segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Melhore sua memória usando o potencial do seu CÉREBRO







 Melhore sua memória usando o potencial do seu cérebro

Para melhorar a memória, passar em concursos e melhorar a concentração e o desempenho.

Nanci Azevedo Cavaco
Como utilizar o estado emocional a seu favor, o Como ancorar suas capacidades de maneira positiva.
 Por que o pensamento positivo pode falhar.
 O que é lateralidade cruzada.
 Como estabelecer objetivos de maneira correta.

 Utilize o estado emocional a seu favor

Quando se pratica algo de que se tem conhecimento, internamente experimenta-se um estado emocional de certeza, ou seja, você sabe que sabe o que está fazendo e isso faz com que intimamente sinta-se bem.

Tal qual o estado mental que utilizamos para cada atividade específica, mesmo que o padrão mental seja parecido, ainda assim haverá peculiaridades que diferenciarão cada ação.

 Por exemplo: para jogar tênis, você precisa estar concentrado, para jogar xadrez, também é necessário haver concentração, porém, são estados mentais diferentes, embora tenham o mesmo padrão de concentração.

 Sendo assim, você não pode jogar tênis com o mesmo estado de concentração de quem joga xadrez e vice-versa.
Na preparação para qualquer atividade, inclusive no momento de estudos ou de provas, é necessário estar no padrão e estado mental adequados ao que se deseja realizar.

 Sentimentos de insegurança geram padrões e estados mentais de insegurança e isso não combina com o que se deseja realizar. Não se consegue produzir um automóvel tendo em mente um apontador.

O que são âncoras? Nesse sentido, são gatilhos que fazem disparar um estímulo ligado a um estado fisiológico. Em geral, são externas e podem ser utilizadas para reproduzir atitudes mais eficientes.

Âncora é qualquer coisa que facilite o acesso a um estado emocional qualquer. Por exemplo: há os que acreditam que vestir azul produz sorte, então, quando precisam produzir resultados excelentes, vestem uma roupa azul e com isso se sentem mais poderosos.


 Uma música também pode ser uma âncora que trás de volta um sentimento vivenciado no passado.

As âncoras são fortalecidas por dois fatores: crenças e registro neuroló­gico.

A) Crenças: aquilo em que se acredita.
3) Registro neurológico: toda vez que se sente um impacto emocional forte, intenso, cria-se um registro neurológico.

Assim sendo, você poderá criar suas âncoras objetivando experimentar um estado desejado em momentos específicos.
Para reproduzir uma experiência positiva que o auxilie a alcançar o esta­do desejado, execute a orientação a seguir:

1.            Procure lembrar-se de uma experiência anterior em que você foi bem- sucedido. Pode ser alguma vez durante a fase escolar em que você foi aprovado, gabaritou provas ou simplesmente se deu muito bem numa prova.


2.            Intensifique esta lembrança e reproduza o que viu, sentiu e ouviu na ocasião do fato, ancorando essa sensação.

3.            Com a sensação desejada trazida de seu passado bem intensificada, faça algum gesto fácil de reproduzir quando necessitar (pode ser, por exemplo, fechar firme uma das mãos).

4.            Repita algumas vezes o movimento da mão, intensificando o máximo que puder a sensação agradável de ter vivenciado bons resultados.

Quanto mais repetir, mais vai imprimir e associar o gesto da mão com a sensação e, consequentemente, com o resultado. Esta âncora poderá, por exemplo, ser liberada na hora de uma prova.

Obs.: este é apenas um exemplo de âncora. Você poderá escolher qualquer coisa para ancorar.

Essa experiência positiva reproduzirá a sensação interna adequada ao resultado positivo que se quer atingir. Esta mesma técnica pode ser utilizada para o alcance de qualquer outro objetivo.

Para tanto, você poderá associar sua experiência interna positiva à "imagem mental" do objetivo que gostaria de atingir.

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 Os Dois Hemisférios Cerebrais e a Aprendizagem

Na visão abaixo, seu cérebro parece uma noz, mas ele é muito mais do que isso.
O cérebro possui dois hemisférios: hemisfério cerebral direito (HD) e he­misfério cerebral esquerdo (HE). Isso não significa que você só utilize uma metade por vez da sua cabeça. Os hemisférios cerebrais são independentes, mas harmônicos.


Cada hemisfério cerebral possui uma função. O esquerdo é racional, seqüencial e verbal. Este hemisfério propicia mais habilidade com a lógica e a matemática e é responsável pela linguagem e pela facilidade em planejar e organizar suas ações.

O hemisfério direito é sistêmico, criativo e analógico. É responsável pela orientação espacial, pelo controle das emoções, pela capacidade de síntese, oratória e elaboração de esquemas técnicos.

Quoeficiente Intelectual x Quoeficiente Emocional

No tocante à diferenciação hemisférica, você já deve ter ouvido falar em QI (quoeficiente intelectual) para determinar o grau de inteligência e em QE (quoeficiente emocional) para determinar o grau de inteligência emocional, que nos dá capacidade de interagir de maneira equilibrada com questões de ordem emocionais (estresse, pressão profissional, familiar etc.).

Em relação à hemisfericidade (preferência hemisférica), de 75% a 80% da população são considerados bi-hemisféricos e de 20% a 25%, mono- hemisféricos, podendo ter preferência no tocante ao processamento mental pela direita ou esquerda.

Estas preferências têm relevância na diferença entre os indivíduos, uma vez que os predispõem a maior habilidade em determinadas ações do que em outras.

Integrar os dois hemisférios facilita a capacidade de memorização e pro­move o funcionamento adequado do processo de informação, aumentando ainda a capacidade de compreensão.

Embora os dois hemisférios trabalhem em conjunto, eles são independen­tes, e algumas pessoas são preferencialmente mais beneficiadas por um hemisfério do que por outro.

A característica à qual denominamos lateralidade preferencial pode não ser plena, ou seja, unas pessoa pode ser "sinistra" (canhota) e chutar com opé direito, ou escrever com a mão direita e chutar com o pé esquerdo. Pode utilizar mais o ouvido esquerdo, mesmo não havendo nenhuma deficiência no ouvido direito,  e preferencialmente usar o olho direito ou esquerdo.  A esta peculiaridade chamamos lateralidade cruzada.

Lateralidade Cruzada
Que consequências a lateralidade cruzada pode trazer?

A lateralidade cruzada pode causar interferências na capacidade de aprendizagem, podendo, ainda, ocasionar:

 Alto índice de fadiga.
 Coordenação pobre
 Dificuldades de atenção.

 Linguagem rápida.
 Problemas de sono.
 Dificuldades em leitura.
Sensações de ansiedade.
Gagueira.

Estas são explicações bem simples, já que a proposta aqui é de apenas fornecer informações e orientações que possam auxiliá-lo a compreender me­lhor que potencializar a capacidade de aprender, ou seja, turbinar o cérebro, requer o conhecimento de uma série de detalhes.

Como diminuir os efeitos nocivos da lateralidade cruzada?
Para minimizar os efeitos conflituosos entre os hemisférios cerebrais, devemos executar atividades que promovam o equilíbrio entre os dois hemisfé­rios.

 A equilibrarão hemisférica também contribui para a utilização potencializada do hemisfério cerebral esquerdo e do hemisfério direito.

Existem algumas maneiras de promover a equilibração entre os hemisféri­os. Uma delas é o interface cerebral, que compreende exercícios de lateralização bastante conhecidos na programação neurolingüística.

 Nesses exercícios, acio­namos simultaneamente os dois lados do cérebro (hemisfério esquerdo e direi­to), por exemplo: movemos o braço direito concomitantemente com a perna esquerda, e vice-versa, ou podemos mover o braço esquerdo numa posição e, simultaneamente, o direito em outra.

Os exercícios de interface cerebral não só auxiliam na equilibração hemisférica (devido à atuação simultânea dos dois hemisférios), como também promovem um estado de relaxamento mental, possibilitando o melhoramento das funções cerebrais e mentais.

A interface cerebral auxilia na equilibração dos dois hemisférios, minimizando os conflitos entre o emocional e racional.

 Os exercícios de movimentação oculares também contribuem para o interface cerebral não só auxiliam na equilibração hemisférica (devido à atuação simultânea dos dois hemisférios), como também  promovem um estado de relaxamento mental, possibilitando o melhoramento das funções cerebrais e mentais.

A interface cerebral auxilia na equilibração dos dois hemisférios, minimizando os conflitos entre o emocional e racional.

Os exercícios de movimentação oculares, também contribuem para o interface cerebral.

O cérebro tem capacidade de processar simultaneamente informações do hemisfério direito e esquerdo com a potencialização cerebral. (Siever -1977/1999 - pesquisador dos efeitos provocados pela estimulação luminosa nos hemisférios cerebrais)

Outro exercício é a associação de palavras simultâneas às visualizações mentais (enquanto pronuncia a palavra casa, visualiza-se uma casa).

 O he­misfério esquerdo utiliza ligações entre as células para formar palavras en­quanto o hemisfério direito processa imagens.

Quando associamos imagens mentais com as palavras, criamos uma ponte" entre o hemisfério direito e o hemisfério esquerdo, e assim transmitimos os impulsos elétricos que processam informações, promovendo a sincronização hemisférica.
Outro modo de estimulação dos hemisférios foi o desenvolvido por George Lozanov, psiquiatra húngaro, nos anos 70, cunhando o termo sugestologia que utiliza a música para a estimulação do hemisfério direito, promovendo urra aprendizagem acelerada.

A música apropriada reduz o ritmo cerebral, em especial a música barro­ca, movimento largo. Breve esclarecimento:
Movimento - cada uma das partes que compõe uma sonata, suíte ou sinfonia. Geralmente, os movimentos de uma mesma obra diferem pelo anda­mento, ritmo e mesmo pela tonalidade escolhida.

Largo - o ritmo é um elemento físico da música que põe todos na mesma sintonia e movimento. Sua unidade é o pulso. A pulsação é a ocorrência regu­lar do ritmo no tempo um após outro, é a batida em intervalos determinados e constantes.

1       Pulsação = 1 Tempo = 1 Beat (em inglês)

A velocidade da pulsação pode variar de música para música, umas são lentas outras, mais rápidas. Essa velocidade é chamada de andamento, que é medido em "batidas por minuto".

 No caso do movimento largo, a quantidade das batidas é de menos de 60 pulsações por minuto.

Podemos aumentar a aprendizagem através das músicas que estimulam o cérebro a produzir ondas mentais de frequência alfa, como no caso da música barroca, auxiliando na concentração e acelerando o aprendizado de mane 'a mais sistêmica.

Conheça as Frequências Cerebrais
Seu cérebro produz impulsos eletroquímicos, que podem ser detectados nos exames de eletroencefalograma. Ele varia e nessa variação produz diferentes ondas mentais, que basicamente se classificam em:
...



Ondas Beta - emitidas quando estamos com a mente^ consciente, em alerta ou quando nos sentimos agitados, tensos, com medo, variando a freqüência de 13 a 60 pulsações por segundo na escala Flertz.

Ondas Alfa - quando nos encontramos em estado de relaxamento físico e mental, embora conscientes do que ocorre à nossa volta, sendo a freqüência em torno de 7 a 13 pulsações por segundo.

Ondas Theta - mais ou menos de 4 a 7 pulsações, é um estado de sonolência com reduzida consciência.

Delta - quando há inconsciência, sono profundo ou catalepsia, emitindo entre 0,1 e 4 ciclos por       


segundo.
segundo
A
A  integração entre os hemisférios cerebrais contribui para melhorar a performance na aprendizagem.

Utilizando simultaneamente os dois hemisférios, também se pode aumentar a capacidade de memorização.

A frequência alfa, que também pode ser conseguida através de práticas de meditação e relaxamento, exerce um papel importante para redução do nível de ansiedade. O trabalho das ondas cerebrais pode alterar os padrões neuroquímicos do cérebro.

Continua – Segunda Parte do texto.


Postado por  Dharmadhannya

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