quarta-feira, 18 de novembro de 2015

OS SETE CORPOS -Parte 1




 OS SETE CORPOS -Parte 1 

O curso da nossa vida, nossos hábitos, saúde e compreensão mental, em suma, a história da nossa vida é escrita em cores, formas e linhas que englobam os campos energéticos de nossos vários planos de existência ou estados de consciência.
Ronald Beesley

Assim como há sete dimensões da realidade, há também sete corpos em torno de cada forma física, cada uma correspondendo a uma dimensão da reali­dade.

 Você tem os corpos físico, etérico, astral, mental, da alma ou causal, búdico e átmico. Há outros corpos além desses níveis, que denomino corpos celestiais, mas esses superam nosso entendimento no atual nível de evolução.

Cada corpo tem uma característica ou qualidade energética associada a ele. O corpo físico tem a ver com os instintos; o etérico, com a força e energia vitais; o astral, com desejos, sentimentos e emoções; o mental, com a mente concreta; o da alma ou causal, com a mente abstrata; o búdico, com a intuição. Com a Alma; o átmico, com a vontade espiritual a Mônada.





CONSTITUIÇÃO DO HOMEM  — O centro da consciência do homem recebe o nome de regente monádico, de Regente-Avatar ou de Oitava Mônada. Pode-se dizer, para efeito de estudo, que é esse centro, verdadeiramente, o indivíduo em evolução.

Dele partem doze prolongamentos: sete mônadas, que fazem um percurso pelo universo material, e cinco Princípios, que permanecem no li­miar da imaterialidade.

 Na sua trajetória evolutiva ao longo dos vários estratos do universo as mônada» desen­volvem os atributos que lhes permitem retomar ao regente, de onde manaram


Plano físico cósmico   A constituição do homem
1
Divino

Regente
2
Monádico

Mônada
3
Espiritual

Corpo de luz
4
Intuitivo

Alma
5
6
Mental-Astral Etérico- Astral

Ego
7
Etérico-Físico

Conforme as transformações que já começam a ocorrer na atual transição, para consumar-se na etapa vindoura da Terra


Para a força-vida-consciência de uma mônada manifestar-se, ela cria vórtices-semente que a acolham. Em cada nível da existência material há um vórtice-semente, um átomo perma­nente.

São regidos por um núcleo intermediário entre a mônada e o mundo material:  a alma -  Pode-se dizer que a estrutura do ser humano é basicamen­te composta ide três núcleos: o regente, a mônada e a alma.

De maneira simplificada pode-se também dizer que a mônada está no centro da alma, e o regente, no centro da mônada Esses três núcleos promovem e permitem o desenvolvimento do homem em fases específicas, até ele atingir o ápice da evolução como ente individual; o grau de Avatar.


Em seu retomo à Origem, esses núcleos conduzem a matéria dos corpos, que lhe serviram de veículo d; expressão, pelo caminho ascensional.

Um núcleo de consciência polariza-se em um nível determinado, mas, quando amadurecido,
tem poder de atuação,direta ou indireta nos inferiores. Este gráfico considera as transformações
que já começam a ocorrer na atual transição, para consumar-se na etapa vindoura da Terra.

CORPO — Veiculo de manifestação da consciência em determinado nível vibratório. Com o mesmo sentido aplícam-se os termos veste, traje, envoltório e veículo.

 O ser possui tan­tos corpos quantos forem os níveis em que se exprime. A cada ciclo evolutivo da humanidade, a cada Raça, um dos corpos do homem é: formado e amadurecido, ou seja, a consciência humana polariza-se em um nível de existência específico e nele aprende a atuar de modo coordenado.

 Na Raça lemuriana (Ter­ceira Raça), a primeira Raça materializada, a humanidade desenvolveu o corpo físico: na atlante (Quarta Raça), o corpo astral ou emocional; na ária (Quinta Raça), o corpo mental.
 Hoje, tendo o corpo mental atingido certo amadurecimento em muitos indivíduos, inicia-se a formação do corpo espiritual ou corpo de luz.

 Há habitantes de esferas elevadas da vida planetária e solar que por um ato de vontade podem reunir partículas materiais, com elas construir um corpo para sua manifestação e desintegrá-lo ao concluir sua tarefa, sem necessitar passar pelos processos normais de encarnação ou desencarnaçâo.

 Estão ocorrendo atualmente modificações profundas no planeta e remanejamentos na substância dos seus planos de existência, o que se reflete diretamente na humanidade.

 Entre outras transformações, levará à fusão, no homem, de parte do corpo etérico no astral e de parte do corpo astral no mental, concreto, bem, como à ampliação da mente abstrata e ao traslado do corpo causai para o nível intuitivo.

 Ademais, um proces­so reprodutivo sutil e desvinculado da lei do carma material entrará em vigência, liberando a humanidade do seu pesado lastro ancestral.

Em ou­tra acepção, a palavra corpo encerra significados alquímicos

O CORPO FÍSICO
E dispensável explicar o corpo físico, pois você já está bem familiarizado com ele. O corpo físico é o templo da encarnação da extensão de alma.

 E um instrumento, um veículo para a exploração do mundo físico. Assim como o cor­po físico é o veículo da manifestação da alma neste plano da existência, a alma é, num plano superior, o veículo de manifestação do espírito ou mônada.

Muitas pessoas não percebem a importância de ajudar o corpo físico a acom­panhar a evolução dos outros corpos, pois é impossível que corpos físicos gros­seiros e densos entrem em contato com vibrações elevadas.

 O aprimoramento do corpo físico é essencial. Muitos aspirantes à espiritualidade trabalham no desenvolvimento dos outros corpos, mas não do corpo físico, e acabam adoecendo m virtude da discrepância das frequências de vibração.

Este texto não tem o propósito de ser um manual de como cuidar do veículo físico. Entretanto, seguir as simples sugestões abaixo será extremamente provei­toso:
1.                   Adote um programa diário de exercícios físicos - quando usamos muito a mente a energia precisa circular.

2.                   Consuma alimentos puros;

3.                   Desenvolva o hábito de dormir bem;

4.                   Exponha-se ao sol ao menos entre 10 e 20 minutos por dia, se possível. O sol mata todos os germes e o livra de doenças, além de vitalizar o corpo etérico;

5.                   Mantenha uma boa higiene. Use muita água, tanto por dentro como por fora;

6.                   Tanto quanto possível, evite açúcar, estimulantes artificiais (café e chá), cigarro e drogas;
7.                   Não se esqueça de reservar um tempo para o lazer.

O CORPO ETÉRICO

O corpo etérico, ou duplo etérico, é uma réplica exata do corpo físico. E o arquétipo sobre o qual se constitui a forma física. Não há nada no universo manifesto — solar, planetário ou nos vários reinos da natureza — que não pos­sua um corpo etérico.

O corpo etérico governa e condiciona o corpo físico. Sua função é armaze­nar os raios de luz radiante e o calor do sol, e transmiti-los pelo chakra do baço a todas as partes do corpo físico.

 O corpo etérico é uma rede de finos canais nervosos entrelaçados, denominados nadis. Durante a encarnação, a rede de nadis forma uma barreira entre os planos físico e astral. Se você já tomou gran­des quantidades de drogas (álcool), pode romper essa rede etérico e expor-se a energias astrais inferiores.

O corpo etérico também pode ser chamado de bateria energética do corpo físico. Uma congestão em parte do corpo etérico pode levar a muitas formas de doença e ausência de clareza mental.

 O corpo etérico é vitalizado e controlado pelo pensamento, e pode ser levado à plena atividade pelo raciocínio correto. A maioria das doenças que sofre o corpo físico tem suas raízes nos corpos etérico e astral.

 Os principais fatores que concorrem para a obtenção de um corpo etérico sadio são a luz do sol, uma dieta cuidadosa, que enfatize as vitaminas e proteínas adequadas, e a evitação da fadiga e das preocupações.


CORPO ASTRAL—  Dele emanam os sentimentos, desejos, paixões e aspirações, cuja vibração, mais ou menos elevada, depende do grau evolutivo da consciência, que o habita.

 Encontrar-se desarmonizado na maioria dos casos, e por isso precisa ser purificado e alinhado com a luz de núcleos mais profundos.

 Está presente no reino humano, no reino animal, e apenas embrionariamente em certos espécimes vegetais.

No desenvolvimento da humanidade, era previsto para o período atlante a formação de um corpo, composto pelo astral e pelo mental concreto (kama-manas, como é denominado esotericamente), que funcionasse como unidade.

 Isso não foi possível devido à atuação de forças antagônicas assumidas pelo homem. O corpo astral constituiu-se então á parte do mental (que viría a desenvolver-se apenas na etapa sucessiva); do mesmo modo, na Terra, o pla­no astral formou-se separado do mental, e não se criou o plano kamas-manásico, no qual o principio da mente e o do sentimento estariam fundidos.

Essa fusão está agora começando a ocor­rer. Em fases anteriores, em que se divulgaram informações sobre realidades sutis, á palavra astral foi atribuída conotação ampla, sendo aplicada para designar generalizadamente os níveis suprafísicos deste universo (vide nível físico cósmico).


 Este texto  é resultado de uma pesquisa inspirado em vários mestres do assunto: Trigueirinho , Blavatsky  e outros ...




Pesquisado por Dharmadhannya
Psicoterapeuta Transpessoal

Este texto está livre para divulgação
desde que seja citada a fonte:

Meus blogs


! Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém
Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente.

Você pode copiar e redistribuir este material contanto que não o altere de nenhuma forma, que o conteúdo permaneça completo e inclua esta nota de direito e o link: http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/

 Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.

AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou psicológica. De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso. Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário