quarta-feira, 1 de abril de 2015

Esoterico – palavras chaves





Esoterico – palavras chaves

Átomo permanente - Os átomos que formam o subplano atômico dos planos Âtmico, Búddhico e Mental podem ser encontrados separados da Tríade Espiritual (ver) ou ligados a Ela. Aos que se encontram ligados à Tríade se aplica a denominação de átomo permanente âtmicobúddhico e manásico, respectivamente; esses são os átomos permanentes superiores.

 Também temos átomos permanentes inferiores, que são vórtices energéticos que atuam sintetizando a expressão e as experiências de um dos corpos da personalidade (ver). Assim, de forma resumida, a função desses átomos permanentes é conservar dentro de si, como poderes vibratórios, os resultados das experiências pelas quais passaram.

 Os três átomos permanentes inferiores (o físico, o emocional e o mental), antes de uma encarnação, aglutinam as partículas que irão formar os corpos temporários do indivíduo segundo a qualidade vibratória a eles inerente e as energias ("vibrações") transmitidas pela Alma (ver). Cabe destacar que o que se denomina de átomo permanente mental na realidade é a unidade mental (ver). 

Alma - É o homem propriamente dito, o Intelecto humano, o elo entre o Espírito Divino do homem e sua personalidade, o Filho da união do Pai-Espírito com a Mãe-Matéria; é o Ego, o Eu, que se desenvolve através da evolução.

 É Manas, o Pensador, e a mente é sua energia, que trabalha conforme as limitações do cérebro físico denso (mas não reside nele). Na medida em que evolui, revela ao Eu consciente os Aspectos Vontade, Sabedoria e Atividade, cujas energias irradia na proporção que as dinamiza em si mesma.

 No homem comum, é o núcleo liberto de ilusões grosseiras que se encontra mais próximo da vida material concreta (a vida da personalidade), que recolhe e armazena as experiências vividas. À Ela incumbe a integração da personalidade na corrente evolutiva superior, trazendo ao indivíduo as condições necessárias para que se reconheça e se integre nos níveis superiores mais abrangentes.

É composta por elementos ígneos, solares, e quando desperta e autoconsciente de sua verdadeira meta, que é sua fusão com a Mônada, Ela vem à Terra para desenvolver trabalhos grupais em ressonância com as energias Cósmicas que lhe são transmitidas por núcleos mais internos e pelas Hierarquias Espirituais.

 O nível (subplano) onde se polariza a Alma no seu corpo causal (ver) é chamado nível (ou plano) Causal. Ver: Anjo Solar, Ego superior, Eu, Individualidade, Manas

Alma-grupo - Assim como a Mônada de um ser humano conta com a Alma individual para interagir com o mundo concreto, através da personalidade, nos Reinos infra-Humanos (Elemental, Mineral, Vegetal e Animal) existem Almas-grupo, por intermédio das quais as Mônadas que in-evoluem nesses Reinos se exprimem e contatam os diferentes níveis materiais.

Técnica e genericamente, uma Alma-grupo é um conjunto de tríades inferiores em um envoltório de essência monádica.

Cada tríade inferior (ver) está ligada a uma Tríade Espiritual (ver). No plano físico denso, antes da aparição das formas concretas, teremos inicialmente sete Almas-grupo primordiais manifestadas, cada uma regida por um Raio (ver Raios) diferente.

Uma Alma-grupo acolhe as experiências de cada ser que a compõe, sintetizando-as e compartilhado-as com todos eles. Enquanto a Mônada se encontra nessa etapa infra-humana, sem individualidade e sem autoconsciência, ela não determina os rumos de sua evolução. 

Antahkarana - Em ocultismo significa a Senda, o Caminho, a Ponte entre o Manas (ver) inferior e o superior, entre o Ego (ver) inferior e o superior. Por ele são "comunicadas" à Alma (ver) todas as experiências, impressões pessoais e pensamentos que podem, por sua natureza, ser assimilados, retidos e eternizados por ela.

 Esses são os únicos elementos do Ego inferior (personalidade) que sobrevivem à morte e ao tempo no nível da Alma; somente o que é espiritualmente orientado. A totalidade das experiências da personalidade, tanto o que é como o que não é espiritual, fica registrada em níveis inferiores, nos átomos permanentes (vide: Átomos permanentes) físico, emocional e mental.

Conforme as ciências esotéricas, a coluna vertebral alberga um triplo "conduto", ou "fio" (que pode ser dito como sendo a medula espinhal etérica), o qual é a exteriorização do antahkarana.

Paz e harmonia a chave da liberação




8 chaves para o desenvolvimento da paz interior
SRI PREM BABA

A paz é a mais elevada das virtudes. É o anseio secreto de todos os seres. Ela é uma profunda aceitação daquilo que é. É não se opor a nada ou ninguém. A paz brota da entrega: você entrega todos os seus problemas à Deus e deixa que o fluxo da vida a leve. Entregar significa não pensar mais a respeito. Você relaxa e sente autoconfiança. Para isso, é preciso abrir mão do controle. A paz, portanto, nasce de um profundo confiar.

Olhando para trás, revendo a minha história pessoal, vejo que a minha busca pela paz começou quando ainda era muito jovem. Antes mesmo da adolescência, entrei numa escola de conhecimentos espirituais. Certa vez, um professor disse:

 “As pessoas se autodenominam humanas, mas na verdade, são humanóides - criaturas com cérebro grande e duas pernas que se passam por seres humanos. 

Na condição atual as pessoas são incapazes de perceber o que realmente precisam. Acreditam que serão felizes se obtiverem este ou aquele objeto ou título, mas toda essa ganância somente mostra que são ainda muito imaturos para entenderem que a verdadeira felicidade somente nasce da paz no coração e na mente.” Quando eu ouvi isso, pensei: “Será que ele está se referindo a mim?”

Até aquele ponto, tudo indicava que a paz poderia ser atingida somente através do domínio sobre a matéria. E, de repente, ouvir essa devastadora crítica sobre a humanidade, e perceber nas profundezas do meu coração que isso era verdade, foi como um nocaute. Mas, esse ensinamento abriu as portas da verdade para mim.

Eu pude perceber que a vida frequentemente se resumia em uma eterna tentativa de forçar o outro a nos amar, e que podemos desperdiçar uma vida inteira nessa busca inútil. Uma vez que, no mais profundo, você sabe que amor forçado não é amor, facilmente você encontra razões para lamentar que não é amado. Com isso, você se distrai e se desvia ainda mais do objetivo de atingir a paz interior.

Eu compreendi que a paz duradoura somente pode ser alcançada quando você se liberta da necessidade de receber amor exclusivo, pois esta é a fonte de todo o sofrimento. Eu diria que essa é a principal doença da humanidade. Daí nasce o pensar compulsivo e todos os outros desdobramentos.

 O sofrimento é o principal enigma da humanidade. Este é o principal desafio: como superar o sofrimento? Como superar a dor em todas as suas manifestações? Em outras palavras, como alcançar a paz?

Através da minha experiência, no trilhar do Caminho do Coração, eu descobri algumas chaves que abrem as portas para o despertar da paz interior, as quais eu compartilho com você agora.

Primeira chave: Silêncio.

O silêncio é uma forma de bater na porta do salão da verdade. Ele é a base que te prepara para qualquer prática; é o alicerce do edifício da consciência. Tudo que é belo e verdadeiro nasce do silêncio.

Um instante de silencio é suficiente para exorcizar todos os demônios, porque os demônios são os pensamentos. Se existe um pensamento compulsivo constantemente assombrando a sua mente, é porque você deu muita atenção a ele, ou seja, você o alimentou acreditando nele. Mas, ao aquietar a mente, todos os fantasmas desaparecem. Não importa quão antiga seja a escuridão, uma pequena fresta de luz dissipa toda escuridão porque ela é somente a ausência de luz. O silêncio invoca a luz. Quando a mente se acalma, tudo se acalma.

Encontro com o Anjo Guardião









Encontro com o Anjo Guardião
Dharmadhannya

Neste momento eu   convido a todos os adeptos para esta “viagem”
com o seu  Anjo Guardião.
Aporta está aberta para todos e o Espírito Santo irá nos guiar nos caminhos da Grande Fraternidade Branca.
Seja feita a vontade de Deus Amem!

Divino Espirito Santo,  ilumina-me com a luz dos iniciados por Hermes.
Anjo Amigo, irmão, protetor, guardião do meu ser em todos os tempos.
Ilumina minha mente, meus pensamentos para que eu possa encontrar a chave que abrirá o portal sagrado que há em minha consciência.

Estou neste momento, em nome da Mãe Divina de infinitos Nomes,
do Pai do filho e do Espírito Santo
- Invocando o meu Anjo Sagrado Guardião da minha existência.

OH! Espírito Santo  fala em minha boca,
Em minha palavras -  minha razão, lucidez, inteligência e intuição
O Deus da sabedoria do Verbo e da vida em meu coração,
ilumina minhas palavras nesta invocação.
Aum! OM!

Minha língua é o santuário do Amor, da Verdade, da Sabedoria e
da Inteligência Divina.
O Espírito fala em mim com o fogo da verdade que liberta!
Eu Sou a Ressurreição e a vida.
OH! Poderoso Guru, luz no meu caminho,
eu te imploro neste momento sua Divina Presença !

Aum!
OMmmmm!