espaçosa e convidativa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário