domingo, 21 de setembro de 2014

O FRIO e a saúde na medicina chinesa : rins,




O FRIO e a saúde na medicina chinesa : rins, coração, baço...

Um grande número de doenças na Medicina Ocidental é causada pelo frio atacando no nível superficial, tais como resfriado comum, gripe e artrite. Outras doenças na Medicina Ocidental freqüentemente provocadas pelo frio neste nível são asma brônquica, fibrosite (inflamação dos tecidos conjuntivos fibrosos) e bursite (inflamação da cavidade nas regiões das arti­culações).

 Esses tipos de enfermidades devem ser tratadas pela classe de ervas para agir contra o reumatismo (Classe 3), reduzir sensações de frio dentro do corpo (Classe 4) e induzir a transpiração (Classe 1).

O frio é a energia atmosférica dominante no inverno. Quando o corpo está sob o ataque do frio, a pessoa apresentará aversão do frio, febre, au­sência de transpiração, cefaleia e dor no corpo. Quando o frio ataca o siste­ma digestivo, causará movimento com grande estrondo intestinal, diarreia e dor abdominal.

 Os rins são mais suscetíveis ao ataque de frio, e quando estão sob o ataque, a pessoa mais frequentemente desenvolve dor lombar inferior, pés frios, sensações de frio nos genitais e impotência.

O frio é o mais nocivo para a energia Yang. A energia Yang circula na região superficial para proteger o corpo, não diferente de soldados defen­dendo um país contra invasão estrangeira; a energia Yin, por outro lado, está situada na região mais profunda para nutrir os órgãos internos. Quando o frio ataca o corpo, a primeira vítima é a energia Yang.

 Quando a energia Yang está sob o ataque do frio, sensações de arrepio são causados primeiramente, mas os poros são gradualmente bloqueados pela invasão da energia fria; deste modo, a pessoa torna-se incapaz de transpirar.

 Depois do frio ter anulado a energia Yang e ter vitoriosamente penetrado no corpo, os poros tomaram-se quase completamente interceptados devido ao frio; deste modo, o calor corpóreo não tem destino certo e conseqüentemente vai acumular-se dentro do corpo.

O calor corpóreo acumulado é finalmente for­çado a obstruir os poros bloqueados, que é o porquê da pessoa começar a transpirar profusamente nessa associação.


A natureza do frio é de contrair ou congelar. Perniose, ou inflama­ção produzida pelo frio, é um distúrbio de pele causada pelo frio, e os chineses chamam-na de "lesão gelada".

A ulceração produzida pelo frio é caracterizada pelo congelamento da parte ou partes do corpo, particularmente o nariz, dedos e dedos do pé, e os chineses chamam- na de "carbúnculo gelado".

 Quando o frio ataca a superfície da pele, causa ausência de transpiração e entorpecimento da pele e faz o cabelo ficar de pé; quando ele ataca os tendões e ossos, causa tremor, espas­mos e reumatismo; e quando ataca as articulações, causa artrite.

Todos esses sintomas são devido à natureza de frio - isto é, pele muito fria, músculos, ossos e articulações. Já que o frio causa dor por congelamento da parte afetada, a dor sempre permanece no mesmo lugar e aparece muito severa. Consequentemente, o reumatismo causado pelo frio é chamado "reumatismo doloroso" em chinês. Hérnias de vários tipos são causadas pelo frio e, por essa razão, são chamadas "hérnias frias" em chinês.

O frio é claro na natureza, e como tal, frequentemente causa sintomas claros. Por exemplo, corrimento nasal claro, um sintoma do resfriado co­mum, é devido ao vento e frio associando-se ao nariz, e é chamado de "frio de vento" em chinês.

 Tossir expelindo muco claro é devido ao frio atacando os pulmões, e é chamado "pulmões frios" em chinês. O vômito de água clara é devido ao frio atacando o estômago, que é chamado de "estô­mago frio".

A eliminação de urina clara, como na micção frequente, e eli­minação de fezes claras, como na diarreia, são ambas devido ao ataque de frio enquanto o corpo encontra-se num estado fraco.

Quando o frio penetra profundamente na região interna para causar doença, toma-se uma energia hostil interna e é chamada de frio interno. Este reduz o calor corpóreo; deste modo, uma pessoa terá membros frios e tez pálida, e apresentará tremor, náusea, vômito, diarréia e movimento e dor abdominal com grande estrondo, bem como perda de consciência em casos severos.

Quando uma doença é causada pelo frio, o paciente sentir-se-á aliviado pelo aqueci­mento, tal como comer alimentos quentes ou exposição ao calor. O frio inter­no também pode ser causado por outros fatores, incluindo consumo frequente de alimentos com energia fria e perda de calor interno por razões variadas, mas na maior parte aqueles associados com uma hipofunção do corpo.

Os chineses tradicionalmente dividem o frio interno em duas catego­rias: frio médio e frio baixo. O frio médio refere-se ao ataque da parte mé­dia da cavidade abdominal pela energia fria, que frequentemente dão ori­gem ao vômito de água clara, braços e pernas frios e tez pálida.

O frio baixo refere-se ao ataque da parte mais baixa da cavidade abdominal pela energia fria, frequentemente causando eliminação de grande quantidade de urina clara, diarréia, impotência, braços e pernas frios e fadiga.

Como usamos ervas para lidar com o ataque do frio? Isso depende do modo de ataque - se o frio ataca no nível superficial, na região profunda ou na região interna, ameaçando a vida do paciente.

Quando o frio apenas ataca no nível superficial, algumas das enfermi­dades seguintes podem ocorrer: aversão ao frio, febre sem transpiração, dor de cabeça com pescoço duro, dor no corpo, asma com tosse, dor nos ossos, dor severa numa região fixa que pode ser aliviada por aquecimen­to, mas intensificada pelo frio, e dificuldade em mover as partes afetadas.

Um grande número de doenças na Medicina Ocidental é causada pelo frio atacando no nível superficial, tais como resfriado comum, gripe e artrite.
Outras doenças na Medicina Ocidental freqüentemente provocadas pelo frio neste nível são asma brônquica, fibrosite (inflamação dos tecidos conjuntivos fibrosos) e bursite (inflamação da cavidade nas regiões das arti­culações).

 Esses tipos de enfermidades devem ser tratadas pela classe de ervas para agir contra o reumatismo (Classe 3), reduzir sensações de frio dentro do corpo (Classe 4) e induzir a transpiração (Classe 1).

Quando o frio ataca a região profunda, é um frio interno afetando os rins e o baço em particular. Em tais casos, alguns dos sintomas seguintes podem ocorrer: tez pálida, fadiga, sensações de frio (particularmente nos braços e pernas) que podem ser aliviadas pelo calor, diarréia no período matinal, dor abdominal, inchaço na região inferior dos braços e pernas e ascite (acúmulo de fluidos na cavidade peritoneal).

Entre as muitas doenças na Medicina Oci­dental causadas pelo frio interno estão a inflamação crônica do intestino (enterite crônica) tuberculose intestinal, inflamação crônica dos rins (nefrite crô­nica) e ascite cirrótica (acúmulo de fluidos na cavidade peritoneal na doença hepática).

Esses tipos de sintomas e doenças devem ser tratados pela classe de ervas para corrigir deficiências (Classe 16) e a classe de ervas para reduzir sensações de frio dentro do corpo (Classe 4).

Quando o frio penetra dentro do corpo, atacando diretamente a região interna e ameaçando a vida do paciente, alguns dos sintomas seguintes podem ocorrer: tremor com frio, entorpecimento dos braços e pernas, membros frios como gelo, dor fria espasmódica, dentes cerrados, perda de consciên­cia com o corpo tomando-se frio e rígido,


respiração lenta e debilitada, ar frio vindo da boca e nariz e pele tornando-se roxa. Esses tipos de sintomas devem ser tratados pela classe de ervas para reduzir sensações de frio dentro do corpo (Classe 4).
LIU. Chi


Postado por Dharmadhannya
Psicoterapeuta Transpessoal

Este texto está livre para divulgação
desde que seja citada a fonte:

Meus blogs


! Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512


Nenhum comentário:

Postar um comentário