quinta-feira, 30 de julho de 2015

Meditação com o ritmo do coração



Meditação com o ritmo do coração 

Na Prática do Ritmo do Coração, a pessoa atinge o estágio da meditação quando o coração se expande para além de sua identidade individual a fim de transformar-se no coração da humanidade.

 De início, você permanece cons­ciente de seu coração dentro de si mesmo (concentração). Depois, toma-se consciente de si mesmo dentro de seu coração, que está desmedidamente ex­pandido (contemplação).

Finalmente, você descobre que o mundo todo abrange um único e coeso coração-realidade (meditação). Então você sente a experiência não apenas do seu coração pessoal, mas do coração de tudo, o co­ração que é infinito.

Nossa personalidade, comparada com nossa alma, é o mesmo que o arco- íris comparado com o sol. Nosso objetivo é iluminar a personalidade com a luz da alma. A meditação para o exterior nos conduz para dentro da alma; a me­ditação interior conduz a alma para a vida.

Na meditação para o exterior, você sente primeiro o batimento do cora­ção no peito, depois o batimento preenche o seu corpo. Todo o seu corpo pa­rece estar dentro do seu coração. Então o batimento do seu coração mostra-se como o ritmo do Coração, o infinito coração que tudo permeia e cujo bati­mento cria o ritmo de tudo na vida.

Na meditação para o interior, você desenvolve uma consciência simultâ­nea do batimento do Coração cósmico e do seu próprio coração em ritmo sin­copado, dentro de si mesmo. Então o batimento do Coração que a tudo envol­ve dá ritmo ao seu coração, fortalecendo e aperfeiçoando o seu ritmo.

 Nesse ponto, você sente a experiência de todos os corações, de todas as emoções, dentro do seu coração. O seu coração está em seu peito, embora não mais lhe pertença.

 Você sente e age como o coração de todos. Finalmente, o seu coração mostra-se como o Coração do universo. E o batimento do coração que marca o compasso de todos os corações e que movimenta as águas do oceano em ondas e o ar em rajadas de vento.

 O mundo todo suspira quando você sus­pira e sorri quando você sorri. Esse é um estado extraordinário que parece ser metafórico ou poético até que a pessoa perceba ser verdadeiro.

Tua música fez minha alma dançar; no murmúrio do vento ouço tua flauta; as ondas do mar mantêm o ritmo dos meus passos de dança.
Por toda a natureza, ouço a música que tocas, minha Amada; minha al­ma ao dançar expressa sua alegria na canção. [Hazrat Inayat Khan]
Quando meu coração está inquieto, perturba todo o universo.

 Quando meu coração está adormecido, ambos os mundos caem num sono pro­fundo. Toda a natureza desperta com o despertar do meu coração. Quando a concha de meu coração se quebra, pérolas se espalham por toda parte. [Hazrat Inayat Khan]

A meditação pura auxilia a pessoa a atingir os recessos mais profundos do coração ou da Alma ou do Espírito. A concentração leva em consideração principalmente a mente, enquanto a meditação, embora não deixe totalmente de levar em conta a mente, centraliza-se na alma que é o lugar do coração. [Hazrat Inayat Khan]

Ao penetrar profunda e intimamente na experiência pessoal de seu bati­mento cardíaco, você pode descobrir o ritmo fundamental de toda a existên­cia. Isso exige um esforço que não faz sentido “a sangue-frio”, uma expressão que meu mestre sempre usa, mas toma-se totalmente acessível quando a pes­soa passa pelos estágios iniciais de concentração e contemplação.


Meditação para o exterior e para o interior

Como já vimos, na meditação para o exterior ou transcendental, a pessoa tem como objetivo tornar-se transpessoal e ilimitada, obtendo uma experiência plena de quem é. Isso é um pré-requisito da meditação para o interior (centra­da no coração).

A meditação para o exterior, nesses termos, está nesta sequência:
3. Meditação
2. Contemplação
1. Concentração

... A meditação para o interior, em contraste, está na sequência oposta, a ser seguida após a sequência da meditação para o exterior:
1.                   Meditação
2.                   Contemplação
3.                   Concentração

Na Prática do Ritmo do Coração, a pessoa acaba por retomar à contemplação e depois à concentração, mas com uma diferença. Na meditação para o exterior, o individual é penetrado pelo todo; na meditação para o interior, o todo transforma-se no individual.

O arco-íris, concentrando-se no sol, reconhece algo de si mesmo no sol: a luz que é a própria essência do arco-íris é mostrada com muito mais intensidade pelo sol.

Contemplando o sol, identificando-se com ele, o arco-íris deleita-se com a experiência de uma forma muito mais brilhante de luz, com to­das as cores integradas no branco.

Meditando agora como o sol, o arco-íris desfruta reinos de luz além das formas de arco-íris e sol. Ele descobre a própria natureza da luz, an­tes que ela se irradie por todo o universo ou se mostre diferenciada pe­las cores.

O sol, que agora está vivenciando a si mesmo como pura luz, lem­bra-se mais uma vez da sua forma de arco-íris. Da mesma maneira que o arco-íris ansiava ser livre, a luz anseia agora ser expressa.

Contemplando o arco-íris, a luz do sol sente que está sendo mostra­da num esplendor que lhe era um potencial desconhecido. O arco-íris revela as cores interiores da pura luz branca solar, que agora o sol pode sentir através da contemplação.

Finalmente, o sol, num ato de jubiloso amor pelo arco-íris, concen­tra seus raios de luz através do céu nublado para iluminar o arco-íris com todo o seu esplendor. Ele projeta-se para o arco-íris sem limite ou reserva. O sol transforma-se no arco-íris e o arco-íris é recriado como uma expressão do sol.

0 Terceiro Estado da Consciência

No passado, as pessoas achavam que aquilo que não era palpável não era 1 ou se era real não era relevante. Agora, a ciência já demonstrou que o universo é incrivelmente complexo e que nossas ideias comuns a respeito dele são limitadas do que a percepção de uma rosa sem cor e sem fragrância. Por e pio: o contraste entre a percepção normal e o que é possível na meditação

Utilizamos apenas parte do cérebro e apenas um dos dois hemisférios cerebrais de cada vez.

Temos apenas um acesso muito limitado à memória em nossa mente inconsciente, inclusive a memória que está armazenada em nosso tecido muscular.

Não podemos controlar o ritmo necessário que regula nosso metabolismo, nível de energia e assim por diante.

Identificamo-nos somente com o aspecto muscular de nosso corpo físico localizado no espaço, o que proporciona uma autoimagem limitada.
Ambos os hemisférios funcionam simultaneamente, e algumas ondas cerebrais envolvem todo o cérebro.

A memória pode ser liberada dos músculos e podemos “agitar” a memória inconsciente.

Podemos adaptar melhor o corpo para a tarefa que temos pela frente.
Descobrimos o aspecto de onda de nosso corpo, coexistente a todas as outras ondas, o que proporciona uma autoimagem ampliada. Os estágios da meditação podem ser descritos em 
termos de padrões de ondas do cérebro:
° No início, a meditação aparece como um EEG, com a maioria das ondas alfa em ambos os hemisférios cerebrais, simultaneamente, indicando relaxa­mento. A pressão sanguínea cai.

• A meditação mais avançada mostra ondas beta e teta simultaneamente com as ondas alfa, indicando percepção lúcida, elevados poderes mentais e cria­tividade.

® Na meditação ainda mais avançada surgem também ondas delta, que nor­malmente só aparecem no sono profundo, embora o meditador esteja des­perto e possa mais tarde relatar o que ocorreu no aposento. A velocidade dos batimentos cardíacos diminui consideravelmente.

QUANDO PIR VILAYAT foi examinado na Fundação Menninger, descobriu-se que ele podia se lembrar de uma conversa que ocorrera enquanto ele estava produzindo on­das delta e teta. Mais tarde, ele foi testado na clínica do Dr. Herbert Berison, em Bos­ton. Relatou ele:

“A amplitude das ondas delta que eu produzi durante a Meditação PSI era tão alta quanto a amplitude das ondas alfa por mim produzidas. Eu fiquei to­talmente consciente do ambiente no qual me encontrava durante toda a sessão.

Pelo fato de os padrões dessas ondas cerebrais serem muito característi­cos, é possível identificar estados de consciência meditativa com alguma segurança e distinguir os estados de meditação do transe, do sono ou da consciên­cia normal, por exemplo.

Se tivéssemos de classificar o nível de deliberada intencionalidade que se encontra presente em nossa consciência, poderíamos ordená-la a partir do so­no profundo sem sonho, no qual não há percepção, até a concentração em pro­blemas matemáticos ou outros problemas mentais,

 nos quais a mente está total­mente absorvida numa determinada tarefa.
Geralmente, os diversos estados de consciência, mostrados no gráfico abaixo  podem ser divididos em duas categorias denominadas “adormecida” e “desperta”.

 A. meditação é, por­tanto, um terceiro estado, com as características de ambos ou de nenhum do outros dois estados. O gráfico mostra minha avaliação subjetiva desses estado;

Como consciência desperta, a consciência na meditação tem memória percepção do ambiente. Mas o controle dos pensamentos durante a meditação não é igual ao controle ou à falta de controle que temos na consciência adormecida ou desperta.

Lembramos alguns dos nossos sonhos e esquecemos algumas experiências de devaneio, mas ninguém poderá negar que nossa memória é mais limitada quando estamos dormindo do que quando estamos acordados.

 Durante o sono, nossos pensamentos não se formam de uma maneira deliberada ou intencional, mas seguem seu próprio curso. Nosso sono pode ser interrompido fatores ambientais como barulho ou temperatura, mas não podemos fazer que “prestemos atenção” enquanto estamos dormindo.

Os sonhos têm muito pouco de intenção deliberada, mas no devaneio, onde permanecemos despertos s e estamos como que sonhando, podemos modificar esse “sonho” que, até certo ponto, tem alguma intenção.

 Em um devaneio, temos memória e percepção, mas controlamos nossos pensamentos apenas parcialmente. No estado de consciência normal, na maioria das vezes controlamos nossos pensamentos em linhas racionais, mas muitos temas são iniciados pela percepção sensorial,.

Ou seja, pensamos no que vimos e ouvimos originalmente, e lembramos de nossas percepções, de nossos pensamentos e de nossas ações.
No estado de concentração, quando nos localizamos em um objeto a importância da intensidade sensorial é extremamente reduzida. 
Passamos pela parada de ônibus e continuamos a ler dentro dele; a luz esmaece, enquanto lemos ao pôr-do-sol - esquecemos de nos alimentar quando estamos alfa em alguma tarefa.

 Mas essa perda de percepção do que ocorre à nossa volta é diferente da perda de percepção durante o sonho, pois a percepção é abandonada por nós em vez de nos ser subtraída.

Onde a meditação está colocada nesse espectro? A meditação com todos esses estados, mas diferente de todos eles. Na meditação as ondas delta do cérebro que definem o “sono profundo” podem estar presentes, mes- mo quando estamos conscientes do ambiente em que nos encontramos.
Imagem

Na maioria das práticas de meditação, a inspiração surge de modo contínuo sem que a controlemos conscientemente, tal como no sonho, e parte dela de ma­neira inesperada.

 A memória está sempre presente na meditação. Durante a maioria das meditações, as ondas cerebrais mostram a presença das ondas be­ta do pensamento controlado, do mesmo modo que ocorre no estado de con­centração. A concentração é a primeira etapa da meditação.

A Prática do Ritmo do Coração, como está descrito, cria um estado semelhante ao da concentração, mas com uma percepção muito maior das condições interiores, menor controle das imagens mentais e maior relaxa­mento, como no estado de sono.

 O estado de meditação não é igual ao de tran­se: durante ele “não lhe dá um branco”. Você fica sempre consciente do seu pensamento, mas estará pensando de maneira diferente.

Uma das vantagens da meditação é que ela nos proporciona uma clara vi­são das coisas, o que não é imposto, esperado ou lógico.


Embora na meditação o corpo esteja descansando, não está na mesma condição do sono. Isso porque o corpo também está em meditação, o corpo também respira; ele respira através dos poros da pele, e é neces­sário manter todo o corpo em meditação. [Hazrat Inayat Khanj

Este texto é resultado de uma pesquisa.
Postado por Dharmadhannya

Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:


Agora
Coloque a mão no seu coração e sinta o fogo do amor Divino da sua  Alma no seu coração.
Que ela ascenda a liberação do dharma no seu coração.
Repassando à Chama  Trina da Cura, Purificação e da Liberação. Meus blogs
Repassando à Chama  Trina da Purificação e da Liberação
se puder  repasse...

Meus blogs
http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/

Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém!
Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados –
Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web,
para fins de estudo, exclusivamente. Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte
das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.
AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou psicológica. De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso. Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário