sábado, 28 de março de 2015

Os Nove Princípios do Feng Shui




 Os Nove Princípios do Feng Shui

Chegue-se às pessoas
 Aprenda com elas. Ame a elas
Comece com o que elas sabem
 Edifique sobre o que elas possuem

 Mas, o melhor dos líderes age, assim...
Quando a obra de todos se completa,
Quando o trabalho de todos está pronto,
Todos eles irão comentar:
“Fomos nós que fizemos isso.” —
 Poema chinês escrito há dois mil anos

Os nove princípios seguintes, relacionados abaixo, são a espinha dorsal de todo bom projeto de Feng Shui. Esses conceitos estarão com você ao longo de todo esse livro e de preferência ficarão integrados a seu pensa­mento — pois determinam o tom e a base onde se apoiam todos os de­mais ajustes de Feng Shui.

1.                   Satisfaça as quatro condições.
2.                   Explore a lei do antecessor.
3.                   Procure o equilíbrio.

4.                   Confie em sua intuição.
5.                   Reduza o entulho.
6.                   Os semelhantes se atraem.

7.                   Aumente os percentuais.
8.                   Use as nove soluções fundamentais.
9.                   A manutenção da casa é fundamental.

1. SATISFAÇA AS Quatro Condições: Para que a localização de im­portantes objetos domésticos, mais exatamente sua cama, escrivaninha ou fogão, seja considerada como tendo um “bom Feng Shui” (na escola filosófica da Seita do Chapéu Negro), ela deve satisfazer, antes de mais nada, as quatro condições seguintes:

 1) o posicionamento deve ser relativo à porta de entrada, em vez de basear-se na direção ditada pela bússola (isso quer dizer que a posição da cama/escrivaninha/fogão é relativa, e se baseia na localização da porta e não de algum dos quatro pontos cardeais);

 2) a cama/escrivaninha deve ter a visão mais ampla do quarto (o ângulo em que se colocou a cama/escrivaninha/fogão se defronta com a vista mais ampla do cômodo;
3) a “boca do ch’i” está no ângulo da visão (isso significa que quando se deita na cama, se senta junto à escrivaninha ou cozinha junto ao fogão, você está virada(o) de frente para a porta);

4) a cama, a escrivaninha, o fogão e a própria pessoa não estão em uma linha direta com a porta (embora necessite de uma visão clara da porta, você não vai querer estar em linha direta com a poderosa energia proveniente dela).

2.                  EXPLORE a Lei DO Antecessor: No Feng Shui, é sempre impor­tante saber quem possuiu o objeto, o presente, o terreno ou a casa, antes que você o fizesse. Juntamente com o objeto em questão também é legada a energia dos antigos proprietários, e igualmente todos os sucessos e fra­cassos daqueles.

 Se você estiver comprando uma casa ou alugando um apartamento, tente investigar a condição socioeconômica dos ocupantes anteriores.


Verifique se a mudança deles se deveu a motivos que impli­cam uma promoção em suas vidas — casa mais ampla, mudança de em­prego etc. — ou um revés, como perda de emprego, divórcio ou doença.

 Essas situações, seja para o que for, podem resultar diretamente de pa­drões de Feng Shui existentes na casa.

 A posse dessa importante informa­ção ajudará você a resolver, com base na história levantada, se deseja ficar na mesma posição do ex-proprietário. Lembre-se de que, mesmo com notícias desfavoráveis, seu conhecimento das soluções proporcionadas pelo Feng Shui podem ajudar você a inverter a tendência do histórico do dono anterior e da casa.

3.                  PROCURE O EQUILÍBRIO E A HARMONIA: A premissa em que se baseia o Feng Shui se apoia integralmente nos princípios universais do yin-yang, que se diz governarem a humanidade toda.

Em resumo, esses princípios desposam a crença de que todas as facetas da natureza (e da humanidade) tanto têm aspectos positivos, quanto negativos. Isso não se refere à oposição entre o bom e o mau, mas sim a aspectos que se opõem, e que para criar a completude dependem da existência um do outro.

 Por exemplo, sem a noite nós não conheceríamos o dia, sem o calor não poderíamos ter o frio, sem inverno não veríamos o verão etc. Muitas das teorias do Feng Shui seguem sugestões fornecidas pela natureza e tentam trazer para o recinto fechado a beleza e a perfeição da planta original traçada por Deus... o ambiente de nosso mundo.

 De todos esses conceitos básicos, provavelmente o mais crucial é a importância do equilíbrio. Buscar o equilíbrio no desenho de seu espaço é como trazer esses conceitos da na­tureza para dentro de sua casa.

 A maneira como pendura os quadros nas paredes e o modo como alinha o tapete da entrada com o centro do sofá são apenas alguns exemplos. Outra forma de trabalhar com o equilíbrio é utilizar um sistema de opostos.

 Por exemplo, se você tem um longo cor­redor que está fazendo o ch’i circular com muita velocidade, pode querer colocar uma estátua pesada no hall de entrada para simbolicamente reduzir a velocidade do ch’i.

 Se um cômodo é escuro demais e parece muito pesado, tente acrescentar uma iluminação mais intensa para “tornar mais leve o cômodo”.

 A aplicação cuidadosa é a chave do equilíbrio, do design e do bom Feng Shui. Lembre-se de que equilíbrio não significa necessariamente simetria; ele também pode significar a organização dos elementos de forma a comunicar um senso de proporção, embora nem tudo esteja “tecnicamente” equilibrado.

4.                  CONFIE EM SUA INTUIÇÃO: Quando começa a trabalhar com ener­gia, você vai ficando mais sensível aos diferentes tipos de ambiente a seu redor. Coisas que jamais percebeu no passado se tornam agora muito óbvias. Você reagirá, em residências e escritórios, a cores e a certos pa­drões para os quais nunca foi perceptivo anteriormente.

 Você perceberá que a energia tanto pode levantar seu ch’i, quanto fazer você se sentir irritada e deprimida. Você terá mais consciência de como seu próprio ser é afetado pelo Feng Shui de diferentes lugares. Esse processo de aprimo­ramento de seus sentidos ajuda você a desenvolver sua própria “voz inte­rior”, mais conhecida como intuição.

 Sua intuição lhe ajudará a fazer a sintonia fina de todos os ajustes de Feng Shui relativos a todas as coisas, desde a localização da cama, até a escolha das cores.
Muitas vezes, no decorrer de seu processo de Feng Shui, você se apanhará confuso ou per­dido quanto ao que fazer em certa situação.

 E especificamente nessas ocasiões que você precisa encontrar um local tranquilo, fechar os olhos, e visualizar suas diferentes opções. Medite sobre as diferentes escolhas e deixe que sua intuição sirva de guia para a decisão correta.

5.                  REDUZA O ENTULHO: Esse é um dos problemas de Feng Shui mais comuns de se encontrar na maioria das casas e apartamentos. Por natureza temos a tendência a agir como ratos, guardando, armazenando e entesourando a recordação do acontecimento juntamente com a lembrancinha.

 O problema principal de acumular entulho é que este blo­queia e distorce o fluxo natural do ch’i. Lugares com montes de sucata, papéis e livros velhos tendem a estagnar o ch’i e a exercer um efeito adverso sobre o Feng Shui daquela área específica. Até mesmo objetos que não são tecnicamente considerados como refugo podem afetar seu Feng Shui pessoal.

 Por exemplo, se está buscando um novo relacionamento, primeiro confira todas as gavetas, procurando velhas cartas de amor e presentes de seus ex- parceiros (principalmente no quarto de dormir).

 Essas lembrancinhas de aparência inocente podem manter você com o ch’i emocionalmente amar­rado ao passado e a todas as antigas lembranças de tempos idos, inviabilizando seu ch’i para atrair novas relações.

Isso não quer dizer que você tenha que jogar fora todos os velhos postais, fotos ou brindes de festa; investigue apenas se esses objetos não estão impedindo você de ter um nível energético que lhe permita evoluir.

 Inspecione sua casa em busca de outras “bagagens velhas” e jogue-as fora, faça doação ou confie os objetos à guarda de um amigo, até estar verdadeiramente preparada(o) a se separar deles.

Outros entulhos inaceitáveis são as coisas que eu chamo de “presen­tes culpados”: são presentes dados pelo cunhado menos apreciado, pelo filhinho caçula ou pelo vizinho de andar.

 Mesmo que tenhamos elogiado o presente, aceitando-o e dizendo sentimentalmente “Muito obrigada... como você adivinhou que eu queria um bibelô assim?
 Adorei!”, sabemos que mesmo vivendo cem anos, ainda assim nunca o usaremos. Em relação a esses objetos, temos que nos autorizar física e emocionalmente a nos livrar­mos deles, antes que se acumulem e decidam nossas vidas.

6.                  Os Semelhantes se Atraem: Algumas das leis da natureza são muito simples, especialmente a lei da energia que estabelece que “os semelhantes se atraem”.
Aquilo que somos é aquilo que iremos atrair.

 O ch’i de nossos corpos emite sinais energéticos que atraem certas pes­soas, lugares e situações que refletem a mensagem interna no código desses sinais.

 Por meio das situações que repelimos e atraímos surgem as oportunidades, os parceiros e as experiências de nossas vidas. Um dos modos principais de se moldar o ch’i de nossos corpos é por inter­médio do Feng Shui de nossos lares e escritórios.

Eis por que devemos tentar fazer nosso ambiente refletir o que desejamos atrair para nós. Isso não quer dizer que para atrair uma renda de cem mil dólares anuais a casa de alguém tenha que ser mobiliada com móveis caros, porém significa que, para as finanças mudarem, as áreas da Riqueza e da Vida Profissional daquela pessoa devem estar assistidas e adequadamente ajustadas segundo os princípios do Feng Shui.

7. AUMENTE OS PERCENTUAIS: Essa é uma intervenção importante para ajustar o Feng Shui de sua casa, no caso específico de estar faltando na planta baixa da residência alguma seção do mapa de Feng Shui conhecido como Baguá, ou de existir alguma área específica de sua vida que você deseje enfatizar ou realçar.

 Primeiro identifique a área que está faltando na planta, ou aquela que você quer fortalecer em sua vida. Por exemplo, vamos supor que a área do relacionamento esteja faltando — ou que talvez não falte na planta baixa, mas que você gostaria de realçar.

O modo de aumentar o ch’i e as oportunidades de atrair um novo relaciona­mento é a aplicação desse método de apoio que denomino “elevação do percentual”. Essa abordagem envolve percorrer cômodo por cômodo da casa, encontrar o canto do relacionamento de cada cômodo e operar os ajustes apropriados do Feng Shui.

 Esse método elevará os percentuais das áreas ausentes, graças ao acúmulo do ch’i nas áreas de relacionamento localizadas em cada cômodo. Pode-se aplicar esse método para qualquer uma das nove áreas que queiramos fortalecer e consolidar.

8.                   Use as nove Soluções Fundamentais: No Feng Shui, embora existam muitas soluções e curas para sanar diferentes problemas, há em princípio nove modalidades principais de soluções, que você pode facil­mente usar para ajustar o Feng Shui de sua casa:
 1) luzes/objetos brilhantes; 2) espelhos; 3) som; 
4) força vital; 5) objetos pesados; 6) cores; 7) movimento/ objetos móveis;
 8) objetos de poder/energia; 9) água.

9.                   A MANUTENÇÃO DA CASA É FUNDAMENTAL: Nossos lares são con­siderados, no Feng Shui, como verdadeiros locais sagrados. Eles supervisio­nam e espelham muitos aspectos de nossas vidas, especialmente a qualida­de de nossa saúde. 
Por conseguinte, é muito importante mantermos nossas casas exatamente como mantemos a higiene e a saúde de nossos corpos.

Todo conserto, troca de móveis, mudança de decoração ou trabalho domés­tico deve ser considerado como um trabalho de amor, porque cada ato de melhoria é uma oportunidade para você mudar e aumentar a qualidade de sua vida.

 Isso não quer dizer que para ter um excelente Feng Shui você mesma(o) precise realizar todo o trabalho braçal e a faxina (pelo amor de Deus!).

 Isso quer dizer que podendo dar-se o luxo de pagar por esses servi­ços, faça-o com orgulho, respeito e gratidão aos indivíduos que estão cui­dando dos serviços em sua casa.

 Por outro lado, analise se está satisfeita(o) com os prestadores do serviço, e se estes são competentes, qualificados e cuidadosos com a casa e os valores que contém.

 Ao contratar pessoal para o serviço doméstico e a realização de obras use o mesmo padrão de exigência e cuidado atencioso que usaria para contratar uma babá para seu bebê, uma acompanhante para seus filhos pequenos ou um médico para sua cirurgia. Seja exigente, ouça sua intuição e o seu coração – trata-se de seu castelo e de sua vida.

 Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/
Meus blogs


http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/

https://www.facebook.com/dharmadhannyael

Eu estou no G+ :
Comunidade
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Haja luz para compartilhar para o bem de todos.
Somos Um-a só consciência.
Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade, com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
 Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,  
Raziel, Uriel,  Samuel
Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
 e me protegendo Com a Justiça Divina.
Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário