domingo, 5 de julho de 2015

AS GLÂNDULAS E O COMPORTAMENTO HUMANO



AS GLÂNDULAS E O COMPORTAMENTO HUMANO
Alice Bailey

Na opinião do Dr. Rubin "a aparência física do indivíduo, seus traços psíquicos ou aquilo que se pudesse chamar de química de sua alma, são demonstrados, em grande parte, pelo caráter e pela quantidade de secreções internas de suas diversas glândulas."(11)

Desde tempos imemoriais este tem sido o pensamento do Oriente, e está claramente representado naquela venerável escritura da índia, O Bhagavad Gita.

"O Espírito Supremo, que habita neste corpo, é chamado o Observador, o Pensador, o Sustentador, o Experimentador, o Senhor, o Ser Mais Elevado. 

"Iluminado pelo poder que habita em todos os sentidos, porém livre de todos os poderes dos sentidos, destacado, todo sustentador, não dividido em poderes, contudo desfrutando de todos os poderes.
"Dentro e fora de todos os seres, imóvel, entretanto se movendo, imperceptível é Aquele por sua sutileza, Aquele permanece distante, contudo, acessível." (XIII: 22, 14, 15)


"Diz-se que estes corpos temporais pertencem ao eterno senhor do corpo, imperecível e incomensurável" (II: 17).

"É dito que os poderes dos sentidos são superiores aos objetos; que a emoção é superior aos sentidos; que a compreensão é superior à emoção; mas Ele é superior à compreensão." (III:42)

Desse modo, a psicologia oriental ocupa-se da causa, do criador, do "si- mesmo"; quer aquele "si-mesmo" seja o ser humano divino, 
funcionando em seu próprio pequeno mundo de atividades mentais, emocionais e físicas; quer seja o Ser Maior, no qual seres menores vivem, movem-se e têm sua existência.


 Afirma que tem seus grandes Expoentes e tem produzido aqueles que afirmam conhecer o "Si-mesmo" e, mediante esse conhecimento, estar em contato com o "Si-mesmo" subjetivo, a Super Alma. Os defeitos dos dois sistemas são claros e produzem resultados deploráveis em cada caso.
AS GLÂNDULAS E O COMPORTAMENTO HUMANO
O estudo das glândulas está em sua infância. Em toda a literatura sobre este tema, afirma-se que muito pouco se sabe e que a essência interna chamada tecnicamente de "hormônio" particular de qualquer secreção glandular, ainda não foi descoberta, e que este tema está velado por aquele mistério.


 É verdade que as secreções de certas glândulas foram descobertas, e que se ouve falar correntemente da glândula tireóide, da utilização de seu extrato em certos casos, mas, no que se refere à maioria das glândulas, suas secreções permanecem desconhecidas ou apenas foram parcialmente isoladas.

Assim, o estudo das glândulas endócrinas e de seus efeitos não apenas sobre a estrutura física, mas também sobre o comportamento, é de importância vital. Que são então as glândulas? E, especialmente, quê são as glândulas endócrinas frequentemente mencionadas? Dr. Cobb nos diz:

"As glândulas podem ser divididas em dois grupos principais, aquelas que concernem ao sistema de drenagem os linfonodos e aquelas que secretam substâncias para uso no trabalho do corpo.

 Os linfonodos não nos concernem aqui. O segundo grupo, cuja tarefa é de proporcionar fluidos que. agindo coordenadamente. controlam e regulam os processos do corpo, consiste de duas subdivisões.
"A primeira dessas contém glândulas com canais através dos quais descarregam seu conteúdo. A segunda contém glândulas que não possuem canais e suas secreções são absorvidas diretamente pela corrente sanguínea.

Elas são conhecidas como glândulas ou órgãos endócrinos e seus produtos têm sido chamados de secreções internas. O termo 'endocrinologia' tem sido aplicado ao estudo das glândulas de secreção interna". (12)

O termo "endócrino" deriva da palavra grega "krinein" que significa separar. Dr. Rubin diz:

"Essas glândulas de secreção interna ou órgãos de secreção são denominadas 'glândulas endócrinas'. Suas secreções são absorvidas diretamente através do sangue e pelas correntes de linfa nutriente o corpo, parece assim, distribuindo suas próprias drogas.

"Essas secreções contêm os 'hormônios' ou mensageiros químicos do organismo que excitam algumas das mais maravilhosas reações que a fisiologia conhece. De fato, foi dito que os hormônios estão para a fisiologia assim como o radium está para a química." (13)

Esse sistema de glândulas endócrinas constitui uma unidade em termos funcionais, trabalhando no mais alto grau de cooperação e interdependência. Dr. Berman nos diz,

"O corpo-mente é uma corporação perfeita. Dessa corporação, as glândulas endócrinas são os diretores.... Por trás do corpo e por trás da mente acha-se este conselho diretor." (14)

Em realidade, todas as glândulas trabalham em uníssono. É sabido que elas correlacionam suas atividades, para equilibrar umas às outras, e se diz que, através de seu efeito unido, é dito, que fazem do homem o que ele é.

