terça-feira, 5 de agosto de 2014

O Quarto de Dormir e o Feng Shui



O Quarto de Dormir

Passamos cerca de um terço da vida no quarto de dormir. Nesse quarto, nós queremos descansar e adormecer facilmente.

 Por isso, queremos que ele tenha o máximo de conforto e seja o mais repousante possível. Naturalmente, nossos momentos mais vulneráveis são aqueles em que estamos dormindo.

 O quarto de dormir, portanto, deve ter algumas características diferentes dos outros aposentos, e, em certo sentido, precisamos nos sentir protegidos e seguros nele.

Do ponto de vista do feng shui, quartos de dormir quadrados ou retangulares são os melhores. Esses formatos eliminam os shars causados por quartos irregulares, e permite que o ch’i flua calma e facilmente.

Deve haver apenas uma entrada no quarto. Quando há duas portas, o quarto pode ser usado como passagem e os ocupantes não terão um sono muito tranquilo.

O teto do quarto não deve ser inclinado ou ter vigas expostas. Coloque a cama sob a parte mais elevada do teto, caso ele seja inclinado, e coloque duas flautas de bambu em qualquer viga que esteja à vista.

É importante que, durante o dia, você deixe que entre uma boa quantidade de ch’i no quarto de dormir, para sustentá-lo durante a noite.

 Podemos fazer isso deitando as ja­nelas abertas durante o dia para que entre o máximo possí­vel de luz dentro dos quartos. A luz solar é muito benéfica, mas não queremos que ela caia direto sobre a cama. Isso porque acredita-se que a luz direta do sol ativa excessiva­mente a cama, tomando difícil conciliar o sono.

O quarto de dormir é também o lugar para o qual você pode se retirar e ficar sozinho, sentindo-se totalmente seguro e protegido.

 Deveríamos emergir de nossas horas de introspecção e tranquilidade sentindo que estamos revigora­dos e refeitos. E precisamos de ch’i suficiente para poder fazer isso.

O quarto de dormir é usado para diversos outros propó­sitos, além de dormir. Por exemplo, muitas pessoas estudam no quarto. Um conhecido meu está escrevendo um roman­ce no quarto, já que esse é o único lugar onde ele tem espa­ço suficiente para colocar o computador.

Se for esse o caso, é preciso enviar mais ch’i ainda para o quarto, a fim de estimular o cérebro de seus ocupantes. Um cristal suspenso sobre a escrivaninha ativará o ch’i nas imediações. Também é uma boa ideia separar o local de dormir da área de traba­lho.

 Isso é especialmente importante caso se utilize equipa­mento de ginástica no quarto. Para assegurar um sono tranquilo, você deve manter a cama separada dos aparelhos, equipamentos de escritório e de outros itens que geralmente não fazem parte de um quarto de dormir.

A cama deve estar colocada numa posição na qual seus ocupantes possam ver quem entra no quarto. O ideal seria que eles não precisassem voltar a cabeça mais do que 45° para ver quem está entrando (Figura 6A).

 Geralmente, o melhor é quando a cama está numa posição diagonal com relação à porta. Para que seja possível ver, da cama, quem está entrando no quarto, pode-se usar um espelho.


*


A cama deve estar encostada na parede para que tenha um apoio. A melhor posição é aquela em que a cabeceira da cama está em contato com a parede (Figura 6B).


 Se a cama não estiver em contato com a parede, as pessoas que nela dormem vão se sentir irrequietas e incomodadas. Tampouco queremos que a cama esteja contra uma janela, porque o ch’i sai por ela, e você talvez não receba o suficiente durante a noite.

 E melhor ter uma mesa ou uma cadeira entre a cama e a janela.

Os pés da cama não devem ficar voltados para a entrada do quarto. 

A cama não deve ser colocada sob uma viga exposta (Figura 6D). A pessoa que dormir nessa posição provavel­mente terá problemas de saúde na parte do corpo que fica sob a viga.

Por exemplo, se a viga cruza o peito da pessoa, ele ou ela pode desenvolver problemas nessa parte do cor­po. Acredita-se que vigas longitudinais sobre a cama podem criar desarmonia entre o casal e acabar levando-o à separação.

 Entretanto, em alguns quartos de dormir, não há Outra escolha, e a cama precisa ser colocada sob uma viga. Nesse caso, é melhor que ela seja vertical à cama, já que isso não causa problemas de saúde.

Entretanto, por causa da possí­vel desarmonia conjugal, deve-se solucionar o problema pendurando duas flautas de bambu no centro da viga.

Alguns praticantes do feng shui dizem que a cabeceira da cama deve estar voltada para o norte. Dizem que assim você se beneficiará da força magnética que vem do polo Norte, e, consequentemente, dormirá melhor e poderá se lembrar mais facilmente de seus sonhos ao despertar.

 Fiz experiências nesse sentido, e não descobri nenhuma dife­rença notável na qualidade do sono. Em todo o caso, se a planta do quarto permitir, é uma boa ideia colocar a cabe­ceira da cama voltada para o norte, para acompanhar os fluidos naturais da energia. Entretanto, não fique preocupa­do caso isso não seja possível.

Na verdade, minha cama está colocada de acordo com o meu trigrama pessoal. Existem quatro posições favoráveis, ditadas pelo trigrama pessoal, para colocar a cabeceira da cama.



K’UN
Sudoeste
Noroeste
Oeste
Nordeste
Ken
Nordeste
Oeste
Noroeste
Sudoeste
CHIEN
Noroeste
Sudoeste
Nordeste
Oeste
TUI
Oeste
Nordeste
Sudoeste
Noroeste
Sun
Sudeste
Leste    
Sul
Norte
CHEN
Leste
Sudeste
Norte
Sul
Li
Sul
Norte
Sudeste
Leste
K’an
Norte
Sul
Leste
Suldeste

Naturalmente, se duas pessoas compartilham da mesma cama, talvez tenham de entrair num acordo ao escolher a melhor direção. Se você é um K’un, por exemplo, e seu companheiro é um Ken, a melhor direção para ambos seria o oeste. Faça experiências com isso tudo, mas não coloque sua cama numa posição estranha apenas para que fique de frente para o local mais repousante.
A estética tem um papel bem importante no feng shui e é bem possível que você já tenha colocado a cama na posição correta por pura intuição.
A cama não deve ser tirada do lugar quando a mulher estiver grávida. Isso porque os chineses acreditam que espí­ritos do tamanho de uma molécula, conhecidos como ling, vivem sob a cama, esperando para dar ao bebê ainda não nascido o sopro de vida (ch’i). Na China, acredita-se que  não se deve varrer ou limpar embaixo da cama durante a gravidez.
Nos outros aposentos, pode-se usar quantos espelhos se quiser; mas no quarto de dormir eles devem ser usados com parcimônia.

 Os espelhos são benéficos nesse aposento, mas nunca diretamente em frente aos pés da cama. Isso porque, quando acordam no meio da noite, as pessoas podem ver o próprio reflexo no espelho e pensar que se trata de um fan­tasma. Espelhos colocados nessa posição também provocam tensão no relacionamento conjugal.
O quarto principal deve estar localizado o mais longe possível da porta. Isso faz com que os moradores se sintam simbolicamente seguros, o que significa que dormirão me­lhor. Também convém que o quarto esteja protegido do barulho da rua.
Seu quarto deve ser um lugar onde você possa descan­sar completamente. Não coloque ali objetos que façam você se lembrai' de coisas que precisam ser feitas fora do quarto. A primeira coisa que você olhar ao acordar de manhã deve ser algo agradável e bonito.
Você tem sorte se pode acordar e ver uma paisagem bonita pela janela. Se a primeira coisa que você vê ao acordar é uma pilha de roupa suja ou o trabalho que você trouxe do escritório para fazer em casa, você não começará o dia muito bem. Assegure-se de que coisas assim não fiquem bem à sua vista ao despertar.
No Ocidente, é comum que os quartos fiquem alinha­dos ao longo de um corredor. O corredor pode causar um shar, ou uma flecha envenenada, que aponta diretamente paia o quarto que fica no final do corredor. Muitas portas abrindo-se para o mesmo corredor também podem criar discórdias e frustração.
Assegure-se de que não existem shars exteriores apon­tando para a janela de seu quarto. O remédio para isso é colocar cortinas pesadas. Contudo, se elas ficarem fechadas o tempo todo, é preciso que se coloque luz extra no quarto, para encorajar o ch’i.
Cuidado, porque a porta do quarto também pode cau­sar um shar, se a quina estiver apontando diretamente para a cama (Figura 6E). Para evitar que isso aconteça, procure deixar a porta sempre completamente aberta.
 Talvez você tenha de mudar alguns móveis, se o shar não puder ser eli­minado. Uma outra alternativa ê pendurar um espelho do outro lado do quarto, para refletir a quina pontiaguda de volta para a porta.

Outros shars internos podem surgir, caso o quarto tenha um formato irregular. Um quarto em forma de L, por exem­plo, contém um grande shar na intersecção das duas pare­des, apontando para o meio do quarto.
Assegure-se de que a cama não está bem na linha desse shar, já que os seus  ocupantes poderão sofrer problemas de saúde como resulta­do.
A solução para isso é pendurar um cristal ou um mensa­geiro dos ventos, no teto, mais ou menos a uns doze centí­metros de distância do shar. Uma solução alternativa seria colocar espelhos nas duas paredes que criam o shar.
Muitas vezes, os quartos de dormir são usados para guar­dar móveis e objetos que não estão sendo usados. Esse hábi­to confere ao ambiente um ar de desordem que afeta nega­tivamente o ch’i. Mesmo quando os itens estão fora de vista, ainda podem perturbar o fluxo do ch’i.
 Por exemplo, obje­tos guardados debaixo da cama criam um ch’i negativo que pode afetar o relacionamento conjugal dos moradores. Tam­bém acredita-se que você pode sonhar com as coisas que estão guardadas debaixo da cama.
No quarto de adultos, vamos precisar de uma mistura de cores que se relacione com o elemento pessoal do casal e com o elemento que precede o de ambos.
Não é uma ideia muito boa usar um quarto localizado no canto direito diagonalmente oposto à porta de entrada como um quarto de criança.
 Esse é o setor de Casamento, e é a posição mais favorável para o quarto do casal. Se esse quarto for reservado a uma criança, ela desenvolverá o há­bito de dirigir a casa.
O quarto da criança também não deve ficar de fora do ba-guá que foi colocado sobre a planta da casa. Um quarto isolado dessa forma fica desprotegido.
 Se não há nenhuma outra alternativa, um espelho, colocado na parede que faz a ligação com o resto da casa, pode servir para colocar o quar­to desprotegido simbolicamente na área do ba-guá.
Se a sua vida amorosa precisa de um estímulo, remova todos os brinquedos infantis do quarto. Isso pode incluir ursinhos, modelos de aviões ou qualquer coisa de seu tem­po de criança. Remova qualquer coisa que esteja relaciona­da com um casamento anterior.
 Seu novo parceiro não vai gostar de ver essas coisas. Coloque a cama numa posição em que ela seja acessível de ambos os lados.
Pendure um grande espelho redondo na parede. Espelhos redondos são melhores do que os quadrados ou retangulares, uma vez que as pontas poderiam criar shars. Remova do quarto qual­quer coisa que faça você pensar' em trabalho. É difícil ser romântico quando você está olhando pai a uma pilha de rou­pa suja.
As crianças decoram o quarto delas de modo estimulan­te e criativo, que refletem seus hobbies e interesses do mo­mento. Mesmo se você já for adulto, ainda pode fazer a mesma coisa com seu quarto.
 O quarto de dormir não pre­cisa ser sem graça, nem apenas funcional. Deixe que ele expresse um pouco do seu entusiasmo. Você dormirá mais contente, seus sonhos serão mais agradáveis e você acorda­rá sentindo-se mais descansado pela manhã
A localização ideal da porta do dormitório ou de outra dependência é sempre no lado esquerdo para quem sai do aposento, porque esse lado corresponde à atividade racional, que é função do lado esquerdo de nosso cérebro.
Deve-se evitar a cama embutida embaixo do guarda roupa porque cria o mesmo efeito de uma viga.
Beliches também não são modelos favoráveis de cama.
É incorreto ter uma cama de casal com uma das laterais encostada na parede.
O espelho não deve refletir a pessoa que dorme na cama. Isto causa grande tensão na pessoa. E favorável o uso do espelho desde que a pes­soa, estando deitada, não possa ver sua própria imagem. Poderá sim, ver quem está entrando em seu quarto.
A posição da cama deve ser tal que, ao acordar, a pessoa se sinta )em, vendo através da cortina uma bela vista do exterior.
Próximos da cama não coloquem móveis grandes, porque o fluxo o Qí ficará prejudicado.
Os locais ideais para a cama são as áreas das quatro boas estre- 8, indicada pelo Bazhai individual, tema a ser abordado no próxi- livro.
A cama onde dorme uma mulher grávida não deve ser deslocada de ar. A explicação é que os chineses acreditam que os Língs, (Reiki, rações energéticas ou de ondas relati vamente minúsculas, ou espíritos tamanho molecular), ali aguardam a oportunidade de incorporarem a a no corpo do recém nascido. Movimentar esse local, pode produzir orto.
As camas não devem ter linhas de movimento abaixo delas: um dor- rio não deve situar-se sobre uma garagem ou portões de correr, olchões de água -são desfavoráveis, por não fornecerem a tranqüi- conforme expücado na Teoria dos Cinco Animais. Sob a cama não rável guardar objetos, pois isso produz má saúde, com exceção de que possuam gavetas e que servem só para guardar os utensílios nitório.
 Dicas 
50.              A posição ideal para a cama é a diagonal com relação à porta do quarto e o mais longe possível dela.
51.              Os pés da cama não devem estar de frente para a porta do quarto.
52.              Assegure-se de que você pode ver qualquer um que entre no quarto, sem precisar virar a cabeça mais do que 45°. Use um espelho, se necessário, para poder ver com facilidade se alguém está entrando.
53.              A cama não deve ser colocada sob uma viga. Se não há outra alternativa, é melhor que a viga fique paralela à cama, em vez de cruzá-la.
54.              Se possível, encoste a cama a uma parede sólida e não sob uma janela.
55.              Um espelho redondo pode dinamizar seu relacionamento.
56.              Não coloque um espelho diretamente junto aos pés da cama. Se você acordar durante a noite, poderá se assus­tar com o seu próprio reflexo.
57.              A cama deve ter acesso por ambos os lados, caso você queira atrair um parceiro.
58.              Deixe um espaço razoável embaixo da cama para que o ch’i possa fluir. Queremos que o ch’i circule em cima, embaixo e pelo menos de um dos ledos da cama. Se você costuma guardar coisas sob a cama, você prova­velmente está restringindo o fluxo do ch’i, e deixando de aproveitar ao máximo o conforto que a cama pode oferecer.
59.   Não coloque uma penteadeira bem em frente à porta, pois isso pode causar problemas no relacionamento. A penteadeira geralmente tem um espelho, que nessa posição refletirá o ch’i benéfico do quarto, criando apatia e falta de interesse nas pessoas que o utilizam.
60.   Uma planta natural pode estimular a energia no quarto de dormir. Porém, não coloque plantas demais, já que elas podem absorver todo o ch’i do quarto.

61. O local exato e favorável para colocarmos a cama é em diagonal a porta do quarto, dando condição para que a pessoa deitada, possa ver quem adentra o local.
62. São nocivas à saúde e ao bem estar as prateleiras e estantes instaladas na parede e que passam acima da cabeça daqueles que ocupam cama. O mesmo ocorre com as vigas expostas que produzem dores parte do corpo em que atravessam.
63. Na impossibilidade de retirar-se tais vigas, então que elas sejam paralelas à linha do comprimento da cama, desde que não fiquem sobre a pessoa que ali dorme.
64. No quarto da criança, o espelho é importante, mirando-se de corpo inteiro no espelho, acompanhará seu próprio crescimento, físico que deverá corresponder com o seu desenvolvimento emocional.
65. Num quarto de adolescente, o essencial é ter  cama, mesa de estudo, livros e armários.

66. Não coloque sua cama na mesma parede como um banheiro ou em linha com um vaso sanitário.  

1. “Dicas importantes’
2. A casa não deve estar localizada muito acima da rua ou muito baixa abaixo da rua.
3. Ruas que têm o tráfego de luz que se move lentamente são preferíveis para áreas de alto tráfego. E olhar para o enrolamento suavemente ruas para trazer energia para vocês mais fácil do que fazer ruas retas.
4. É preferível não ter uma casa em um cruzamento em "T".
5. O quarto principal está melhor localizado na parte de trás da casa e no piso térreo.
 6. A casa vai ser mais propensos a desfrutar de prosperidade se tem um piso plano aberto, que permite muito espaço para circulação.
 7. Para evitar conflitos entre pais e filhos, o melhor é evitar ter suas respectivas portas dos quartos de frente para o outro.
8. A casa vai trazer mais alegria se ele é leve e brilhante, com muitas janelas.
 9. É melhor para a prosperidade não ter uma escada de frente para a porta da frente.

 10. Uma passarela curva para a porta da frente, em vez de um caminho reto é desejável. Evite casas com árvores bloqueando a portas.
Este texto é resultado de uma pesquisa é uma compilação inspirado em vários autores.
Pesquisado por Dharmadhannya
Agradeço , se ao compartilhar você citar a fonte. Haja luz para compartilhar para o bem de todos .

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sidney, primeiro abençoe seu quarto com a oração de Consagração do aposento, vou procurar e se encontrar vou colocar nos marcadores para voce... Coloque uma bola de cristal facestada dependurado na janela ou acima ou do lado da cama e uma cortina bem bonita, Interessante quando voce falou na dificuldade de acertar a cama eu pensei que voce deve estar sofrendo mudanças e se não quer mudar procurei acertar sua cama... A sorte se chama alegria e vive com a esperança... a sorte vem com o fogo da fé e na certeza que Deus está ao nosso lado. vou colocar nos marcadores o texto da sorte, ou vou publicar...Se puder procure um especialista em feng shui seria bom... sou estudante...estudo e estudo e sempre quero saber mais...coloque uma mandala na porta do quarto e gosto de peça de barro. grata dharmadhannya

    ResponderExcluir