quinta-feira, 5 de março de 2015

Taro - Arcano XI - A Força está aqui






A Força –Arcano XI do Taro
 Eu sou dharma dhannyael


"A Força da vida é Energia é fogo, é vida, é luz, é Deus. Energia é a vida em movimento; força; energia Divina é enviada ao homem e liberada através de seus chakras por livre arbítrio; a energia não pode ser criada, mas apenas transformada; a energia é o material utilizado pelos filhos e filhas de Deus para a co-criação com Deus".

A FORÇA: “Uma mulher abre com as duas mãos as mandíbulas de um leão. É vista de três quartos e olha para a direita; o leão, por sua vez, está de perfil. A mão direita da mulher, está apoiada no focinho do leão, enquanto que a esquerda segura o maxilar inferior.

O personagem veste uma saia azul e uma capa ou manto vermelho, com laterais de tamanhos diferentes, já que a da direita chega ao chão enquanto que a da esquerda não passa da cintura.

Todas as partes visíveis de seu corpo estão representadas em cor carne; tem ainda um chapéu, cuja forma lembra o do Prestidigitador (O Mágico).
Do leão, vê-se apenas a cabeça, a juba e as patas dianteiras. O fundo e o chão são incolores. Em algumas versões, a sandália da mulher, que surge debaixo da roda da saia, parece apoiar-se no ar”.(5)

Vemos aqui uma bela mulher, que sem esforço aparente, e sem exercer nenhuma violência, abre as faces de um leão, dominando-o. Simboliza a força da inteligência, capaz de dominar as paixões graças ao fogo interno do amor e da vontade. Uma figura feminina nos indica que não se trata de uma força bruta ou física, mas sim de uma energia sutil, como a da mente, muito superior em qualidade e elevação.

Esta carta significa o influxo mental superior espiritual que penetra os corpos, transformando-os.

A letra que corresponde a carta XI é Kaph, que significa princípio do poder, a Mão que agarra, fixação da luz na matéria, assimilação, seleção, classificação, compreensão, progresso. Significa também conflito, resistência. No seu sentido negativo, sugere ódio, violência ou insensibilidade.

Com a carta XI e a domadora de leão, a influência das energias subconscientes secretas tem início na escuridão do espaço interior. Se as forças instintivas simbolizadas pelo leão forem rejeitadas e não forem vividas de forma consciente, ou se não se conseguir integrar sua polaridade na personalidade Total, elas procederão a sua destruição completa e incontrolável. No Apocalipse elas são representadas pela Mulher montada na Besta.

Enquanto a Roda (carta X) nos apresentou revoluções incessantes, esta carta retrata o pólo repouso, o ponto de transição entre passado e futuro, o momento presente e o trabalho que os indivíduos devem realizar dentro deles próprios.


O ponto central é ativo na sua passividade do aqui e agora, ele é o centro que move o mundo. A força controladora que move nossa vontade é centrada e equilibrada é infinita. A Força controlada pelas emoções é um trem sem freio, sem destino. Destruidora, devoradora, inconsequente, irada, atormenta, instável, desquilibrada.

0 passado animal e o futuro iluminado são velados pelo presente eterno, representado aqui, como na carta I (O Mago), pela lemniscata que forma a borda do chapéu do domador de leão e que sugere o macrocosmo, a alma do mundo ativando os poderes mágicos do espírito humano.

A carta XI retrata o encontro com forças desconhecidas, que tanto libertam quanto aprisionam. Ela também representa o estímulo e a concentração de insights intuitivos que permitem a realização do domínio. A ativação das forças psíquicas e espirituais contra-sexuais também e insinuada. O confronto com as forças destrutivas que põem em risco o desenvolvimento e a transformação das energias caóticas aumenta a força vital.

A Força está em harmonia com a natureza, com os animais está antenada com as estações, com sua natureza instintiva, com a sua intuição interior, física – apresenta reações que um guerreiro revela diante de um ataque, ou de um perigo iminente. Um esportista, um lutador habilidoso necessita ter este "insight", ou o "pulo do gato". Sua intuição sente o inimigo falso e esperto e não faz acordo. A Força está no Tao, no centro da harmonia da sua própria natureza física, instintiva e espiritual.

A Força inteligente da Vida, espiritualmente instintiva revela Sabedoria, Esperança,Gratidão, Fé, Determinação, Perseverança, Coragem, Paciência, concentração, auto-estima, auto confiança para alcançar a Vitória.

A Força “Ch'i Kung (Qi Gong) “
"Ch'i (pronunciar "chee" e doravante escrito "chi") é uma palavra chinesa usada para descrever "a energia natural do Universo." Esta energia, apesar de chamada "natural," é na verdade espiritual oi sobrenatural, e é parte de um sistema metafisico, não empirico. Não obstante, os crentes no Chi fazem afirmações que podem ser empiricamente testadas. Proponentes afirmam provar a existencia e poder do Chi curando pessoas e fazendo truques mágicos, como partir um pau com a ponta de uma folha de papel, ou como partir um tijolo com o pé ou a mão nua.




Chi-Kung (Qi Gong) é a "ciencia e pratica" do Chi, que pode ser pensada como um campo de energia movendo-se pelo corpo. A saude fisica e mental pode ser alegadamente melhorada aprendendo a manipular o Chi através da respiração, movimento e actos da vontade. Até afirmam que podemos fortalecer o sistema imunitário controlando o Chi.

A maioria dos Ocidentais está familiarizada com Kung Fu, Tai Chi ou Aikido e as demonstrações dos seus praticantes. Estas demonstrações e histórias de poderes ainda maiores são promovidos como provas do poder de quem domina o Chi.

A attracção de tais ideias é óbvia: quem não quer ser capaz de soltar os poderes que dormem dentro de nós? Mais, o treino não é mau. Atenção à dieta e exercicio fisico, cultivar a força fisica e a disciplina mental são coisas boas. A sensação de confiança que advem deste treino, mesmo de aprender a partir tijolos com os pés nus, é uma coisa boa.

Se tivesse de especular como o Chi e as artes marciais se ligaram o meu palpite seria que algum chefe militar chinês fez uma acção psicológica às suas tropas antes de entrarem em combate para se concentrarem no chi, em focar a sua energia. Os valentes guerreiros foram apontados como exemplo de alguem que tinha controlado o seu chi. E os outros vieram para aprender. Uma estrela tinha nascido!

O seu fruto emergiu no século vinte no Ocidente na forma de milhares de escolas de artes marciais. Como notado antes, há um lado bom nestes treinos para crianças e adultos. Muitos focam-se na auto-defesa, desenvolvendo a auto-confiança e a auto-estima, mesmo se não tornam ninguem invencivel. Contudo, há um lado negro destas escolas, como nota Graham Broad, um antigo estudante de Chi Kung, que escreve:

Durante vários anos pratiquei artes marciais pelo prazer e pelo exercicio. No ano passado, contudo, abandonei-o quando as afirmações feitas por certos praticantes sobre os extraordinários feitos do Chi Kung (Qi-Gong) que tinham executado ou testemunhado foram demasiado para ficar calado, e passei a ser malquerido por não partilhar as crenças que tinham.

Na minha cidade de London, Ontario, Canadá, há mais de 35 escolas de artes marciais, ensinando mais de 3.000 estudantes, muitos dos quais crianças. Nem todas cultivam uma aproximação mistica às artes marciais mas muitas fazem-no. Um professor local afirmava que o seu instrutor o podia ensinar apenas tocando-o. O Chi transmitido continha a lição do dia!

A literatura está repleta com afirmações sobre o Chi K'ung. "Mova objectos com o Poder Chi sem lhes tocar. Mova um objecto com os seus olhos. Apague uma vela com os seus olhos. Levante um copo de água com Yin Chi... afaste cães com o olhar... elimine a dôr com Pontos de Pressão...para muitos, funciona no primeiro dia! Mas se precisa de ajuda ligue-nos!"

Até agora resisti à tentação de aprender esses "segredos sombrios do Oriente," mas é reconfortante saber que há um 0500 acessivel se fôr incapaz de realizar feitos como "repelir pássaros." (O que me lembra o comediante Steven Wright afirmando que conseguia "fazer levitar pássaros- mas ninguem liga.")

O mais deprimente é que tais anuncios se manteem anos pelo que parece que teem respostas suficientes para manter o anuncio.

O numero de Março/Abril 1994 de "Karate International" contem um artigo em que o autor, James Patrick Lacy, tendo corajosamente escolhido "que a ciência decida" descreve uma experiencia em que um mestre de Chi-Kung trouxe uma mosca dos mortos usando o seu Chi. Lacy descreve,

"Uma mosca é apanhada e colocada numa pequena garrafa de ginseng...a garrafa é cheia com água...a mosca fica aparentemente sem vida e a água é despejada. A mosca é colocada num pedaço de papel enquanto eu olho (o mestre de Qi-Gong) soprar o seu Qi curativo sobre a mosca sete vezes. Sentamo-nos e esperamos alguns minutos...a experiecia conclui-se enquanto vejo a mosca começar a andar outra vez."

Lacy conclui, "muitos falam do autentico Qi, mas poucos o tentam provar com uma tão autêntica experiencia." Um pergunta-se porquê.

As consequencias de tudo isto não são insignificantes. Enquanto a crença no Chi está profundamente enraizada na cultura asiática, no ocidente, muitas pessoas estão a ser persuadidas a acreditar que Chi Gong pode dar poderes psicocinéticos, invulnerabilidade, resistência ...

Apenas uma nota: as moscas não teem pulmões. Quando "afogadas" limitam-se a entrar em choque. Quando secam, voltam ao seu comportamento normal. É isto o milagre referido!

Que evidências para o chi? O mesmo que para outros poderes psiquicos e sobrenaturais: funciona! Pergunte aos que acreditam. Eles podem ver e sentir os resultados. Os cépticos pensam que se estão a auto-iludir. Não duvidamos dos seus sentimentos e das suas proezas, apenas das suas explicações.

A ideia de que há uma espécie de fluido de energia movendo-se no corpo e isto explica como um soco pode partir um tijolo parece desnecessário e rebuscado. Esta ideia tambem é usada para explicar como a acupuntura funciona. O acupunturista está a canalizar o chi. Esta noção está ainda por detrás da prática do toque terapeutico e da terapia de massagem. Sou a ultima pessoa a queixar-se de uma massagem, mas os seus efeitos benéficos, mantenho, são apenas fisicos e nada teem a ver com quimeras metafisicas como o chi”.

“Animais xamânicos e a energia vital”. (2) Carminha Levy

Desde os primórdios da humanidade os animais acompanham seu irmão maior – o animal humano. Visto sempre como o lado mais depreciado do homem, fomos, ao longo dos tempos, ensinados a negar sua existência ou pelo menos sufocá-la por estar conectada com o ‘instinto animal’.

Considero que uma das causas da grande violência que cerca o mundo todo se deve a esta dicotomia da separação: homem-animal-instinto.Uma força que faz parte do nosso corpo-mente-espírito, foi sufocada de tal forma que quando libertada, teve o efeito de uma bomba que joga seus estilhaços em cima de todos nós. Desde a violência no lar, passando pela urbana e desembocando na global.

A grande esperança que o xamanismo nos traz é a recuperação do instintual com o mental usando a liga da energia do coração – ou seja, a tolerância, compaixão e misericórdia.

Acordar o *arquétipo do xamã torna-se assim uma necessidade premente que faremos conscientemente percorrendo o caminho do xamã ou através do Inconsciente Coletivo com sua tremenda força de acordar os humanos para a necessidade de cura da mãe natureza, incluindo nesta todos os movimentos ecológicos, dentre eles a preservação das espécies animais ameaçadas de extinção”.

Vejamos como trazer conscientemente a força destes animais para a recuperação da nossa energia vital – porque se você só pensa, algo está faltando nas suas três vigas mestras – que são o sentimento, o pensamento e o instinto. Talvez o instintual só se manifeste através de estouro, da ira incontida ou de auto-acidentes que sabotam sua vida.

Vamos juntar corpo-mente-espírito através da dança dos animais.

O Leão que traz a liderança, justiça e exige a transmutação do Ego. Ouça-o: “Ser emblema de solar e símbolo de nobreza, força e majestade, tem-nos custado alto preço, pois o homem só quer ver este nosso lado, mas ele deveria se espelhar em outras qualidades que representamos: a libido dominada, o instinto em nível superior e a moral dos mestres.

Da minha condição individual, ensino aos humanos uma consciência transpessoal para que sua palavra se transforme em fonte inesgotável de entendimento e concórdia. Somos o rei da floresta e nossa energia ensina que cada ser humano deverá tornar-se um dia rei do seu ego – só assim reconhecerá a dignidade que traz a justiça entre os homens.
Você deve atravessar a ponte do Eu e se assenhorar dessa fortaleza. Abre as suas janelas, descerra os portões para que o sol brilhe do interior para fora”.

E vocês dancem e dancem os seus animais, penetrem na espiral da evolução da vida e recuperem sua força vital e alegria de viver. Axé na Luz! ”

Positivo – A consciência da Força infinita está na harmonia interna. – mente equilibrada é ordenadora das Forças interiores. Força interior – Inteligência Espiritual - Força do amor e da paixão que move a vontade Divina. Coragem. Adaptação - Persuasão intangível. Domadora de Feras. Controle das forças instintivas e um estado de alerta instintivo do guerreiro que sente no ar, intui o perigo, ouve na escuridão os passos do inimigo. Está antenado com seu animal xamanico. Liderança. Vitória pelo diálogo.

Invertida . – vício em sexo. Descontrole emocional. Luta - Guerra

Conquista violenta. Voracidade insaciável. Egoísmo que luta e toma do outro pela Força. - Cólera - Reações inesperadas. Violência – 
“Lascívia”.


Este texto é resultado de uma pesquisa inspirada em vários autores
Meus blogs
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/
http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/

https://www.facebook.com/dharmadhannyael
Haja luz para compartilhar para o bem de todos.

Eu estou no G+ :
Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade, com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael,
Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel
Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina.
Amém!

Agradeço a todos que compartilham o meu trabalho e seguem ao meu lado.
dharmadhannya



Nenhum comentário:

Postar um comentário