terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

A saúde dos pés e o equilibrio



O equilibrio está nos pés.



 Antonio Marinho. Jornal Globo 

Novo exame corrige a pisada errada que leva a dores de coluna e joelhos 

Diga-me como andas e te direi porque sofres de dores nas costas, nos pés, joelhos e quadris. É o que determina, em pouco mais de 15 minutos, um moderno exame computadorizado que mapeia em detalhes a forma de caminhar, algo muito particular de cada indivíduo.

 Dependendo do tipo de marcha, com a pisada para fora, para dentro ou neutra, as consequências aparecem na coluna vertebral. Antes usado apenas em centros de pesquisa de biomecânica e indústrias de calçados, o teste de 
baropodometria chegou às clínicas de ortopedia e reumatologia e está ajudando a detectar problemas nos pés e posturais, que se refletem em dores no corpo.


O equipamento tem uma plataforma que lembra uma esteira para caminhada e corrida, que varia de dois a dez metros, sendo ampliada se for necessário. Em sua superfície, sensores registram as diferentes pressões exercidas nos pés com a pessoa parada, caminhando ou correndo.

 Então, os dados coletados são enviados para a análise computadorizada, e mostram, por exemplo, pressões máximas - quanto mais vermelho, maior a força naquela região - e médias; distribuição de peso entre os pés e estabilidade, entre outros exames.

A análise é tão precisa que informa se o indivíduo está adernando, em milímetros. Parece um detalhe sem importância, mas pequenas diferenças ou desequilíbrio na pisada são responsáveis por aquela incômoda dorzinha crônica de coluna, diz o ortopedista Rodrigo Kaz, do Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo e da equipe de pesquisa do Departamento de Ortopedia da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos.


- Esse exame é solicitado pelo médico não só para detectar problemas nos pés, que geram dores de coluna, mas para prevenir o problema antes que ele apareça, desde a infância até a terceira idade - comenta Kaz. - Dependendo do formato dos pés, aparecem dores, calosidades, joanetes, encurtamento de tendões, por exemplo.

Durante a caminhada em percursos com desníveis (subidas ou descidas), o pé deve estar totalmente apoiado no chão, para que se tenha total equilíbrio e sustentação do corpo. Na baropodometria, médicos e fisioterapeutas conseguem avaliar não apenas isso, mas as alterações posturais que interferem na mecânica da caminhada e corrida, um esporte que virou febre nas ruas do Rio.

- Para os corredores amadores e profissionais, a baropodometria ajuda muito a melhorar o rendimento. Tem muita gente correndo e se queixando de dores nas costas, nas pernas, no quadril, e acha que a culpa é do tênis, do terreno. 

Pode até ser, mas, às vezes, o motivo é a forma de pisar; alguma deformidade nos pés, difícil de perceber ao olho nu - comenta Kaz. - Dependendo do caso, a correção é feita com o uso de palmilhas especiais.

Ele lembra ainda que o exame é útil em casos de indivíduos que já sofrem de lesões graves.
- Por exemplo, uma vítima de derrame pode passar a andar de forma desequilibrada e o exame diagnostica o problema. Ele fornece dados, parâmetros, para correção dessa dificuldade - explica Kaz.

Isso é importante porque os pés comportam-se de forma diferente com a pessoa estática, caminhando ou em rápido movimento, lembra o médico Clovis Munhoz, professor de ortopedia e traumatologia da UFRJ e médico do Clube de Regatas Vasco da Gama.

Bom testes para corredores
Na opinião de Munhoz, a baropodometria deve ser solicitada para avaliar, por exemplo, o pé plano (não há curvatura, a parte interna do meio do pé faz contato direto com o solo) ou cavo (a curvatura aumentada), diferenças e esporão no calcâneo, 

inflamação na planta do pé e na canela, tendinites; se uma perna é mais curta do que a outra, artroses e até fraturas por estresse, situação comum em praticantes de atividades física.

- A sola do pé é a primeira parte do corpo que sofre o impacto de uma corrida e, por isso, está suscetível a problemas. O mais comum deles é a fascite plantar, lesão causada pela inflamação da fáscia plantar, estrutura responsável por dar apoio ao arco do pé. A queixa pode acontecer por diversos motivos, mas o mais comum é a sobrecarga - explica o ortopedista.

Um corredor acima do peso, que não calça um tênis adequado, corre o risco de sofrer inflamação nos pés, assim como o atleta, que treina demais e acaba forçando a fáscia plantar, acrescenta Munhoz.
- Quem gosta de se exercitar deve consultar seu médico quanto à necessidade de baropodometria - recomenda o ortopedista.

ANÁUSE DO MOVIMENTO DA PISADA
Durante a pisada, o pé faz movimentos complexos que se iniciam com o apoio inicial no calcanhar; seguido pela passagem de peso para a parte central e lateral do centro do pé; depois o apoio na parte central anterior do antepé 

(“almofada”); levantamento do calcanhar e finalmente o impulso final com o dedão, que corresponde ao final de uma passo. Em cada pisada, é exercida uma força de força de três a quatro vezes o peso do indivíduo no pé

Os tipos de pisada a serem corrigidas.

 O paciente com muita pronação nos pés tende a pisar para dentro e esse tipo de marcha termina encurtando músculos e tendões da parte posterior da coxa e das pernas; problema que se reflete na coluna, causando dores lombares e, em alguns casos, hérnia

PRONADORES
Têm o peso do corpo concentrado na parte interna do pé na caminhada e fazem o apoio maior no segundo dedo, no lugar do Primeiro.
Consequências para a coluna e as pernas.

 Sobrecarregam a parte interna do joelho e da perna; tendem a sentir mais dores nessas articulações, podendo se refletir nas costas. E mais: fratura por estresse do esqueleto do pé, joanete, inflamação da planta do pé, tendinite da tíbia e do tendão de Aquiles, dor na parte medial do joelho. Os pés pronadores devem contar com reforço na parte interna do calcanhar e discreta elevação central do pé. 
.
SUPINADORES
Os supinadores exercem um maior peso na parte externa do pé
• Consequências para a coluna e as pernas Há maior impacto absorvido pelos ossos desta articulação, com risco de fratura por estresse, mesmo sem forçar muito. 

Entorses por inversão do tornozelo, tendinite na perna e bursite do quadril, também 
são comuns. Há prejuízo para a coluna vertebral, joelhos e bacia. Os mais indicados são calçados macios em toda sua extensão, principalmente na parte lateral do calcanhar

Os efeitos da caminhada sobre a coluna.
 Os tipos de Pés.  São três, classificados pelas características de sua curvatura na sola.

PÉ NEUTRO Tem a curvatura de cerca de 6cm entre a parte interna do meio do pé e o solo. Corresponde à maioria (acima de 60% dos casos)

Pés Plano ou Chato
Sem curvatura. A parte interna do meio do pés faz contato direto com o solo.

PÉ CAVO
Tem curvatura acentuada, maior do que 6cm. O apoio de peso na parte central do pé fica excessivamente lateral.

A pessoa com pisada muito supinada pode sobrecarregar a parte externa das pernas e sentir um pouco de dor na parte baixa das costas, do quadril, dos joelhos. Dificilmente sente dores no meio das costas e na coluna cervical têm relação com o tipo de pisada. Mas podem ser decorrentes de má postura.
Jornal O Globo  Saúde & Bem-estar 

Pesquisado por Dharmadhannya 

Postado por Dharmadhanna
Psicoterapeuta Transpessoal
Este texto está livre para divulgação
desde que seja citada a fonte:

Meus blogs


! Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém
Seja feita a Vontade de Deus!
Amem!
Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente.

Você pode copiar e redistribuir este material contanto que não o altere de nenhuma forma, que o conteúdo permaneça completo e inclua esta nota de direito e o link: http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/

 Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei
dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das
imagens.
AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou psicológica. De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso. Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.






Nenhum comentário:

Postar um comentário