Vencedores seguem em frente...
Falar com
entusiasmo
Quando somamos
as duas categorias anteriores e criamos uma conversa de si para si, que é
sustentada por evidências que encontraremos, começamos a acreditar no
testemunho.
Quando um time de esportes está mostrando
desânimo, o treinador faz um discurso estimulante. Nós somos o nosso próprio
treinador e, portanto, devemos ter uma conversa estimulante conosco mesmo.
Ao
internalizarmos nosso inimigo interno, carregamos o treinador adversário que
nos convence do fracasso e assim, vamos nos “amaldiçoando”, com palavras que
decretam a derrota.
Quando
afirmamos com força e veemência a nossa derrota, estamos alimentando nossos
inimigos, seres da escuridão que são atraídos à nossa atmosfera para decretar o
nosso fracasso.
Assim,
estamos alimentando com o fogo da “morte”,
da derrota, da depressão, do ódio em
nossa vida.
Apaga-se
assim, a chama do entusiasmo e da esperança que nos guia em direção à vitória.
Observe
seus pensamentos e suas palavras, quando você começa a “predizer” o fracasso
este é o seu prazer, perder e perder...
A
vítima que “celebra” com a derrota.
Se você diz várias vezes com enfase:
" Não vou conseguir!"
Assim será! Seja feito a sua vontade!
O adolescente que não está dentro dos padrões
de beleza, muitas vezes é descriminado,
sofre o bullying e o isolamento da turma. Cresce com sua auto estima baixa, e sem motivação e sem auto confiança.
A mídia
investe no “herói”, na jovem magra,
belíssima que aparece na foto rindo feliz, “dona
do mundo”, não valoriza o caráter, os dons, os valores, as atitudes, a ética do
ser humano. Precisam vender o produto...
As
escolas, não ensinam o jovem a se valorizar, e
o adolescente não aprende a se defender, a se cuidar, a gostar de si
mesmo.
Dharmadhannya
O que devemos dizer? Criamos um argumento que
deve resistir à análise em virtude do peso da evidência. Quanto mais forte e
convincente a evidência, mais verossímil e poderosa é a mensagem. É uma
discussão interna que todos nós devemos ter de tempos em tempos. Esta é uma
ferramenta
para retomar o
controle da única coisa sobre a qual temos o controle final o tempo todo — o
nosso pensamento. Em outras palavras, devemos nos autoanalisar para
recuperarmos a nossa autoconfiança.
Depois que
Henrietta reviu seu arquivo de sucessos, ela criou uma conversa consigo mesma,
baseada nas evidências daquele arquivo. Ela repetia aquilo várias vezes para si
e, assim como aqueles treinadores motivavam seus times, ela se auto motivou
para sucessos renovados.
Ao conversar
consigo mesmo a cada hora do dia, você pode direcionar seus pensamentos para
pensar sobre coragem e felicidade, pensamentos de poder e paz.
Ao conversar consigo mesmo sobre as coisas
pelas quais que você tem de ser grato, você pode preencher a sua mente com
pensamentos que se elevam e cantam.
Saiba o que
queremos e como consegui-lo
1.
Concentre-se no objetivo que
almeja. Não basta simplesmente dizer: “Eu quero um emprego com um bom
potencial.” Seja preciso: “Eu quero um emprego como pesquisador de marketing
com oportunidade de provar que posso ascender ao cargo de nível gerencial.”
2.
Crie um plano definido para a
realização de seu desejo e comece de uma vez a colocá-lo em ação,
independentemente de você estar pronto ou não.
3.
Escreva uma declaração clara e
concisa do seu objetivo e o que você pretende fazer para alcançá-lo.
4.
Leia essa declaração por
escrito em voz alta, duas vezes por dia, sendo uma à noite, pouco antes de
dormir, e outra de manhã, após se levantar. À medida que lemos, devemos ver,
sentir e acreditar que já estamos atingindo o objetivo.
5.
A Vontade
Divina ascende a luz azul da
força, fé, determinação, coragem, iniciativa, intuição inteligente para alcançar a vitória e seguir sem vacilar na
direção certa.
Pessoas
autoconfiantes assumem riscos
Encare novas
experiências como oportunidades de aprendizagem, em vez de desafios para ganhar
ou perder.
Fazer isso nos abre para novas possibilidades
e pode aumentar nosso senso de auto aceitação. Não fazer isso transforma cada
possibilidade em uma oportunidade para o fracasso e inibe o crescimento
pessoal.
Algumas pessoas
nunca assumem riscos.
Elas sempre jogam nos limites da segurança.
Muito provavelmente sempre serão apenas executores medíocres.
Elas nunca terão qualquer sucesso real. Ao não
assumir o risco de que algo que elas apoiam pode não funcionar, elas evitam a
“agonia da derrota”, mas nunca passam pela experiência da “emoção da vitória”.
Arrisque-se.
Toda vida é um risco, é uma escola. A pessoa que vai mais longe é geralmente a
que está disposta a fazer e ousar. O barco da "segurança” nunca vai muito
além da margem.
A tartaruga é
uma fortaleza viva. Seu casco impermeável a protege de todo o mal. No entanto,
se a tartaruga quiser se mover, ela tem de esticar sua cabeça e pescoço para
fora do casco, o que a expõe aos perigos do meio ambiente.
Assim como a tartaruga, se nós quisermos
seguir adiante, não podemos nos cercar de proteção completa. Temos de colocar
nosso pescoço para fora, para progredir.
Correr riscos
não significa que se deva ser inconsequente. Os indivíduos sensatos assumem
riscos razoáveis, mas, por definição, um risco pode não resultar em sucesso.
Os executivos de
negócios de sucesso assumem riscos com todas as decisões que eles tomam. No
entanto, eles maximizam suas chances de sucesso através de pesquisas e
cuidadosas análises antes de tomar uma decisão.
Porém, quando essa decisão finalmente tem de
ser feita, o gerente deve estar disposto a arriscar a possível perda de
dinheiro, tempo, energia e emoção. Sem o risco não há a possibilidade de
ganho.
É a final da
nona rodada. O primeiro time está ganhando do Yankees de 2 a 1. Os dois
primeiros batedores atacam. Dave, o batedor craque do Yankees, está com o
bastão. A bola vem em linha direta ao longo da placa. Zás! Uma batida limpa.
DAve corre em primeiro.
Ele faz isso com facilidade. Será que ele vai
tentar uma dupla? Em microssegundos, Dave deve decidir se ele deve jogar de
forma segura ou correr o risco de tentar aquela base extra que poderia
colocá-lo em uma posição de pontuação. Se ele falhar, o jogo acaba.
Porém, ao se arriscar, ele aumenta a
possibilidade de transformar a derrota em vitória. Dave é um tomador de risco
e, em caso de haver até mesmo uma pequena chance de sucesso, ele tentaria pela
dupla.
Os campeões têm autoconfiança. Na vida, assim
como nos esportes, eles vão assumir riscos. Isso é o que faz com que eles sejam
campeões.
Quando estiver
enfrentando problemas, “pergunte a si mesmo: ‘O que de pior pode acontecer?
Prepare-se para aceitar o pior e tente melhorar isso.”
Esses princípios
podem ser aplicados para determinar se você deve ou não se arriscar em adotar
uma abordagem inovadora e radical ou simplesmente diferente para solucionar um
problema.
Gil Baker não
tinha conseguido marcar uma reunião com S. Green, o gerente de compras de um
cliente em potencial. Ele havia telefonado, enviado cartas e até mesmo “se
postado em sua porta”. Tudo em vão.
Seus colegas o
aconselharam a esquecer Green e a usar sua energia e seu tempo para desenvolver
outras frentes.
Mas Gil era teimoso. “Deve haver alguma
maneira de chamar a atenção de Green.” Ele ficou sabendo que Green estava
prestes a ser um palestrante em um workshop empresarial.
“Se eu participar do workshop”, pensou Gil,
“posso abordá-lo após a palestra, fazer-lhe algumas perguntas e, depois, me
identificar, de modo que ele pelo menos saiba quem eu sou.”
Seus gerentes de
vendas e colegas de trabalho o desencorajaram. “Ele vai ficar tão bravo que
nunca vai falar com ninguém desta empresa novamente.”
Gil respondeu, “O
que de pior poderia acontecer? Ele não vai fazer negócio conosco. Isso não é
tão ruim, pois ele não está fazendo negócio conosco no momento e, portanto,
não temos nada a perder.”
“Prepare-se para aceitar o pior: se eu não lhe
causar uma boa impressão no encontro, vou desistir de trabalhar este cliente.”
“Tente melhorar
o pior: ao planejar com cuidado as perguntas que vou fazer, posso demonstrar
que estou realmente informado sobre o negócio dele, e isso pode superar sua
relutância em me ver.”
Ao se arriscar, Gil alcançou um aparente cliente “inacessível” e abriu
uma conta muito lucrativa para sua empresa.
Todos nós
devemos assumir riscos se quisermos fazer progressos em nossos trabalhos e em
nossas vidas. Por meio de uma análise cuidadosa, podemos minimizar as chances
de fracasso, mas nunca podemos eliminá-lo. Sem motivação não há ganho.
O fato de sempre jogarmos de modo seguro pode
fazer com que evitemos esse sofrimento, mas nunca sentiremos a grande alegria e
satisfação que resultam da superação dos obstáculos e do alcance de nossos
objetivos.
Agressivo versus
Assertivo
Há uma diferença
entre ser uma pessoa assertiva e autoconfiante e ser uma pessoa agressiva e
arbitrária. A maioria de nós aprecia a ousadia e a segurança, desde que não
sejam transmitidas com insensibilidade.
Muitas das
histórias de sucesso corporativo e pessoal que conhecemos são resultado de um
indivíduo ou de um grupo de indivíduos que progridem de forma assertiva.
Entretanto, parece que existem muitos
equívocos em relação à assertividade versus a agressividade ou a passividade.
Assumir um comportamento assertivo tem sido definido como “...enfrentar por si
mesmo, de tal forma que não viole os direitos básicos de outra pessoa”.
A origem da
diferença entre assertividade e agressividade é, na maioria das vezes, uma
questão de autoestima. Os princípios das relações humanas alcançam o
equilíbrio.
Em vez de “pisar
nas pessoas” ou “ser pisado pelas pessoas”, esses princípios oferecem uma
maneira de “andar com as pessoas” para se chegar a um resultado vitorioso.
A comunicação
assertiva é uma abordagem de relações humanas que combina pontos positivos e
sensibilidade.
A tabela a
seguir (Figura 1) ilustra a diferença entre uma abordagem autoconfiante e
assertiva e uma abordagem agressiva:
Ajude os outros
a alcançarem a autoestima
Como pais,
podemos desenvolver a autoconfiança e a autoestima de nossos filhos. Como
gerentes, podemos desenvolver a autoconfiança e a autoestima de nossos
funcionários.
Como professores ou coaches, podemos desenvolver a
autoconfiança e a autoestima de nossos alunos ou nossas equipes. Ensine-os a
acreditar em si mesmos. Dê a eles a oportunidade de se expressar.
Por fim, em um ambiente agressivo é
importante dar a todos uma sensação de significância. Em um ambiente hostil,
todo mundo se sente como uma vítima. Em um ambiente favorável, as pessoas se
sentem como se tivessem um valor semelhante, talvez não o mesmo poder, mas o
mesmo valor.
Um trabalhador de linha de produção pode não ser capaz de fazer
cumprir seus desejos da mesma forma que um alto executivo, mas o trabalhador
de linha de produção tem a mesma chance de ser ouvido, assim como um filho mais
novo ao ter o mesmo tanto de tempo à mesa de jantar.
O que isso tudo
acrescenta é uma mensagem clara e forte: Você é especial e nós nos preocupamos
com você. Para que o seu filho ou o seu
atitudes, pela
experiência e pelo nosso próprio compro¬misso de mantê-la.
use palavras de sucesso; em vez de palavras de derrota, use palavras de vitória; em vez de palavras de preocupação, use palavras de incentivo; em vez de palavras de apatia, use palavras de entusiasmo; em vez de palavras de ódio, use palavras de amor, palavras de autoestima
Nenhum comentário:
Postar um comentário