Elas formam, de fato, um sistema estreitamente entrelaçado, com funções e organismos claramente distintos daqueles de outros sistemas dentro do mecanismo da estrutura humana.

 O sistema sanguíneo e o sistema nervoso prosseguem em suas próprias atividades, mas são estreitamente ligados ao sistema endócrino.

O sangue age misteriosamente como um portador de hormônios peculiares das diferentes glândulas, e o sistema nervoso parece mais especialmente ligado ao desenvolvimento psíquico relativo ao funcionamento normal, ou anormal, das glândulas endócrinas.

Dessa discussão sobre o sistema endócrino, chegaremos naturalmente à questão: Quais são, pois, as glândulas endócrinas, uma por uma?
Começando pela cabeça, e trabalhando de cima para baixo, existem sete glândulas de especial importância a serem listadas. São elas:

Nome
Localização
Secreção
1 Epífise
Cabeça
desconhecida
2.Hípófise —
Cabeça

anterior

dcsconhecídaa
posterior

Pituitrina
3.Tireóide
Garganta
Tiroxina
4.Timo
Tórax
desconhecida
5. Pâncreas
Região do Plcxo Solar
Insulina
ô.Suprarrenais
Atrás dos Rins

córtcx

Cortisol
medula

Adrenalina
7,Gônadas
Abdômen inferior
dos testículos e
dos ovários
Assim, temos distribuída ao longo da cabeça e do tronco uma rede de glândulas importantes que, nos é dito, governam fisiologicamente a estrutura, o crescimento  e as transformações químicas do corpo e psicologicamente, são responsáveis pelas reações emocionais e os processos de pensamento do ser humano.


 Portanto, elas seriam as produtoras de suas qualidades, boas ou más, de seu comportamento e maneira de agir e até de seu caráter.*
Examinaremos agora as sete glândulas mencionadas, porém limitando nossa discussão a seus efeitos mentais e psíquicos.

1.                 A Epífise ou glândula pineal localização, cabeça secreção, desconhecida.

A glândula pineal tem o formato de cone, do tamanho aproximado de uma ervilha; e localiza-se no centro do cérebro, numa pequena cavidade, atrás e acima da glândula pituitária, que se localiza um pouco atrás da raiz do nariz. A glândula pineal é ligada ao terceiro ventrículo do cérebro.

 Ela contém um pigmento semelhante ao da retina do olho e também grupamentos do que são chamadas "partículas de areia do cérebro". Dr. Tilney diz:

"Numerosas tentativas foram feitas para determinar que função, se existe alguma, o corpo pineal possui. É ele indispensável à vida, ou desempenha algum papel importante a uma fase particular da atividade metabólica?
Podemos, talvez, admitir que esse organismo possui uma função no homem e na maioria dos mamíferos.

 Não é improvável que essa função seja particularmente determinada por uma secreção interna; uma secreção, entretanto, que certamente não é indispensável à vida. A exata influência da secreção pineal permanece obscura." (15)

Tem sido também sugerido que essa glândula regula nossa susceptibilidade à luz, que ela tem um efeito definido na natureza do sexo, que ela está relacionada ao crescimento do cérebro e que seu funcionamento ativo provoca precocidade intelectual, como claramente indicado no caso histórico discutido abaixo.

 Essa glândula também tem sido chamada o terceiro olho, e o olho dos Ciclopes. Além desses fatos ou conjecturas, os pesquisadores confessam francamente nada conhecerem, e que os experimentos têm produzido pouca informação.

 No experimento de ministrar extrato da glândula pineal a crianças e a pessoas deficientes não houve resposta no caso de pessoas com mais de quinze anos de idade, e, a resposta foi contraditória nos demais casos; então a dedução foi impossível.

Até as últimas décadas, pouca atenção havia sido dada à glândula pineal. Então produziu-se o caso, relatado pelo Dr. Berman, de uma criança tratada numa clínica alemã, sofrendo de problemas oculares e dores de cabeça.

 Ela estava com cinco anos, era adiantada para sua idade e havia aparentemente alcançado o estágio de adolescência. Ela era de uma inteligência anormalmente brilhante, capaz de discutir assuntos metafísicos e espirituais.

 Ela possuía uma consciência de grupo desenvolvida, e só ficava feliz quando podia dividir o que tinha com os outros. Seu estado piorou rapidamente após sua chegada à clínica, e morreu ao final de um mês. A autópsia mostrou um tumor na glândula pineal. (16)

Como ver-se-á mais adiante, esse caso apresenta um interesse especial, em razão das conclusões dos filósofos orientais.

A maioria dos livros assinala que a glândula pineal é indicada por filósofos antigos como sendo a sede da alma, e faz-se frequentemente referência a Descartes que disse que "no homem, a alma e o corpo encontram-se num único lugar, na glândula pineal, na cabeça".

Será que não haveria um elo real, uma indicação d e verdade oculta, na antiga crença segundo a qual a glândula pineal seria a sede da alma, e no fato aparentemente estabelecido que essa glândula é característica da infância e que, mais tarde, ela se atrofia?

Acredito que perdemos o contato com a Inteligência espiritual da alma quando estamos separados do Uno - egoístas, descrentes, quando não temos fé, separado do amor da Unidade para o bem de todos, e não valorizamos o que temos, somos ingratos, frios, sem coração e sem alma.
 As crianças são felizes e acredito que a tristeza, depressão, nos afasta da Luz da Alma, da nossa criança interior. A terceira visão revela a Luz do  “Olho de Deus”, ou o  Olho da Presença Divina. Dharmadhannya

 As crianças creem facilmente em Deus e reconhecem Sua existência. O Cristo diz que "o Reino dos Céus está em vós" e "a menos que vos torneis como crianças, não entrareis no Reino dos Céus".

 Isso faz pensar igualmente na "Ode Evocativa do Sentimento de Imortalidade, Segundo as Lembranças da Tenra Infância", de Wordworth:

"Nosso nascimento não é senão um sonho e um esquecer; A alma que sobe em nós, a estrela de nossa vida,
Efetuou a outra parte do seu poente E vem de muito longe;

Não em total esquecimento,
E nem também numa nudez completa, Mas carregando nuvens de glória, viemos

De Deus, que é nossa morada: Os céus se acham à nossa volta em nossa infância! As sombras da prisão começam a se fechar Sobre a criança que cresce, mas ela percebe a luz e o lugar de onde ela vem E a vê em sua alegria.

O jovem que, em se distanciando a cada dia do Oriente, Deve viajar, ainda é, contudo, o sacerdote da Natureza,
E na senda ele é acompanhado Pela esplêndida visão.
Com o tempo, o Homem percebe que ela se apaga E desaparece na luz dos dias ordinários".
A filosofia oriental confirma a existência do possível elo entre a glândula pineal e a alma.

2.                 A Hipófise localização cabeça tem duas secreções: a pituitrina, oriunda de sua parte posterior, e outra desconhecida, oriunda de sua parte anterior.

O interesse pela hipófise remonta de há séculos; mas, até o fim do século passado, sabia-se tão pouco a seu respeito, que ela era considerada um órgão de secreção externa.

 De fato, trata-se de duas glândulas' em uma; ela tem o tamanho de uma ervilha e se acha na base do cérebro, a pouca distância da raiz do nariz.

Ela já foi chamada "o caro tesouro da natureza" devido ao fato de repousar em um nicho, como "um crânio no interior de um crânio".
 Como todas as glândulas, sob uma forma ou outra, ela tem uma estreita relação com o sexo e com certos fenómenos periódicos tais como o sono e a menstruação.

 É-nos dito que ela é uma glândula de atividade contínua, que consome energia, e que é essencial à vida. Pensa-se que ela estimule as células cerebrais e exerça "uma influência grande e direta sobre a personalidade".

Também nos é dito que se seu desenvolvimento for insuficiente, causa, o ou pelo menos se acompanha de uma gritante inferioridade moral e intelectual, bem como uma total ausência de autocontrole;

 se o seu desenvolvimento for satisfatório, ocorre uma atividade Assim, temos distribuída ao longo da cabeça e do tronco uma rede de glândulas importantes que, nos é dito;

 governam fisiologicamente a estrutura, o crescimento e as transformações químicas do corpo e psicologicamente, são responsáveis pelas reações emocionais e os processos de pensamento do ser humano.

 Portanto, elas seriam as produtoras de suas qualidades, boas ou más, de seu comportamento e maneira de agir e até de seu caráter.*

 Assim, temos distribuída ao longo da cabeça e do tronco uma rede de glândulas importantes que, nos é dito, governam fisiologicamente a estrutura;

 o crescimento e as transformações químicas do corpo e psicologicamente, são responsáveis pelas reações emocionais e os processos de pensamento do ser humano.

 Portanto, elas seriam as produtoras de suas qualidades, boas ou más, de seu comportamento e maneira de agir e até de seu caráter.*

 Assim, temos distribuída ao longo da cabeça e do tronco uma rede de glândulas importantes que, nos é dito, governam fisiologicamente a estrutura, o crescimento e as transformações químicas do corpo e psicologicamente, são responsáveis pelas reações emocionais e os processos de pensamento do ser humano.

 Portanto, elas seriam as produtoras de suas qualidades, boas ou más, de seu comportamento e maneira de agir e até de seu caráter.*

Assim, temos distribuída ao longo da cabeça e do tronco uma rede de glândulas importantes que, nos é dito, governam fisiologicamente a estrutura, o crescimento e as transformações químicas do corpo e psicologicamente, são responsáveis pelas reações emocionais e os processos de pensamento do ser humano.

 Portanto, elas seriam as produtoras de suas qualidades, boas ou más, de seu comportamento e maneira de agir e até de seu caráter.*v mental pronunciada.

 Ela parece ter uma estreita relação com nossas qualidades emocionais e mentais.

Como já dissemos, a hipófise é, em realidade, duas glândulas numa só. A secreção do lobo posterior é denominada pituitrina.

"O lobo posterior rege os instintos sexuais maternais e sua sublimação, os instintos sociais e criadores... Poder-se-ia dizer que ela vitaliza profundamente as emoções e a ternura... 

pois todos os sentimentos fundamentais (opostos ao sentimentalismo intelectualizado e auto protetor), a ternura do coração, a simpatia e a sensibilidade fazem parte de suas funções".

Não se conhece a secreção da hipófise anterior.
"Descreveu-se a hipófise anterior como a glândula da intelectualidade... Por esse termo entendemos a capacidade da mente em dominar o meio por intermédio de conceitos e de ideias abstratas". (17)

O Dr. Berman acrescenta que "a atividade mental é acompanhada por uma crescente atividade da hipófise anterior, se ela for intelectual, e da posterior, se ela for emocional". (18)

Do estudo desses comentários vê-se que as qualidades da personalidade as emoções, seja o instinto maternal partilhado com todos os animais, seja o amor ao próximo ou o amor a Deus são consideradas como dependentes, em grande parte, da condição da hipófise; bem assim, a capacidade de intelectualizar.

Ao encarar o problema sob um ângulo diferente, o estudante da sabedoria oriental demonstra a relativa correção de todas essas inferências.

3.                 Tireoide localização, garganta e cuja secreção é a tiroxina.
Da tireoide, mais é conhecido que da epífise ou da hipófise e, do ponto de vista da sabedoria oriental, isso era previsível. Essa glândula, situada na parte anterior e inferior do pescoço, próximo à laringe, é de grande dimensão.

 Ela foi outrora uma glândula sexual; frequentemente chamada de "terceiro ovário", ela está sempre implicada em casos relativos a esses órgãos. Nos vertebrados inferiores;

 ela está nitidamente ligada aos canais dos órgãos sexuais, mas, ao longo da evolução, "essa relação se perde e a tireoide se desloca cada vez mais em direção à cabeça, para se tornar o grande elo entre o sexo e o cérebro". (19)

É-nos dito também que ela preside a diferenciação dos tecidos e que ela tem um poder antitóxico, prevenindo os envenenamentos e tornando maior a resistência ao veneno.

Mas, acima de tudo, a glândula tireoide controla o metabolismo da energia. Ela já foi chamada o lubrificante eficaz da transformação da energia, e ela é o grande catalisador da energia no corpo. Ela controla a velocidade da vida e constitui a chave do sistema endócrino. Ela é indispensável à vida.

Graças ao trabalho com anormais, retardados e idiotas, os pesquisadores, segundo o Dr. Berman, chegaram à seguinte conclusão:

"Sem a tireóide, não pode haver complexidade de pensamento, nem aprendizado, nem educação, nem formação de hábitos, nem energia de resposta às situações, nem desenvolvimento físico de faculdade e de função, nem reprodução da espécie; não haveria nem sinal de adolescência na idade habitual, nem manifestação das tendências sexuais que normalmente se seguem." (20)

"Também nos é dito que a sensibilidade, a possibilidade de discernir entre os diferentes graus de sensação e a acuidade das percepções constituem outras faculdades da glândula tireoide.

A tireoide muito desenvolvida tanto torna a pessoa mais energizada como mais sensível; o homem sente melhor as coisas, percebe o sofrimento mais rapidamente, pois ele alcança mais rápido o estágio onde o estímulo afeta o seu sistema nervoso". (21)

Como a hipófise, a tireoide tem estreitas relações com a memória.
"... a hipófise parece ter relação com a preservação daquilo que conserva a memória... A memória da tireoide aplica-se particularmente à percepção e aos preceitos, a da hipófise à concepção (leitura, estudo, pensamento) e aos conceitos". (22)

4.                 Timo localização, tórax e cuja secreção é desconhecida.
Praticamente nada se sabe dessa glândula, que é uma das mais misteriosas. Como a glândula pineal, ela é considerada como uma glândula da infância, mas ambas escaparam a todas as pesquisas até aqui.

O       timo está situado no peito e abarca a parte superior do coração; ele está possivelmente ligado à nutrição e ao crescimento;

 parece haver uma relação com a ausência do senso de responsabilidade própria da infância; nos casos em que o timo continua ativo na fase adulta, o homem demonstra irresponsabilidade e amoralidade.
5.                 Pâncreas localização, região do plexo solar cuja secreção é a insulina.

A maior parte das informações concernentes ao pâncreas é de ordem estritamente fisiológica e, conseqüentemente, não serão aqui consideradas. 
E suficiente dizer que ele está situado no abdómen, próximo ao plexo solar (cérebro da natureza animal instintiva) e que ele está estreitamente relacionado com a "mobilização da energia para fins físicos e mentais.

