sábado, 7 de novembro de 2015

O Pensador - Corpo Mental e a Alma





O CORPO MENTAL - O Pensador e a Alma

"De acordo com a Sabedoria Antiga, o corpo mental é constituído pelas seguintes partes:
1. A substância sutil, de natureza elétrica, utilizada para estruturar as formas de pensamento.

2. O Anjo Solar, o Pensador.

3. As várias formas de pensamento, como conjuntos de nuvens flutuando na atmosfera da mente.

4. Um centro na mente, do qual se irradiam nove pétalas de energia, se o homem estiver próximo à terceira grande expansão da consciência.

5. Uma pérola reluzente, o átomo mental permanente.(1)

A substância mental é dividida em sete vibrações sucessivas, cada uma das quais é chamada de plano. Cada plano tem sua função própria.

 A medida que o homem evolui, ele constrói e passa a usar níveis mentais superiores, porque a substância dos níveis superiores é mais adequada à formulação de idéias mais elevadas, dotadas de maior clareza.

O Pensador dentro de nós é o Anjo Solar. Obras ocultistas dizem que o Anjo Solar está em meditação profunda. Isso significa que Ele pensa. Pensar é um processo de comunicação com esferas superiores e um processo de assimilação e tradução da Vontade ou Propósito assim contatado.

Somos de opinião de que todo homem pensa. Isso não é verdade para a maioria dos homens. Pensadores são aqueles que elevaram seu foco de consciência ao nível do Anjo Solar e são capazes de captar as expressões do Anjo Solar, de absorvê-las e, a partir daí, formular novas formas de pensamento para atender às suas necessidades.


Tais homens podem gradativamente entrar na luz do Anjo Solar, comunicar-se com ele e compartilhar Seu pensar, ou fazer perguntas e receber respostas de acordo com o seu ambiente, as condições de sua educação, a receptividade do corpo mental e a sensibilidade do cérebro.

 A maioria dos homens reflete os pensamentos de outros ou cria “novos” pensamentos misturando os pensamentos de outros, produzindo a partir deles uma nova forma. Eles são consumidores.

Pensamentos são objetos. Eles são substanciais. Eles têm a sua própria forma, cor e tempo de vida. São magnéticos, dinâmicos, ou rasos e opacos. Quando uma idéia ou impulso ou um raio de luz proveniente de níveis superiores da consciência começa a tomar forma, essa idéia ou impulso torna-se um objeto substancial na esfera mental ou em torno dela.

 Algumas dessas formas de pensamento deslocam-se a grandes velocidades. Algumas delas conservam sua identidade. Outras misturam-se com formas de pensamento semelhantes e desaparecem. Outras perdem sua existência ante o ataque de formas de pensamento opostas e dissolvem-se como uma bolha.

Algumas dessas formas de pensamento têm um destino; algumas simplesmente flutuam no espaço e projetam-se abaixo se houver uma atração magnética proveniente de uma mente. Algumas se acumulam e formam uma grande nuvem de desgraça, ou de paz e amor. Cada pensamento contribui para o bem ou para o mal.

A atmosfera de nosso globo está habitada por inumeráveis formas de pensamento de diferentes dimensões, densidades e cores. Elas estão carregadas com diferentes espécies de energias e motivos e são tremendamente ativas.

Todos esses estratos de formas de pensamento na atmosfera do planeta são como um painel elétrico central. Respostas e comunicações diretas são manipuladas automaticamente, devido à demanda de uma ou mais mentes humanas.

A maioria das formas de pensamento que têm essência semelhante relaciona-se entre si eletricamente. Elas podem formar um depósito de “idéias” para aquelas pessoas que são capazes de sintonizar com uma delas e gradualmente tornarem-se dominadas por ela.

Se um homem está nos níveis superiores do plano mental, ele entra em contato com as raras “nuvens de coisas conhecíveis” e delas extrai grande beleza e sabedoria. Elas se tornam uma grande fonte de inspiração para ele.

Essas nuvens de ondas de pensamento são criadas pelas visões, pela sabedoria e pelas reflexões profundas de pensadores avançados. Um homem pode até entrar em contato telepático com esses pensadores avançados através de ondas de pensamento e deles haurir muita inspiração.

Em níveis mais elevados, temos ainda maiores belezas criadas por contemplativos divinos e, em casos raros, o homem entra em contato com eles através da meditação ou da contemplação avançada.

Nos estratos inferiores, temos negras nuvens dc formas de pensamento de ódio, inveja e separatividade. Essas estão facilmente disponíveis aos que tem tendências semelhantes.

Um homem que se entrega a essas tendências constrói em sua aura uma estação receptora para essas formas de pensamento e eventualmente os estrato obscuros de formas de pensamento controlam-no e tomam posse dele, transformam-no num posto avançado direto para essas ondas negativas de medo, violência ou criminosas.

A situação é ainda pior se o receptor é um grupo ou uma nação. Nesse casos, as forças negras utilizam sua comunicação e a ela acrescentam seu veneno e o agente se torna a vítima real de suas formas de pensamento negativas.

Este perigo não existe para os que são ainda mentalmente inativos. Ele existe para os que treinam suas mentes e se tornam mentalmente polarizados.

À medida que a raça humana evolui mentalmente, é imperativo que sejam tomadas medidas para disciplinar nossa mente e torná-la transmissora de luz fonte de energia criativa com que seja possível construir pontes entre um homem e outro, entre uma nação e outra e entre o nosso planeta e os mundos remotos.

Esta não é uma tarefa fácil. A mente é como o mercúrio. Você tenta segurá-la com os dedos, mas ela escapa e escorre em pequenas gotas. Entretanto, quando você a controla e a focaliza na grande luz do Anjo Solar, você se torna um líder, um homem, uma fonte de beleza, saúde, alegria, paz e uma ponte dourada entre o homem e a infinitude.

Um grande sábio disse certa vez: “É uma festa para nós cada vez que uma direção pura de pensamento é projetada na esfera da existência invisível.” Pensar sobre os Mundos Superiores é a melhor comprovação das antitoxinas.

 Pensamentos elevados não somente influenciam a substância nervosa, mas também purificam o sangue.”3

A meditação é o processo do pensamento correto e lúcido. Essa é a ciência da mente. É através da meditação que a vacilante luz da mente humana desenvolve e se torna um raio radiante de grande glória.

Nesse caminho de eterno florescimento, o ser humano em evolução passa por vários estágios de dificuldade e crescimento. Alguns dos instrutores mais conhecidos nos dizem que:

 “É difícil manter um equilíbrio adequado entre a Alma e a personalidade quando o estimulante espiritual está persistentemente elevado. A corrida para a vida pessoal da força da Alma é como o brilho do sol num jardim. Erva daninhas e flores brotam igualmente.”4

“Há uma lei estranha no ocultismo.., logo que alguém se declara ‘aspirante’ certos efeitos ocultos aparecem. O primeiro desses é expor tudo o que está latente na natureza do homem: suas faltas, hábitos, qualidades ou desejos dominados, sejam eles bons, maus ou indiferentes.”5

“Benditos sejam os obstáculos; por eles nós nos desenvolvemos.”6

“A evolução é um eterno ciclo de vir-a-ser,”7

“A doutrina central da filosofia esotérica não admite privilégios ou dons especiais no homem, a não ser aqueles conquistados pelo seu próprio Ego através de esforços e méritos pessoais no decorrer de uma longa série de metempsicoses e reencarnações.”8

Há no Bhagavad Gila um belo verso: “Tendo embebido todo o universo com um fragmento de mim mesmo — Eu permaneço.”9

O fragmento é a alma humana, a Centelha caída dentro dos corpos. E o eterno peregrino que enfrenta e sente todo o atrito no Caminho de volta. É o homem que se identificou com seus veículos, através dos quais expande sua consciência e redime a matéria de seus veículos.

A parte que permanece nunca se identifica com os veículos, mas se conserva em seu elevado nível de ser, como um Observador Silencioso e como uma Eterna Luz.

 O fragmento chamado alma humana é o reflexo da glória interior, mesclada com a matéria dos corpos inferiores, formando o eu inferior.
Através das eras, esse fragmento trabalha no interior do corpo físico, indo ao encontro das necessidades desse corpo.

A seguir, passa a ser ativo no corpo emocional e essa atividade manifesta-se como emoções, desejos e impulsos violentos. 

Uma ligação mais íntima começa a formar-se entre os corpos físico e emocional. As eras passam e o fragmento aspira a posições mais elevadas no plano mental e então, gradualmente, o medo, o ódio e a discriminação passam a existir e a afetar tremendamente os corpos inferiores.

 À medida que o desenvolvimento mental continua, um alinhamento maior se produz nos três corpos, e o homem se torna uma personalidade.

 Isto significa que ele tem um corpo, um mundo emocional organizado e uma mente cultivada, o que, no entanto, não quer dizer que o sujeito esteja livre dos sortilégios e ilusões.

Provavelmente, por muitas e muitas eras o sujeito viveu uma vida muito egoísta, uma vida imperfeita, usando todo o seu ambiente e circunstâncias para seu eu separado. Mas ele não fica aí, porque sua parte superior, o Imã Eterno, o atrai de volta para Casa.

 Assim, sua aspiração aumenta e quando sua vida mental está bem ativa ele constrói uma minúscula ponte na direção do nível da intuição.
Ao longo de sua jornada de retorno, o peregrino eterno, o fragmento, encontra numerosos problemas e obstáculos que o tomam mais desperto e que também têm aspirações mais profundas e elevadas.

Primeiramente, ele depara com problemas físicos. Quando seu corpo se desenvolve e alcança o padrão do corpo etérico, ele passa por muitas crises. Defronta, por exemplo, com problemas de pequenas doenças, problemas com as várias glândulas, com a circulação sangiínea, etc.

Esses e vários outros problemas surgem quando o fragmento começa a usar e organizar o corpo emocional e a alinhá-lo com o físico. Nesse momento, o corpo físico sofre uma pesada pressão e aparecem problemas de nervos e glandulares.

O homem encontra-se agora diante de dois campos de batalha: um, o corpo físico e sua vida; o outro, o corpo emocional e sua vida. O homem torna-se sensível à sua atmosfera ou ambiente emocional e gradualmente desenvolve sortilégios, desejos, veleidades, amores e ódios, em meio à dor e a sofrimento. Essas coisas o forçam a invocar o mundo superior dentro dele uma débil claridade de luz mental começa a aparecer na neblina espessa do seu corpo emocional.

 Isto por si cria mais problemas nesse mundo emocional enquanto seus encantamentos começam e seus desejos se tornam mais impulsivos. A luz mental torna-se mais e mais forte à medida que os problemas as dificuldades da vida aumentam, e o homem começa a questionar-se e procurar as respostas. Isto desenvolve a sua mente.

Quando o fragmento se torna ativo no plano emocional, o corpo físico representa o maior dos obstáculos, até que se ajuste e se alinhe. O mesmo acontece no corpo emocional quando o fragmento passa ao estágio seguinte e se torna ativo no nível mental.

Agora é o corpo emocional que constitui obstáculo e fonte dos problemas. Isso aumenta ainda mais quando o peregrino passa a níveis mentais mais elevados.

Aqui, todas as influências, encantos e ilusões hereditárias, emocionais e mentais colaboram para impedir a passagem do peregrino ao mundo superior. Esta luta às vezes perdura por séculos e o homem s toma uma vítima, um prisioneiro nas mãos de suas seduções e ilusões.

Inicialmente o avançar do peregrino não resolve o problema. Todas as dívidas passadas se apresentam e exigem uma solução. Todas as suas veleidade e desejos agarram-se como pesos de chumbo às suas pernas.

Todas as suas ilusões passadas e as formas de pensamento negativas e cristalizadas erguem um muro em seu caminho. Sua condição se torna cada vez mais complicada à medida que ele estende suas relações à sua família, grupo, sociedade, etc

Os problemas deles ecoam em seu ser e os problemas que ele tem misturam-se com os problemas dos outros, criando uma verdadeira selva em seu caminho.

O peregrino geralmente fica deprimido e desesperançado. Frequentemente se desvia do Caminho e volta aos campos e águas mornas e rasas e, às vezes, torna-se um inimigo inconsciente da beleza, da bondade e da verdade.

 Ele pode perder a visão por séculos. Durante todo esse tempo, desenvolve uma forte personalidade denominada Habitante do Limiar — a porta, o limiar entre a luz e a escuridão, entre o real e o irreal, entre a imortalidade e a morte.

O Habitante do Limiar é formado por todos os nossos hábitos egoístas, encantos, ilusões e maya, por todos os nossos desejos de satisfação material, por todas as nossas tendências baseadas na separação e no consequente carma, formando assim uma grande barreira entre o Habitante Interior e a alma humana que se desvela.

 Mas o fragmento não pode ser eternamente aprisionado nessa condição. O Ímã ou o Habitante Interior ciclicamente requer uma resposta do fragmento, e a Alma humana irradia uma aspiração mais profunda por mais liberdade.

 Mas, antes de passar à esfera da liberdade superior, o fragmento passa por “noites escuras”, com todas as agonias, medos e renúncias dessas noites psicológicas. Aqui, a ele se apresenta a oportunidade de purificação de todos os seus mecanismos e a ocasião para revelar suas qualidades heróicas.

Tem assim início o grande processo de transfiguração. Essas são experiências dolorosas, quando lentamente todas as identificações têm de ser rompidas e todas as cadeias e prisões feitas pelo homem devem ser destruídas; as antigas dívidas precisam ser pagas;  e a Alma livre liberada para entrar numa nova dimensão de iluminação.

O desenvolvimento espiritual exerce naturalmente uma grande pressão sobre os três veículos do homem, e antes que este possa ser liberado ele passa um longo tempo no torvelinho de problemas físicos, emocionais e mentais.

Primeiramente, as energias que chegam estimulam seus centros etéricos, e o homem se torna vítima de impulsos e forças inesperados. Isso abre as portas para desejos e tendências há longo tempo aprisionados e, como uma cratera vulcânica, uma porta misteriosa se abre e o homem dá vazão a tudo o que nele está adormecido, bom e mau.

 Até esse momento ele era capaz de exercer controle sobre isso, mas agora é incapaz de fazê-lo. Seu mundo interior explode como uma erupção de lava. É por isso que às vezes podemos testemunhar um comportamento inesperado em pessoas que eram objeto de nossa admiração e nosso padrão de beleza. Repentinamente, elas mudam; elas revertem sua vida, causando-nos grande desilusão.

Em templos e fraternidades antigas a ênfase maior era posta no processo de sublimação, e assim um conhecimento mais profundo não era revelado aos alunos até que suas personalidades fossem transmutadas e transformadas num nível mais elevado.

À medida que os aspirantes avançam no Caminho, criam mais respostas e reações a partir do aspecto energético da natureza. Um homem comum pode mentir e tem de pagar, digamos, quinhentos cruzeiros, e então está livre.

Mais um discípulo paga mil vezes mais pelas suas faltas, e o mal que causa a outros é mil vezes maior, de modo que seus problemas são mil vezes maiores. Uma pequena falha em seu caráter pode ser usada pelas forças obscuras para prejudicá-lo, bem como aos seus seguidores e ao seu trabalho planejado serviço.

Nos tempos antigos era muito importante ensinar o aspirante a ser e não a ter: alimentar-se, obter um pouco, mas assimilar completamente.

Os instrutores costumavam testá-los muito cuidadosamente, em termos físicos, emoções mais e mentais, para descobrir os pontos fracos e removê-los antes que o aspirante entrasse no portal dos mistérios.

Depois que o homem se toma uma personalidade, o primeiro sinal que se percebe é uma forte expressão da vontade-de-liberdade, liberdade nos nível físico, emocional e mental, uma atitude de independência.

Isso cria grande tensões ao seu redor, em seu lar, ambiente social, em seu grupo, e mesmo no país se ele ocupa uma posição importante. Toda essa tensão age e reage contra ele, aumentando sua vontade-de-liberdade apesar das grandes limitações criada a partir das reações.

Muitas e muitas vezes são postas limitações sobre ele, através de diferentes meios, mas ele sempre encontra uma maneira de declarar sua independência, embora nem sempre possa justificar a si mesmo.

Muito frequentemente, tiranos e ditadores são vítimas deste processo do desdobramento. Eles podem estar em qualquer campo do empenho humano. A medida que a energia aumenta neles, na maioria das vezes concentrando-s em emoções ou pensamentos egoístas e negativos, ela os impele a satisfazer seus crescentes desejos e intenções.
.
Podemos observar este fato mesmo em casa, quando, por exemplo, a mulher desenvolve sua personalidade até um certo ponto e começa a agir independentemente.

Ela começa com teimosia, negligência, rudeza e frieza em suas palavras e atos. Se isso persiste sem a compreensão dela e da família, o lar começa a se desintegrar.

 Se isso acontece também com outros membros da família, então temos problemas ainda maiores, porque eles vêem apena seus próprios objetivos; e não pensam em termos do bem-estar familiar, ma se há compreensão de todas as partes, o perigo diminui consideravelmente em pouco tempo a vontade de liberdade é empregada na compreensão d grupo e para o bem-estar do grupo, conduzido com sabedoria e inteligência.

Temos também aqui o apoio da virtude da paciência, da tolerância e da não-crítica, que ajudam enormemente no Caminho.

Se isso acontece conosco, devemos imediatamente tomar providências de modo a não afundarmos na auto-adoração, na autocracia, ou na vontade de domínio.

 O primeiro passo será observar nossos pensamentos, palavras e ações e, conscientemente, mudá-los, se são expressão de orgulho, de vontade de domínio ou de tirania: devemos meditar sobre as palavras humildade, cooperação, compreensão, tolerância, uma por mês, tão profundamente quanto possível.

O segundo passo é criar um campo de pesquisa em religião, psicologia, ciência, educação ou em economia, etc. As pessoas em torno da que está afetada não devem usar de nenhuma pressão sobre ela, mas dar-lhe muito amor, compreensão e tolerância, ao mesmo tempo que mantêm uma atitude mental analítica.

Nas ocasiões de crise, ou quando o atrito entre superior e inferior é grande, ou quando uma energia excessiva se derrama sobre a tríplice finalidade, ocorre uma grande oportunidade de desenvolvimento ou um grande perigo de degeneração.

Se os veículos não estiverem preparados, as energias os arruinarão, ou aumentarão tanto o domínio de elementos negativos que imediatamente rejeitarão um posterior impacto de energia espiritual, ou a penetração de um novo raio de luz na mente do homem.

Nossos veículos têm o hábito de cristalização. A cristalização ocorre na fadiga, no contrair uma gripe, no medo, em diferentes choques, na formação de hábitos persistentes, na ênfase a um lado da verdade, nas doutrinas, dogmas, ilusões e sortilégios. Tudo isto é sinal de cristalização na atmosfera mental.

A fricção acontece entre a energia vital e os três corpos quando estes chegam a um considerável nível de cristalização em que cortam o livre fluxo da energia de vida.

 Nessa ocasião tem início a luta entre os corpos, ou um corpo, e a energia de vida, chegando por intermédio da Alma.

 Isso gera uma crise. Às vezes a cristalização é superada e o desenvolvimento continua de um modo mais adequado. Às vezes a fricção continua e muitos tipos de irritação irrompem com maus efeitos.

Às vezes uma estimulação excessiva ocorre com muitas doenças físicas e/ou psicossomáticas: às vezes a cristalização é tão densa que a energia vital não pode penetrar e o corpo, ou parte dele, fica paralisado diante de efeitos de ordem superior e gradualmente se desintegra. Nesse ponto tem início a degeneração dos veículos.

Se for no nível mental, o corpo mental gradualmente se torna mais negativo, mais agressivo, até que essa negatividade corta toda comunicação com a energia de vida e o corpo mental começa a se deteriorar.

 Isso acontece a indivíduos, a grupos, a igrejas, a nações. A nível nacional, quando a cristalização está num estágio avançado as energias de evolução que chegam provocam revoluções e guerras à medida que entram em contato com agentes cristalizados.

O desenvolvimento, naturalmente, é exterior e interior. O desenvolvimento exterior é resultado daquelas energias planetárias e solares que ciclicamente estimulam e impelem os mecanismos do homem.
 O desenvolvimento interior também é cíclico e é resultado de estimulações espirituais ciclicamente proporcionadas pela Alma, pela Tríade Espiritual pela Hierarquia e por Shambala.

O líder dessa “evolução” é o Sol Espiritual. Ele é uma grande roda, com um relógio: à medida que gira, causa todas as numerosas mudanças nos reino da natureza movendo-os para a frente e para o alto.

 A maior tarefa de um homem é conectar-se conscientemente com a roda dessa grande fonte de energia, ou grande consciência; e prender-se às projeções cíclicas de luz, amor poder através de suas meditações e através de seus atos de serviço sacrificiais.



Postado por Dharmadhannya
Psicoterapeuta Transpessoal

Este texto está livre para divulgação
desde que seja citada a fonte:

Meus blogs


! Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém

Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente.
Você pode copiar e redistribuir este material contanto que não o altere de nenhuma forma, que o conteúdo permaneça completo e inclua esta nota de direito e o link: http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/

 Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.

AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou psicológica. De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso. Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.









Nenhum comentário:

Postar um comentário