terça-feira, 2 de setembro de 2014

O Campo Unificado.




O Campo Unificado.

O universo é a interação harmoniosa de todos os elementos e forças que criam o equilíbrio e a harmonia. A palavra universo significa, numa tradução literal, “canção única” (uni: um, único: verso: canção). Nessa canção, nessa harmonia, há paz, alegria e bem aventurança.

A Unidade Por Trás da Diversidade

Quando  você compreende que o Universo espelha a mente de Deus , e que o Eu espelha a mente de Deus microcosmicamente, você expande sua consciência. Eu sou tudo aquilo que é.

A consciência de unidade é um estado de iluminação em que perfuramos a máscara
de ilusão que cria fragmentação e a separação. Por trás da aparência de separação existe um
campo unificado de plenitude, onde a cena e o observador são uma só coisa.

 

Vivenciamos a unidade de consciência quando estamos apaixonados, quando
entramos em contato com a natureza, admirando as estrelas ou caminhando na praia, ou
ouvindo música, dançando, lendo poesia, orando e experimentando o silêncio da meditação.


Na unidade de consciência, nos esgueiramos pela barreira do tempo para entrarmos
no parque de diversões da eternidade. Quantas vezes já dissemos algo como: “A paisagem
era incrível, quase perdi o fôlego diante da beleza das montanhas.

 
Foi como se o tempo
tivesse parado”. Nesse momento você e as montanhas tornaram-se um só. Em um nível
muito profundo de percepção sabemos que eu, você, as montanhas e tudo o mais somos o
mesmo Ser em diferentes roupagens.

Isso é o estado de amor, não de amor como sentimento, mas como de verdade máxima no
seio de toda a Criação.  


A fonte de toda realidade material é o absoluto, o campo único onde se encontram todas as possibilidades.
Não podemos conhecer esse campo somente pensando nele porque, por definição, ele
transcende o pensamento, mas nada nos impede de vivenciarmos sua existência, indo muito
além dos pensamentos, chegando a ponto de conhecê-lo tão intimamente como conhecemos
nossa própria natureza. É o que fazemos na prática da meditação.


Quando transcendemos, indo além dos pensamentos, adquirimos o conhecimento
diretamente, sem a intervenção das palavras, que só nos servem para nos distrair. Esse é
mais um dos valiosos frutos da meditação.

A principal vantagem de alternar a prática de meditação com a atividade física é que
quanto mais mergulhamos no campo do Ser puro, da percepção pura, da consciência pura,
mias nossas atividades vão absorvendo suas qualidades.



O conhecimento racional das qualidades do campo do Ser puro – infinito, ilimitado, abundante, farto, imortal - ajuda-nos a focalizar melhor nossa atenção nelas, o que só pode nos trazer benefício, porque, em última instância, o que vivenciamos é resultando da qualidade de nossa atenção ou do nosso foco.

Se  você está centrado na morte, na derrota, em pensamentos de  ódio, de solidão, egoístas, auto- destruidores como:
“Estou esperando a morte chegar”. Eu tenho certeza que não vou consegui, nunca cheguei lá. Eu sei muito bem o que me espera. Eu Sei que vou perder, mais uma...

Quem fala dentro de você, com autoridade e define seu futuro, e quem dentro de você, permite e é controlado pelo negativismo e baixa auto-estima?

Neste texto, eu gostaria de explicar com mais detalhes o que é o campo quântico. Os físicos dizem que quando nos aprofundamos no estudo dos átomos, indo além das  partículas atômicas que os constituem e entrando na nuvem de partículas subatômicas que,  por sua vez, constituem essas partículas atômicas, descobrimos que elas são tão pequenas que não podem ser vistas nem medidas.

 Não existem e nunca existirão instrumentos capazes de medir essas partículas subatômicas, que recebem nomes engraçados, como quarks, bosons, leptons e outros.  De fato, elas são tão incrivelmente minúsculas que só podemos pensar nelas.

 Mas, você pode perguntar, se não conseguimos vê-las nem medí-las, como sabemos que existem? A resposta é: sabemos que elas existem pelos rastros luminosos resultantes de sua passagem, que podem ser vistos e até fotografados com instrumentos sofisticados, os aceleradores de partículas. E, é claro, se alguma coisa deixa rastro, essa coisa existe. Mas  há algo interessantes ainda sobre essas partículas: elas só passam a existir quando queremos  observá-las.

 Dessa forma, se estivermos diante de um campo quântico, cada vez que olhamos para ele essas partículas lampejam para a existência. Cada vez  que desviamos a atenção delas
elas desaparecem no vazio. São como pequeninas luzes que acendem e apagam num quarto às escuras.

 Na escuridão do espaço infinito e ilimitado, as partículas passam a existir em consequência do simples ato de prestar atenção no campo. Enquanto não lhe damos  atenção, elas são apenas uma probabilidade no campo de todas as possibilidades.

 Cada partícula subatômica é ao mesmo tempo uma onda, e é como onda que ela fica no campo até o momento da observação. O tamanho de uma onda é medido pela sua amplitude, que é metade do intervalo completo de qualquer vibração.

 Uma onda é difusa, não se restringe a uma determinada localização no espaço e no tempo. Por isso, a onda que é a partícula subatômica é chamada de “uma amplitude de probabilidade” e define a probabilidade estatística de se encontrar uma partícula em determinado local na hora da
observação, ou seja, no momento de atenção.

 É a atenção que “capta” essa onda, essa amplitude de probabilidade, e a traz para a existência material. Dessa forma, uma partícula subatômica é literalmente criada por você ou por mim através do ato da observação.

 Antes de a partícula ser observada, ela era apenas uma possibilidade matemática, uma probabilidade estatística.

Magia da Atenção
Antes da Observação

Onda
Espalha-se por todo o espaço de tempo
(amplitude de probabilidade)
Imaterial, não localizada
No reino da mente.
No momento da observação
● Partícula
Evento no espaço-tempo
Localizado
No reino da matéria

Note a magia que há nisso! É a qualidade de nossa atenção que traz para a existência material, uma certa amplitude de probabilidade que fazia parte do campo infinito.

 Na verdade, toda criação material nada é além do eu interior sendo vivenciado por meio das diferentes qualidades de atenção que ele dá a si próprio. Se nossa atenção é dividida, estamos divididos. Se nossa atenção é plena, estamos plenos.

 Os sábios védicos ensinam: ”Mantenha sua atenção no que existe e veja sua plenitude em casa momento. A presença de Deus está em todos os lugares. Você tem  apenas de abraçá-la conscientemente com sua atenção”.

O Poder do Conhecimento, Desejo e Espírito
Examinemos agora as qualidades do campo unificado, do eu, do Ser puro, que é a fonte de toda abundância e fartura do universo. Afinal, se queremos escolher um modelo, se
queremos algo para imitar, por que não escolhemos o campo unificado, a fonte de toda a criação, como nosso modelo ?
As vinte e cinco qualidades seguintes são atribuídas ao campo unificado. A lista foi elaborada vários anos atrás, quando Maharishi Mahesh Yogui, o fundador da Meditação
 Transcendental, pediu a um grupo de físicos para descrever o campo unificado. interessante é que essas também são as qualidades de Brahma, o manancial de toda criação,  como ensinam os Vedas, livros sagrados da Índia.

 Se pudéssemos pensar numa pessoa que encarnasse os pensamentos de Deus, estas  seriam suas características psicológicas. E o que poderia ser melhor como modelo que a mente de Deus, o campo unificado, o campo de todas as possibilidades?
 Disse Einsten: ”Quero conhecer os pensamentos de Deus; o resto são meros  detalhes”. Portanto, examinaremos as qualidades do campo unificado:

1 - Potencial total das leis naturais
 Isto significa que as leis da natureza que são estruturadas, que criam a infinita diversidade da criação, são encontradas no campo unificado.

 Atualmente os cientistas nos dizem que existem quatro forças básicas na natureza, a saber: a gravidade, que faz a terra girar e mantém os planetas em órbita; o eletromagnetismo, que é responsável pela luz, calor, eletricidade, todas as coisas que na vida cotidiana experimentamos como energia; a interação forte, que mantém unido o núcleo  de um átomo; e a interação fraca, responsável pela transmutação dos elementos e a  decomposição radiativa.

 Tudo na criação material vem dessas quatro forças. Elas, contudo, não são apenas forças, mas também campo de inteligência, porque a fonte dessas forças, o campo unificado, é um campo de infinita e ilimitada inteligência, sendo, portanto o potencial total da lei natural.

2 - Infinito poder de organização
 O campo organiza tudo na criação: o movimento das galáxias e das estrelas, a rotação da terra, o ciclo de estações do ano, os ritmos biológicos de nosso corpo, a migração dos  pássaros, a volta dos peixes a seu local de desova, os ritmos biológicos da natureza como se encontram nas flores, na vegetação e nos animais.

 Ele é literalmente um campo com  infinito poder de organização e pode fazer um número infinito de coisas ao mesmo tempo,  correlacionando-as umas às outras.
 Até mesmo o corpo humano é um campo com infinito poder de organização.

Existem seis trilhões de reações acontecendo no nosso organismo a cada segundo, e cada uma delas está correlacionada a cada reação individual. Cada evento bioquímico sabe que outro evento bioquímico está acontecendo dentro do corpo.

 Uma pessoa pode ter pensamentos, tocar piano, cantar, digerir alimento, eliminar toxinas, matar micróbios, acompanhar o movimento das estrelas e fazer um novo bebê, tudo ao mesmo tempo, e correlacionar cada uma dessas atividades com todas as outras atividades.

 Portanto, o infinito poder organizador é inerente ao campo. Conhecer intimamente esse campo, conhecê-lo como própria natureza, é encarnar automaticamente seu infinito
poder de organização.

 3 - Plenamente desperto
 Ele é o campo da infinita percepção. Está sempre totalmente desperto. É vivo. Não dorme. Embora seja silencioso, está plenamente consciente. Nesse campo de pura percepção, qualquer eventualidade é possível por meio da qualidade da atenção que se dedica ao campo em si.

4- Infinita correlação
 Ele correlaciona tudo com tudo.

5 - Perfeita organização
 O campo é ordem. Apesar de parecer às vezes caótico na superfície, nele existe a perfeita ordem. Recentemente foram compiladas muitas informações sobre a chamada teoria do caos, que em poucas palavras significa que embora na superfície pareça existir caos, na profundidade do caos existe ordem.

Todavia, existia ordem sob todo esse movimento caótico, um propósito específico para essa atividade.  Como o campo unificado está organizado um número infinito de coisas ao mesmo tempo, nele existe ordem. Na superfície pode parecer muito caótico e até gerar uma aparente atividade caótica e um aparente modo de pensar caótico, mas existe uma ordem subjacente por trás de tudo.

6 -  Infinito dinamismo
 O campo é dinâmico. Embora seja silencioso, ele possui o dinamismo infinito que pode criar qualquer possibilidade. O campo é fluído, é flexível. A flexibilidade é um aspecto de sua natureza imanifesta. Ele é silencioso. No silêncio está a fonte do dinamismo, assim como no repouso está o potencial da atividade. Quanto mais profundo o silêncio, maior dinamismo....

Infinita criatividade
 Afinal, o que poderia ser mais criativo do que o ato de manifestar o universo inteiro?
Todavia, a manifestação do universo não é nada mais que a manifestação do pensamento a partir do nível do Ser. O Ser puro, pensando consigo mesmo “Que eu me torne as águas”, tornar-se as águas; pensando consigo mesmo.

 “Que eu me torne as galáxias”, tornar-se as galáxias. O Ser puro, imperturbável, silencioso, eterno, é o estado de bem-aventurança. Nesse estado, um lampejo de pensamento, uma pequenina perturbação, e todo o universo se manifesta.
 O grande poeta sufi Rumi certa vez: ”Saímos do nada girando, espalhando estrelas como poeira”. Essa é a mecânica da criação.

8 -  Puro conhecimento
 O puro conhecimento não e conhecimento sobre isto ou aquilo, é o conhecimento sobre tudo que existe na criação material. Ele é a potencialidade, o imensurável potencial de tudo o que foi, é e será.

9 - Ilimitado
 O campo unificado não é confinado por fronteiras, conceitos ou compromissos cognitivos prematuros. O campo é ilimitado em tempo e espaço. Ele não tem limites no tempo, é eterno. Ele não tem limites no espaço, vai além das fronteiras exteriores do espaço.

10 -  Perfeito equilíbrio
 O campo equilibra tudo o que existe na criação: a ecologia da natureza, a fisiologia do corpo humano, o desenvolvimento do feto humano em um bebe.

11. Todas as possibilidades
 Isso significa todas as possibilidades – qualquer coisa que você imaginar e muito mais. Portanto, você tem a capacidade de possuir qualquer coisa que surja no domínio de sua imaginação, e mesmo as que atualmente estão fora dos limites de sua imaginação.

Quando mais você conquista, mais sua imaginação vai aumentando. O que é inimaginável hoje poderá tornar-se imaginável amanhã. Entretanto, sempre haverá novos domínios para você explorar.

13 - Infinito silêncio
 O infinito silêncio é a mente de Deus, a mente que pode criar qualquer coisa a partir do campo da pura potencialidade. O infinito silêncio contém o infinito dinamismo.

Pratique o silêncio e você adquirirá o conhecimento silencioso. No conhecimento silencioso há um sistema de computação muito mais precioso, muito mais exato e muito mais poderoso do que qualquer coisa que esteja contida pelas fronteiras do pensamento racional.

14 Harmonizador

O universo é a interação harmoniosa de todos os elementos e forças que criam o equilíbrio e a harmonia. A palavra universo significa, numa tradução literal, ”canção única”
(uni: um, único: verso: canção). Nessa canção, nessa harmonia, há paz, alegria e bem aventurança

15 - Evolutivo
Tudo na natureza está evoluindo para um nível de existência mais elevado. Mesmo sem tentar ou pensar, apenas por virtude de nossa simples existência, estamos evoluindo para um nível de percepção mais elevado. Quando nos tornarmos conscientes desse fato, evoluímos ainda mais rapidamente.

16 - Auto – referência
 O campo unificado não precisa se referir a qualquer objeto externo para conhecer a si mesmo. Para isso, basta ele voltar–se para seu interior.

17 -  Invencibilidade
 O campo é indestrutível. O fogo não pode queimá-lo, a água não pode molhá-lo, o vento não pode secá-lo, armas não podem fendê-lo. Ele é antigo, não nascido, e nunca morre.

18 -  Imortabilidade
 Portanto, ele é imortal.

19 - Imanifesto
 Apesar de ele ser a fonte de tudo o que é manifesto na criação, ele em si é imanifesto.

20 -  Nutriente
 O campo unificado nutre a tudo na criação, desde uma árvore até o movimento das estrelas e galáxias, desde a migração dos pássaros até o movimento de nosso sistema imunológico, desde o processo digestivo que acontece em nosso interior até os batimentos de nosso coração. Tudo é nutrido.

21 -  Integrador
 Ele não apenas nutre a totalidade dessas atividades, como integra cada uma com todas as outras.

22 - Simplicidade
 Mesmo assim, sua natureza é pura simplicidade. Nada existe de complicado nela porque no seu nível mais imanisfesto ele não é nada mais que nossa consciência - a
forma mais simples de nossa consciência.

23 - Purificador
 O campo purifica tudo o que entra em contato com ele. Purificar significa devolver ao estado original, pristino. O universo, sendo a expressão de um singular equilíbrio, tem sua fonte na pureza. Portanto, o campo que é a fonte de tudo, purifica tudo o que toca.

24 -  Liberdade
 A liberdade é inerente ao campo unificado, e ao entrarmos em contato com ele a liberdade vem a nós. É uma liberdade que deriva do conhecimento experimental da verdadeira natureza de cada um.

E nossa verdadeira natureza é sermos a testemunha alegre e silenciosa, o espírito imortal que anima toda a manifestação. Viver a experiência de testemunha silenciosa é apenas Ser.  Essa é a verdadeira liberdade – a capacidade de encontrar prazer nas escolhas que fazemos a cada instante sucessivo do presente, a capacidade de espontaneamente fixarmos nossa atenção nas opções que resultam em alegria para nós e para os outros.

25
Bem-aventurança

A última qualidade do campo unificado - e a mais importante - é a bem-
aventurança. A bem-aventurança não deve ser confundida com felicidade. A felicidade
sempre acontece por um motivo. Você fica feliz quando alguém o elogia, quando faz um
excelente trabalho, quando ganha muito dinheiro ou tem um relacionamento agradável.


Mas quando você é feliz sem um motivo especifico, feliz pelo simples fato de existir, você está em estado de bem-aventurança.
Nós vivemos dessa bem-aventurança; ela é a natureza da própria existência.


Ela é inerente ao campo, é mais primordial que nosso corpo, está mais próxima de nós do que nossa mente. E nos segue para onde vamos.

Esse estado de pura bem-aventurança é a expressão do puro amor. Quando o
amor é puro, você se torna a encarnação do amor. Esse amor não é oferecido a ninguém,
nem negado a ninguém. Ele simplesmente se irradia de você, como a luz se irradia de uma fogueira.


Como incluir em nossa consciência as qualidades do campo unificado? Isso
pode ser feito de duas maneiras. Uma é nos mantermos conscientes delas, e, portanto eu
sugiro que você escolha uma qualidade para cada dia do mês e nesse dia você dedique sua atenção a ela.


Lembre-se, a atenção traz para a existência uma partícula que era a amplitude de
probabilidade imersa num campo de todas as possibilidades.


 A atenção é o mecanismo que
precipita um evento espaço-tempo no campo de todas as possibilidades. Assim, colocando
nossa atenção numa das qualidades do campo, ela traz a qualidade não apenas para nossa percepção, mas também, em sua expressão material, para nossa vida.


Os cientistas mostraram que os eventos mentais se transformam em moléculas.
Essas moléculas são literalmente mensageiros do espaço interior. Ao serem descobertas, elas receberam o nome de neuropeptídeos, porque foram inicialmente encontradas no
cérebro. Atualmente sabe-se que esses neuropeptídeos não estão restritos ao cérebro, mas
permeiam todas as células do corpo.


Ter um pensamento não é somente praticar química cerebral, mas também
química corporal. Cada pensamento que você tem, cada ideia que surge em sua cabeça, envia uma mensagem química ao núcleo da consciência celular.


Portanto, fixar a atenção
numa palavra, que é a expressão simbólica de uma ideia, é um verdadeiro passe de mágica. Ele transforma o invisível em visível.


Portanto, escolha um tema para cada dia do mês. Como são vinte e cinco
qualidades volte a primeira no dia vinte e seis.


 Digamos então que o tema de hoje é
“liberdade”. Durante o dia todo, mantenha sua atenção nessa palavra: liberdade. Lembre-se, a palavra torna-se matéria.


O evento quântico torna-se um neuropeptídeo. Não analise a palavra. Não tente defini-la. Não procure avaliá-la. Não queira interpretá-la.

 Apenas dedique sua atenção à ideia e ela logo se enraizará em sua consciência, em sua percepção.
Isso causará uma transformação positiva em sua consciência que espontaneamente
modificará sua fisiologia, e essa mudança na fisiologia resultará numa mudança em suas
experiências de vida.


Um segundo modo de desenvolver uma fisiologia que incorpore as qualidades
do campo unificado é ter contato direto com ele, o que se faz através da prática da
meditação. A meditação permite que a mente vivencie níveis cada vez mais abstratos do
processo de pensamento e , em última instância, que transcenda o mais abstrato de todos os
níveis de percepção, a consciência transcendental, que é o próprio campo unificado. É o
estado de pura percepção, de pura consciência. A meditação sempre foi uma parte importante das tradições espirituais da humanidade. Minhas próprias experiências derivam
da prática regular da Meditação Transcendental.

Um grande número de estudos científicos comprova os efeitos benéficos da
meditação. A pressão sanguínea diminui. O estresse é aliviado. A taxa de metabolismo basal cai. 


A insônia, a ansiedade e vários distúrbios psicossomáticos são atenuados e
acabam desaparecendo. Além disso, ela favorece a coerência entre as ondas cerebrais, o que
contribui para melhorar a atenção, o aprendizado e a memória.


Outra vantagem da meditação é que seu efeito perdura em nossas atividades
diárias e, com o prosseguimento da prática, elas ficam saturadas e influenciadas pelas
qualidades do campo unificado. Isso ocorre porque quando vivenciamos o conhecimento de
alguma coisa nos tornamos parte dela e começamos a incorporar todas as suas
propriedades. Na literatura védica, o campo unificado é chamado de Brahma e existe uma
frase sânscrita que diz ‘Brahmavit brahmaiv bhavate à medida que alguém vai
conhecendo Brahma, ele vai se tornando Brahma. Assim, o ato de transcender torna-se um
procedimento muito prático, onde não apenas tomamos conhecimento e compreendemos as
qualidades do campo, mas passamos a ter seus valores espelhados em nossa vida, em todas
as nossas atividades cotidianas.


Neste pequeno texto esbocei os passos que levam a consciência de riqueza
baseada na real compreensão do funcionamento da natureza. Oscar Wilde, cujas palavras já
citei anteriormente, também disse: ”Quando jovem, eu costumava pensar que o dinheiro era
a coisa mais importante da minha vida. Agora que sou mais velho, tenho absoluta certeza disso”,

Naturalmente, o Sr. Wilde estava sendo jocoso, mas se substituirmos a palavra
“dinheiro” por “prosperidade”, veremos quanta verdade existe nessa afirmação.


 A prosperidade inclui o dinheiro, mas não é apenas tê-lo em grande quantidade. Ela é a
fartura, a abundância, o fluxo, a generosidade do universo, que atende a todos os nossos
desejos, porque, como foi dito anteriormente, um desejo já inclui o mecanismo que irá
torná-lo realidade.

O universo é uma grande máquina de sonhos, que os produz e transforma em
realidade, e nossos próprios sonhos estão irremediavelmente entrelaçados na tapeçaria de
tudo que existe no universo.


O mecanismo para a realização dos sonhos está contido primordialmente no
poder do conhecimento, chamado gyan shakti na Índia antiga, e no poder de intenção ou
desejo, o iccha shakti.


 Todavia, o poder do conhecimento e o poder da intenção, ou desejo,
encontram sua força incomensurável e sua plena potencialidade no poder da
transcendência, o atma shakti, o poder do eu, o poder do Brahma, onde habita o infinito poder organizador do universo.


Os Vedas dizem: ”Conheça uma determinada coisa conhecendo o que pode ser conhecido sobre tudo o mais”.
Saiba que no mais profundo de seu ser, nos recessos mais recônditos de seu
coração, moram a Deusa do Conhecimento e a deusa da Riqueza. Ame-as e alimente-as, e
todos seus desejos desabrocharão espontaneamente em forma material. Afinal, essas deusas
possuem um único desejo. Elas querem nascer.



Eu sou UM. Eu Sou Brahman, Eu Sou tudo aquilo que é. Somos Um-a só consciência. Eu Sou a Fonte de tudo que há. Eu Sou a Harmonia que move o mundo. Deepak Chopra

Nenhum comentário:

Postar um comentário