 Ele produz duas secreções; uma está ligada ao processo de digestão, e a outra ao metabolismo do açúcar. Se as células não tiverem uma quantidade suficiente de açúcar, nenhum trabalho muscular ou nervoso, essencial na luta pela vida, é possível". (23)

6.                 As glândulas suprarrenais situadas sobre o s rins a secreção de sua córtex é desconhecida, (NT) e a de sua medula é a adrenalina.

Essas glândulas são duplas e situadas a cada lado do abdômen, sobre e por trás dos rins, elas agem sobre o crescimento geral e o das células cerebrais. A substância cortical (à qual nenhum nome foi dado) é uma das fontes da secreção interna que produz a maturidade.

As glândulas suprarrenais são essencialmente glândulas da combatividade. Elas produzem a reação poderosa e imediata que manifestam os homens face ao perigo e à cólera, e sua secreção é estimulada em momentos de emergência.

 A dor, a raiva e o medo têm um nítido efeito sobre sua secreção, e nos é dito, "todas as evidências apontam para a medula como a secretora da substância que gera o fenômeno do medo (24) e à sua córtex tão dominante nas reações de raiva.

E também:
"A coragem está tão estreitamente ligada ao medo e à cólera, que, em qualquer discussão, eles se acham sempre associados. A coragem é geralmente considerada como a emoção oposta ao medo. Isso indicaria que a coragem é simplesmente uma inibição do trabalho das suprarrenais.

Em realidade, o mecanismo da coragem é mais complexo. É preciso distinguir a coragem animal da coragem deliberada.

 O primeiro é. literalmente, a coragem do animal. Conforme já observado, os animais possuindo a maior quantidade de córtex suprarrenal são batalhadores, agressivos, preparados para atacar; são os reis das florestas e das planícies.

 A emoção que eles sentem é provavelmente a cólera, acompanhada de um desejo de sangue, sem preocupação das consequências.

 Para eles, o objeto que eles atacam age como um pano vermelho agitado frente ao touro; ele estimula poderosamente a secreção da córtex suprarrenal e essa injeção no sangue acende, por assim dizer, o instinto da cólera. Na coragem deliberada, há mais do que instinto. Existe uma manifestação da vontade.

 Ao admitir que, sem a córtex suprarrenal a verdadeira coragem seja impossível, é preciso atribuir à hipófise anterior o principal mérito da coragem.

Em realidade, é a mistura de sua secreção com a da córtex suprarrenal  que produz a verdadeira coragem. São, pois, sobretudo os homens pertencentes ao tipo pituitário anterior que realizam os atos de coragem". (25)

7.                 As gônadas, situadas no abdómen inferior, e cuja secreção é a dos testículos e dos ovários.

As gônadas são as glândulas sexuais de secreção externa, mas sabe-se que elas têm igualmente uma secreção interna. Sua principal secreção serve à reprodução.
 Não é necessário estender os efeitos dessas glândulas sobre a personalidade. O impulso sexual e seus diversos efeitos secundários, físicos e psíquicos, são bem conhecidos, e são objeto de numerosos estudos; esses estudos, relativos sobretudo às perversões e às inibições, mostraram-se de vital importância para a compreensão da humanidade.

Certos psicólogos atribuem todas as reações humanas físicas, emocionais e mentais ao sexo e somente ao sexo; por trás das opiniões extremas, sabemos que há um fundo de verdade.

 Outros psicólogos consideram que o sexo desempenha importante papel, mas ele não explica tudo. A sabedoria oriental oferece uma explicação que merece consideração, e que exporemos quando do estudo dos centros de força e sua relação com as glândulas.

De tudo o que precede, e também a partir dos livros e artigos escritos sobre o assunto, podemos dar o breve resumo abaixo.

Todo o assunto está ainda no estágio experimental, e ainda muito resta a fazer. Existe, contudo, uma estreita relação entre as glândulas e uma certa similitude de funcionamento; a maioria delas age sobre o metabolismo e o crescimento; todas parecem estreitamente ligadas à vida sexual.

 Enfim, elas aparentemente determinam o tipo e o temperamento da personalidade.

Por mais experimental que seja a ciência, parece que enfim o homem foi compreendido e psicanalisado.

 Esses processos das emoções e dos conceitos mentais, intangíveis e difíceis de perceber, são agora explicados com relação à matéria.
 O homem é classificado segundo o funcionamento de suas glândulas e do sistema nervoso, segundo o funcionamento (bom ou ruim) do aparelho de contato e de resposta.

 Um santo pode se tomar um pecador, e o pecador, um santo, simplesmente aumentando ou diminuindo certas secreções internas; consequentemente, o homem não é nem melhor nem pior que o equipamento com o qual ele veio ao mundo; e o seu mecanismo é a perfeita expressão disso.

 Ele pode melhorá-lo ou deteriorá-lo, mas esse aparelho constitui o fator determinante. O livre arbítrio é eliminado e a imortalidade negada. O que o homem pode fazer de melhor é trabalhar para ser feliz, e também, assumir a responsabilidade de construir corpos melhores para que as próximas gerações possam ser psiquicamente melhores.

Estejamos ou não de acordo com essas conclusões, podemos ao menos admitir que, sendo o mecanismo objeto de todo esse estudo, deveria ser finalmente possível determinar as leis e os métodos permitindo a construção de corpos perfeitos que, por sua vez, tomar-se-iam instrumentos permitindo que uma perfeita natureza psíquica funcionasse.

Mas serão todas essas conclusões relativas às glândulas endócrinas realmente corretas?

 O homem, em sua grande linha, terá sido classificado, catalogado, nada mais restando a fazer senão preencher certos brancos nesse esquema geral? Quem pode dizê-lo?

Creio que a solução pode ser dada pela resposta a duas questões: a primeira relativa ao indivíduo e a segunda relativa ao todo.

No que concerne ao indivíduo, às glândulas e às funções glandulares serão as causas primeiras, ou simplesmente efeitos ou meios? Será que não existe, em realidade, por trás delas, algo de maior?

 Em cada um de nós não existiria uma alma, agindo por meio do mecanismo físico e psíquico? Em resumo, São Paulo não teria razão ao dizer que o homem tem um corpo físico e um corpo espiritual, deixando entrever que a glória do corpo físico é uma coisa, e que a glória do corpo espiritual é uma outra?

No que concerne à segunda e mais ampla questão, será que um simples mecanismo é tudo o que constitui a existência e toda a sua finalidade e nossa única estrela guia do aperfeiçoamento desse mecanismo?

 Então, justifica-se a afirmativa "então comamos e bebamos, pois amanhã morreremos". 

Será que não há em nós um eu mais sutil denominado espírito ou alma ou outra coisa mas um eu que faça parte de um todo transcendente chamem-no Deus, como o faz a religião, ou Superalma como o faz Emerson, ou por qualquer outro nome mas de toda maneira um todo transcendente, cuja glória e irradiação ultrapassa toda compreensão?

 Será que não poderíamos um dia ser Uno com Aquilo, a expectativa dessa união conduzindo sempre para frente? O que é corruptível, não será um dia incorruptível? O que é mortal não poderá se tornar imortal? Será que a morte jamais será vencida?

Para achar respostas a essas questões, voltemo-nos agora para a Sabedoria Oriental.
Ao considerar o sistema endócrino, não é minha intenção descrevê-lo em seus termos e efeitos fisiológicos ordinários, tais como sua relação com o crescimento do corpo, com os cabelos, o coração, o sangue e os órgãos de procriação.

Tudo isso pode ser encontrado em qualquer obra médica, mesmo naquelas publicadas no século passado. Minha intenção, mais propriamente, é expor o que os pesquisadores modernos e avançados, médicos e psicólogos, deduzem de um estudo das glândulas, e o que eles julgam ser o efeito destas sobre o comportamento humano.

Quero também verificar as asserções tão frequentemente enunciadas, segundo as quais essas misteriosas secreções internas são responsáveis pelos atos, emoções e mentalidade do homem em suma, pelo homem mesmo. Segundo eles, compreender as glândulas é perceber o homem.

Considerando as glândulas sob esse prisma, utilizarei basicamente citações de obras disponíveis, não apenas porque essas citações darão autoridade às minhas palavras, mas também porque pode-se assim tornar mais claro e mais recente o ponto de vista dado.

Estas obras, e os pesquisadores treinados como um todo, utilizam uma terminologia que confunde o leitor ordinário. 

A secreção da glândula tireóide, por exemplo, tem sido denominada "ácido triiodo-trihidro-exygíndol- propiônico"! Na medida do possível, evitarei o emprego de expressões tão jocosas.
Antes de considerar as glândulas propriamente ditas, é importante decidir o que entendemos pelo termo "psicologia". 

No Ocidente, pelo menos, foi abandonado seu sentido derivativo, já dado, de logos ou lei, de psique ou alma. Dr. Leary nos dá uma definição clara e atual:

"A ciência do comportamento humano, no sentido mais amplo do termo 'comportamento', o sentido que inclui tudo o que os seres humanos fazem, tudo o que eles têm. Nesse sentido, de comportamento, é o comportamento da personalidade integrada, como um todo, que está sendo investigado.

"A psicologia lida com o organismo como um todo, como um indivíduo integrado e orientado em contato com outros indivíduos num ambiente externo complexo, parcialmente físico e parcialmente social, em suma, como uma personalidade.

"O comportamento dos seres humanos, psicologicamente falando, ... reduz a fatos e descobrimentos fisiológicos, em seguida a fatos no campo da biologia, depois a fatos bioquímicos, depois a fatos químicos em geral e então, inevitavelmente, à física como a ciência da matéria em movimento". (1)

A psicologia é, consequentemente, a ciência da atividade do homem na condição de organismo vivo, no meio em que se encontra a ciência das relações entre o homem e aquele meio.

 É a ciência da conduta humana, mas não no sentido ético de conduta correta ou incorreta. É a ciência do comportamento humano, da personalidade. Mas o que se encontra por trás desse comportamento? Hocking diz: "O eu é, na realidade, um sistema de comportamento. Mas é um sistema de comportamento objetivista que surge de uma persistente esperança. O núcleo do eu é sua esperança". (2)
Esta esperança de que a vida possa tornar-se maior do que ela já fora anteriormente é em verdade uma persistente esperança sabemos, contudo, que para realizá-la, é preciso que nós mesmos ajudemos a alcançar essa realização. Daí vem esse comportamento objetivista do qual fala Hocking.

Há três fatores principais nesse campo do comportamento humano e da personalidade. Primeiro, temos o meio ambiente. Ele é muito mais que um simples fato presente, ou conjunto de fatos, ou um simples cenário passivo no qual se representa o drama.

 Ele tem sido definido como "tudo o que não é organismo, seja de natureza cultural, social, física, ou de alguma outra natureza, presente de fato ou registrado." (3)

 Existe em seguida o aparelho humano, particularmente o aparelho de resposta que iremos discutir em maior detalhe.
Por último temos a conduta, ou o resultado da inter-relação entre o meio ambiente e o aparelho de resposta, e dado certo meio ambiente e determinado aparelho de resposta, certas linhas de conduta, dizem, são inevitáveis a interação desses três fatores resulta no comportamento humano. Nosso interesse, naturalmente é pelo segundo desses fatores, o aparelho de resposta.

Certos aspectos do mecanismo desse aparelho merecem mais atenção do que outros, notadamente o sistema nervoso e o sistema das glândulas endócrinas, dois sistemas que, no corpo humano, funcionam em estreita coordenação.

E por intermédio do sistema nervoso, talvez a parte mais complexa e mais maravilhosa da estrutura humana, que entramos em contato com nosso meio, o mundo exterior, e que somos adaptados para funcionar nele.

 Por intermédio desse sistema, tornamo-nos conscientes do que é tangível; e através da rede de nervos, da coluna vertebral e do cérebro, nos tornamos conscientes das informações que nos são constantemente transmitidas.

 Através de milhões de linhas telegráficas que são nossos nervos, essas mensagens chegam à central de força que é nosso cérebro e transformam-se então misteriosamente em informações. A essas informações respondemos: uma atividade inversa se institui e somos galvanizados à ação.

Juntamente com essa movimentação de energia nervosa que chega e parte, existem atividades paralelas no sistema das glândulas endócrinas (e no sistema muscular) e o entrosamento de atividades é tão intenso que, a menos que as glândulas endócrinas estejam funcionando normalmente, não haverá resposta adequada à informação transmitida, nem transformação de um tipo de energia em outro.

O aparelho de resposta como um todo e o mecanismo correspondente foram resumidos nos seguintes termos:

"Um organismo é um dispositivo de transformação que modifica a energia recebida através dos receptores que chega proveniente do meio ambiente, em energia que sai sob a forma de trabalho muscular e glandular;

 ao mesmo tempo, como um dispositivo de transformação, ele também se transforma, segundo estes e outros, estímulos de origem interior. Esses dois conjuntos de estímulos e essas duas saídas de energia cooperam no ato completo ou comportamento do organismo." (4)


O sistema nervoso e os músculos podem ser descritos, sem muito rigor, como sendo o aparelho físico de resposta e os meios pelos quais a resposta física ao meio ambiente é expressa, mas o sistema nervoso em conjunto com as glândulas endócrinas podem ser descritos como o aparelho inteligente e emocional de resposta, e os meios pelos quais a verdadeira resposta é expressa.

Afirma-se que esta última interação entre o aparelho e o meio ambiente produz a conduta e o comportamento, que o sentimento e a atividade do pensamento têm sua origem no sistema endócrino e que até a natureza do homem é assim explicada!

"Provavelmente é verdade", continua Dr. Leary, "que, a longo prazo, quando a presente especulação tiver sido substituída por um conhecimento mais adequado e melhor fundamentado, descobriremos que a sede do temperamento encontra-se nas glândulas endócrinas ou em conexão com as mesmas." (5)

Dr. Rubin diz que "estamos agora chegando rapidamente à crença de que tudo o que somos e tudo o que esperamos ser um dia, depende, em grande parte, de havermos ou não nascido com as glândulas endócrinas normais" (6).

 E Dr. Leary diz: "As emoções são mais estreitamente relacionadas com os interceptores, os músculos lisos e as glândulas endócrinas, do que os instintos" (7). Dr. Cobb nos diz:

"...apenas três e meia gr * da secreção tireoidiana separam a inteligência e a idiotia. É um pensamento assustador reconhecer que a ausência de um elemento químico possa resultar no fracasso do desenvolvimento da mente e do corpo de um indivíduo" (8).

Em sua introdução, Dr. Cobb também nos diz que:
"A ação das glândulas na determinação da estrutura do corpo é indiscutível; e a perspectiva mental os 'complexos de comportamento' do indivíduo parece depender do bem-estar físico; e, sem dúvida alguma, o bem-estar físico depende da ação exitosa e da interação das diversas secreções glandulares...

 "Apesar de estarmos apenas no início desse estudo, já avançamos o suficiente para reconhecer que, assim como certos padrões são formados no corpo por uma disposição particular das glândulas endócrinas, também a mente recebe sua cota da mesma fonte".

Numa recente palestra, o professor J. S. Huxley diz: "Parece claro que o temperamento, mais importante até que o intelecto puro para alcançar o sucesso, depende em grande parte do equilíbrio das diversas glândulas de secreção interna a tireóide, a hipófise e as outras.

Pode até ser que a fisiologia aplicada do futuro venha a descobrir como modificar o temperamento". (10) No que diz respeito ao temperamento, 
Dr. Hocking observa:
"Não há a menor razão para duvidar do efeito profundo, sobre o temperamento, exercido pelas glândulas de secreção interna, tais como a tireóide ou as gônadas ou as glândulas suprarrenais.

 A estimulação de algumas dessas glândulas, ou a injeção de seus produtos, ou a absorção destes, podem produzir mudanças antes consideradas milagrosas.

 Ao administrar tiroxina a uma vítima do cretinismo, a mesma pode ser trazida a um estado de quase normalidade; se a dosagem for interrompida, ela retorna ao seu estado original.

 Se a dosagem for incrementada, infelizmente, nem ela nem ninguém passará do estado normal ao de génio; produzir-se-á apenas outra forma de anomalia.

 Até agora, as descobertas químicas não justificam qualquer esperança de melhorar o ser humano normal. Existem, de fato, certas drogas que permitem a um indivíduo se sentir como um génio, mas, a não ser que os resultados sejam avaliados sob a mesma influência, eles são estranhamente decepcionantes.

 Nós não podemos, pois, ter demasiadas esperanças sobre essas descobertas para o futuro da humanidade. Mas há um sentimento original, no qual a alma tem sua química, e 'uma deficiência de iodo transformará um homem inteligente num idiota.' " (11) Alice Bailey

1                   - Leary, Daniel B., Modern Psychology: Normal and Abnormal, pp 10, 14, 18.
2                   - Hoching, Wm. E., Self, Its Body and Freedom, p. 46
3                   - Leary, Daniel B., Modern Psychology: Normal and Abnormal, p 45
4                   - Leary, Daniel B., Modern Psychology: Normal and Abnormal, p.
5                   - ibidem, p. 189.
6                   - Rubin, H.H., Your Mysterious Glands, p. 10.
7                   - Leary Daniel B., Modern Psychology: Normal and Abnormal, p. 61.
*                    gr. - abreviatura de grain, menor unidade britânica para medida de peso, equivalente a 0,0648 gramas - N. do Trad.
8                   - Cobb, I.G., M.D., The Glands of Destiny, p. 5.
9                   - ibidem
10               - Cobb, I.G., M.D., The Glands of Destiny, pp 11, 12 11- Hocking. W.E.. Self. Its líody and Freedom. pp 58,59
12               - Cobb. I.G., M D., The Glands of Destiny, p. 1.
13               - Rubin, H.H., M.D.Your Mysterious Glands, pp. 8,9.
14               - Berman. Louis, M.D., The Glands Regulating Personality, pp. 96,97
*                    Obs.: Desde que este capítulo foi redigido, os experimentos com as glândulas endócrinas prosseguiram. As informações dadas aqui não são finais nem conclusivas, mas os postulados fundamentais do Autor permanecem intocados. F.B.
15               - Tilney. Frederick. M.D., The Pineal Gland, pp. 537, 542.
16               - Berman, Louis, M.D., The Glands Regulating Personality, p. 89.
17               -Berman, Louis, M.D., The Glands Regulating Personality, p. 178.
18               - Ibidem, p. 236
19               - Berman, Louis, M.D., The Glands Regulating Personality, p. 46.
20               - Berman, Louis, M.D., The Glands Regulating Personality, p.. 55.
21- Berman, Louis, M.D., The Glands Regulating Personality, p. 180.
22               - Ibidem, p. 182
23               - Berman. Louis, M.D., The Glands Regulating Personality, p. 93.
NT - levar em consideração a época em que o livro foi escrito -
24               - Berman, Louis. M.D.. The Glands Regulating Personality, p. 76.

- Ibidem p. 177 
Pesquisado por Dharmadhannya

Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:



Repassando à Chama  Trina da Purificação e da Liberação
se puder  repasse...

Meus blogs
http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/

Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade, com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel
Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos

e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém!
Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados - Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web,  para fins de estudo, exclusivamente. Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.

AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou psicológica. De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso. Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário