sábado, 4 de outubro de 2014

As cores e o feng shui





As cores  e os Feng Shui


Para a maioria de nós, um arco-íris de cor se faz presente em nossas vidas. Profundo não é? Mais de 80% de informação visual que temos diariamente são provocadas por cores.

 Como as cores ou combinações de cores estimulam as pessoas a se interessarem por coisas tão diferentes umas das outras? Como as cores podem nos fazer sentir prazer, desgosto, frio, calor, nos atrair ou não, ou ainda,  estimular ou desestimular nosso apetite?

Muitas reações são instintivas, universais e atravessam continentes, por assim dizer! Segundo Kathy Lamancusa, “Cores também mandam mensagens que vão além da etnia, cor ou idade.

 De acordo com um estudo da Cooper Marketing Group, realizado em 1997, para 25% dos entrevistados a cor que representa poder  é o Vermelho Escarlate , enquanto para 17% é a cor Preta e para 13%, é a cor Violeta. Mais de 55% dos entrevistados escolheram essas cores dentre outras 100! A cor Pink foi eleita por 27% do entrevistados no quesito fragilidade, enquanto para 9% é a cor Branca e para 9%, o Roxo Claro.”

Outras associações com as cores são específicas para regiões ou culturas. Misturando um conjunto apropriado de cores podem causar efeitos negativos em determinados grupos de pessoas.

O webdesign tem entendido que as cores são fundamentais na promoção de um produto, tendo como foco a utilização correta de cores para determinados segmentos culturais, sendo essa cultura alvo de respeito, assim como a idade de seu público alvo.

 Evitando o uso de cores sem sentido ou entediantes, um design atrativo é obtido com um conjunto de suas sombras e tonalidades que o mantém interessante aos olhos. O adicionamento de texturas pode alterar um pouco o tom – uma textura rugosa pode, por exemplo, escurecer um pouco o tom, enquanto uma textura lisa pode deixá-la mais clara, usando-se a mesma cor!

O uso de “cores da moda” pode causar efeitos contraditórios e constrangedores – por exemplo, o uso da cor Verde Limão. Como Jill Morton disse: “Psicologicamente, as cores “extravagantes” podem capturar mais a atenção do que cores elegantes. A história confirma o uso dessas cores na arte, na virada do século 20.


As cores: seus significados por REGIÃO e seus efeitos
Vermelho

Europa – Perigo, amor, excitação.
China – É cor tradicional das noivas, boa sorte, celebração, alegria, felicidade, vitalidade, vida longa, indica a direção do Sul. Chineses costumam dizer:  “Quando alto é muito vermelho, é púrpura!” – Vermelho Púrpura significa sorte e fama!



Japão – Vida
Índia – Pureza
Oriental – Alegria (junto com branco)
Hebraico – Sacrifício, pecado
Cristão – Sacrifício, paixão, amor
Estados Unidos – Natal (junto com verde), Dia dos Namorados (junto com branco)
África do Sul – Luto
Aborígines Australianos – A terra, a Terra, Ocre Ceremonial



Cherokees – Sucesso

Hopi – A direção para o Sul
Romanos – A cor vermelha na bandeira significa o “Início da Batalha”
Celtas – Morte, vida após a morte
Feng Shui – Yang, fogo, boa sorte, dinheiro, respeito, reconhecimento, proteção, vitalidade


SEUS EFEITOS
Energia, força, paixão, erotismo, coragem, elemento do fogo, objetivos na carreira, ação rápida, luxúria, desejo, sangue, vibração, forças direcionadas, risco, fama, amor, sobrevivência, guerra, revolução, perigo, agressão, poder;

 determinação, intensidade emocional, sexo, provocativa, dinâmica, estimulante, brava, tem um bom sabor, liderança, drama, velocidade, calor, morna, violência, atenção, generosidade, romance.

O vermelho estimula o metabolismo, aumenta os batimentos cardíacos, a transpiração, a pressão arterial e abre o apetite. O vermelho é uma forte cor masculina.

O vermelho tende a promover imagens e textos, faz os objetos parecerem maiores e mais pertos, porém, de maneira menos intensa  que o amarelo.

O vermelho vivo pode ser irritante se usado em grandes áreas e muito bem selecionado em ações de encorajamento para pessoas! Exemplo: para botões de “Compre Aqui!”.
Como estimulador do apetite, o vermelho é usado na promoção de produtos associados à energia: bebidas, carros, esportes e jogos.

Cuidado ao usar o vermelho perto do verde! Como diria o velho ditado: “Vermelho e Verde não deveriam ser apresentados sem algo entre ambos!”. Da mesma maneira, misturar Vermelho Vivo com Azul Vibrante também não é recomendado: a combinação é bem cansativa aos olhos.

Vermelho claro – felicidade, sensualidade, paixão, sensibilidade, amor, indecisão
Vermelho escuro – sobre-carregamento enérgico, ódio, ira, tensão, vigor, raiva, liderança, coragem, saudade, malícia
Marron – Yang, indecisão

PINK
Europa – Cor feminina, bebês mulheres

Norte da Índia – Cor feminina
Japão – Popular para ambos os sexos
Coreia  – Confiança



Feng Shui – yin, amor

Seus efeitos
Romance, amor, amizade, feminilidade, verdade, passividade, boas intenções, cura emocional, paz, calmante, afeição, maturidade emocional, cuidado (no sentido de cuidar!), sabor adocicado, aroma adocicado, etéreo, delicado

Pink claro – a doçura da juventude, fragilidade
Pink vibrante – espíritos elevados, energia, juventude
LARANJA

Europa – Outono, criatividade, colheira

Holanda – É a cor favorita (A casa do Laranja)
Irlanda – Protesto
Estados Unidos – Halloween, produtos baratos
Hinduísmo – Saffron (é um pêssego laranja) é uma cor sagrada



Feng Shui – Yang, Terra, forças para concentração, propósito, organização

Seus efeitos
Morno, energia, balanço, entusiasmo, vibrante, vitalidade, expansivo, extravagante, excitante, objetivos profissionais, acordos, ambição, carreira, objetivos, sucesso geral, justiça, questões legais, vendas, ação, chamar a atenção, o sol;

 amigável, convidar, intenso, alegre, força, rígido, rápido entendimento, tropical, rápido movimento, bem-estar mental e físico, caridade, coisas crescentes, fascinação, inícios;
 quente, criativo, outono, determinação, atração, sucesso, encorajamento, Terra, estimulante do apetite e estimulante mental, levanta os ânimos, assertivo, força social, saúde, independente.

Nos restaurantes, como  laranja é um estimulante do apetite, é usado para decorar o mesmo e assim induzir à compra. Menos apaixonante que o vermelho, o laranja ainda assim aumenta o envio de oxigênio ao cérebro, estimulando a atividade mental. Popular entre os jovens.

“Como sempre olhamos para o laranja, uma pesquisa embasada (incluindo dados reunidos pelo The Global Color Survey, no site www.colormatters.com e do Pantone Consumer Color Preference Study, em 1996), documenta que o Laranja é uma das cores favoritas dos americanos.

Em 1991, a revista Forbes chamou a atenção com uma capa laranja, dizendo para tomarem cuidado com a associação entre o laranja e as coisas mundanas na sua edição de dezembro, chamada “Por acaso o Laranja significa ‘BARATO’?”. Sim, significa.

Laranja escuro – Outono, desprezo, desconfiança
Laranja avermelhado – Desejo, sexualidade, prazer, dominação, agressão, sede por ação
Laranja vivo – Cítrico, saúde
Laranja claro – Damasco, coral, pêssego e melão são sofisticados

MARROM

Colômbia – desencoraja vendas

Aborígenes Australianos – a cor da terra, ocre ceremonial
Feng Shui – Yang, Terra, indústria, chão


Seus efeitos
Amizade, eventos especiais, Terra, pensamentos materialistas, coração, casa, ar livre, retraído, reabilitação, credibilidade, conforto, estabilidade, simplicidade;

 longevidade, intimidade, tranquilidade, masculino, contentamento, força, sensualidade, produtividade, passividade, fertilidade, generosidade, sujo, substância, praticidade, trabalho pesado

O marrom é uma cor inexpressiva se não utilizada com alguma textura ou outra cor para dar destaque a ele. Bem usável para promover gêneros alimentícios e produtos para trabalho ou diversão.

Marrom avermelhado – Colheita, outono
Beges – Yang, sofisticação, proximidade, concilia emoções
Acobreado – Paixão, objetivos monetários, crescimento profissional, produtividade nos negócios, o movimento na carreira
Marrom café – Sofisticação, riqueza, robustez, cocar

OURO
Pelo mundo – sucesso, alta qualidade, dinheiro

Feng Shui – Yang, Metal, a consciência de Deus

Seus efeitos
Saúde, Deus, vencer, seguro, poder masculino, felicidade, bem humorado, prestígio, sabedoria, espírito amável,

pontual, proposital, fantástico, amor espiritual, conquista corações, desejo de poder, poderes místicos, matemática avançada, ciências, concentração, realização

O ouro e o azul marinho (credibilidade) são as melhores combinações para vender à homens e a segunda melhor para vender às mulheres.

AMARELO
Europa – Esperança, alegria, perigos, covardia, fraqueza, taxas

Ásia – Sagrado, imperial
China – Nutritivo, realeza
Egito – Luto



Japão – Coragem

Índia – Mercadores
Budismo – Sabedoria



Feng Shui – Yang, Terra, auspicio, raios de sol, morno, movimento
Seus efeitos
Sol, inteligência, luz, aprendizado acelerado, memória, imaginação lógica, energia social, cooperação, organização, quebra de bloqueios mentais, luz do sol, alegria, felicidade,

 intelecto, energia, otimismo, pureza, entusiasmo, morno, honra, lealdade, força mental, clareza, percepção, entendimento, conhecimento, desonesto, traidor, invejoso,

 cobiça, desprezo, doença, fraqueza, cuidado (no sentido de “atenção”), covarde, seguidor, curioso, confidente, humorado, sonhador, criativo, desejo de impor, ação, idealismo, verão, filosofia, incerteza, glória.

O amarelo estimula a atividade cerebral, gera energia muscular e chama a atenção – é a cor mais visível para o olho humano.

 O objetos amarelos “pulam” à nossa vista. Alunos que estudam em salas amarelas tem melhor rendimento. Um amarelo alegre pode ser usado para promover produtos infantis ou para lazer e alimentos, utilizando-se especialmente de combinações com outros tons frutais ou vegetais, e o amarelo ainda é a melhor escolha para destacar textos.
 Com sobre-uso, o amarelo pode causar distúrbios e produzir ansiedade. Bebês choram mais em quartos amarelos. Amarelo contra preto denota avisos, a picada da abelha.

O amarelo não é uma cor prática para usar em produtos masculinos. Eles acham que o produto não é de confiança e o acham ainda, infantis. E evite usar amarelo se deseja evocar segurança e estabilidade.

 Cuidados se fazem necessários com os diferentes tons de amarelo, pois eles podem perder seu calor e parecer sujo.

Amarelo pálido – Cuidado, decadência, doença, idade do ciúme
Amarelo claro – Intelecto, frescor e alegria
Marfim/Creme – Quietude, prazeroso, calmo, elegância acima de tudo, pureza, suavidade, mais rico e quente que o branco

VERDE
China – Exorcismo, uma pessoa com um chapéu verde indica que a esposa o está traindo

Japão – Vida
Islã – Esperança – acredita-se que a capa do profeta era verde, virtude – somente as pessoas com fé perfeita podem usar verde
Irlanda – Símbolo do país, católico



Europa/Estados Unidos – Primavera, recém-nascido, vá, seguro, avisos ambientais, Dia de São Patrício, Natal (junto com vermelho)

Estados Unidos – Dinheiro



Feng Shui – Yin, Árvore, energia crescente, balanceado, normaliza a harmonia, cura, saúde, paz, calmante
Seus efeitos

Mãe Terra, cura física, sucesso financeiro, abundância, fertilidade, plantas e árvores mágicas, crescimento, comida, esperança, objetivos pessoais, ressurreição, renovação, juventude, estabilidade, resistência, frescor, natureza,

 ambiente, tranquilidade, refrescante, quietude, esperança, imortalidade, saúde, cura, boa sorte, juventude, inveja, inexperiência, árvores, grama, vigor, crescimento, harmonia, responsabilidade, generosidade, segurança, desgraça,

 compaixão, moderação, diplomacia, calma, contemplação, alegria, amor, abundância, balanço, autocontrole, suave, compartilhar, dependência, amigável. O excesso de verde faz crescer a “doença” se houver, se for usado com critério e equilíbrio é benéfico.

O Verde abaixa a pressão arterial, relaxa o sistema nervoso, acalma e suaviza o pensamento, estimula a criatividade, e é um inibidor do apetite. O verde é fácil de ser visto pelos olhos humanos e pode melhorar a visão. Imagens colocadas em um fundo verde parecem estar mais longe. O verde é bem popular em várias culturas.

Usadas para promover produtos orgânicos, saudáveis e naturais.
Verde escuro – Dinheiro, ambição, ganância, inveja, peso, prestígio, promove concentração
Verde amarelado/Verde limão – Doença, covardia, discórdia e inveja, náusea – não use essa cor para promover produtos alimentícios, é um inibidor do apetite.

Verde oliva – paz
Abacate – Refrigeradores dos anos 60 e 70
Verde azulado – Grupo de cor bem aceito entre todas as idades.
TURQUESA
Antigos persas – Afastar mau-olhado
Seus efeitos
Calmante, cura emocional, proteção, refrescante, sofisticado
O Turquesa é igualmente popular entre homens e mulheres. Mistura bem com pinks pálidos e lavanda para um aspecto feminino.

Cria um cenário retrô com turquesa e pink no Art Deco pela combinação com preto e branco. Combinado com cinza, prata, terracota e beges, produz um “aspecto caipira americano”. Com laranja e amarelo, apresenta inovação, passa uma imagem de atualidade e pode ser usada em sites com teor esportivo.
Turquesa claro – Feminino
AZUL

Europa – Suavidade, “ter algo azul” é uma tradição das noivas
Cherokees – Derrota, problema
Irã – Luto
China – Imortalidade
Colômbia – Sabão



Hinduísmo – A cor de Krishna

Judaísmo – Sagração
Cristianismo – A cor da roupa de Maria
Oriente Médio – Proteção
Ao redor do mundo – “cor” da segurança



Feng Shui – Yin, Água, calmaria, amor, cura, relaxamento, paz, confiança, aventura, exploração

Seus efeitos
Boa fortuna, comunicação, sabedoria, proteção, inspiração espiritual, calmaria, reafirmação, gentileza, fluidez, água, oceano, criatividade, paz, pensamentos elevados, mistério, céu, formal, viagem, devoção, progresso, liberdade, acredita na melhora da humanidade, amor, confiança, lealdade,

inteligência, artístico, compaixão, força nata, depressão, tristeza, estabilidade, unidade, entendimento, aceitação, conservadorismo, segurança, limpeza, ordem, conforto, frio, tecnologia, harmonia, profundidade, fé, Paraíso, sinceridade, piedade, precisão, intelecto, consciência, mensagens, falante, idéias, compartilhador, cooperação, idealismo, empatia, relaxamento, afeição, inspiração, amizade, paciência, contemplação, infinidade, harmonia.

Alguns acreditam que o Azul retarda o metabolismo e inibe o apetite. Imagens, objetos se destacam automaticamente em um fundo azul, não precisando do foco do olho humano para isso.

Com sobreuso,  pode gerar um sentimento de frio. Também de grande preferência feminina, o azul ainda é a cor favorita dos homens e é bem escolhida para sites que abordem tecnologia, produtos medicinais, sendo também utilizados em páginas sobre limpeza, o ar, céu, água, oceanos e veículos.

 O Azul é a cor favorita de mais da metade da população mundial – é a cor com menor incidência de negação em praticamente, todas as culturas.

Designs de alto impacto podem ser criados utilizando-se as combinações entre azul, vermelho e amarelo. Combinações entre azuis claros e escuros podem remeter a sentimentos de confiança.

 Azul claro – etéreo, delicado, calmante, saúde, tranquilidade, entendimento, suavidade
Azul Royal – Riqueza, superioridade, frio
Azul Escuro – Profundidade,esperteza, estabilidade, credibilidade (especialmente se associado ao Ouro!), intelecto, sabedoria, cores corporativas, poder, integridade, seriedade, saúde, decidida, Judicial, ordem, lógica, dependência, serenidade

Combinações entre tons claros e escuros de azul cria uma sofisticada e conservadora imagem.

PÚRPURA (Roxo)
Tailândia – Luto

Europa – Realeza
Catolicismo – Luto, morte, crucificação
Feng Shui – Yin, alerta espiritual, cura física e mental


Seus efeitos
Influência, o terceiro olho, habilidades psicológicas, poder espiritual, seguro de si, conhecimento escondido, dignidade, grandes aspirações, realeza, espiritualidade, nobreza, cerimônia, mistério, transformação, sabedoria, sofisticação;

 crueldade, arrogância, intuição, sonhos, inconsciente, invisível, telepatia, empatia, imaginação, deja vu, espírito universal, ligação espiritual, verdade profunda, extravagância, criatividade, mágica, ego, ambição, fama, luxúria, riqueza, sensualidade, elegância, contemplação, meditação, majestade, lesbianismo, paganismo, conceito, náusea.

Aproximadamente 75% das pré-adolescentes preferem Púrpura ao invés de qualquer outra cor, e por isso, a maior parte das promoções para produtos com esse público alvo usa essa cor.

 Púrpura claro é usado para criar designs femininos. Exposição excessiva a essa cor faz as pessoas ficarem mal-humoradas,  com que se retirem do local ou que não fiquem tão a vontade nesses recintos. O Púrpura é cor que se polariza – as pessoas ou gostam ou não da cor.

Lavanda – Yang, indecisão sexual, maleabilidade, romance, nostalgia, feminismo
Púrpura escuro – Melancolia, tristeza, frustração, realeza, riqueza
Cor de malva – Yang, consciência mundial.

Violeta – Meditação, criatividade, concentração, quietude, força criativa, beleza, inspiração, artística, música, excelência, etérea, sensual, responsável, sacrifício
Púrpura azulado – Místico
Púrpura avermelhado – sensual

BRANCO
Europa – Casamento, anjos, hospital, médico, paz, leite

Japão – Luto, um Cravo Branco significa morte
China – Morte, luto
Índia – Infelicidade
Oriente – Funeral



Feng Shui – Yang, Metal, morte, luto, espíritos ancestrais, fantasmas, equilíbrio, confiança
Seus efeitos
Espiritualidade, deuses, paz, pureza, virgindade, reverência, simplicidade, limpeza, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve, bom, esterilizado, frio, clínico, clareza, perfeição, luz, segurança, positividade, fé, inovações de sucesso, união, auto sacrifício, sagrado, divindade feminina.

O quarto inteiro em branco pode causar um sensação desconfortável. O branco é bom para ser utilizado como fundo ou cor para acentuar o brilho de outras. O branco é percebido pelos olhos como uma cor de brilho.

O branco pode indicar simplicidade em produtos de alta tecnologia e segurança e limpeza para produtos médicos.

PRATA
O Significado das Cores - André Buzzo Webdesign

Feng Shui – Yin, Metal, confiabilidade, romance
Seus efeitos
Glamour, distinção, high tech, industrial, idade de graça, telepatia, clarividência, intuição, sonhos, energias astrais, poder feminino, comunicações, divindades, detalhes ricos de ornamentação, modernidade.

Para criar um visual high tech, use o Prata com outras cores. O Prata trabalha bem junto ao Ouro e Branco para promover um sentimento de poder e controle.
Prata e outros refletores são bem atrativos aos olhos e são associados a coisas fundamentais à vida.

CINZA
Feng Shui – Yin, Metal, morto, aborrecido, indefinido
Seus efeitos
Segurança, confiança, inteligência, modéstia, dignidade, maturidade, solidez, conservadora, prática, idade avançada, tristeza, entediante, profissional, sofisticada, durável, qualidade, quietude, melancólica.

PRETO
Europa – Funeral, morte, luto, rebelião, legal, descanso eterno

China – Cor dos jovens garotos
Tailândia – Azar, infelicidade, mal
Judaísmo – Infelicidade, azar, mal
Aborígenes Australianos – a cor das pessoas, ocre cerimonial



Feng Shui – Yin, Água, dinheiro, vinda, sucesso na carreira, proteção emocional, poder, estabilidade, machucados, mal

Seus efeitos
Proteção, repele negatividades,  poder, sexualidade, sofisticação, formal, elegância, clássica, mistério, medo, mal, anonimato, infelicidade, profundidade, estilo, tristeza,

remorso, raiva, underground, música moderna, espaço, de alta qualidade, azar, reservado, digno, medo do desconhecido, noite, vazio, sujo, força do personagem, dramática, autoritária, prestígio, confiável, forte, anti regras, séria.

O Preto é uma excelente cor técnica, e ajuda a atingir objetivos em um sofisticado mercado ou para criar um ar de mistério em produtos para jovens.

Em uma grande área, o Preto pode ser depressivo. Usar Preto como cor de fundo traz a sensação de perspectiva e profundidade,  eles dinamizam a leitura do texto. Muito recomendado para sites que abordem Artes e Fotografia como tema, e ainda, ajuda outras cores a se tornarem vibrantes.
Adaptado do original: The Meaning of Colours

http://www.andrebuzzo.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário