sábado, 27 de junho de 2015

Controlando a mente





Este exercício é muito importante para curar e liberar suas figuras internas parentais, que carregam a importância de  ser a matriz da imagem que o futuro adulto projeta no mundo 
- a anima ( a mãe, a amiga, a amada ou a odiada inimiga)

ou animus ( o pai, o irmão, o amigo, a criança, o amado, ou o odiado inimigo, que não permite nosso casamento interior e exterior). 
A harmonia interna com nossos pais libera nossa alma para o amor, para a união.

"Exercício: Visualização"
 Se puder, peça a alguém para lê-lo para você ou então o grave em fita para poder acompanhá-lo de olhos fechados.
Comece a se visualizar como uma criança de cinco ou seis anos.

Olhe bem nos olhos dessa criança. Veja a ânsia de carinho que existe neles e conscientize-se de que essa criança quer uma única coisa de você: amor.
 Assim, estenda os braços e receba neles a criança. Abrace-a com amor e ternura. Diga-lhe que você a ama muito, que se importa demais com ela. Admire tudo o que existe nessa criança e diga-lhe que não há mal em cometer erros quando se está aprendendo. 

Prometa que, aconteça o que acontecer, você sempre a apoiará. Agora deixe essa criança ficar muito pequena, até chegar a um tamanho que caiba em seu coração.

Coloque-a dentro dele de tal forma que o seu rostinho esteja voltado para você e você possa dar a ela muito amor.
Agora visualize sua mãe como uma menininha de três ou quatro anos, assustada, procurando por amor sem saber onde encontrá-lo. Estenda os braços, segure essa criança contra o seu peito e diga- lhe o quanto a ama, o quanto se importa com ela.

Deixe-a saber que pode contar com seu apoio, que você estará sempre ao lado dela, não importa o que aconteça. Quando ela se acalmar e começar a se sentir segura, faça-a ficar pequenina, de um tamanho que caiba no seu coração. Coloque-a nele, junto com sua própria criancinha. Em seguida, dê as duas muito amor.

Agora imagine seu pai como um menininho de três ou quatro anos, assustado, chorando e procurando amor. Veja as lágrimas escorrendo pelo seu rostinho enquanto ele procura um amparo que não encontra. Você já adquiriu prática em confortar criancinhas. 

Assim, abra os braços e segure o corpo trêmulo do menino contra seu peito. Conforte o menino. Cante para ele. Deixe-o sentir o quanto você o ama. Deixe-o saber que você sempre estará ali para ampará-lo.

Quando as lágrimas da criança secarem e você sentir o amor e a paz no seu corpinho, faça o menino ficar bem pequeno, para que possa caber no seu coração. Coloque-o lá dentro para que as três crianças dêem muito amor umas às outras e você possa amá-las todas.

O amor que existe no seu coração é tamanho que você poderia curar o planeta inteiro. Porém, por enquanto, vamos usar esse amor para curar a você mesmo. Sinta um calor começar a surgir no seu centro cardíaco, uma ternura, uma bondade. Deixe essa sensação começar a mudar o que você pensa e fala sobre você mesmo.

Na infinidade da vida onde estou, tudo é perfeito, pleno e completo.
A mudança é a lei natural de minha vida. Dou boas-vindas a ela.
Estou disposto a mudar. Escolho mudar meu pensamento.
Escolho mudar as palavras que uso.

Vou do velho para o novo com facilidade e alegria.
É mais fácil perdoar do que eu imaginava.
O perdão me faz sentir livre e leve.

É com alegria que aprendo a me amar mais e mais.
Quanto mais ressentimento desprendo, mais amor tenho para expressar.
Modificar meus pensamentos me faz sentir que sou bom.
Estou aprendendo a escolher fazer de hoje um prazer a ser vivenciado.

Tudo está bem no meu mundo."
Existe um incrível poder e inteligência no seu interior constantemente reagindo aos seus pensamentos e palavras. À medida que você vai aprendendo a controlar sua mente através da escolha consciente de pensamentos, você se alia a esse poder e inteligência.

Não pense que sua mente está no controle. Você é que controla sua mente. Você usa sua mente. Você pode parar de pensar esses velhos pensamentos.

Quando seu velho pensamento tenta voltar e dizer: "É muito difícil mudar" assuma o controle de sua mente e diga: "Agora escolho acreditar que está se tornando mais fácil  fazer mudanças". 

Pode ser que tenha de conversar assim com sua mente várias vezes, até que ela reconheça que você está no controle e que sua palavra é a que vale.

Seus velhos pensamentos não existem mais; não há nada que você possa fazer sobre eles exceto vivenciar as experiências que causaram.

 Seus futuros pensamentos ainda não se formaram e você não sabe quais serão. No entanto, seu pensamento atual, o que você está pensando agora, está totalmente sob seu controle.
Adoro "como fazer". Toda a teoria do mundo é inútil a não ser que saibamos como aplicá-la para mudar alguma coisa. Sempre fui uma pessoa muito pragmática, prática, com grande necessidade de saber como fazer as coisas.

Os princípios com que estaremos trabalhando agora são:
Nutrindo a disposição de soltar,
Controlando a mente,
Aprendendo como perdoar-se e perdoar os outros nos liberta.

Às vezes, quando tentamos desprender um padrão, toda a situação parece piorar por algum tempo. Isso não é mau, mas apenas um sinal de que a situação está começando a se mexer. Nossas afirmações estão funcionando, temos de ir em frente.

Estamos trabalhando no aumento da prosperidade e perdemos a carteira.
Estamos trabalhando na melhoria dos nossos relacionamentos e arranjamos uma briga.
Estamos trabalhando para ficarmos saudáveis e pegamos um resfriado.
Estamos trabalhando na expressão de talentos e capacidades criativas e somos despedidos.

Às vezes o problema toma uma direção diferente e começamos a ver e entender mais. Por exemplo, suponhamos que você esteja tentando deixar de fumar e esteja dizendo:
 "Estou disposto a soltar a necessidade de cigarros".
 À medida que vai trabalhando nisso, nota que seus relacionamentos vão se tornando mais desagradáveis.

Não se desespere, é um sinal de que o processo está em andamento.
Você pode se fazer uma série de perguntas, como: "Estou disposto a desistir de relacionamentos desagradáveis?

 Será que meus cigarros estavam criando uma cortina de fumaça para eu não perceber o quanto esses relacionamentos eram desagradáveis? Por que estou criando esses relacionamentos?"
Você nota que os cigarros são apenas um sintoma, não uma causa. Agora então está desenvolvendo a percepção e a compreensão que o libertarão.

Em seguida, você percebe, digamos, que o que o desagrada nesses relacionamentos é que os outros parecem sempre criticá-lo.
Tendo consciência de que nós criamos todas as nossas experiências, você então começa a dizer: "Estou disposto a deixar ir a 'necessidade' de ser criticado".

Passando a pensar em críticas, você percebe que recebeu muitas críticas quando criança. É por causa disso que a criancinha no seu interior só se sente "em casa" quando é criticada. Seu modo de esconder esse padrão pode ter sido a criação de uma "cortina de fumaça".

O próximo passo então poderá ser: "Estou disposto a perdoar      ”.
À medida que prossegue com suas afirmações, você talvez descubra que os cigarros não o atraem mais e que as pessoas com quem convive deixam de criticá-lo.

 Então você sabe que desprendeu sua necessidade.
Isso geralmente leva algum tempo de trabalho. Se você for persistente, tiver delicadeza e estiver disposto a se dar alguns instantes de silêncio a cada dia para refletir sobre o seu processo de mudança, obterá as respostas.
 A inteligência dentro de você é a mesma Inteligência que criou todo este planeta. Confie na sua orientação Interior e ela lhe revelará tudo o que você precisa saber.
Diariamente o Divino  Espirito Santo me abençoa com o Dom da Inteligencia.

Se estivéssemos num curso, eu mandaria você fazer este exercício com outra pessoa. No entanto, você pode praticá-lo sozinho, com um espelho, grande, de preferência.
Pense por um instante em algo em sua vida que você quer mudar. Vá para o espelho, olhe-se nos olhos e diga em voz alta: "Agora percebo que criei essa condição e estou disposto a soltar o padrão em minha consciência que é responsável por ela". Repita várias vezes, com emoção.

Se você estivesse com um parceiro, eu o mandaria perguntar-lhe se você está realmente disposto, se pensa que é mesmo isso que quer. Em seguida mandá-lo-ia convencer seu companheiro.

Como você está trabalhando com o espelho, pergunte-se se é isso mesmo que quer. Convença-se de que desta vez você está pronto para se libertar da servidão do passado.

A essa altura, muitos ficam assustados porque não sabem como se libertar. Tem medo de se comprometer antes de saberem todas as respostas. Isso é apenas mais resistência. lgnore-as.

Uma das coisas mais formidáveis que existem é que não precisamos saber "como". Tudo o que precisamos é estarmos dispostos. A Inteligência Universal ou a mente subconsciente descobrirá os "como".

 Cada pensamento que você tem ou cada palavra que fala está recebendo resposta, e o ponto do poder está neste instante. Os pensamentos que você está tendo e as palavras que está dizendo neste momento estão criando seu futuro.

Você é muito mais do que sua mente. Você pode pensar que ela é que está dirigindo o espetáculo, mas é só porque você a treinou para pensar assim. Você também pode destreinar e treinar de novo essa sua ferramenta.

Sua mente é uma ferramenta que você pode usar da forma que quiser. O modo como a usa agora é só um hábito, e hábitos, quaisquer hábitos, podem ser modificados.
Faça sua mente parar de tagarelar por um instante e pense bem neste conceito: Sua mente é uma ferramenta que você Pode usar da maneira que quiser.

Os pensamentos que você "escolhe" pensar criam as experiências que você tem. Se você acredita que é difícil modificar um hábito ou pensamento, isso será verdade para você. 

Se você escolher pensar: "Está se tornando fácil para eu fazer modificações", então será verdade para você.
Suponhamos que você tenha um filho que há muito tempo recebeu permissão de ficar acordado até tarde. Num belo dia, você decide que agora quer que o garoto vá para a cama todas as noites às oito horas. 

Como acha que será a primeira noite?
Claro, a criança se rebelará contra essa nova regra e poderá berrar, chutar e inventar um monte de coisas para não ir se deitar.
Se você não ficar firme na sua decisão, seu filho ganhará a parada e tentará controlá-lo para sempre.

No entanto, se você não abrir mão do que decidiu, mantendo-a calma e insistindo que essa é a nova hora de dormir, a rebeldia ir diminuindo. Em duas ou três noites a nova rotina estará estabelecida.

O mesmo acontece com a sua mente. Claro que ela inicialmente se rebelar é pois não deseja ser retreinada. Porém, você está no controle e se, se mantiver firme e concentrado, dentro de pouco tempo o novo modo de pensar ficará estabelecido e será extremamente gratificante tomar consciência de que você não é uma vítima indefesa de seus Pensamentos, mas sim o patrão de sua mente.

Enquanto lê, tome uma respiração profunda e, à medida que for exalando, deixe toda a tensão sair de seu corpo. Deixe seu couro cabeludo, sua testa e seu rosto relaxarem.
 A cabeça não precisa estar tensa para você ler. Deixe a língua, a garganta e os ombros relaxarem. Você pode segurar o livro com braços e mãos relaxados

. Faça isso agora - deixe as costas, o abdômen e a pélvis relaxarem. Deixe sua respiração se tranquilizar enquanto você vai relaxando as pernas e os pés. Você sentiu uma grande mudança no seu corpo desde que começou o Parágrafo anterior? Note o quanto você se prende. Se está fazendo isso com seu corpo, está fazendo com sua mente.

Nessa posição relaxada, confortável, diga a si mesmo: "Estou disposto a deixar ir. Eu solto.  Eu libero.Eu deixo ir. Solto toda a tensão. Solto todo o medo, todos os apegos desnecessários. Solto toda a raiva, mágoa e ressentimento. Solto toda a culpa. Solto toda a tristeza. Deixo ir todas as minhas velhas limitações. Deixo ir e estou em paz. Estou em paz comigo mesmo com o processo da vida. Estou em segurança". Estou em paz.
Repita esse exercício duas ou três vezes. Sinta como é fácil deixar ir. 

Faça-o de novo sempre que sentir pensamentos de dificuldade aparecendo. É preciso um pouco de treinamento para a rotina tornar-se uma parte integrante de sua vida.

 Quando você primeiro se põe nesse estado de paz, fica fácil para as afirmações se assentarem. Você torna-se aberto e receptivo a elas e não há mais necessidade de luta, tensão ou esforço. Apenas relaxe e se entregue aos pensamentos apropriados. Sim, é mesmo fácil.

As vezes precisamos experimentar um soltar no plano físico.
Experiências e emoções podem ficar trançadas no corpo. Gritar dentro de um automóvel com todas as janelas fechadas pode ser muito aliviador se estivermos sufocando nossa expressão verbal.

Socar o colchão ou chutar almofadas é um modo inofensivo de soltarmos a raiva represada. Podemos também usar esportes com esse objetivo, como jogar tênis ou correr.

Há algum tempo tive uma dor no ombro durante uns dois ou três dias. Tentei ignorá-la, mas ela recusou-se a desaparecer. Finalmente acomodei-me e perguntei a mim mesma: "O que está acontecendo aqui? O que estou sentindo?" "Parece que está queimando. Queimando... queimar... isso significa raiva. Por que você está com raiva?"

Não pude pensar em nada que pudesse estar me causando raiva, de modo que falei: "Bem, vamos ver se conseguimos descobrir". Coloquei dois grandes travesseiros na cama e comecei a socá-los com energia.

Depois de uns doze socos, percebi exatamente qual era o motivo de minha raiva. E a idéia veio bem clara. Assim, soquei os travesseiros com mais força ainda e deixei sair as emoções de meu corpo. Quando terminei estava me sentindo muito melhor e, no dia seguinte, meu ombro não doía mais.

Muitas pessoas me dizem que não podem desfrutar o presente por causa de algo que aconteceu no passado.

Como não fizeram alguma coisa no passado, não podem viver plenamente hoje. Como não têm mais algo que tinham no passado, não podem se divertir atualmente. Como foram magoados no passado, não aceitam o amor agora.

 Como algo desagradável aconteceu quando fizeram determinada coisa no passado, têm certeza de que ela acontecer de novo hoje. Como uma vez fizeram algo que lamentam, estão certos de que serão pessoas más para sempre. 

Como um dia alguém lhes fez algo, acusa essa pessoa por sua vida não ser como gostariam. Como se enraiveceram por causa de uma situação no passado, mantêm-se indignados.

 Como numa antiga experiência foram maltratados, nunca esquecerão ou perdoarão. Como não fui convidado para a festa de formatura do ginásio, não posso gozar a vida hoje. Como me saí muito mal na minha primeira audição, ficarei eternamente apavorado com audições.

 Como não sou mais casada, não posso gozar plenamente a vida hoje. Como meu primeiro relacionamento terminou, nunca mais estarei aberto ao amor. 

Como uma vez fiquei magoado com uma observação, nunca mais confiarei em ninguém. Como uma vez roubei uma coisa, devo me punir para sempre. Como eu era pobre quando criança, jamais serei bem-sucedido.
O que frequentemente nos recusamos a perceber é que mantermo-nos presos ao passado - não importa qual tenha sido e por mais horrível que tenha sido - só magoa a nós mesmos.

"Eles" na verdade não se importam. Geralmente "eles" nem têm consciência do que fizeram. Estamos apenas nos prejudicando ao nos recusarmos a viver ao máximo o momento presente.

O passado é passado e não pode ser mudado. O único instante que podemos vivenciar é o instante presente. Mesmo quando reclamamos sobre o passado, estamos somente vivenciando a lembrança que temos dele neste momento e com isso perdendo a real experiência do instante presente.

Vamos agora limpar o passado de nossas mentes, desprender o envolvimento emocional ligado a ele. Permitir que as lembranças sejam apenas lembranças.
Lembramo-nos de muitas coisas em que não existe nenhum envolvimento emocional; que não passam de simples recordações.
Deve acontecer o mesmo com todos os eventos passados.

 A medida que vamos desprendendo o envolvimento emocional deles, tornamo-nos livres para desfrutar o instante presente e criar um grande futuro.

Faça uma lista das coisas que está disposto a soltar. Qual é a intensidade de sua disposição? Note suas reações. O que você terá de fazer para se libertar desse envolvimento? Qual é o seu nível de resistência?

O passo seguinte. O perdão. Perdoar a nós mesmos e aos outros nos liberta do passado. O livro The Course in Miracles repete com insistência que o perdão é a resposta para quase tudo.

 Aprendi que quando estamos empacados num certo ponto significa que precisamos perdoar mais. Quando não fluímos livremente com a vida no momento presente, em geral estamos nos agarrando a um instante passado.

 Pode ser pesar, tristeza, mágoa, medo, culpa, raiva, ressentimento e às vezes até o desejo de vingança. Cada um desses estados vem de um espaço onde não houve perdão, de uma recusa em desprender as emoções e vir para o momento presente.

O amor é sempre a resposta para qualquer tipo de cura, e o caminho que leva ao amor é o perdão. Perdoar dissolve o ressentimento. Eu trato dessa questão de várias maneiras.

Existe um velho exercício criado por Emmet Fox que sempre funciona. Ele recomenda que você se sente numa posição confortável, feche os olhos e deixe sua mente e corpo relaxarem. Depois se imagine sentado num teatro, vendo à sua frente um pequeno palco.

 Ponha nesse palco a pessoa da qual tem mais ressentimento. Pode ser alguém do presente ou do passado, vivo ou morto. Quando conseguir ver essa pessoa com clareza, visualize boas coisas acontecendo a ela, coisas que teriam grande significado para ela.

 Veja-a sorrindo e feliz.
Mantenha essa imagem por alguns minutos e depois deixe que desapareça vagarosamente. Eu gosto de acrescentar uma outra etapa. 

Quando a pessoa sair do palco, coloque-se lá. Veja coisas boas acontecendo a você. Veja-se sorrindo e feliz. Tome consciência de que a abundância do Universo está disponível para todos nós.

O exercício acima dissolve as nuvens escuras de ressentimento que a maioria de nós carrega. Para alguns, será muito difícil fazê-lo. Você pode pôr no palco uma pessoa diferente a cada exercício. Pratique-o uma vez ao dia durante um mês e note como se sentirá muito mais leve.

Aqueles que estão na senda espiritual conhecem a importância do perdão. Para alguns de nós, todavia, existe uma etapa que se faz necessária antes de podermos perdoar completamente. 

Às vezes a criancinha dentro de nós precisa se vingar antes de estar livre para perdoar. Este exercício é muito útil num caso desses.
Feche os olhos, sente-se numa posição confortável e tranquilize-se. Pense na pessoa que acha mais difícil perdoar. 

O que realmente gostaria de fazer com ela? O que ela precisa fazer para receber seu perdão? Imagine isso acontecendo agora. Entre em detalhes. Por quanto tempo quer que elas sofram ou se penitenciem?

Quando você achar que está terminado, condense o tempo gasto no sofrimento e deixe-o ir embora para sempre. Geralmente, a essa altura você está se sentindo melhor e é mais fácil pensar em perdão.

Não aconselho praticar este exercício todos os dias, pois não seria bom para você. Todavia, fazê-lo uma vez, com emoção, fechando uma série de exercícios, pode ser muito aliviador.

Agora, sim, estamos prontos a perdoar. Se puder, faça este exercício com um parceiro. Se não, faça-o em voz alta.
Mais uma vez sente-se numa posição confortável com os olhos fechados e diga: "A pessoa que preciso perdoar é e eu o/a perdôo por

Repita várias vezes. Você terá de perdoar alguns por muitas coisas, outros apenas por duas ou três. Se estiver trabalhando com um parceiro, ele lhe dirá: "Obrigado, eu posso libertá-lo agora".

Se estiver sozinho, imagine a pessoa perdoada falando isso. Pratique o exercício por no mínimo cinco ou dez minutos. Procure no fundo do seu coração as injustiças que você ainda abriga e depois as deixe ir.

Quando tiver esclarecido o máximo que pode por enquanto, volte sua atenção para si mesmo. Diga em voz alta: "Eu me perdôo por    Faça isso por mais uns cinco minutos.
Você pode estar recebendo uma punição imposta por você em vidas passadas. Por isso é importante o perdão.

Estes exercícios são poderosos e devem ser feitos pelo menos uma vez por semana para limpar a sujeira mental restante. Algumas experiências se soltam com facilidade, outras têm de ser raspadas pouco a pouco, até que repentinamente um dia elas se desprendem e se dissolvem.


Postado por Dharmadhannya
Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:



Repassando à Chama  Trina da
Purificação e da Liberação
se puder  repasse...

Meus blogs
http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/

Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade, com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.
Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel
Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos

e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém!
Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados - Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web,  para fins de estudo, exclusivamente. 
Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.

AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou psicológica. De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso. Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário