As cores e os Feng Shui
Para a maioria de nós, um arco-íris de cor se faz presente
em nossas vidas. Profundo não é? Mais de 80% de informação visual que temos
diariamente são provocadas por cores.
Como as cores ou
combinações de cores estimulam as pessoas a se interessarem por coisas tão
diferentes umas das outras? Como as cores podem nos fazer sentir prazer,
desgosto, frio, calor, nos atrair ou não, ou ainda, estimular ou
desestimular nosso apetite?
Muitas reações são instintivas, universais e atravessam
continentes, por assim dizer! Segundo Kathy Lamancusa, “Cores também mandam
mensagens que vão além da etnia, cor ou idade.
De acordo com um
estudo da Cooper Marketing Group, realizado em 1997, para 25% dos entrevistados
a cor que representa poder é o Vermelho Escarlate ,
enquanto para 17% é a cor Preta e para 13%, é a cor Violeta. Mais de 55% dos
entrevistados escolheram essas cores dentre outras 100! A cor Pink foi eleita
por 27% do entrevistados no quesito fragilidade, enquanto para 9% é a
cor Branca e para 9%, o Roxo Claro.”
Outras associações com as cores são específicas para regiões
ou culturas. Misturando um conjunto apropriado de cores
podem causar efeitos negativos em determinados grupos de pessoas.
O webdesign tem entendido que as cores são fundamentais na
promoção de um produto, tendo como foco a utilização correta de cores para
determinados segmentos culturais, sendo essa cultura alvo de respeito, assim
como a idade de seu público alvo.
Evitando o uso de
cores sem sentido ou entediantes, um design atrativo é obtido com um conjunto
de suas sombras e tonalidades que o mantém interessante aos olhos. O
adicionamento de texturas pode alterar um pouco o tom – uma textura rugosa
pode, por exemplo, escurecer um pouco o tom, enquanto uma textura lisa pode
deixá-la mais clara, usando-se a mesma cor!
O uso de “cores da moda” pode causar efeitos
contraditórios e constrangedores – por exemplo, o uso da cor Verde Limão. Como
Jill Morton disse: “Psicologicamente, as cores “extravagantes” podem capturar
mais a atenção do que cores elegantes. A história confirma o uso dessas cores
na arte, na virada do século 20.
As cores: seus significados por REGIÃO e seus efeitos
Vermelho
Europa – Perigo, amor, excitação.
China – É cor tradicional das noivas, boa sorte, celebração,
alegria, felicidade, vitalidade, vida longa, indica a direção do Sul. Chineses
costumam dizer: “Quando alto é muito vermelho, é púrpura!” – Vermelho
Púrpura significa sorte e fama!
Japão – Vida
Índia – Pureza
Oriental – Alegria (junto com branco)
Hebraico – Sacrifício, pecado
Cristão – Sacrifício, paixão, amor
Estados Unidos – Natal (junto com verde), Dia dos
Namorados (junto com branco)
África do Sul – Luto
Aborígines Australianos – A terra, a Terra, Ocre Ceremonial
Cherokees – Sucesso
Hopi – A direção para o Sul
Romanos – A cor vermelha na bandeira significa o “Início da
Batalha”
Celtas – Morte, vida após a morte
Feng Shui – Yang, fogo, boa sorte, dinheiro, respeito,
reconhecimento, proteção, vitalidade
SEUS EFEITOS
Energia, força, paixão, erotismo, coragem, elemento do fogo,
objetivos na carreira, ação rápida, luxúria, desejo, sangue, vibração, forças
direcionadas, risco, fama, amor, sobrevivência, guerra, revolução, perigo,
agressão, poder;
determinação,
intensidade emocional, sexo, provocativa, dinâmica, estimulante, brava, tem um
bom sabor, liderança, drama, velocidade, calor, morna, violência, atenção,
generosidade, romance.
O vermelho estimula o metabolismo, aumenta os batimentos
cardíacos, a transpiração, a pressão arterial e abre o apetite. O vermelho é
uma forte cor masculina.
O vermelho tende a promover imagens e textos, faz os objetos
parecerem maiores e mais pertos, porém, de maneira menos intensa que o
amarelo.
O vermelho vivo pode ser irritante se usado em grandes áreas
e muito bem selecionado em ações de encorajamento para pessoas! Exemplo: para
botões de “Compre Aqui!”.
Como estimulador do apetite, o vermelho é usado na promoção
de produtos associados à energia: bebidas, carros, esportes e jogos.
Cuidado ao usar o vermelho perto do verde! Como diria o
velho ditado: “Vermelho e Verde não deveriam ser apresentados sem algo entre
ambos!”. Da mesma maneira, misturar Vermelho Vivo com Azul Vibrante também não
é recomendado: a combinação é bem cansativa aos olhos.
Vermelho claro – felicidade, sensualidade,
paixão, sensibilidade, amor, indecisão
Vermelho escuro – sobre-carregamento enérgico,
ódio, ira, tensão, vigor, raiva, liderança, coragem, saudade, malícia
Marron – Yang, indecisão
PINK
Europa – Cor feminina, bebês mulheres
Norte da Índia – Cor feminina
Japão – Popular para ambos os sexos
Coreia – Confiança
Feng Shui – yin, amor
Seus efeitos
Romance, amor, amizade, feminilidade, verdade, passividade,
boas intenções, cura emocional, paz, calmante, afeição, maturidade emocional,
cuidado (no sentido de cuidar!), sabor adocicado, aroma adocicado, etéreo,
delicado
Pink claro – a doçura da juventude, fragilidade
Pink vibrante – espíritos elevados, energia,
juventude
LARANJA
Europa – Outono, criatividade, colheira
Holanda – É a cor favorita (A casa do Laranja)
Irlanda – Protesto
Estados Unidos – Halloween, produtos baratos
Hinduísmo – Saffron (é um pêssego laranja) é uma cor sagrada
Feng Shui – Yang, Terra, forças para
concentração, propósito, organização
Seus efeitos
Morno, energia, balanço, entusiasmo, vibrante, vitalidade,
expansivo, extravagante, excitante, objetivos profissionais, acordos, ambição,
carreira, objetivos, sucesso geral, justiça, questões legais, vendas, ação,
chamar a atenção, o sol;
amigável, convidar,
intenso, alegre, força, rígido, rápido entendimento, tropical, rápido
movimento, bem-estar mental e físico, caridade, coisas crescentes, fascinação,
inícios;
quente, criativo,
outono, determinação, atração, sucesso, encorajamento, Terra, estimulante do
apetite e estimulante mental, levanta os ânimos, assertivo, força social,
saúde, independente.
Nos restaurantes, como laranja é um estimulante do
apetite, é usado para decorar o mesmo e assim induzir à compra. Menos
apaixonante que o vermelho, o laranja ainda assim aumenta o envio de oxigênio
ao cérebro, estimulando a atividade mental. Popular entre os jovens.
“Como sempre olhamos para o laranja, uma pesquisa embasada
(incluindo dados reunidos pelo The Global Color Survey, no site
www.colormatters.com e do Pantone Consumer Color Preference Study, em 1996),
documenta que o Laranja é uma das cores favoritas dos americanos.
Em 1991, a revista Forbes chamou a atenção com uma capa
laranja, dizendo para tomarem cuidado com a associação entre o laranja e as
coisas mundanas na sua edição de dezembro, chamada “Por acaso o Laranja
significa ‘BARATO’?”. Sim, significa.
Laranja escuro – Outono, desprezo, desconfiança
Laranja avermelhado – Desejo, sexualidade,
prazer, dominação, agressão, sede por ação
Laranja vivo – Cítrico, saúde
Laranja claro – Damasco, coral, pêssego e melão
são sofisticados
MARROM
Colômbia – desencoraja vendas
Aborígenes Australianos – a cor da terra, ocre ceremonial
Feng Shui – Yang, Terra, indústria, chão
Seus efeitos
Amizade, eventos especiais, Terra, pensamentos
materialistas, coração, casa, ar livre, retraído, reabilitação, credibilidade,
conforto, estabilidade, simplicidade;
longevidade,
intimidade, tranquilidade, masculino, contentamento, força, sensualidade, produtividade,
passividade, fertilidade, generosidade, sujo, substância, praticidade, trabalho
pesado
O marrom é uma cor inexpressiva se não utilizada com alguma
textura ou outra cor para dar destaque a ele. Bem usável para promover gêneros
alimentícios e produtos para trabalho ou diversão.
Marrom avermelhado – Colheita, outono
Beges – Yang, sofisticação, proximidade,
concilia emoções
Acobreado – Paixão, objetivos monetários,
crescimento profissional, produtividade nos negócios, o movimento na carreira
Marrom café – Sofisticação, riqueza, robustez,
cocar
OURO
Pelo mundo – sucesso, alta qualidade, dinheiro
Feng Shui – Yang, Metal, a consciência de Deus
Seus efeitos
Saúde, Deus, vencer, seguro, poder masculino, felicidade,
bem humorado, prestígio, sabedoria, espírito amável,
pontual, proposital, fantástico, amor espiritual, conquista
corações, desejo de poder, poderes místicos, matemática avançada, ciências,
concentração, realização
O ouro e o azul marinho (credibilidade) são as melhores
combinações para vender à homens e a segunda melhor para vender às mulheres.
AMARELO
Europa – Esperança, alegria, perigos, covardia,
fraqueza, taxas
Ásia – Sagrado, imperial
China – Nutritivo, realeza
Egito – Luto
Japão – Coragem
Índia – Mercadores
Budismo – Sabedoria
Feng Shui – Yang, Terra, auspicio, raios de sol,
morno, movimento
Seus efeitos
Sol, inteligência, luz, aprendizado acelerado, memória,
imaginação lógica, energia social, cooperação, organização, quebra de bloqueios
mentais, luz do sol, alegria, felicidade,
intelecto, energia,
otimismo, pureza, entusiasmo, morno, honra, lealdade, força mental, clareza,
percepção, entendimento, conhecimento, desonesto, traidor, invejoso,
cobiça, desprezo,
doença, fraqueza, cuidado (no sentido de “atenção”), covarde, seguidor,
curioso, confidente, humorado, sonhador, criativo, desejo de impor, ação,
idealismo, verão, filosofia, incerteza, glória.
O amarelo estimula a atividade cerebral, gera energia
muscular e chama a atenção – é a cor mais visível para o olho humano.
O objetos amarelos “pulam” à nossa vista. Alunos que
estudam em salas amarelas tem melhor rendimento. Um amarelo alegre pode ser
usado para promover produtos infantis ou para lazer e alimentos, utilizando-se
especialmente de combinações com outros tons frutais ou vegetais, e o amarelo
ainda é a melhor escolha para destacar textos.
Com sobre-uso, o
amarelo pode causar distúrbios e produzir ansiedade. Bebês choram
mais em quartos amarelos. Amarelo contra preto denota avisos, a picada da
abelha.
O amarelo não é uma cor prática para usar em produtos
masculinos. Eles acham que o produto não é de confiança e o acham ainda,
infantis. E evite usar amarelo se deseja evocar segurança e estabilidade.
Cuidados se fazem
necessários com os diferentes tons de amarelo, pois eles podem perder seu calor
e parecer sujo.
Amarelo pálido – Cuidado, decadência, doença,
idade do ciúme
Amarelo claro – Intelecto, frescor e alegria
Marfim/Creme – Quietude, prazeroso, calmo,
elegância acima de tudo, pureza, suavidade, mais rico e quente que o branco
VERDE
China – Exorcismo, uma pessoa com um chapéu
verde indica que a esposa o está traindo
Japão – Vida
Islã – Esperança – acredita-se que a capa do profeta era verde,
virtude – somente as pessoas com fé perfeita podem usar verde
Irlanda – Símbolo do país, católico
Europa/Estados Unidos – Primavera,
recém-nascido, vá, seguro, avisos ambientais, Dia de São Patrício, Natal (junto
com vermelho)
Estados Unidos – Dinheiro
Feng Shui – Yin, Árvore, energia crescente,
balanceado, normaliza a harmonia, cura, saúde, paz, calmante
Seus efeitos
Mãe Terra, cura física, sucesso financeiro, abundância,
fertilidade, plantas e árvores mágicas, crescimento, comida, esperança,
objetivos pessoais, ressurreição, renovação, juventude, estabilidade,
resistência, frescor, natureza,
ambiente,
tranquilidade, refrescante, quietude, esperança, imortalidade, saúde, cura, boa
sorte, juventude, inveja, inexperiência, árvores, grama, vigor, crescimento,
harmonia, responsabilidade, generosidade, segurança, desgraça,
compaixão, moderação,
diplomacia, calma, contemplação, alegria, amor, abundância, balanço, autocontrole,
suave, compartilhar, dependência, amigável. O excesso de verde faz crescer a “doença”
se houver, se for usado com critério e equilíbrio é benéfico.
O Verde abaixa a pressão arterial, relaxa o sistema nervoso,
acalma e suaviza o pensamento, estimula a criatividade, e é um inibidor do
apetite. O verde é fácil de ser visto pelos olhos humanos e pode melhorar a
visão. Imagens colocadas em um fundo verde parecem estar mais longe. O verde é
bem popular em várias culturas.
Usadas para promover produtos orgânicos, saudáveis e
naturais.
Verde escuro – Dinheiro, ambição, ganância,
inveja, peso, prestígio, promove concentração
Verde amarelado/Verde limão – Doença, covardia,
discórdia e inveja, náusea – não use essa cor para promover produtos
alimentícios, é um inibidor do apetite.
Verde oliva – paz
Abacate – Refrigeradores dos anos 60 e 70
Verde azulado – Grupo de cor bem aceito entre
todas as idades.
TURQUESA
Antigos persas – Afastar mau-olhado
Seus efeitos
Calmante, cura emocional, proteção, refrescante, sofisticado
O Turquesa é igualmente popular entre homens e mulheres.
Mistura bem com pinks pálidos e lavanda para um aspecto feminino.
Cria um cenário retrô com turquesa e pink no Art Deco pela
combinação com preto e branco. Combinado com cinza, prata, terracota e beges,
produz um “aspecto caipira americano”. Com laranja e amarelo, apresenta
inovação, passa uma imagem de atualidade e pode ser usada em sites com teor
esportivo.
Turquesa claro – Feminino
AZUL
Europa – Suavidade, “ter algo azul” é uma tradição das noivas
Cherokees – Derrota, problema
Irã – Luto
China – Imortalidade
Colômbia – Sabão
Hinduísmo – A cor de Krishna
Judaísmo – Sagração
Cristianismo – A cor da roupa de Maria
Oriente Médio – Proteção
Ao redor do mundo – “cor” da segurança
Feng Shui – Yin, Água, calmaria, amor, cura, relaxamento,
paz, confiança, aventura, exploração
Seus efeitos
Boa fortuna, comunicação, sabedoria, proteção, inspiração
espiritual, calmaria, reafirmação, gentileza, fluidez, água, oceano,
criatividade, paz, pensamentos elevados, mistério, céu, formal, viagem,
devoção, progresso, liberdade, acredita na melhora da humanidade, amor,
confiança, lealdade,
inteligência, artístico, compaixão, força nata, depressão,
tristeza, estabilidade, unidade, entendimento, aceitação, conservadorismo,
segurança, limpeza, ordem, conforto, frio, tecnologia, harmonia, profundidade,
fé, Paraíso, sinceridade, piedade, precisão, intelecto, consciência, mensagens,
falante, idéias, compartilhador, cooperação, idealismo, empatia, relaxamento,
afeição, inspiração, amizade, paciência, contemplação, infinidade, harmonia.
Alguns acreditam que o Azul retarda o metabolismo e inibe o
apetite. Imagens, objetos se destacam automaticamente em um fundo azul, não
precisando do foco do olho humano para isso.
Com sobreuso, pode gerar um sentimento de frio. Também
de grande preferência feminina, o azul ainda é a cor favorita dos homens e é
bem escolhida para sites que abordem tecnologia, produtos medicinais, sendo
também utilizados em páginas sobre limpeza, o ar, céu, água, oceanos e
veículos.
O Azul é a cor
favorita de mais da metade da população mundial – é a cor com menor incidência
de negação em praticamente, todas as culturas.
Designs de alto impacto podem ser criados utilizando-se as
combinações entre azul, vermelho e amarelo. Combinações entre azuis claros e
escuros podem remeter a sentimentos de confiança.
Azul claro – etéreo, delicado, calmante,
saúde, tranquilidade, entendimento, suavidade
Azul Royal – Riqueza, superioridade, frio
Azul Escuro – Profundidade,esperteza,
estabilidade, credibilidade (especialmente se associado ao Ouro!), intelecto,
sabedoria, cores corporativas, poder, integridade, seriedade, saúde, decidida,
Judicial, ordem, lógica, dependência, serenidade
Combinações entre tons claros e escuros de azul cria uma
sofisticada e conservadora imagem.
PÚRPURA (Roxo)
Tailândia – Luto
Europa – Realeza
Catolicismo – Luto, morte, crucificação
Feng Shui – Yin, alerta espiritual, cura física e mental
Seus efeitos
Influência, o terceiro olho, habilidades psicológicas, poder
espiritual, seguro de si, conhecimento escondido, dignidade, grandes
aspirações, realeza, espiritualidade, nobreza, cerimônia, mistério, transformação,
sabedoria, sofisticação;
crueldade,
arrogância, intuição, sonhos, inconsciente, invisível, telepatia, empatia,
imaginação, deja vu, espírito universal, ligação espiritual, verdade profunda,
extravagância, criatividade, mágica, ego, ambição, fama, luxúria, riqueza,
sensualidade, elegância, contemplação, meditação, majestade, lesbianismo,
paganismo, conceito, náusea.
Aproximadamente 75% das pré-adolescentes preferem Púrpura ao
invés de qualquer outra cor, e por isso, a maior parte das promoções para
produtos com esse público alvo usa essa cor.
Púrpura claro é usado para criar designs femininos.
Exposição excessiva a essa cor faz as pessoas ficarem mal-humoradas, com
que se retirem do local ou que não fiquem tão a vontade nesses recintos. O
Púrpura é cor que se polariza – as pessoas ou gostam ou não da cor.
Lavanda – Yang, indecisão sexual, maleabilidade,
romance, nostalgia, feminismo
Púrpura escuro – Melancolia, tristeza,
frustração, realeza, riqueza
Cor de malva – Yang, consciência mundial.
Violeta – Meditação, criatividade, concentração,
quietude, força criativa, beleza, inspiração, artística, música, excelência,
etérea, sensual, responsável, sacrifício
Púrpura azulado – Místico
Púrpura avermelhado – sensual
BRANCO
Europa – Casamento, anjos, hospital, médico,
paz, leite
Japão – Luto, um Cravo Branco significa morte
China – Morte, luto
Índia – Infelicidade
Oriente – Funeral
Feng Shui – Yang, Metal, morte, luto, espíritos
ancestrais, fantasmas, equilíbrio, confiança
Seus efeitos
Espiritualidade, deuses, paz, pureza, virgindade,
reverência, simplicidade, limpeza, humildade, precisão, inocência, juventude,
nascimento, inverno, neve, bom, esterilizado, frio, clínico, clareza,
perfeição, luz, segurança, positividade, fé, inovações de sucesso, união, auto
sacrifício, sagrado, divindade feminina.
O quarto inteiro em branco pode causar um sensação
desconfortável. O branco é bom para ser utilizado como fundo ou cor para
acentuar o brilho de outras. O branco é percebido pelos olhos como uma cor de
brilho.
O branco pode indicar simplicidade em produtos de alta
tecnologia e segurança e limpeza para produtos médicos.
PRATA
Feng Shui – Yin, Metal, confiabilidade, romance
Seus efeitos
Glamour, distinção, high tech, industrial, idade de graça,
telepatia, clarividência, intuição, sonhos, energias astrais, poder feminino,
comunicações, divindades, detalhes ricos de ornamentação, modernidade.
Para criar um visual high tech, use o Prata com outras
cores. O Prata trabalha bem junto ao Ouro e Branco para promover um sentimento
de poder e controle.
Prata e outros refletores são bem atrativos aos olhos e são
associados a coisas fundamentais à vida.
CINZA
Feng Shui – Yin, Metal, morto, aborrecido,
indefinido
Seus efeitos
Segurança, confiança, inteligência, modéstia, dignidade,
maturidade, solidez, conservadora, prática, idade avançada, tristeza,
entediante, profissional, sofisticada, durável, qualidade, quietude,
melancólica.
PRETO
Europa – Funeral, morte, luto, rebelião, legal,
descanso eterno
China – Cor dos jovens garotos
Tailândia – Azar, infelicidade, mal
Judaísmo – Infelicidade, azar, mal
Aborígenes Australianos – a cor das pessoas, ocre cerimonial
Feng Shui – Yin, Água, dinheiro, vinda, sucesso
na carreira, proteção emocional, poder, estabilidade, machucados, mal
Seus efeitos
Proteção, repele negatividades, poder, sexualidade,
sofisticação, formal, elegância, clássica, mistério, medo, mal, anonimato,
infelicidade, profundidade, estilo, tristeza,
remorso, raiva, underground, música moderna, espaço, de alta
qualidade, azar, reservado, digno, medo do desconhecido, noite, vazio, sujo,
força do personagem, dramática, autoritária, prestígio, confiável, forte, anti
regras, séria.
O Preto é uma excelente cor técnica, e ajuda a atingir
objetivos em um sofisticado mercado ou para criar um ar de mistério em produtos
para jovens.
Em uma grande área, o Preto pode ser depressivo. Usar Preto
como cor de fundo traz a sensação de perspectiva e profundidade, eles
dinamizam a leitura do texto. Muito recomendado para sites que abordem Artes e
Fotografia como tema, e ainda, ajuda outras cores a se tornarem vibrantes.
Adaptado do original: The Meaning of Colours
http://www.andrebuzzo.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário