domingo, 19 de outubro de 2014

Abacate é muito bom para a saúde





O ABACATE é MUITO BOM PARA SAÚDE



O ABACATE É RICO EM VITAMINAS
A polpa contém:
*Vitamina A, que é necessária para manter a boa visão;  é anticancerígena e combate os radicais livres.
As vitaminas do complexo B facilitam o metabolismo normal dos carboidratos.
*Vitamina B1, ou tiamina, protege contra a síndrome da morte súbita, controla a diabetes e é útil no tratamento de herpes.
*Vitamina B2 (riboflavina) é essencial para a produção de energia do organismo e auxilia a formação da glutationa.
*Vitamina C aumenta a imunidade contra infecções, reduz o colesterol e combate a infertilidade, tendo também ação anticancerígena.
*Vitamina E protege contra doenças cardiovasculares, estimula o sistema imunológico, protegendo contra doenças da pele e fortalecimento das unhas. Combate os radicais livres, servindo como antioxidante. É conhecida, também, como a vitamina da beleza.

Gordura monoinsaturada
* É a mesma do azeite de Oliva, que contém ácido oléico, seu principal componente e que defende as artérias da gordura oxidante do mau colesterol – LDL – tendo efeito destruidor sobre elas.

Sais minerais
* Fósforo - junto ao cálcio - contribui para a mineralização dos neurônios, melhorando o raciocínio. Fortalece os ossos, combatendo a osteoporose.
* Ferro: indispensável na formação do sangue - combate a anemia - atuando como veiculador do oxigênio para todo o organismo.



* Magnésio: é essencial à vida, ajudando no metabolismo da glicose e nutrindo os nervos e o cérebro; atua na formação dos tecidos, ossos e dentes; ajuda a metabolizar os carboidratos; controla a excitabilidade neuromuscular. Combate a extrema sensibilidade ao frio e ao calor.
* Potássio: age associado ao sódio, regularizando as batidas do coração e o sistema muscular; contribui para a formação das células.
*Cálcio: atua na formação de tecidos, ossos e dentes; age na coagulação do sangue e na oxigenação dos tecidos; combate as infecções e mantém o equilíbrio de ferro no organismo.
* Fósforo: é indispensável para o sistema nervoso e o sistema muscular;  junto com o cálcio e a vitamina D, atua na formação de ossos e dentes, combate o raquitismo, a ocorrência de fraturas; evita músculos atrofiados; alterações nervosas e contribui para a mineralização dos neurônios, melhorando o raciocínio.

Dilata os vasos sanguíneos
* Possui relevante valor energético devido às gorduras responsáveis pelo aumento do bom colesterol, - HDL.  Tem efeito protetor das artérias e, por consequência, sobre a saúde cardiovascular, ao contrário do LDL - o mau colesterol.
* Possui glutationa, antiradical livre, que protege o nosso organismo de agentes cancerígenos.
* Suas substâncias ativas, testerol e lecitina, o tornam eficaz no tratamento das artroses, reumatismo e gota, eliminando as dores reumáticas, a partir da extração de um excelente azeite obtido da fruta. É anti-inflamatório.
* Auxilia na desintoxicação do fígado.
* Diabetes: para as pessoas que sofrem deste mal, é aconselhável comer a polpa durante quinze dias.
* Afrodisíaco: atribui-se à polpa do abacate uma capacidade afrodisíaca.

PROPRIEDADES:
Segundo estudos feitos no México, maior produtor da fruta, ficou comprovado que as mulheres diabéticas que seguiram uma dieta à base de abacate, durante quatro semanas seguidas, obtiveram a redução do colesterol e da glicemia. Elas eram subordinadas à utilização da insulina. 

* Contém açúcar, fitosterol, lecitina, tanino e ácido oléico, linoléico e palmítico.
* A metade de um abacate, com 110 gramas, fornece 162 calorias e mais proteína do que qualquer outra fruta – cerca de 2g e, nesta quantidade, pode substituir a carne, porque contém gordura e o mesmo valor nutritivo. Por isto, pode fazer parte de uma refeição ou de um lanche. A gordura do abacate, por ser de origem vegetal, não aumenta o colesterol.

Sugestões
1) caso sinta necessidade de adoçar, dê preferência ao mel e ao melado de cana.  Não use açúcar branco. Mas, se não suportar, utilize o orgânico ou mascavo e vá diminuindo até se acostumar a não precisar adoçar.
2) Deve-se cortá-lo ao meio no sentido do comprimento. Depois, passe um pouco de limão para impedir o escurecimento da polpa, antes de guardá-lo na geladeira ou de usá-lo.
A vitamina C, contida no limão, impede a formação de radicais livres, conservando sua cor natural.

RECEITA CULINÁRIA
Sugestões
O abacate deve ser servido cru – pois, quando cozido, ele se torna amargo.
1) Fica delicioso, quando servido com camarões ou lagostas, também, quando se introduz camarões médios em uma das metades do fruto.
2) Pode ser cortado em cubinhos e acrescentá-lo em saladas. Fatiados, em pratos quentes: coloca-se no molho de tomate, com os condimentos a gosto, sobre peito de frango, filé de peixe grelhados, camarões ou lagostas.
3) Maionese de abacate - mais saudável do que as industrializadas ou como substitutas da manteiga e das margarinas.
Preparo: amasse a polpa, dissolva com azeite de oliva e iogurte natural desnatado. Coloque uma pitada de sal.

Como sobremesa: a polpa do abacate pode ser passada no liquidificador, para fazer um creme misturado com leite puro, com açúcar ou mel; pode também ser batido com condensado.  Neste caso, não utilizar açúcar.

RESSALVA - Quem estiver fazendo dieta para emagrecer, deve fazer consumo moderado deste tipo de receita, sob orientação médica, em virtude de seu alto valor calórico.

RECEITA DE CREMES AMACIANTES
*Para face e mãos
Polpa madura, mel de abelha. Amasse, faça uma massa cremosa (1/4 da polpa, 1 colher de sopa de mel de abelha). Aplique e deixe cerca de 30 a 40 minutos. Retire com água fria. Use pelo menos duas vezes por semana.
* Para cabelos
Polpa madura e uma colher de azeite de oliva e mel. Amasse e passe no couro cabeludo e nos cabelos utilizando um pente, para espalhar o creme, mecha por mecha, até as pontas.

PROPRIEDADES DO CAROÇO
* Afrodisíaco – o caroço também pode ser utilizado como um excelente afrodisíaco: aumenta a libido. 
Preparo – Depois de esmagá-lo, adicione vinho branco. Coloque em um recipiente de vidro escuro e protegido da luz e deixe a infusão, no mínimo, por 20 dias – não pode ser por menos tempo. Agite o recipiente algumas vezes, diariamente. Depois deste período, tome um cálice uma vez ao dia.

Em forma de Chá
* Elimina a diarréia, a tênia e outros vermes intestinais:
Utilize o caroço, tostado e moído bem fino até virar pó e coloque duas colheres de café em uma xícara de água morna e tome três vezes ao dia.

* Elimina a caspa
O Chá utilizado diretamente no couro cabeludo elimina a caspa, fortalece os cabelos e combate a calvície.
O caroço também pode ser consumido fresco, podendo ficar na geladeira por algum tempo, sem estragar.

PROPRIEDADE DAS FOLHAS
Uso externo
* Para tratar nevralgia, ou cefaléia (dor de cabeça) - Esquente um pouco d’água e coloque algumas folhas secas. Quando a mistura estiver morna, coloque sobre a cabeça, em forma de compressa, várias vezes ao dia, enquanto precisar.
Uso interno
A folha do abacateiro pode ser usada verde ou seca para fazer chá.
* Como Diurético: o chá é utilizado como diurético para eliminar cálculos renais
* Como antiflatulento: elimina a formação de gases intestinais;
* Fígado: ajuda a vesícula a liberar a bile, melhorando a digestão das gorduras. Se o fígado estiver saturado de gordura e tóxicos, e se você não sofre de problema com pressão arterial, tome três goles do chá de folhas secas, de hora em hora, durante todo o dia, por 15 dias.
* Diabetes: o chá de folhas secas serve especialmente aos diabéticos.
Como utilizar: tomar uma xícara de chá de folhas secas, sem açúcar,  após as refeições.
* Cansaço físico: Tome duas xícaras de chá das folhas secas, com algumas gotas de limão e uma colher de mel.
* Para emagrecer: por melhorar a digestão das gorduras, tomando três xícaras ao dia, ajuda nas dietas de emagrecimento. Não se deve aumentar as dosagens.
*Emenagogos - menstruação: provoca ou restabelece a menstruação).
*Gengivas e dentes: fortalece as gengivas e dentes, é só mastigar suas folhas.
*Afecções da garganta: gargarejar com chá das folhas.

Cuidados com o consumo do chá
1) Se você tiver problemas de palpitação, utilize sempre as folhas secas. As verdes costumam provocar palpitações cardíacas.
2) As pessoas  que tiverem problema com a pressão arterial  devem evitar tomar grandes quantidades diárias do chá, ou seja, mais de 3 xícaras por dia. Por ser diurético, pode reduzir muito a pressão arterial.
3) O aconselhável é tomar pela manhã e no máximo até às 17 horas. Evite ingerir no início da noite, para evitar o desconforto de ter que levantar da cama pra ir ao banheiro.

AS FOLHAS MAIS O CAROÇO
*Dores de cabeça, reumáticas e contusões.
Uso tópico
A mistura da folha e do caroço picados combate dores de cabeça, reumáticas e contusões.
Preparo: 1 colher de folha picada, outra de semente ralada, 1 xícara de álcool de cereais a 60%, 1 pedra de cânfora; aplicar nas partes doloridas com chumaço de algodão. Esta infusão não deve ser bebida;  é para uso tópico no local afetado, por um período de 5 dias.

PROPRIEDADES DAS CASCAS
As cascas do abacate são ricas em fitonutrientes - elementos que contêm magnésio e vitamina B6 - combatem os radicais livres; possui fibras, que auxiliam na saciedade e ajudam a acelerar o metabolismo, queimando as gorduras. Também é utilizado pra curar verminoses.
Preparo: lavar e moer bem a casca de abacate e misturar, em partes iguais, com casca de limão ralado; acrescentar mel e tomar, em jejum, uma colher das de sopa.

NOTA DO SITE
Todas as dicas de beleza e de saúde, que impliquem em ingerir soluções, chás e utilizar cremes, ainda que fitoterápicos, merecem cuidados. O uso errado pode provocar envenenamento, alergias, etc.
As informações contidas nesta matéria são oriundas de pesquisa em diversos sites. Foram divulgadas somente os dados que obtiveram identidade entre eles.
Todavia, não deixe de consultar seu médico.

OBSERVAÇÕES
1) É aconselhável dar preferência a frutas e legumes orgânicos, por não utilizarem agrotóxicos;  caso não seja possível, compre em feiras ou hortifrutigranjeiros. Escolha os mamões maiores. Dê umas sacudidas nele para perceber se o caroço está preso.
O uso do suco de limão deve ser utilizado, também, na banana e na maçã para evitar o escurecimento pela oxidação.
2) Não guarde os abacates verdes na geladeira. Ele deve ficar em lugar arejado. Deste modo a fruta amadurecerá naturalmente em poucos dias.
3) O Abacate é da família das Lauráceas, nativa da América Central. Seu nome científico é Persea gratissima Gaert.
4) É originário do México e América Central, sendo que o México é o maior produtor.
5) O abacateiro chegou ao Brasil em 1809.
A sua colheita é possível durante o ano todo. Porém, o máximo de produção ocorre nos meses de março e abril.
O abacate só começa a amadurecer depois de colhido e fica maduro em poucos dias. Por isto, não há necessidade de comprar apenas os que já estão maduros.

Colaboração da "Velha Amiga” Glace Vieira
que sugeriu a matéria e colaborou com o contéudo.

Fonte: pesquisa em diversos sites

enviados por Lou Micaldas - grupo velhos amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário