Sua casa espelha a ordem ou a desordem da sua mente.
Meu conselho? Conserve o melhor e jogue fora o
restante! Conserve aquilo que você realmente ama, que tem uma ligação
maravilhosa e afetuosa com você. Descarte o que mantém por sentimento de culpa
ou por obrigação, sobre o que tenha algum ou muitos sentimentos ambivalentes.
Uma mulher com quem me encontrei tinha gavetas
e gavetas cheias de cartões de Natal e de aniversário que lhe foram enviados,
os quais, ela me assegurou, tinham tal valor sentimental que ela jamais poderia
se separar deles.
Porém,
quando nos sentamos e os examinamos juntas, ela foi ficando cada vez mais
triste, lamentando-se pela felicidade de tempos idos. Tomar a decisão de se
desfazer deles e começar a construir uma vida social em bases revigoradas
marcou o início de sua transformação da pessoa solitária em que se tomara na
pessoa socialmente importante que ela desejava ser.
Se você tem enormes quantidades de arquivos
sentimentais, inclui lembranças de casamento, cartões de Natal e de
aniversário de anos passados, cartões postais de feriados enviados por amigos;
diários
pessoais a respeito das miudezas do ano, as obras-primas em lápis de cor dos
filhos pintadas há vinte anos, e assim por diante - se inclui laços dolorosos
com o passado é improvável que um primeiro passo seja suficiente.
Você, provavelmente, vai precisar aprimorar
esse processo ainda mais, repassando-os numa data posterior. Será um processo
constante, recorrente, que no início poderá parecer difícil, mas fica mais
fácil cada vez que o realiza.
Quanto
mais velho você fica, mais você tem. Você raramente olha para qualquer uma
dessas coisas, mas se contenta em saber que elas estão lá.
Você tem gavetas ou álbuns abarrotados de
fotos? Desfrute de suas fotos enquanto ainda são atuais. Faça montagens
coloridas, coloque-as na parede, coloque-as na sua carteira, cole-as em seus
livros de anotações, faça cartões postais e mande-os para seus amigos.
Realmente, tire o máximo delas enquanto a
energia das fotos ainda está fresca e recente. Não conserve fotos que lembrem a
você tempos difíceis do passado. Conserve apenas aquelas que o fazem sentir-se
bem e se desfaça do resto. Desimpeça o espaço para que algo novo e melhor
entre na sua vida.
Se você trabalha em casa ou tem uma
escrivaninha que usa em casa, esta seção é para você. O primeiro passo consiste
em fazer uma soma simples: calcule a área percentual desocupada da escrivaninha
que você pode realmente ver. Não trapaceie, arrumando a escrivaninha antes de
fazer isso. Apenas deixe-a exatamente como está para ter uma avaliação honesta
da situação.
Ora, vejo centenas de escrivaninhas por ano no
meu trabalho de consultoria, tanto em locais de trabalho como em casas
particulares, e uma coisa que, em sua maioria, elas têm em comum é que
praticamente não existe nelas espaço onde uma pessoa possa trabalhar!
Usualmente, há uma área do tamanho de uma
folha de papel que foi deixada livre enquanto tudo o mais está ocupado, seja
com equipamentos ou com pilhas de papel à espera de atenção.
Ponha em ordem a sua escrivaninha! Há um livro
maravilhoso escrito por Declan Tracy exatamente com esse título, e nele o
autor descreve as escrivaninhas e as práticas comerciais de alguns dos
principais nomes do mundo no setor empresarial, todos os quais mantêm sua
papelada no mínimo possível.
Uma
escrivaninha em ordem significa uma mente em ordem, e uma mente em ordem item
visão e perspectiva. Se você está atolado na sua papelada, é exatamente aí que
você permanecerá.
Trabalhar numa escrivaninha limpa aumenta a
produtividade, a criatividade e a satisfação no emprego. Um hábito excelente
para se adquirir é o de sempre deixar a escrivaninha arrumada todas as vezes
que acabar de trabalhar.
E
psicologicamente muito mais enaltecedor começar o trabalho com uma
escrivaninha limpa do que com uma escrivaninha cheia de papéis, que o fará
sentir-se derrotado antes mesmo de começar.
Portanto, comece agora removendo de sua
escrivaninha absolutamente toda a papelada que está requisitando a sua atenção
e todos os objetos que não são absolutamente vitais.
Estou falando aqui de coisas realmente
essenciais, como um computador, um telefone, uma caneta, um bloco de
anotações.
Mantenha outros equipamentos suplementares,
tais como grampeadores, furadores, clipes para papel, bichinhos de pelúcia, saquinhos
de coisas mastigáveis, e assim por diante, numa prateleira vizinha ou numa
gaveta da escrivaninha.
Limpe o disquete!
A desordem eletrônica é um problema tão grande
quanto a variedade mais palpável de bagunça. Em vez de esperar até que o seu
disquete esteja cheio para começar a podar programas e documentos de que não
necessite mais, uma melhor maneira é fazer um pouco disso a cada dia à medida
que trabalha.
Repasse os seus arquivos e delete arquivos
antigos que estão entulhando o seu disquete ou copie-os num sistema ordenado
de disquetes. Se necessário, reorganize o seu sistema de arquivos dentro do seu
computador.
O Controle da
papelada
Eis algumas sugestões para ajudá-lo na sua
arrumação:
•
Adquira o hábito de descartar impiedosamente
(ou de reciclar) tanta papelada supérflua quanto possível o mais frequentemente
que puder.
•
•
Nunca anote mensagens para si mesmo em pedaços
soltos de papel. Mantenha-as todas em um livro e, periodicamente, transfira
informações importantes para o seu sistema de arquivos ou para o computador.
•
Use o seu quadro de avisos somente para
assuntos que estão em vigor. Se quiser se lembrar de fazer algo, escreva o lembrete
no seu diário ou num calendário. Os pós-escritos desarrumam a sua mente e
aumentam a probabilidade de você esquecer de fazer as coisas! Montes de
anotações e de lembretes dissipam a sua energia.
•
Atualize a sua papelada financeira e a mantenha
atualizada. E muito mais provável você criar prosperidade na sua vida se se
tomar mais consciente a respeito de como lidar com isso.
•
Adote um
sistema para pagar suas contas dentro do prazo, arquive as coisas onde você
possa encontrá-las e aprecie o fato de que cada conta que você recebe
significa que você ainda é digno de crédito!
•
Quando
você aprende a pagar o que deve com tanta alegria quanta a que sente quando
recebe o que lhe é devido, você descobre como desfrutar desse jogo do dinheiro
que nós, seres humanos, criamos para nós mesmos, em vez de ficar estressado por
causa dele.
• Quando receber uma carta, escreva sua
resposta na parte de baixo ou na margem, e envie-a de volta. Dessa maneira, o
papel não fica desarrumando o seu escritório, e você poupa para si mesmo o
tempo e o dispêndio de digitar uma resposta ou, tendo-a digitado;
envie-a
imediatamente, em vez de esperar uma semana para fazer isso; além disso, a
pessoa saberá que recebeu a sua atenção pessoal imediata
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