quarta-feira, 29 de junho de 2016

GASTRITE - DOENÇAS E SINTOMAS H.P.Pylori ervas



GASTRITE - DOENÇAS E SINTOMAS e Ervas
 H.P.Pylori
Gastrite é a inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste as paredes internas do estômago. Essa alteração pode  ser provocada por diferentes fatores:

* A bactéria Helicobacter pylori foi encontrada no estômago de pacientes com gastrite ou úlcera. Não existem evidências, porém, que permitam distinguir a relação de causa e consequência entre esse micro-organismo e a gastrite ou a úlcera.

 Ou seja, não se sabe se a bactéria é responsável pelo aparecimento da gastrite ou da úlcera, ou se ela encontra nos pacientes com essas doenças ambiente ideal para seu desenvolvimento;

* Uso prolongado de ácido acetilsalicílico e de anti-inflamatórios;
* Consumo de bebidas alcoólicas;
* Gastrite autoimune, quando o sistema imune produz anticorpos que agridem o próprio organismo.
Sintomas
A dor da gastrite é circunscrita, começa na região epigástrica, logo abaixo do esterno, osso vertical situado na parte anterior do tórax. Na prática, a queixa é de dor na boca do estômago, que se irradia para outros locais, se surgirem complicações.

A dor da gastrite pode vir acompanhada de azia ou queimação, se houver retorno do suco gástrico por defeito no esfíncter, uma estrutura muscular que controla a comunicação entre esôfago e estômago. A azia costuma piorar quando a pessoa se deita depois de uma refeição mais volumosa ou rica em gorduras.

Perda do apetite, náuseas e vômitos também são sintomas de gastrite, assim como a presença de sangue nas fezes e no vômito.

Diagnóstico
Histórico clínico e endoscopia alta (exame que permite visualizar a mucosa do estômago) são fundamentais para o diagnóstico da gastrite. Isso não exclui a necessidade de realizar uma biópsia, isto é, de retirar fragmentos da mucosa estomacal para análise mais minuciosa no microscópio.

Tratamento
O tratamento da gastrite tem de levar em conta a causa da doença. Como existe associação entre Helicobacter pylori e gastrite, se tratarmos apenas a segunda sem combater o primeiro, a probabilidade de a doença reaparecer aumenta. 

No entanto, ela diminuirá bastante, se os dois tratamentos ocorrerem simultaneamente.O uso de ácido acetilsalícilico, anti-inflamatórios e álcool deve ser evitado, porque essas substâncias funcionam como fatores de risco para a doença.

A medicação para gastrite pode ser ministrada por via oral e os resultados obtidos costumam ser bastante satisfatórios.

Recomendações
* Respeite os horários das refeições. Separar algum tempo para café da manhã, almoço e jantar tranquilos não é luxo, é necessidade;
* Prefira fazer pequenas refeições ao longo do dia a fazer uma grande refeição depois de muitas horas em jejum;

* Mastigue bem os alimentos, pois a digestão começa na boca;
* Dê preferência a frutas, verduras e carnes magras;
* Não fume;

* Evite tomar analgésicos, café, bebidas alcoólicas e as que contêm cafeína;
* Procure um médico e siga suas recomendações se tiver azia, má digestão e sensação de estômago cheio depois de ingerir pequenas porções de alimentos.
Drauzio Varela

Aproveite 10 alimentos que ajudam a controlar a gastrite

Opções sem gorduras e ácidos auxiliam na recuperação do estômago

Você já sentiu queimação no estômago ou já se pegou aos resmungos por causa daquela dor incômoda no alto da barriga?

 Esses são alguns dos sintomas da gastrite, que também incluem enjoos acompanhados ou não de vômito. Inflamação na mucosa do estômago, a gastrite atinge muitas pessoas que, ao receberem o diagnóstico, 

precisam adotar algumas restrições alimentares - e com razão: segundo Carla Fiorillo, nutricionista da Equillibrium Consultoria, quem tem a inflamação deve evitar alimentos ácidos e gordurosos, entre eles frutas ácidas (mexerica, laranja exceto lima, abacaxi etc.), vinagre, café e frituras.

No entanto, nem só de restrições na dieta vive quem tem gastrite. Veja quais hábitos são bem-vindos e quais alimentos não agridem o seu sistema digestivo e ainda controlam a doença - alguns, inclusive, ajudam a recuperar a ferida na parede do estômago.

Hábitos na mesa
A nutricionista Carla Fiorillo indica que sejam feitas de quatro a cinco refeições por dia - com calma, em poucas quantidades.

 Outra dica, da nutricionista Andréia Ceschin de Avelar, é comer bolachas de água e sal ou maisena (nada de bolachas recheadas, pois são muito gordurosas) e frutas nos intervalos das refeições, para evitar que o estômago fique vazio (já que, quando vazio, o suco gástrico corroerá suas paredes, agravando a ferida).

Legumes ou verduras refogadas
Consuma legumes e verduras - tanto no almoço quanto no jantar - mas lembre-se de refogá-los, já que folhas muito duras podem incomodar as paredes de seu estômago.

 Por isso, a nutricionista Andréia Ceschin de Avelar aconselha que o consumo in natura de verduras como repolho, couve crua, escarola, alface e agrião seja evitado, pelo menos no começo.

Biomassa de banana verde
Quando cozida, a banana verde apresenta um amido resistente, definido como prébiótico. Essa substância funciona como alimento dos lactobacilos, mantendo-os vivos. 

Quando uma pessoa desenvolve gastrite, seu estômago é povoado com bactérias más, ocasionando déficit de bactérias boas. Ao ingerir a biomassa, os lactobacilos permanecem vivos, auxiliando na recuperação do tecido, como explica a nutricionista Fernanda Granja.

Para preparar a biomassa de banana verde, lave as bananas verdes, coloque-as com casca dentro de uma panela de pressão, cubra-as com água e cozinhe por 20 minutos ao todo, sendo que oito deles serão no fogo e os restantes apenas na pressão.

 Não force o escape da pressão! Terminando de cozer, aos poucos, tire a casca da poupa, que deve ser passada imediatamente no processador. 

Você obterá uma massa espessa que, se não for consumida imediatamente, pode ser congelada em sacos plásticos ou mesmo cubinhos por até quatro meses, mas exigirá um reprocessamento. A biomassa de banana verde também é ótima aliada da digestão!

Suco verde
Segundo a nutricionista Fernanda Granja, o suco de salsinha e couve é rico em clorofila, uma substância energizante e cheia de zinco e antioxidantes, itens necessários para a recuperação do estômago, além de vitamina C e magnésio.

 Para o preparo, bata os ingredientes verdes com suco de uma fruta, água e linhaça germinada. Para germinar a linhaça, basta colocar uma colher de sopa em um copo com água. Depois de quatro horas, a semente estará pronta para ser adicionada no suco verde.

Lactobacilos
"Às vezes, a gastrite mata as bactérias boas do estômago e, e sem elas, o tecido não se recupera", explica a nutricionista Fernanda Granja. 

Por isso, a reposição dos lactobacilos é importante para povoar o estômago com bactérias benéficas e, assim, para a cura da gastrite. Lactobacilos são encontrados em iogurtes e, até mesmo, vendidos em pó.

Suco de Aloe Vera
Segundo a nutricionista Fernanda Granja, o suco de aloe vera, erva também conhecida como babosa, tem poder cicatrizante. Ou seja, além de não ser prejudicial, ainda contribui na cura da ferida estomacal. O suco já é vendido pronto e 50ml ingeridos em jejum ou antes de dormir diariamente são suficientes.

Hortelã e alecrim
Os chás dessas ervas são poderosos aliados da boa digestão. A nutricionista Carla Fiorillo conta que eles também são calmantes digestivos, já que diminuem a acidez do estômago. Com isso, eles atenuam azias, gases e cólicas. Para um efeito mais satisfatório, o ideal é que eles sejam tomados 30 minutos antes das refeições.

Frutas não ácidas
Laranja lima, banana, maçã, pêra, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago. Os seus sucos também podem ser ingeridos sem medo.

 A quantidade indicada pela nutricionista Andréia Ceschin de Avelar é de quatro a cinco porções por dia no café da manhã, no meio da manhã, como sobremesa do almoço, entre almoço e jantar e outra no jantar, sendo cada porção uma fruta ou uma fatia.

Acidez estomacal? Saiba mais.
A batata é um alimento capaz de diminuir a concentração de ácido gástrico no estômago. Por isso, tomar um copo de suco de batata crua em jejum todos os dias pode auxiliar na redução da dor e desconforto causados pela úlcera e a gastrite. Vale experimentar.

H. pylori: quem diagnostica?
ABCGastro
Médicos Gastroenterologistas, endoscopistas e Clínicos Gerais: Geralmente esses são os responsáveis por fazer o diagnóstico do H. pylori. Cuidando do estômago, boca, esôfago, intestino, fígado, pâncreas e vesícula biliar.

Por isso, se você tem sentido indigestão, inchaço no estômago, gases e arrotos frequentes, procure seu médico. Diagnóstico precoce é sempre a melhor opção.

Dispepsia e H. pylori: qual a ligação?
Alguns pacientes podem relatar dispepsia em algum momento do tratamento e relacioná-la às medicações para erradicar o H. pylori. No entanto, mesmo a dispepsia sendo um mau funcionamento do estômago, não é consequência dos medicamentos.

 É importante lembrar que, após o tratamento e a eliminação da bactéria, os sintomas podem continuar. E então o melhor a se fazer é consultar seu médico.

Será que é H. pylori?
A presença do Helicobacter pylori no estômago pode vir acompanhada de alguns sinais: indigestão, estômago inchado, arrotos frequentes, gases, saciedade precoce e sangue nas fezes. 

Entretanto, esses sintomas podem indicar outros problemas estomacais. Por isso, é sempre importante consultar um médico para que seja dado o diagnóstico correto.

Infelizmente, a reinfecção pelo Helicobacterpylori pode ocorrer. Ou seja, é possível que uma pessoa se cure dela, mas acabe tendo que enfrentá-la novamente. 

Mas calma: nesse caso, a solução será retomar o tratamento medicamentoso por meio de um médico especialista e não descuidar da higiene. Um conselho geral é que o tratamento nunca seja abandonado, o que evita complicações futuras.

Não é regra, mas em algumas pessoas a bactéria pode apresentar resistência a alguns medicamentos. Nesse caso, deverá se consultar novamente com seu médico especialista para que ele lhe indique os próximos passos, inclusive uma segunda tentativa de tratamento com medicamentos diferentes daqueles que foram tentados primeiramente. 

Gastrite Crônica
Tatiana Zanin (Nutricionista)
A gastrite crônica é uma inflamação da mucosa do estômago, que dura mais de 3 meses e apresenta uma evolução lenta muitas vezes assintomática, que pode levar a sangramentos e o desenvolvimento de úlceras no estômago.

Causas da gastrite crônica

As causas da gastrite crônica podem ser o uso de medicamentos como a aspirina e outros anti-inflamatórios, a doença de Crohn e infecções bacterianas e virais.

A gastrite crônica é uma doença comum entre os alcoólatras, pacientes com uma doença prolongada ou comprometimento do sistema imune.

Sintomas da gastrite crônica

Os sintomas da gastrite crônica são mais sutis que na gastrite comum, e incluem:

Ligeiro desconforto abdominal após as refeições;
Azia;
Sensação de estômago cheio, mesmo comendo pouco;
Pode haver sangramento no estômago, sendo caracterizado por fezes negras e mal cheirosas;
Anemia sem causa aparente, devido ao sangramento do estômago ou de outra região no tubo digestivo.
Estes sintomas nem sempre são percebidos pelo indivíduo, e geralmente há suspeita de gastrite crônica quando o paciente refere que já teve gastrite e agora apresenta anemia, mesmo alimentando-se corretamente. 
Tratamento para gastrite crônica

O tratamento da gastrite crônica pode ser feito com o uso de medicamentos protetores gástricos, que são aqueles que formam uma barreira protetora para impedir que o ácido gástrico atinja as paredes do estômago, facilitando a cicatrização das feridas e diminuindo a inflamação. Veja os remédios mais usados: Remédios para gastrite.

Além disso, é necessário que o paciente cumpra uma dieta alimentar rigorosa onde só é permitido o consumo de alimentos cozidos, com poucos condimentos e água.

 Ao fazer isso por algum tempo, os sintomas da gastrite irão diminuir e então a dieta poderá ser um pouco mais extensa, embora seja necessário evitar todos os alimentos apimentados, gordurosos, bebidas alcoólicas, refrigerantes e sucos industrializados.

Remédio caseiro para gastrite crônica

Um ótimo remédio caseiro para gastrite crônica é tomar o chá de espinheira santa pois ela alivia os sintomas da gastrite e atua como um antibiótico natural que ajuda na eliminação da bactéria H. Pylori do estômago, diminuindo assim o risco de úlcera e de câncer de estômago.

O que é  Gastrite?
Gastrite é a inflamação, infecção ou erosão do revestimento do estômago. Ela pode durar por pouco tempo, na chamada gastrite aguda, ou pode durar meses e até mesmo anos (gastrite crônica).

Causas
A causa mais provável da gastrite é a fraqueza da barreira mucosa que protege a parede estomacal, permitindo que os sucos digestivos produzidos pelo estômago causem danos ao tecido que reveste o órgão.

Essa fraqueza pode ser causada pela bactéria Helicobacter pylori, que vive justamente no revestimento do estômago e que, se não for tratada, pode levar ao surgimento de úlceras e até mesmo ao câncer de estômago.
 Outras bactérias e vírus também podem causar infecções que levam à gastrite. Especialistas apontam também o refluxo da bile para dentro do estômago como uma causa para a gastrite.

Fatores de riscos
Alguns fatores considerados de risco podem aumentar as chances de uma pessoa desenvolver gastrite:


  • Analgésicos: o uso excessivo desses medicamentos prejudica a produção de uma substância que ajuda na proteção do revestimento do estômago

  • Idade: quanto mais velha a pessoa for, mais chances de desenvolver gastrite ela tem, pois o revestimento do estômago tende a ficar mais flácido conforme os anos vão passando.

  •  Além disso, adultos mais velhos também têm mais chances de serem infectados por bactérias e vírus ou de desenvolver doenças autoimunes que causam danos à parede estomacal.

  • alcoolismo: o consumo exacerbado de bebidas alcoólicas irrita o revestimento estomacal, o que eleva os danos causados pelos sucos gástricos produzidos pelo estômago para a digestão

  • Estress: momentos de estresse também elevam os danos causados à parede do estômago

  • Doenças autoimunes: quando as células de defesa atacam as células do próprio corpo, em vez de atacar e combater o organismo invasor, nós chamamos de uma doença autoimune. 

  • No caso da gastrite, os anticorpos atacam as células que compõem o revestimento do estômago. Geralmente, esse é um problema que acomete pessoas já com distúrbios autoimunes

  • HIV / Aids: pessoas infectadas com o vírus do HIV, causador da Aids, apresentam falhas no sistema imunológico e estão mais sujeitas à ação de bactérias e outros vírus. 

  • Pacientes diagnosticados com a doença de Chron e com infecções provocadas por parasitas também estão mais sujeitos a desenvolver gastrite
  • Uso de drogas: fazer uso de algumas drogas, como cocaína, também pode causar gastrite.
Dicas de 
http://www.remedio-caseiro.com/


A gastrite aguda surge de repente e, normalmente, está ligada a algum dos agentes
+ Alguns medicamentos, também situações de estresse físico ou psicológico e alguma infecção, podem levar a um quadro de gastrite aguda;

+ A ingestão de alimentos estragados ou contaminados por bactérias ou alguma de suas toxinas, são causas comuns de inflamação no estômago, parte de uma infecção conhecida como gastroenterite aguda;

+ Alguns agentes agressores também podem causar uma inflamação aguda: medicamentos corticóides,antiinflamatórios não esteróides, AAS (Ácido Acetil Salicílico) e também a ingestão acidental ou não de substâncias corrosivas e de bebidas de álcool.

Quanto à gastrite crônica, os agentes causadores podem ser uma bactéria que vive bem nos ambientes ácidos, como o estômago, mas que acaba por destruir a barreira de proteção das paredes do estômago, fazendo com que os ácidos gástricos ataquem a própria mucosa e cause sua inflamação. A infecção por esta bactéria é crônica, o que transforma esses danos em crônicos também. A gastrite crônica atrófica é a destruição da mucosa pelos anticorpos, o que causa diminuição das células e a consequente redução na produção de ácido gástrico, que é responsável, entre outras coisas, pela digestão dos alimentos. A evolução desse tipo contribui para o surgimento do câncer de estômago.

Quais os sintomas dos diferentes tipos desta doença
Na maioria dos casos crônicos, não há sintomas. Já nos agudos, podem surgir sintomas variados:

dor e queimação estomacal;
perda de apetite;
náuseas e vômitos;
azia;
mesmo quando come pouco alimento, a pessoa se sente satisfeita;
distensão da região do estômago;
em casos graves, há sangramento gástrico, que fica evidente no vômito de cor avermelhada e nas fezes escurecidas de sangue (melena);
Como nesses casos a absorção de vitamina B12 e ácido fólico é prejudicada, pode acontecer a anemia, que se evidencia pelos sintomas:

fraqueza;
comissurite (irritação nos cantos dos lábios);
glossite (ardência na língua);
diarreia e em casos raros, também podem acontecer, nos casos de gastrite atrófica, alterações neurológicas, envolvendo a memória e orientação.
Este problema pode ter alguns sintomas suavizados pela ingestão de chás medicinais!

Veja uma receita que poderá ajudar
CHÁ DE VERBENA

Ferva em meio litro de água, 1 colher de sopa de raízes e flores secas de verbena, por uns cinco minutos. Espere amornar, coe e beba. Pode ser bebida uma xícara de chá duas ou três vezes ao dia. 
Postado por dharmadhannya

Pesquisado por Dharmadhannya
Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:
Repassando à Chama  Trina da
Purificação e da Liberação
se puder  repasse...
Meus blogs
http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/
Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade, com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.
Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel
Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos

e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém!

AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou psicológica. De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso. Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.

Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados - Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web,  para fins de estudo, exclusivamente. Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte das obras utilizadas em estudos.
Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.




Nenhum comentário:

Postar um comentário