domingo, 21 de setembro de 2014

Deficiência do chi do coração.




Deficiência do chi do coração.

Tristeza e depressão especialmente, o coração é o órgão da alegria, do entusiasmo, da esperança.
Dificuldade de se expressar, apreensão, letargia, respiração fraca, palpitações, desejo de amargo, aversão ao salgado.

Quando a função yin do coração está em desarmonia         são representadas por: Fadiga, cansaço aos pequenos esforços, falta de ar, frio no corpo, sudorese profunda. Apreensão, pesadelos, confusão mental, memória fraca, indiferença afetiva, tristeza e depressão.

As características yang do coração em desarmonia que causadas por esse acontecimento são: agitação interna, insônia, intranquilidade, mania, labilidade emocional, confusão mental, desconforto e plenitude pre cordial, dor toráxica intensa e transfixante.

O papel do coração (Xin) na Medicina Tradicional Chinesa
Autor: 
Bill Schoenbart and Ellen Shefi

O papel do coração (xin), conhecido na fisiologia tradicional chinesa como o regente dos outros órgãos, tem extrema importância. Sua função na Medicina Tradicional Chinesa equivale à sua função anatômica ocidental de bombear sangue por todo o corpo para manter a vida, mas na tradição oriental ele também está intimamente envolvido com os processos físico e mental.


Considerado a residência da mente e do espírito, o coração é o órgão mais frequentemente envolvido em desequilíbrios psicológicos. Adequadamente nutrido e equilibrado, o coração mantém nossa sabedoria, contentamento e equilíbrio emocional inatos. Os sintomas do desequilíbrio do coração incluem: palpitações, falta de ar, fácil sudorese, desassossego mental, insônia, esquecimento, dor no peito, dor na língua e urina quente.

As funções tradicionais do coração
O coração controla o sangue e os vasos sangüíneos. Quando o coração está saudável, ele bombeia sangue vigorosamente através dos vasos para todas as partes do corpo, nutrindo os órgãos e mantendo a vitalidade. Uma deficiência nessa função pode aparecer como complexão pálida, mãos e pés gelados, palpitações, insônia e distúrbios emocionais.

O coração se manifesta no rosto. Quando o coração está forte e possui sangue suficiente, a complexão é rosada e o indivíduo tem uma aparência robusta e saudável. Por outro lado, quando o sangue do coração está deficiente, a pessoa parece pálida e doente. Se o yang ou qi do coração está deficiente, a complexão pode parecer azulada, especialmente nos lábios.

O coração hospeda o shen (espírito) e a mente. Essa função abrange a gama completa da consciência humana, incluindo a saúde emocional, função mental, memória e espiritualidade. Quando o yin do coração está deficiente, uma pessoa pode ter sintomas como palpitações, ansiedade, insônia ou agitação.

Quando o sangue do coração está deficiente, os sintomas de memória fraca, depressão e tendência de estar "longe" ou "nas nuvens" podem surgir. O coração se manifesta na língua. Na fisiologia chinesa, quando um órgão interno se manifesta em um órgão sensorial, isso significa que dois órgãos estão ligados através da estrutura, função ou fisiologia.

Ao examinar o órgão sensorial, um praticante da medicina chinesa pode determinar a saúde do órgão interno vinculado a ele. A língua (o órgão do paladar) pode indicar a saúde ou o desequilíbrio em todos os órgãos. Uma língua pálida pode indicar deficiência do sangue do coração, enquanto uma língua vermelha sem saburra pode indicar deficiência do yin do coração.

Em outro nível, "o coração controla a fala". As síndromes de deficiência do coração podem levar, por exemplo, à retração e comportamento tímido.

 Um paciente que buscou tratamento com acupuntura experimentou a perda total da voz após uma experiência traumática. Enquanto recebia forte estimulação de acupuntura em um ponto do canal do coração no pulso, o paciente ficou furioso e gritou, "Você pode imaginar o quanto isso incomoda?"

Após se desculpar com o paciente pelo desconforto inesperado o acupunturista lhe disse que ele havia acabado de falar pela primeira vez em uma semana! Esse tipo de liberação dramática de trauma emocional é bastante comum na terapia de acupuntura, e geralmente leva a um sentimento de bem-estar posterior, como ocorreu nesse caso. (1)

- O coração  Rege o sangue e controla a circulação sanguínea

- Sua essência está refletida no rosto. Se o rosto está vermelho e molhado indica que há energia e bastante sangue no coração.

- Ela se reflete na linguagem. A língua pálida indica insuficiência de sangue do coração. Umas manchas cinzentas ou vermelho escuro podem revelar estagnação do sangue do coração. A língua vermelha com úlceras pode ser hiperatividade ou excesso de fogo do coração. Uma língua branca e fala com dificuldade: a energia do coração é fraco e insuficiente.

  "O que incomoda coração é a agitação e o excesso de trabalho físico e mental, ele é o órgão de relaxamento. mas
'O canal coração conecta com o intestino delgado

- A nível psíquico: o coração controla a mente, espírito e pensamento. Quando você tem insônia, falta de memória, delírio, confusão, ódio, arrogância e alegria excessiva é que há uma alteração da energia do coração.

 Em equilíbrio, a pessoa é carinhosa e prestativa. Uma ferramenta muito importante para superar seus estados emocionais negativos é a criatividade e ser autênticos; Isso pode ser superado com arrogância e propensão para o charlatanismo, a inatividade e preguiça.

Essas tendências negativas podem levar a doenças do aparelho circulatório. Quando excessivo ou energia do coração negativo, a mente fica dispersa, o que provoca mudanças no espírito, produzindo insônia, histeria, mania e palpitações. Um exemplo de satisfação de espírito negativo está produzindo para algumas pessoas, o sofrimento e a inconveniência de outros.

- O discurso controlos coração. Quando você está muito feliz, falando muito rápido, se houver muita alegria e mesmo a língua presa, é devido a um excesso de energia no meridiano do coração, que deve ser abordada.

A condição do coração se reflete em nossas palavras que emitimos, consequentemente, melhorar a forma como falamos, melhorar o estado do nosso coração (sendo sincero, autêntico, prestativo, gentil, não insultar, não para criticar, etc). Drogas e álcool perigosamente aumentar a energia do coração.(2)

Causas das deficiências do sistema energético coração.

Primeiramente, sempre devemos pensar em uma causa gené­tica, lembrando ao leitor, aquelas relacionadas com a Defici­ência do Qi Ancestral.

Aqui é importante ressaltar que embora o Qi Ancestral seja armazenado no Rim, ele tem a função de comandar a forma­ção de todos os outros órgãos. Esse caudal energético rece­bido hereditariamente, sempre via a Essência do Rim, vai se manifestar como a Essência de cada órgão, no caso do Cora­ção, seria a Deficiência da Essência do Coração.

            Fatores Emocionais, principalmente os de longa du­ração e relacionados com stress, ansiedade, angús­tia e até mesmo, euforia excessiva.
            Dietas inadequadas, principalmente as que sejam pobres em alimentos que energeticamente reforçam o Qi do Coração, como Frutas.

            As gorduras são nocivas para a própria estrutura orgânica do Coração e por isso devem ser evitadas, pois podem causar obstrução nas artérias que irri­gam esse órgão.
            Perdas de Sangue.

            Idade Avançada. Ronaldo AZem.


Este texto é resultada de uma pesquisa realizada nos sites: 
(2) http://www.medicinachinayogaperu.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário