sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Os elementais da mente - Responder a Vibração




Os elementais da mente - Responder a Vibração

http://www.ceomt.dk.nom.br/
http://www.encontroespiritual.org/ceomt/ceomt-fogos251a275.html
Estudo 266
Segunda Parte do Tratado sobre Fogo Cósmico - Seção D - Os Elementais da Mente e os Elementais do Fogo - Formas Mentais - 1. Suas Funções - a. Responder à vibração - Continuação - Página 454.

4. Estudemos agora as vibrações oriundas de Sirius, que chegam ao nosso sistema solar (como um todo, abrangendo os 7 planos ou mundos) através do plano ou mundo mental cósmico.
Vejamos inicialmente características astrofísicas de Sirius. A olho nu vemos apenas uma estrela muito brilhante, mas na visão por meio de um telescópio veremos 2 estrelas, Sirius A e Sirius B, orbitando em torno de um centro de gravidade comum, constituindo pois um sistema estelar binário.

Sirius A é uma estrela azul, mais quente que o nosso Sol, com brilho 21 vezes maior que o do nosso Sol, com massa 2,14 vezes a massa do Sol e diâmetro 1,68 vezes o diâmetro do Sol.
Sirius B é mais brilhante na banda de Raios X, é uma anã branca, pouco luminosa, menor do que Júpiter.

As 2 estrelas estão separadas cerca de 20 vezes a distância Terra-Sol, 19,8 UA (UA: unidade astronômica - 1 UA=150 milhões de km), aproximadamente a distância Urano-Sol.
O tempo de órbita das 2 estrelas em torno do centro de gravidade comum é de 50,1 anos terrestres.

É o 5º. sistema estelar mais próximo do Sol, 8,6 anos-luz distante (1 ano-luz=9,5 trilhões de km), estando localizado na parte norte central celeste. Faz parte do vértice inferior esquerdo do chamado "Triângulo de Inverno" de estrelas de 1ª magnitude, sendo os outros vértices: Procyon (alfa de Cão Menor), parte superior esquerda - Betelgeuse (alfa de Orion), centro à direita.

O sistema Sirius é o principal membro do grupo estelar em movimento (também conhecido como superenxame Sirius ou corrente estelar Ursa Maior), que inclui as 5 estrelas da Ursa Maior bem como Gemma, movendo-se todas na direção do centro galáctico.
Sirius A tem aproximadamente 300 milhões de anos, devendo esgotar seu hidrogênio em mais ou menos 1 bilhão de anos, tornando-se uma gigante vermelha, antes de expelir suas camadas exteriores para revelar seu núcleo remanescente, como uma anã branca.
Sirius B deu matéria para sua irmã Sirius A.

Estrelas próximas de Sirius:
Próxima Centauri (alfa Centauri C), distante 9,3 anos-luz.
Alfa Centauri A e B, distantes 9,5 anos-luz.
Sirius é uma palavra de origem grega, significando "A cintilante ou Ardente".

Há suspeita da existência de uma 3ª companheira, Sirius C.
Essas características astrofísicas são importantes, porque fornecem informações sobre o Logos solar que se expressa por esse sistema estelar.
Sabemos que envolvendo o sistema físico estelar Sirius existem os 6 planos de matéria astral, mental, búdica, átmica, monádica e adi, os quais, em conjunto com o sistema físico, constituem o corpo físico cósmico do Logos de Sirius.
A proximidade física dos 2 sistemas estelares, o nosso e o de Sirius, é uma prova cabal da veracidade das palavras do Mestre Djwal Khul a respeito da íntima relação entre os 2 Logoi solares.

Os seres humanos se relacionam simultaneamente através de seus corpos físicos, astrais e mentais inferiores e, como Almas, por meio de seus Lotos Egoicos (corpos causais) na matéria mental superior ou causal.

Da mesma forma os 2 Logoi solares se relacionam através de Seus corpos físicos cósmicos, astrais cósmicos e mentais inferiores cósmicos e, como Almas cósmicas, por meio de Seus Lotos Egoicos cósmicos na matéria causal cósmica.
Mas o relacionamento mais importante é o que ocorre a nível de matéria causal cósmica, o qual induz vibrações no Loto Egoico cósmico do nosso Logos solar, vibrações essas que repercutem em todos os corpos inferiores do nosso Logos solar, chegando até o nosso mundo físico, afetando todas as vidas residentes nesse mundo físico.

Mestre Djwal Khul diz que a consciência do nosso Logos solar, de uma forma bem complexa, está imersa na consciência do Logos de Sirius. Daí a suprema importância deste sistema estelar para todos nós.
A reflexão e a meditação profundas e constantes sobre as características astrofísicas do sistema estelar Sirius são um excelente processo para se captar informações a respeito das Vidas que estão evoluindo nele.

Sabemos que a Loja Branca, a Hierarquia terrestre de Mestres, é orientada e energizada pela Loja Azul de Sirius. Em assim sendo, existe lá uma Comunidade Inteligente (que poderíamos chamar Humanidade de Sirius), em nível evolutivo muitíssimo, muitíssimo mais elevado que o das humanidades do sistema solar.
Um dos caminhos de aperfeiçoamento que se abrem ao Iniciado da 6ª Iniciação planetária (a 4ª solar), a Iniciação da Decisão, é o caminho de Sirius. O Iniciado que escolher este caminho será lá recebido como aprendiz. O Senhor BUDA e os Mestres Jesus e Serapis Bey escolheram este caminho, estando no momento aguardando que as condições da humanidade melhorem, para Eles serem liberados e Seus elevadíssimos cargos serem ocupados por Entes oriundos da nossa humanidade.

Analisar e entender como essas vibrações oriundas do sistema estelar Sirius, via matéria mental cósmica, produzem efeitos em nossas consciências é de uma importância incomensurável, pois é certíssimo que provocará uma superaceleração da evolução, resultando em imenso benefício para o nosso Logos planetário, uma vez que somos células em Seu corpo.
Assim tomamos conhecimento de mais uma vibração importante, que o nosso Logos solar deve aprender a responder, servindo-se de Seu corpo físico cósmico e nós, como Suas centelhas, também devemos aprender a responder, dentro do nosso nível, é claro.


Estudo 267
Segunda Parte do Tratado sobre Fogo Cósmico - Seção D - Os Elementais da Mente e os Elementais do Fogo - Formas Mentais - 1. Suas Funções - a. Responder à vibração - 5. - Página 454.

5. Estudaremos agora as vibrações oriundas dos 7 Rishis da Ursa Maior, ao atingirem o corpo físico cósmico do nosso Logos solar, nosso sistema solar com seus 7 mundos (do físico ao Adi).
Inicialmente façamos alguns comentários elucidativos a respeito das 7 estrelas principais da constelação de Ursa Maior, essa constelação boreal tão misteriosa e tão importante não só para o sistema solar como um todo, mas em particular para o nosso esquema e, no atual período, para a Terra, onde, no momento, estamos evoluindo.

As 7 estrelas principais da Ursa Maior são:
• Dubhe, a alfa - 1º. Raio.
• Merak, a beta - 2º. Raio.
• Phekda, a gama - 3º. Raio.
• Megres, a delta - 4º. Raio.
• Alioth, a épsilon - 5º. Raio.
• Mizar, a delta - 6º. Raio.
• Benetnash, a eta - 7º. Raio.

Dubhe e Merak estão relacionadas no atual período com a Terra e são chamadas "ponteiros" pelo Mestre Djwal Khul, porque elas apontam para Poláris, a alfa da constelação de Ursa Menor, estrela essa para qual o polo norte geográfico da Terra está se alinhando, iniciando um grande ciclo. Com isso vemos que existem 2 tipos de relacionamentos entre a Ursa Maior e o nosso sistema solar. Um, o mais importante, é o direto, através dos 7 Rishis da Ursa Maior, atuando nos centros do corpo búdico cósmico do Logos solar e o outro, secundário, é o de Dubhe e Merak (1º. e 2º. Raios), atuando através de Poláris na Terra, pelo alinhamento do eixo norte-sul da Terra, eixo esse no qual está a coluna vertebral etérica da Terra.

 Esse alinhamento da Terra é cíclico, pois em outro ciclo o alinhamento será para outra estrela boreal.
Duas vibrações são importantíssimas para o nosso Logos solar: as dos protótipos dos Senhores dos 7º. e 5º. Raios. Isto é algo de suprema relevância e tem sua analogia microcósmica no lugar que ocupa o7º. Raio na construção de uma forma mental e no emprego do 5º. Raio no trabalho de concreção. Todos os magos que trabalham com matéria e se ocupam de construir formas, consciente ou inconscientemente, recorrem a estes 2 tipos de força ou energia.
Comentemos as palavras do Mestre Djwal Khul.

Essas 7 estrelas da Ursa Maior constituem os 7 centros da cabeça do nosso Logos cósmico (não é o centro coronário).
Os 7 Rishis da Ursa Maior são Seres cósmicos ligados a esses Seres cósmicos Maiores que se expressam por essas 7 estrelas, exercendo esses Rishis as funções de centros de força (chacras) no corpo búdico cósmico do nosso Logos solar, corpo esse que ainda está em fase de coordenação.

As energias oriundas da Ursa Maior são captadas pelos 7 centros búdicos cósmicos, sendo devidamente dosadas e provocando resposta do átomo búdico cósmico permanente do nosso Logos solar.

Daí elas prosseguem para os 7 centros do corpo mental cósmico do nosso Logos solar e provocam resposta do Ego solar e do Seu corpo causal, atuando também no Seu átomo mental cósmico permanente e na Sua unidade mental cósmica permanente.
Daí prosseguem para os 7 centros do Seu corpo astral cósmico, provocando resposta do Seu átomo astral cósmico permanente e do Seu corpo astral cósmico.

Daí as energias prosseguem para os 7 centros do Seu corpo físico cósmico, os quais são os 7 Logoi planetários sagrados:
• Vulcano - 1º. Raio.
• Júpiter - 2º. Raio.
• Saturno - 3º. Raio.
• Mercúrio - 4º. Raio.
• Vênus - 5º. Raio.
• Netuno - 6º. Raio.
• Urano - 7º. Raio.

Nesses 7 centros também são provocadas respostas, que devem ser conscientizadas pelo nosso Logos solar, em Sua consciência física cósmica. Os Logoi planetários sagrados também devem tomar consciência dessas energias, o que, por sua vez, atua nos reinos em evolução em Seus respectivos esquemas e nos esquemas não sagrados a Eles subordinados, como é o caso do nosso esquema, não sagrado, subordinado ao Logos de Saturno, 3º. Raio.
O Mestre Djwal Khul diz que 2 energias são de vital importância no atual ciclo solar: dos 5º. e 7º. Raios. Elas são essenciais para o trabalho de construção e fortificação das formas mentais. Ora, nosso sistema solar é uma forma mental construída pelo Grande Pensador cósmico: o Ego do nosso Logos solar.

A energia do 7º. Raio permite a organização da forma mental e sua vitalização, uma vez que o 7º. Raio é o grande aproximador do Espírito e da matéria entre si.
A energia do 5º. Raio permite a concreção da forma mental, para que ela se manifeste nos mundos densos e atinja seus objetivos.
A descrição detalhada do trajeto dessas 7 energias de Raio, desde a chegada nos 7 centros do corpo búdico cósmico do nosso Logos solar (os 7 Rishis da Ursa Maior) até atingir os 7 Logois planetários sagrados, é de uma beleza "infinita" e "infinitamente" esclarecedora. Todavia devemos sentir "infinitas alegria e beatitude" por apenas percebermos isso e vermos "lógica" nesse processo, pois somente os Iniciados da 6ª Iniciação planetária, a 4ª solar, que escolhem o 6º. caminho, o do Logos solar, e que vão trabalhar no corpo búdico cósmico DELE, têm condições de ver e entender, com minúcias, esse processo, uma vez que vão operar nele.
Temos mais um universo de informações para refletir e meditar e, meditando, conseguir "insights" estimuladores, que nos levarão para mais perto da meta.


Estudo 268

Segunda Parte do Tratado sobre Fogo Cósmico - Seção D - Os Elementais da Mente e os Elementais do Fogo - Formas Mentais - 1. Suas Funções - a. Responder à Vibração - Continuação - 6 e 7 - Página 455.
6. Certas vibrações muito remotas, que ainda não são percebidas no Corpo logoico, como não é a influência monádica - no homem comum - , provenientes de AQUELE SOBRE QUEM NADA PODE SER DITO, essa Existência cósmica que se expressa por intermédio de 7 centros de força, dos quais nosso sistema solar é um.
Comentemos essas palavras do Mestre Djwal Khul. Expliquemos essa comparação entre a resposta do homem comum à sua Mônada e a resposta do Logos solar funcionando em corpo físico cósmico ao Seu Logos cósmico.

O homem comum encarnado fisicamente tem sua consciência enfocada em seu cérebro físico e depende dele para manifestar qualquer vibração oriunda de níveis superiores. Sabemos que entre a Mônada e o cérebro físico existe um complexo mecanismo de comunicação:
• O sutratma.
• A Tríade superior.
• A Joia no Loto (a Alma) e o Loto Egoico (chacra cardíaco da Mônada).
• A Tríade inferior com seus corpos de expressão: mental inferior, astral e físico.
A vibração da Mônada, para poder se expressar pelo cérebro físico sem distorção, depende do aperfeiçoamento desse mecanismo de comunicação.

Um elevado grau de aperfeiçoamento é conseguido na 3ª Iniciação planetária, a 1ª solar, da Transfiguração, quando o homem ouve em seu cérebro físico a "nota" da sua Mônada e conhece o Raio dela.
A perfeição exigida para esse mecanismo de comunicação (Mônada - cérebro físico) só é conseguida na 4ª Iniciação, a2ª solar, da Renúncia, quando a Mônada se libera dos mundos mental, astral e físico, passando a evoluir a partir do mundo búdico.
O nosso Logos solar ainda não recebeu a 3ª Iniciação cósmica, da Transfiguração cósmica, estando em via de recebê-la neste atual sistema solar. Ora, a vibração oriunda do Seu Logos cósmico, do qual é um centro sagrado, o chacra cardíaco, atinge a Mônada solar (nosso Logos solar verdadeiro) e provoca uma resposta dELA. Mas essa vibração, elevadíssima, só consegue provocar uma resposta muito débil na consciência física cósmica do nosso Logos solar, quase não sendo percebida.
Quando Ele receber a 3ª Iniciação cósmica, da Transfiguração cósmica, então Ele terá uma consciência física mais nítida dessa vibração proveniente de Seu PAI, o Logos cósmico. Nessa ocasião todas as Vidas (entre as quais nós) dentro do sistema solar sentirão os efeitos altamente benéficos dessa vibração, dependendo, é claro, o nível de resposta e do benefício da capacidade de resposta de cada um.

Uma série de vibrações que far-se-ão mais potentes a medida que nosso Logos se aproxime desse período que ocultamente é chamado "Divina Maturidade", vibrações essas que emanam dessa constelação que personifica, no firmamento, Seu oposto polar. Este é um profundo mistério e concerne ao matrimônio cósmico do Logos.

Como o Mestre diz, isto constitui um profundo mistério. Procuremos fazer algumas deduções a partir da expressão que o Mestre usa: "Divina Maturidade".
Quando dizemos que uma pessoa tornou-se madura, queremos dizer que ela entrou numa fase em que a sabedoria começa a ser conquistada.

