terça-feira, 30 de setembro de 2014

Hipertensão




Hipertensão

Por Silvia Regina - Edição: MdeMulher
Hipertensão: entenda o que está por trás do problema e como se prevenir contra ele
Se não for diagnosticada e tratada, a pressão alta patrocina males como infarto, derrame e insuficiência renal. Saiba como identificar o distúrbio e conheça atitudes para evitá-lo.
De acordo com o Ministério da Saúde, 24% da população adulta sofre de hipertensão.



O que é a hipertensão
Se o ponteiro mostrar uma pressão arterial acima de 14 x 8 (ou 140 x 80 mmHg) é sinal de que está passando do normal. A hipertensão é uma doença caracterizada por uma elevação no nível de pressão nas artérias. Assim, o sangue precisa se esforçar mais do que o normal para circular pelo corpo. É um mal que compromete os vasos sanguíneos, o coração e os rins. Se não tratada, provoca insuficiência renal e cardíaca, AVC, infarto e pode levar à morte. O ideal é mantê-la perto de 12 x 8.

Sintomas e diagnóstico

Atenção à dor de cabeça
Um dos principais sintomas da hipertensão é a forte dor de cabeça. A pessoa também tem dores no peito, tontura, dificuldade para respirar, agitação, visão borrada e sangramento nasal.


Medições diárias
Para a pessoa saber se tem tendência ao problema, deve medir a pressão três vezes em dias e horários diferentes. Se o resultado sempre for perto ou passar dos 14 x 9, é sinal de que algo está errado. Para ter certeza do diagnóstico, o médico pede um exame que monitora a pressão arterial durante 12 ou 24 horas. O resultado, associado às atividades que a pessoa fez naquele dia, determina o diagnóstico da hipertensão.


Tratamento

A hipertensão arterial não tem cura, mas pode ser controlada. Uma alimentação adequada, a prática regular de exercícios físicos e o controle do peso são medidas eficazes nessa luta. Se, mesmo assim, a pressão continuar acima dos 14 x 9, então, são receitados medicamentos específicos para regulá-la.

Prevenção

Tire o sal da mesa
O sal é um dos vilões na alimentação do hipertenso. Quando ingerido em excesso, acumula-se no organismo, fazendo-o reter água. Esse movimento faz com que a pressão interna do vaso aumente.


 Use, no máximo, uma colher de chá na alimentação diária. Para não cair em tentação, retire o saleiro da mesa. Também descarte o uso de temperos prontos e use ervas frescas, como salsinha, tomilho e outras para dar sabor às refeições.
 

Meça a sua cintura
A medida da circunferência abdominal é outro fator que precisa ser observado com atenção. A gordura acumulada nessa região leva a uma série de transtornos, entre eles a hipertensão arterial. Nos homens, a medida não deve ultrapassar 102 centímetros. Já as mulheres devem ter até 88 centímetros de cintura.


12 atitudes para manter a pressão arterial sob controle
Manter a pressão controlada é mais fácil do que se imagina, basta ter disciplina e incluir alguns hábitos saudáveis no seu dia a dia.

1.Por que controlar a pressão?
Tontura e dor de cabeça e no peito denunciam que algo não está bem. Esses sintomas podem ser sinais de que sua pressão arterial está nas alturas, acima de 14 por 9: é a temida hipertensão. Segundo o Ministério da Saúde, 24% da população sofre desse mal. E as mulheres estão passando os homens em número de casos.

Segundo o médico patologista Marcello Fabiano de Franco, da Sociedade Brasileira de Patologia, por causa da pressão arterial fora de controle, as artérias vão se hipertrofiando e se degenerando. Com isso, há risco de arteriosclerose (quando as artérias ficam muito espessas).


 Resultado? Maiores chances de acidente vascular cerebral (AVC) e infarto. A hipertensão também pode levar a lesões nos rins, resultando em perda da função renal.

A boa notícia é que simples mudanças de hábitos e muita disciplina ajudam a colocar tudo nos eixos. E servem para quem já é hipertenso e quem quer fugir desse mal. Confira a seguir 12 passos para derrubar a pressão.


2. Corra ou caminhe
Exercícios aeróbios são os mais indicados para controlar a pressão. É que, quando você está caminhando em ritmo acelerado ou correndo, obriga o coração a trabalhar mais e bombear mais sangue pelo corpo, melhorando seu condicionamento físico.

 Não gosta de correr nem de caminhar? Então, escolha outra atividade física. O cirurgião cardíaco Marcelo Sobral, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, garante que o importante é evitar o sedentarismo. Só não vale ficar parada! 

3. Aposte no potássio
Crie um cardápio com abacate, cenoura crua, espinafre, feijão, batata, milho, tomate, maçã, banana, melão, pêssego, ameixa e morango. "Todos esses alimentos são ricos em potássio, substância que ajuda a domar a pressão arterial", explica o médico Fabio Cardoso, especialista em medicina preventiva.

4. Viva com menos estresse
Viver longe de situações negativas é impossível. Por isso, uma das melhores formas de relaxar é fazer alguma atividade que lhe dê prazer, como artesanato. "Pode ser um passeio no parque, tomar uma taça de vinho, ir ao cinema, viajar. Permita-se ter momentos de prazer para desviar a carga de estresse", diz Sobral. 

5. Corra ou caminhe
Exercícios aeróbios são os mais indicados para controlar a pressão. É que, quando você está caminhando em ritmo acelerado ou correndo, obriga o coração a trabalhar mais e bombear mais sangue pelo corpo, melhorando seu condicionamento físico.

 Não gosta de correr nem de caminhar? Então, escolha outra atividade física. O cirurgião cardíaco Marcelo Sobral, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, garante que o importante é evitar o sedentarismo. Só não vale ficar parada! 

6. Fique longe do sal
O sódio é um vilão para quem sofre com pressão alta. Em excesso, ele se acumula no organismo, retém água e enche as artérias. Resultado: aumenta a pressão interna do vaso sanguíneo e a hipertensão dá as caras. Evite o sal a todo custo, pois os alimentos industrializados já possuem sódio (como esse macarrão instantâneo da foto), até mesmo as bolachas doces! Limite seu consumo a, no máximo, uma colher (chá) de sal por dia, combinado


7. Durma como bebê
De acordo com o médico Marcelo Sobral, há estudos que mostram que pessoas que dormem oito horas por noite têm menos chances de ter hipertensão. Então, chega de ficar até tarde assistindo TV ou navegando pelas redes sociais. Vá para a cama cedo e garanta sua saúde! 

8. Bote peixe no prato
Na próxima refeição e sempre que puder, escolha um peixe, como salmão, cavalinha, arenque, sardinha ou atum. Ricos em ômega 3, eles ajudam a equilibrar a pressão arterial. "Recomenda-se o consumo de três porções de peixe por semana", diz Cardoso. 

9. Coma laranja
A vitamina C é outra aliada do hipertenso. Estudos mostraram que a hipertensão arterial e o derrame (ou AVC) são mais comuns entre pessoas que consomem menor quantidade dessa vitamina. Portanto, invista na laranja, limão, acerola, caju, tangerina e outras frutas e legumes ricos em vitamina C. 

10. Evite a sobremesa
Nem muito sal nem muito açúcar. O segredo de uma vida saudável é a moderação. Por isso, evite, ao máximo, o consumo de açúcar, pois ele promove maior retenção de sódio no organismo, o que acaba provocando inchaço por excesso de líquidos - o grande inimigo dos hipertensos. 

11. Invista no chocolate amargo
O chocolate que contém de 65% a 80% de cacau pode diminuir a pressão arterial. "O cacau tem flavonoides - antioxidantes que ajudam o organismo a produzir uma substância chamada óxido nítrico. Essa substância relaxa os vasos sanguíneos e faz com que o sangue corra melhor, diminuindo a pressão", explica Cardoso. Mas nada de exagerar! Um quadradinho de 6 g por dia já é o suficiente para conseguir esse benefício. 

12. Tome (um pouco de) vinho
É verdade: uma taça de vinho tinto na hora do almoço melhora o humor e ainda ajuda a balancear a pressão. Mas sempre em quantidade moderada, claro. Acima disso, o vinho passa a ser prejudicial e a vantagem vai por água abaixo. 

12Tente trabalhar menos
Um estudo da Universidade da Califórnia mostrou que trabalhar mais de 41 horas por semana aumenta o risco de ter hipertensão em 15%. Se você tem carga horária maior do que oito horas por dia, de segunda a sexta, melhor colocar o pé no freio! 

Aprenda a relaxar
No meio do expediente, o filho liga chorando e contando a nota baixa que tirou na prova, você se lembra do aniversário do marido no fim de semana e o chefe pede um relatório urgente. Ufa!

 Com tudo isso, os hormônios do estresse entram em ação e a hipertensão começa a aparecer. Muita calma nessa hora! Respire profundamente e relaxe durante cinco minutinhos. Esse tempinho é precioso para a sua saúde, pode apostar! 

AVC: 7 passos para preveni-lo
Cerca de 90% dos derrames podem ser evitados. Veja o que fazer para escapar desse mal


1. Controle a ira
Uma grande revisão da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, mostra que, nas duas horas seguintes a um ataque de raiva, o risco de um derrame cresce. "A explosão aumenta a pressão, deixa o sangue mais viscoso e enrijece os vasos", diz Elizabeth Mostofsky, epidemiologista e autora do estudo.


2. Faça exercícios
E nem precisa ser uma atividade intensa. Segundo evidências reveladas na Conferência Internacional de Derrame, nos Estados Unidos, caminhadas rápidas já contribuem para a saúde das artérias. De quebra, a prática esportiva combate o sobrepeso, outro patrocinador de AVCs.


3. Fuja de infecções
Há pouco, surgiu um elo entre a exposição frequente a alguns vírus, como o do herpes, e bactérias, como a das úlceras estomacais, e um maior risco de derrames. Faltam estudos para confirmar, mas corre a hipótese de que essas infecções estimulem o surgimento de placas nas artérias.


4. Ajuste o sono
Trabalho publicado no European Heart Journal notou que os voluntários que repousavam menos de seis horas estavam mais propensos a um derrame. "Porém, aqueles que dormiam mais de nove também tinham um maior risco de sofrer eventos cardiovasculares", diz Luciano Drager, cardiologista da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo.


5. Escape de vícios
Tabagismo e abusos alcoólicos, entre outros danos, lesam a parede dos vasos, contribuindo para a subida da pressão. E um estudo da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, aponta que a cocaína, nas 24 horas seguintes ao uso, é outra droga que catapulta o risco de AVCs isquêmicos.


6. Alimente-se bem
Maneire em produtos cheios de açúcar, gordura saturada, sódio e colesterol. E invista em frutas, grãos integrais, leguminosas e peixes repletos de ômega-3 - salmão, atum e truta são alguns deles. Assim, você assegura a integridade de todo o sistema vascular.


7. Evite pancadas
Choques na cabeça e no pescoço promovem rupturas nas artérias e formam coágulos que talvez as entupam mais adiante. Tanto que um artigo da americana Universidade da Califórnia em São Francisco sugere que lesões nessa região aumentam três vezes o risco de um acidente isquêmico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário