terça-feira, 24 de novembro de 2015

Estabelecer Objetivos - Metas e Pensar Positivo




Estabelecer Objetivos - Metas e Pensar Positivo


Nanci Azevedo Cavaco 
Como estabelecer objetivos corretamente e por que o pensamento positivo pode não funcionar
Se você pretende ter um cérebro turbinado, é porque possui planos para ele. Nesse caso, é preciso saber se empregará de maneira certa todo o potencial que adquiriu.

Pensar positivo, imaginar-se fazendo o que gostaria (estar trabalhando em um cargo público, por exemplo) é o que todos aconselham. Mas será que isso é o suficiente? Se fosse, bastaria pensar no objetivo alcançado e tudo estaria resolvido.

Quando se estabelece um objetivo, é comum ter dúvidas quanto à possibilidade ou não de alcançá-lo, e já sabemos que quanto maior a dúvida maior a dificuldade de realização.

As dúvidas são traiçoeiras e nos impedem de alcançar nossos objetivos pelo simples fato de gerarem conflito (capacidade x incapacidade). A tendência da sensação de dúvida é nos imobilizar. Talvez você não tenha muita noção do quanto isso o prejudica.

Para ter uma melhor percepção dos prejuízos que a dúvida pode causar, pense sobre isso: se for pedido para que você caminhe sobre uma tábua de 02 metros de largura por 06 metros de comprimento, estando essa tábua apoiada no chão, sabemos que você será absolutamente capaz de concluir a tarefa.

 Contudo, se a mesma tábua em questão estiver a uma altura de 04 metros, apoiada de um prédio a outro, seu desempenho será o mesmo? Possivelmente, não. Talvez você nem se "atreva" a iniciar a travessia. Apesar de ser a mesma a tábua e a mesma distância, sua competência em atravessá-la estará comprometida pelo medo gerado pela dúvida de conseguir ou não.

Se você resolver cumprir essa tarefa, provavelmente a imagem mental que se formará em seu pensamento será a de estar caindo. A ideia de não conseguir acaba criando bloqueios que, muitas vezes, o impedem até mesmo de tentar, não por falta de capacidade (manancial de recursos internos para realizar algo), mas por falta de competência (condições internas para colocar em prática as capacidades existentes).

O que ocorre é que você está mantendo um padrão mental de quem não consegue, quando deveria ter um padrão mental de quem consegue.

Para resolver este problema, relembre uma ocasião em que teve a convicção de que poderia resolver algo e de fato resolveu. Identifique suas sensações internas (qual era o seu padrão de pensamento, o que sentia, o que ouvia e visualizava internamente).

 Intensifique esta sensação e a transfira para a situação atual (passar no concurso). Repita esta ação várias vezes em momentos diferentes para fixá-la e torná-la automática.
Estabelecer objetivos e pensar positivo requerem outras providências.

 Vamos começar pelo objetivo.


Objetivo
Saiba acertar o alvo
Você pode ter um objetivo, mas para que consiga realizá-lo, ele deve ser:
1.            Específico.
2.            Estabelecido de modo positivo.
3.            Monitorado e no padrão mental adequado.
Agora, vamos explicar passo-a-passo.

1. Específico
Há um objetivo específico quando se vai direto ao ponto. Se você tiver como objetivo ganhar dinheiro, isto não é ser específico, por uma razão muito simples:

 se alguém lhe der R$ 0,01 (um) centavo, você já terá ganhado dinheiro. Da mesma forma, isso pode acontecer hoje ou somente daqui a alguns anos.

Nesse objetivo não está estabelecido quanto, quando e de que maneira você deseja que seu êxito aconteça. Desse modo, você não terá como monitorar os resultados.

 Nosso cérebro, no estado inconsciente, sempre buscará alcançar as condições necessárias para a realização do que desejamos, mas é preciso saber estabelecer o que se quer.

 Se você estiver no meio do oceano apenas desejando sair e não souber em que direção deve seguir, permanecerá no mesmo lugar.

2.           Estabelecido de modo positivo
Freqüentemente, as pessoas estabelecem seus objetivos com base no que não desejam que aconteça. Desse modo, acabam realizando exatamente o que evitar.

 Exemplo: não quero ficar reprovado. Esse é um objetivo, mas como está estabelecido negativamente, o resultado fatalmente será a repro­vação.

 A explicação é simples e bastante óbvia: para que algo deixe de acon­tecer, primeiro precisa estar acontecendo. Entendeu? Não?

Então faça uma experiência: não pense numa laranja. Observe que mesmo sendo orientado a não pensar numa laranja, automaticamente ela surgiu na sua mente.

 Assim sendo, quando estabelece como objetivo NÃO FICAR REPROVADO, seu cérebro criará recursos para que você se reprove.
 Ao invés de pensar que não quer ser reprovado, seu pensamento deve ser o de ser aprovado.

3.           Monitorado e no padrão mental adequado
Para saber se está indo para a direção certa de seu objetivo, é impor­tante monitorar o que tem conseguido em relação ao prazo que estabeleceu.

 Se você estabelece ir em determinada direção, é importante checar os sinais que indicam que está na direção certa.

Quanto ao padrão mental, vamos relembrar que para cada ação é impor­tante ter o padrão mental adequado.

 Uma maneira de facilitar a criação do padrão mental específico é usar a visualização, mas você conseguirá um me­lhor resultado se também produzir as sensações compatíveis de quem já al­cançou o objetivo desejado.

Numa projeção ao futuro, tenha como base seus sentidos. Nessa proje­ção, procure imaginar o que você verá, ouvirá e sentirá no momento em que realizar o que almeja.

Casos em que o pensamento positivo pode falhar
O pensamento positivo pode falhar se você:
 Pensar sem imaginar - Cada pessoa possui um modo específico de pensamento. Algumas pensam com palavras; outras, com imagens.

 A imaginação é mais poderosa do que a razão. Lembra-se da experiência de imaginar uma fruta azeda? Mesmo racionalmente sabendo que não há fruta alguma, o sistema glandular produz salivação.

 Um outro exemplo: o medo surge porque imaginamos. Sem imaginação não há medo. Portanto, é importante pensar positivamente com imagens.

O Pensar sem emoção - Pensamento sem emoção é um pensamento "frio", muito racional. Diriamos que é um pensamento apenas com o hemisfério esquerdo (consciente).
Para que haja impressão no inconsciente, de modo a favorecer a ação de um comportamento que desejamos, é preciso pensar com carga emocional (permitindo a impressão no inconsciente - pensamento também com o hemisfério direito).

 Um bom exemplo do potencial da emoção é o trauma, recheado de carga emocional e que permanece durante anos, mesmo quando conscientemente desejamos nos livrar dele. Imagine se utilizamos esse recurso de modo a nos favorecer.

O Pensar com dúvidas - É importante que você não tenha dúvidas quanto à realização do que deseja. Se você deseja algo e imagina o contrário do que quer, estará produzindo situações opostas.

 Já vimos que a imaginação sempre ganha da razão, então, se não houver uma unidade entre seu pensamento e seu sentimento, ocorrerá conflito que bloqueará suas competências e, conseqüentemente, impedirá a realização do seu objetivo.

Se o seu objetivo consciente for passar em concurso, mas seu objetivo subjacente for manter-se ao lado de seus amigos atuais, saiba que aí haverá um conflito.

 Nessa disputa, seu objetivo consciente será derrotado e a arma que ele utilizará contra você (no seu objetivo consciente) será a auto sabotagem, que pode aparecer mascarada de diversas maneiras: sonolência na hora de estudar, dores de cabeça, esquecimento etc.



Inimigas de qualquer pessoa que deseja ser produtiva e eficiente, as faltas de concentração e atenção são os pesadelos de quase todos os concurseiros.

 Quando se preparam para concorrer a uma vaga no serviço público, pelo menos 90% dos concursandos sabem o quanto tais faltas atrapalham o seu desempenho. Mas muitos acham que atenção e concentração são as mesmas coisas.

Você sabe qual é a diferença entre atenção e concentração? Saber a diferença é importante para que os exercícios de correção do problema sejam compatíveis com a situação que se quer corrigir.

A falta de atenção é quando não se consegue perceber detalhes, então algumas nuances da informação passam desapercebidas.

 Já a falta de concentração é quando durante em um mínimo de tempo, seu pensamento viaja para outras situações que nada tem a ver com o que você esta fazendo, mais comumente acontece com interferências de outros pensamentos no momento dos estudos.

Alguns se queixam de falta de atenção, outros de concentração e muitos acreditam que atenção e concentração são a mesma coisa. Você pode até não saber a diferença entre uma coisa e outra, mas com certeza deve conhecer a sensação de “ausência momentânea”, que faz surgir pensamento do tipo: “não me lembro de ter ouvido o professor falar sobre isso”, ou, ainda, enquanto estuda, percebe que seu pensamento viaja para bem longe do assunto no qual deveria prestar atenção. Parece que uma força estranha e invisível sequestra sua mente no momento em que você mais precisa dela.

No dicionário Aurélio, entre outras definições, encontramos o fenômeno da atenção definido como “aplicação cuidadosa da mente a alguma coisa” e concentração como “aplicação da atenção da mente de modo interno e exclusivo”.

 Segundo o psicólogo e neuropsiquiatria russo Alexander Romanovich Luria, que estudou as relações entre o sistema nervoso e o comportamento humano, a concentração é a condição responsável por extrair os elementos essenciais para a atividade mental a que se vincula a seletividade do processo mental.

A atenção funciona como filtro da percepção. Ela é uma função cognitiva básica. Quando está comprometida, todas as outras funções decorrentes dela funcionam precariamente. Um bom exemplo é o que ocorre com a memória.

 A falta de atenção e concentração tem um efeito direto sobre a capacidade de lembrar.

É importante mencionar que existe a falta de atenção e concentração em função de alguns transtornos neurológicos. A desatenção e a desconcentração também podem ser geradas por um nível alto de ansiedade. Nesse caso, entre outras coisas, o exercício de relaxamento pode auxiliar bastante.

O relaxamento é uma prática psicossomática que ajuda a aliviar as tensões físicas e a adquirir equilíbrio mental.

Para a atenção, você também pode adotar exercícios como os jogos de 7 erros, além de desenvolver o hábito de observar os detalhes em fotos, lugares etc. Todos esses exercícios não lhe exigem muito tempo para a execução, apenas devem ter continuidade.

Por mais estranho que possa parecer, é possível ter concentração sem atenção e vice versa.

Em situações comuns, para promover estimulação nas áreas do cérebro (córtex pré-frontal e parietal), envolvidas na tarefa da atenção e concentração, os exercícios são muito importantes.

 Além disso, devemos evitar a tendência à superficialidade, muito comum atualmente sob a justificativa de não se perder tempo. Corrigindo essas deficiências, seu desempenho na aprendizagem e memorização será infinitamente melhor.

Como no treinamento de um atleta que participa de uma competição, entendemos que o concursando também necessita de um preparo (fitness mental), inclusive emocional, já que terá de aprender a lidar com a pressão de concorrer com milhares de “atletas” disputando a mesma vaga.

Podem ser adotados vários exercícios de variadas metodologias, com a finalidade de corrigir as diversas dificuldades cognitivas (desatenção, desconcentração, falta de memória, falta de percepção etc.).

Você pode pensar que existem obstáculos entre você e o seu objetivo. Essa ideia pode imobilizá-lo fazendo com que você nem tente alcançá-lo, ou você pode pensar que existem desafios entre você e o seu objetivo e desse modo aumentar os seus recursos, sua vontade de superação.

 A simples conotação que uma palavra tem para você é o suficiente para impedi-lo ou impulsiona-lo. Portanto, a linguagem influencia o seu sistema nervoso e, consequentemente, afeta a sua reação.

Pensar é usar os sentidos internamente. Já que o que você diz é um reflexo do que você pensa, dependendo das palavras que você habitualmente utiliza, sem saber, você pode estar se sabotando.

Alimentação
Manter uma alimentação que aumente as reservas energéticas é fundamental. Uma boa alimentação refere-se à qualidade e não à quantidade.

Uma dieta saudável deve ser bem distribuída durante o dia. O ideal é que se façam diariamente pelo menos três refeições, sendo as primeiras (café-da- manhã e almoço) as mais importantes.

Para quem necessita de um bom desempenho mental, é bom ingerir:
 Ferro - encontrado no milho, fígado de boi, beterraba, espinafre, alface, cerejas, pera, uvas, maçãs, lentilha, amendoim.

 Silício - encontrado no arroz integral, aveia, cevada, cenoura, espinafre.
 Fósforo - encontrado no grão-de-bico, caju, avelã, leite, amendoim, mel de abelha, castanha de caju.
 Complexo vitamínico do tipo B (B12), (B2), (Bl) - encontrado nas hortaliças, frutas, leguminosas.

 Vitamina C - encontrada na acerola, goiaba, abacaxi, agrião, tomate, repolho.
 Vitamina A - encontrada na cenoura.
 Proteínas - encontradas na carne em geral, gelatina, soja e peixes.

Vale lembrar que é importante ingerir bastante água, evitando fazê-lo durante as refeições.
Para manter e aprimorar a memória é importante:
 Manter dieta balanceada, com legumes, frutas e verduras.
 Consumir vitamina A, C, E e selênio e suplementos nutricionais e fosfolipídios.
 Acabar com a tristeza e o estresse.

 Fazer exercícios cardiovasculares. Se não tiver tempo de frequentar uma academia, pedale, pule corda ou faça polichinelos antes do banho, que são excelentes para promover a oxigenação do cérebro.

 Quanto menos oxigênio, menor funcionamento cerebral. Comece exercitando- se 3 vezes por semana pelo menos por 20 (vinte) minutos.

Evite substituir as refeições por sanduíches ou salgadinhos. Se por qualquer razão não puder almoçar, coma frutas e troque o refrigerante por sucos ou vitaminas. 
Então, aproveite e “boas práticas

Nanci Azevedo Cavaco 

 Psicopedagoga e Psicanalista.

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