Aplicando esse conceito ao nosso Logos solar, observando as devidas diferenças, podemos deduzir que, a medida que Ele for descobrindo e aproximando-se dessa constelação, pela qual se expressa esse Logos solar que é Seu complemento ou oposto polar, nosso Logos solar tornar-se-á cosmicamente mais maduro. Como podemos interpretar esse tornar-se cosmicamente mais maduro?

Existe a aproximação física, uma vez que as estrelas, com seus sistemas solares, deslocam-se no espaço e sabemos que o nosso sol está indo na direção de um ponto localizado na orientação da estrela Vega, a alfa da constelação de Lira. Mas há muitos outros movimentos estelares ainda desconhecidos pelos astrônomos. Mas contentemo-nos apenas em procurar entender maturidade cósmica.

Quando nosso Logos solar, que está encarnado fisicamente, em amplitude cósmica, sente em Sua consciência física que necessita unir-se a um outro Ser cósmico, no chamado matrimônio cósmico, é porque Ele já obteve uma boa avaliação de Si mesmo e quer completar-se cosmicamente por meio de uma experiência conjunta a dois.

Assim Sua consciência física cósmica enriquecer-se-á com novos conhecimentos através da vivência a dois, ocorrendo, é lógico, o mesmo enriquecimento para o polo oposto.
Podemos avançar muito mais nessa área, porém o que já foi explanado é suficiente para reflexão e meditação, o que, se bem feito, irá comprovadamente provocar muitos "insights", de grande valia para o conhecimento esotérico e aceleração da evolução.


Estudo 269
Segunda Parte do Tratado sobre Fogo Cósmico - Seção D - Os Elementais da Mente e os Elementais do Fogo - 1. Formas Mentais - a. Responder à vibração - Continuação - Páginas 455 e 456.

Tendo em vista o que foi explanado anteriormente sobre os 7 tipos de vibração a que responde o corpo físico cósmico do nosso Logos solar, ou seja, o que Sua consciência física consegue responder, em variados graus de identificação e capacidade de resposta, concluímos quão pouco podemos afirmar sobre o futuro do sistema solar, até que as vibrações das 6ªe 7ª ordens se façam mais potentes e, em consequência, seus efeitos possam ser mais facilmente estudados. Só podemos fazer uma avaliação do futuro do nosso sistema solar, sob o ponto de vista da Vida Maior (nosso Logos solar), pesquisando e analisando os efeitos em nossas consciências e em toda a natureza, incluindo todos os reinos.

 Em particular devemos considerar as relações entre os diversos povos e nações, tema de imensa magnitude e importância, uma vez que a consciência dos Seres cósmicos é grupal e, em assim sendo, tende a despertar e desenvolver a consciência grupal entre Suas células, no nosso caso, a humanidade, o que nos leva a concluir que o mais forte indicador, dentre muitos, dos efeitos do adiantamento do nosso Logos solar, é essa consciência grupal imperando na humanidade, o que será caracterizado pelas corretas relações entre nações e seres humanos, incluindo as corretas relações com todos os reinos sub-humanos.

Por enquanto só é possível indicar os 7 tipos de vibração, às quais responderá, consciente e plenamente, em seu devido tempo, nosso Logos solar (funcionando num corpo material). Na atualidade, responde às vibrações de 1., 2ª, 3ª e 4ª ordens, porém por ora (embora responda) não pode empregar tais tipos de energia plena e conscientemente. A vibração de 5ª ordem (dos 7 Rishis da Ursa Maior, que são chacras ou centros de força em Seu corpo búdico cósmico) é reconhecida por Ele, em especial em 3 de seus chacras etéricos, porém não está sob Seu completo controle. As outras 2 (do Logos cósmico e e do Seu oposto polar) são pressentidas e sentidas tão fracamente, que quase ficam fora do alcance de Sua consciência.

Ao utilizar estas ideias, no que se referem ao homem e às formas mentais que ele constrói (por exemplo seu envoltório material), a analogia pode ser aplicada dentro do sistema e desde o ângulo dos esquemas planetários, nos quais o homem ocupa seu lugar. Mais adiante ocupar-nos-emos do trabalho que realiza o homem, quando constrói e cria formas estranhas a ele, empregando matéria mental.

Os métodos pelos quais consegue-se uma resposta vibratória podem ser enumerados da maneira seguinte:
Por intermédio do fator tempo durante a evolução.
Por intermédio do estímulo, fora do sistema, e do treinamento intenso, tanto para o Logos como para um homem.
Por intermédio do processo de Iniciação e da aplicação dos Cetros de Iniciação.

O fator evolução é reconhecido e estudado por muitas escolas de pensamento esotéricas e exotéricas. O estímulo proveniente de fora do sistema envolve um grande número de fatores, porém deve recordar-se que as 2 maneiras principais de aplicar este estímulo são:
Por intermédio do grupo à unidade, por exemplo, a Hierarquia estimulando os candidatos à Iniciação.

Por intermédio de um "Reino da natureza" mais evoluído a outro menos evoluído, por exemplo a humanidade estimulando o reino animal.

Quanto ao fator Iniciação, devemos ter em conta que consideramos aqui as grandes Iniciações e não as numerosas expansões de consciência que podem ser observadas em todos os reinos e em todas as manifestações.

Relacionado com o que acabamos de considerar, referente à função principal de uma forma mental (o poder de responder à vibração), insistimos em recordar que a resposta deve ser feita pela Ideia personificada internamente, que, mediante uma complexa ação reflexa, evocará logo uma resposta do envoltório material que a oculta. A vibração é o resultado do impulso subjetivo e faz seu chamado à consciência subjetiva por intermédio do impacto exercido sobre o que pode ser compreendido como substância; este impacto é transmitido diretamente à vida interna, e no seu devido tempo, é retransmitido à substância em forma de reconhecimento ou compreensão. Um processo similar pode ser observado nas relações nervosas da estrutura física e sua afinidade com a consciência cerebral.

Analisemos estas palavras do Mestre Djwal Khul. No caso da forma mental constituída pelos 3 corpos do ser humano, a Ideia personificada é a Alma ou Ego (instrumento da Mônada). Quando uma energia do mundo físico, como por exemplo o fogo por fricção/elétrico oriundo do Sol, faz impacto no triângulo que todos têm nas costas e é absorvido por um dos 3 chacras e circula 3 vezes por eles, sendo finalmente absorvido pela esplênico, isto é uma vibração que faz impacto no corpo físico e é levada ao conhecimento da Alma, provocando nela uma resposta.

 Só que nesse caso, tudo se processa automaticamente, porque faz parte do processo incorporado no chamado instinto, sem necessidade de atenção da consciência, muito embora alguns momentos de dedicação concentrada e visualizada durante o dia aumenta em muito a absorção desse fogo tão útil, melhorando a saúde física e impedindo as doenças. Mas mesmo esses fogos da matéria (são três) devem ser dominados e sintonizados, para que se tornem um.
Existem outras energias circulando no nosso mundo físico, que fazem impacto no nosso corpo etérico, mas que ainda não são devidamente conscientizadas pela maioria da humanidade.

 Elas atingem o corpo etérico, provocam nele uma vibração, que é levada à consciência da Alma pelo mecanismo ainda não aperfeiçoado, a qual responde enviando ao cérebro a sua interpretação, nem sempre clara, e quando chega no cérebro menos clara é a compreensão do que está se passando, ocorrendo apenas uma sensação de algo, que muitas vezes altera o humor da pessoa e o seu estado interior, sendo isto o resultado da resposta vibratória dos corpos.
Energias do mundo astral também impactam o corpo astral e seguem o mesmo processo de conscientização.

O mesmo se dá no mundo mental, havendo o impacto vibratório no corpo mental e quando o entendimento da Alma sobre essa vibração chega ao cérebro físico provoca uma resposta vibratória do corpo, havendo também respostas vibratórias dos corpos mental e astral, interagindo estas respostas entre si, surgindo uma resultante final. Trata-se na realidade de um sistema de forças, que futuramente, bem futuramente, será estudado cientificamente como o fenômeno que é: um sistema de forças, sendo consideradas suas frequências e intensidades.
Identificar completamente todas essas energias vibratórias, dominá-las totalmente e saber reproduzi-las à vontade, é o objetivo do processo evolutivo. Aquele que conquistar esse verdadeiro PODER, com referência aos 3 mundos inferiores (mental, astral e físico), estará deles liberto definitivamente e continuará a conquista de mundos mais elevados e de muito maior intensidade de vida, livre de qualquer sofrimento.

Por isso, manter a atenção contínua em tudo o que os nossos
 sentidos captam, com a devida análise, bem como em tudo o que ocorre em nosso interior, também com a devida análise, em suma, colocar a mente em tudo, procurando sempre entender o que está se passando em nosso interior e nos esforçando para dominar, eis o processo ao alcance de todos para atingir a meta e a libertação. Ser sempre o OBSERVADOR, sem se confundir com os corpos.

Como será observado, o homem trabalhará como um criador nos 3 mundos da atividade humana e seguirá um procedimento análogo. Suas formas mentais serão construídas com matéria mental, selecionada especificamente, pois deverá ter o mesmo grau de vibração da Ideia que trata de personificar. Tais formas persistirão - como o faz a forma mental logoica, o sistema solar - durante todo o tempo em que o fator Vontade ou vitalidade dinâmica as mantenha continuamente unidas.

Estudo 270
Segunda Parte do Tratado sobre Fogo Cósmico - Seção D - Os Elementais da Mente e os Elementais do Fogo - Formas Mentais - 1. Suas Funções - b. Proporcionar um corpo para a ideia - Páginas 456 e 457.

Iremos agora estudar a outra função de uma forma mental: proporcionar um corpo para a ideia. Nesta enunciação temos latente o princípio básico da encarnação, da atividade e incluso da existência mesma. Envolve a expansão de nossa ideia até incluir o plano mental cósmico, ao considerar o Logos e, quando se estuda a faculdade criadora do homem, introduzimo-nos no plano ou mundo mental do sistema solar; esta diferença deve ser sempre mantida em nossa mente, ao meditarmos e refletirmos sobre os 2 comportamentos, o do Logos e o da Mônada humana, quando cria suas formas mentais (seus 3 corpos inferiores), através de sua Alma ou Ego; o Logos emprega matéria mental cósmica e a Mônada humana emprega matéria mental do sistema. Só nos esforçando por meio dessa meditação é que conseguiremos captar inspirações dos 2 processos. 

Darei aqui um pensamento fundamental sobre o qual devem refletir: Este impulso criador, esta tendência para a concreção do abstrato, esta capacidade inata para "tomar forma" tem todavia plena expressão na matéria física. A razão disto tem suas raízes no fato de que - para o homem - todas as substâncias com as quais cria, todas as formas que ele constrói e todos os processos de concreção que realiza, são criados, construídos e realizados dentro do corpo físico do Logos

Aqui poderia ser achada a razão da ênfase que põe a natureza sobre o aspecto sexual e a reprodução física; isto poderá ser observado em todos os reinos da natureza, exceto no primeiro e no quinto. Isto é algo muito significativo; tais exceções deveriam ser estudadas em sua mais ampla significação, pois encerram o mistério fundamental do sexo nos caminhos involutivo e evolutivo. Eis aqui os 2 extremos. Observar-se-á que uma vez compreendida a ideia de que o sistema solar é o veículo físico do Logos e Seu corpo de manifestação, muitos problemas serão solucionados e, dois pontos acima de tudo, serão aceitos paulatinamente pelo estudante que medita e estuda:

Primeiro - No decorrer do tempo, a medida que o Logos se livre dos grilhões da matéria física, todo o sistema objetivo (nosso sistema solar) será considerado como uma ideia ou conceito, revestido com um véu ou envoltório de matéria mais sutil que a física; o corpo logoico será visto como o produto da vontade e do desejo, não entrando em sua composição a matéria física de nenhum grau; será simplesmente um corpo de desejo. Isto produzira um estado de coisas, inconcebível para nós e somente captado pelo homem que pode atuar no plano ou mundo búdico do sistema, o 4º. éter cósmico. 

Tenham em conta que nosso plano ou mundo astral é somente o 6º. subplano do plano físico cósmico e que não nos proporciona nenhuma base real para raciocinar com respeito ao plano astral cósmico. Unicamente quando o plano astral constitua um tranquilo receptor do impulso búdico ou um refletor líquido desse plano (o que não acontecerá até o final do mahamanvantara, ou seja, do sistema solar), poderemos estar em condições de formular ideias com respeito ao plano astral cósmico.

A questão do sexo citada pelo Mestre Djwal Khul é muito interessante e deve ser estudada com afinco e profundidade. De fato o sexo só aparece nos reinos vegetal, animal e humano, importante para o processo de reprodução. Mas não existe nos reinos mineral e da Herarquia. Quando um membro da Herarquia, já liberado da obrigação de encarnar fisicamente, portanto não possuindo mais Alma (que foi desintegrada na 4ª Iniciação planetária), necessita encarnar fisicamente, sempre a serviço, ele está isento do sexo, embora, caso seu trabalho precise da procriação pelo processo atual, ele possa fazer uso, uma vez que conserva sua Tríade inferior.

O atual processo de procriação da humanidade é resultante do fato de o kundalini solar ainda estar circulando no chacra sacro do Logos solar, o que se reflete em sua humanidade. Mas quando Ele começar a perder o interesse pelo Seu corpo material (nosso sistema solar, como um todo, desde o nosso físico até o mundo adi), como também pelas coisas do mundo físico cósmico que o rodeia, o nosso sistema solar iniciará o processo de desintegração, passando a atenção e o interesse do nosso Logos solar para assuntos mais elevados.

Após essa desintegração do Seu corpo físico cósmico, nosso Logos solar cuidará de assuntos dentro do mundo astral cósmico que o rodeia, servindo-se do Seu corpo astral cósmico para se relacionar com esse mundo astral cósmico. Então Ele atuará dentro do corpo astral cósmico do Logos cósmico, em tarefas mais elevadas, sendo agora detentor de experiência, conhecimento e sabedoria, que não possuía no inicio do atual sistema solar.

 Em particular Seu Aspecto AMOR-SABEDORIA-RAZÃO PURA, em nível cósmico, estará aperfeiçoado, e Ele expressará esse AMOR, muito mais intensamente, no mundo astral cósmico, por meio do Seu corpo astral cósmico, ocorrendo um maior aperfeiçoamento da Sua qualidade AMOR, pois sabemos que, assim como o nosso mundo astral é o mundo onde impera a Lei de Amor, da mesma forma o mundo astral cósmico é onde impera a Lei de Amor cósmico.

O Mestre afirma que somente aqueles que já possuem alguma vivência do mundo búdico (o 4º. éter do sistema) podem ter alguma ideia do que seja a vida do Logos nesse mundo astral cósmico. Isto só é possível quando o corpo astral já foi dominado, o que ocorre atualmente na 2ª Iniciação planetária, quando a polarização é transferida do átomo astral permanente para o átomo búdico permanente, o que dá início à coordenação do corpo búdico, por causa da entrada em atividade do átomo búdico permanente. 

Dessa forma, noções só existentes no mundo búdico podem chegar ao cérebro físico, em estado de vigília, ou seja, o Iniciado de 2º. grau tem "insights" (lampejos de conhecimento) sobre o mundo astral cósmico, em plena consciência de vigília, o que o interessa intensamente e o atrai fortemente, todavia ele passa a não ser compreendido pelos outros, que não possuem a mínima preparação para tal e não têm o menor interesse pelo assunto, preferindo dedicar toda a sua atenção e esforços para as coisas materiais.

Com isto fica completamente evidente que o ser humano não precisa esperar o final do sistema solar para ter ideias do mundo astral cósmico, pois, fazendo o esforço necessário para adquirir as condições e qualificações necessárias para fazer jus à 2ª Iniciação planetária, ele pode ter e entender essas ideias.
Isto é mais um estímulo para fazer o esforço, pois, conseguindo captar essas ideias do mundo astral cósmico, será possível entender, em consciência de vigília, o verdadeiro AMOR, que é esse AMOR que o nosso Logos irá expressar em sua vivência livre no mundo astral cósmico. Esse AMOR é "infinitamente" diferente desse falso amor que a grande maioria da humanidade sente.
Esse assunto é belíssimo e merece ser meditado. Envolve os relacionamentos do nosso Logos com os outros Logoi a Ele ligados carmicamente, como por exemplo o Logos de Sirius, entre outros, como Aquele que é o Seu polo oposto, cuja vibração Ele atualmente só sente muito vagamente.


Estudo 271
Segunda Parte do Tratado sobre Fogo Cósmico - Seção D - Os Elementais da Mente e os Elementais do Fogo - Formas Mentais - 1. Suas Funções - b. Proporcionar um corpo para a ideia - Segundo - Páginas 457, 458 e 459.

Segundo. Toda manifestação do aspecto sexual, tal como compreendemos nos diversos reinos da natureza (vegetal, animal e humano), é uma expressão da energia do Logos solar, quando flui através de e estimula esse centro do Seu corpo que corresponde aos órgãos genitais. Todas as funções criadoras das famílias vegetal, animal e humana, consideradas como um todo, são até agora, puramente físicas e estão baseadas no desejo inferior. O desejo do Logos por encarnar fisicamente constitui todavia a nota dominante. Mais tarde tal desejo não será tão intenso e transmutar-se-á no desejo de criar unicamente em níveis mentais. Isto é o que põe em atividade o aspecto Destruidor, que conduz ao obscurecimento eventual e à "morte" física do sistema solar. 

O indício de que este aspecto está entrando no poder será observado quando ocorram dois grandes acontecimentos:
a. A capacidade do homem para criar conscientemente em níveis mentais e a consequente transmutação de seus impulsos sexuais inferiores em superiores.
b. A vitalização mental de outra grande parte do reino animal.

Quando ambas, a capacidade e a vitalização acima citadas, desenvolverem-se em qualquer ronda, indicarão que está tendo lugar definitivamente a polarização mental do Logos; somente podemos chegar a conhecê-lo, estudando as partes componentes de Seu corpo de manifestação.
O que aqui se afirma sobre a forma mental logoica solar, também pode ser dito de um Homem celestial (Logos planetário) e de um esquema planetário. A medida que Sua polarização cósmica faz-se mais mental e transmuta Sua natureza cósmica de desejo, ver-se-á que a força que atua através de Seus centros muda de direção de acordo a isto, extraindo forças de alguns de Seus globos e centros inferiores; 

já não interessará a Ele encarnarfisicamente e, oportunamente, retirar-se-á para dentro de Si Mesmo. Sua forma mental demonstrará uma diminuição gradual de vitalidade, o globo físico denso morrerá, desaparecendo a objetividade, enquanto outros globos manterão temporariamente Sua vida, embora não por muito tempo. Então todo o esquema será obscurecido e funcionará unicamente em Seu corpo astral cósmico.

O mesmo acontece com uma cadeia e a Vida que lhe dá forma, considerando aquela simplesmente como um centro no corpo do Logos planetário e possuindo, sem embargo, seu próprio fator central. Isto pode ser observado na Lua, em forma interessante. Seu Ocupante já não desejava manifestar-se fisicamente, portanto retirou Sua vida. Resta unicamente o cascarão desvitalizado; os outros dois aspectos desapareceram e só o terceiro, a vida inerente à matéria mesma, permanece, para dissipar-se logo gradualmente a medida que transcorram os séculos. No que se refere ao homem, é vista uma condição similar na desintegração do corpo físico após a morte; os outros dois aspectos (primeiro e segundo) retiram-se e a forma se desintegra.

Quando estes fatos fundamentais forem compreendidos e o homem passe a se dar conta de sua posição como Criador, o conceito relativo ao sexo também mudará, será posta ênfase nas leis da criação mental e na formulação científica de formas mentais, enquanto o aspecto físico denso da criação ficará em suspenso. Quando isto acontecer, o homem tomará posse de seu direito divino e o reino humano cumprirá sua legítima função.

 O aspecto sexual - tal como se expressa na atualidade - e todo o processo da reprodução é compartilhado pelo homem com o reino animal e se fundamenta em seus instintos animais e em sua natureza física densa, a qual não constitui um princípio. Quando ele tenha se emancipado totalmente do reino animal e os 3º. e 4º. reinos diferenciem-se entre si, a natureza sexual e os órgãos de reprodução serão considerados pelo homem comum de forma muito diferente de como o faz na atualidade. Com o tempo a criação será o resultado dos impulsos mentais e não dos impulsos do desejo

então, o processo (quando tenha sido dado o impulso inicial no plano mental) chegará a ser tão normal, tão seguro e tão inconsciente como o é agora o ato de respirar. Quando isto acontecer (o momento está ainda muito distante), a procriação física continuará, porém falar-se-á da forma física em termos de concreção e de energia e dar-se-á importância àquilo que há de ser corporificado. Chegar-se-á a essa etapa, quando sejam captadas e compreendidas cientificamente as funções do corpo etérico e as leis do pensamento criador sejam de domínio público; coincidirá com um período em que o reino animal estará novamente sob a impressão manásica (mental), sendo-lhe permitida obter outra vez a individualização.

Nessa época será reconhecida de forma geral que Espírito-matéria são 2 aspectos da Unidade e a atual terminologia de Espírito e substância material será substituída pelo conceito mais amplo de energia positiva e negativa, como 2 aspectos da Energia una. Então todos os fenômenos serão expressados em termos de força e a questão sexual ou a união de macho e fêmea, positivo e negativo, no plano físico, será redimida e purificada.
Uma ideia corporificada é literalmente um impulso positivo que emana de níveis mentais e se reveste com um véu de substância negativa. A sua vez ambos fatores serão considerados como emanações de um centro de força ainda maior que, mediante os mesmos, expressa um propósito.

Uma forma mental, tal como a constrói o homem, é a união de uma emanação positiva e outra negativa. Ambas são emanações de uma Unidade, o Pensador coerente.
Façamos alguns comentários sobre esses excelsos ensinamentos do Mestre Djwal Khul.
A ciência já admite como fato real que a matéria é energia, sendo a sensação de dureza unicamente o resultado da interpretação pelo cérebro da informação a ele enviada pela rede nervosa do contato entre 2 campos de força: a pele e o objeto tocado. Temos também a constatação pela ciência da existência das chamadas matéria e energia escuras, as quais constituem cerca de 95% da totalidade da matéria do universo, sendo essa visível e detectável por instrumentos responsável apenas por 5%.

A eletricidade já está bastante dominada. O laser e a luz polarizada são provas de que o homem também já domina em muito a luz, embora ainda falte bastante para o domínio pleno. Experiências recentes pelas quais foi conseguida a levitação de uma rã por meio de um forte campo magnético, comprovam que o homem já está no caminho de vencer a gravidade por um processo mais sofisticado e limpo, que não pela utilização de energia fóssil e dispositivo mecânico (o aerofólio).

Assim, vemos que o homem já está se aproximando daquela situação na qual poderá, como humanidade, responder à polarização mental do Logos solar. Sabemos que ainda falta muito, mas o homem está a caminho. Somente os religiosos teimam fanaticamente em permanecer na cegueira total com referência à Divindade e ao Seu corpo de expressão, conceituando um Deus com defeitos humanos e que se compraz com a bajulação.

Sabemos que nosso Logos solar já tem a 2ª Iniciação cósmica e está se preparando para receber a3ª, da Transfiguração cósmica, ainda neste atual sistema solar, ou seja, nesta Sua atual encarnação física cósmica. Como a 3ª Iniciação é a expansão e o domínio do corpo mental, nosso Logos solar já iniciou há muito o processo de polarização mental.

 Por isso aquelas Mônadas humanas que estão fazendo o esforço para evoluírem depressa, já conquistaram todas as qualificações citadas acima pelo Mestre e se libertaram da roda de Sanshara (a roda das encarnações obrigatórias), prosseguindo sua evolução em níveis e processos que o homem comum nem sequer pode imaginar, como, por exemplo, ir para o sistema estelar binário Sírius (situado a 8,6 anos-luz da Terra, sendo um ano-luz igual a 9,5 trilhões de quilômetros), para desenvolver a mente e a inteligência em nível cósmico e, após, trabalhar no mundo astral cósmico.

Assim concluímos, por um raciocínio lógico e baseado em fatos observados, que todo aquele que, através do uso da vontade inteligente e consciente, busca o verdadeiro conhecimento e o aplica em si mesmo, simultaneamente prestando serviço à humanidade, não como muitos erroneamente pensam, mas sempre dentro do Propósito do nosso Logos planetário, adquire o direito inalienável de responder às vibrações das energias emanadas pelo nosso Logos solar, resultantes de Seu esforço para Se polarizar mentalmente, e respondendo a essas energias, capacitar-se também para responder a outras energias extrassistêmicas, como as oriundas da Ursa Maior, das Plêiades, de Sírius e de outros Sóis relacionados com o nosso Logos solar, como Betelgeuse, a alfa de Órion e assim evoluir em velocidade exponencial. 

Temos aí uma autêntica demonstração da JUSTIÇA DIVINA, que dá a todos o direito de evoluir e se libertar dos grilhões da matéria na velocidade que quiser e alcançar os mundos de vida mais abundante e plena, como afirmou o sr. CRISTO (sr. Maitreya) na Palestina, através do corpo de Jesus.

Muito embora a fase áurea da humanidade só deva ocorrer na próxima ronda, a 5ª, todavia todos têm o direito de antecipar a sua fase áurea e prosseguir muito mais adiante. Por isto o Mestre Djwal Khul diversas vezes faz referência a homens que encarnaram numa época, mas eram homens de rondas futuras, como foi o caso de Platão e Confúcio, entre outros, que eram homens da 5ª ronda. Na atualidade já existem encarnadas Almas da 5ª ronda, quando consideramos sua mentalidade e sua visão do mundo fenomênico.

Portanto, aproveitemos esses elevadíssimos conhecimentos que o Mestre Djwal Khul tão amorosamente nos colocou à disposição e apliquemo-los, para rapidamente nos livrarmos da escravidão da maté


Nenhum comentário:

Postar um comentário