sábado, 5 de março de 2016

Passo a passo para abandonar o vício de fumar









A apresentadora Ana Maria Braga surpreendeu o Brasil ao revelar, em seu programa, que há três meses extraiu
um tumor maligno do pulmão. Diagnosticado em estágio inicial, ele foi retirado com 40% do pulmão esquerdo.

Muito além do pulmão

A fumaça do cigarro tem mais de 4,7 mil substâncias tóxicas. Além de câncer de pulmão, o cigarro está relacionado a tumores no esôfago, estômago, pâncreas, rim, boca, laringe, faringe, garganta... Fumar também aumenta as chances de enfisema pulmonar,
bronquite e problemas como AVC e ataque cardíaco.

Passo a passo para abandonar o vício

1) Saiba o porquê
Anote num papel os motivos que a fizeram decidir parar. Deixe-o sempre à vista, como na porta da geladeira, grudado no espelho...

2) Escolha um dia
Se você fuma mais no final de semana, tente não fumar na segunda-feira. Se o vício é maior durante a semana, comece a ficar sem cigarro no sábado ou no domingo. Quando você perceber que é possível passar 24 horas sem fumar, tudo ficará mais fácil.

3) Prepare-se
Diminua aos poucos a quantidade de cigarros fumados por dia. Na véspera de largar de vez o vício, jogue fora todos os maços, cinzeiros, isqueiros e evite ir a lugares que a façam lembrar do cigarro.

4) Faça exercícios
Atividade física ajuda a reduzir a dependência e a aliviar alguns sintomas de abstinência. No momento em que sentir aquela
vontade louca de fumar, calce um tênis e faça uma boa caminhada.

5) Não se Isole
Divida com seus amigos, familiares e colegas de trabalho que você está tentando parar de fumar. O incentivo deles pode fazer a diferença. Outra opção é participar de grupos de apoio ou conversar com um especialista, como seu médico, ou um psicólogo.
 
6) Se for preciso, tome remédios
Tem gente que decide parar e consegue, sem grandes traumas. Mas não é todo mundo que tem essa sorte. Às vezes, a dependência é tão grande que exige o uso de medicamento.

 “Precisei de ajuda, não sou de ferro. Tomei remédio e uso adesivos”, disse Ana Maria. De acordo com Gomes, os medicamentos devem ser utilizados com prescrição e supervisão médica.

7) Sai, sabotagem!
Algumas mudanças na rotina podem ser necessárias para evitar a tão temida recaída:

Não tome café. Se não conseguir, beba o cafezinho em locais diferentes do que está acostumada;
Evite bebida alcoólica;
Escove os dentes após as refeições;

Faça uma caminhada depois de comer;
Pelo menos no começo, evite ir a locais (bares ou baladas) em que pode ter contato com o cigarro;

Ocupe a mente e o tempo com alguma atividade diferente (exercícios, um curso, trabalho voluntário...)
Ficou com vontade de fumar? Beba água na hora!

Vale a pena o sacrifício!

Depois de 20 minutos sem fumar: a pressão arterial e a frequência dos batimentos cardíacos diminuem. A temperatura de pés e mãos aumentam.

Depois 12 horas sem fumar: o monóxido de carbono atinge níveis normais no sangue.

Depois de 24 a 48 horas sem fumar: o olfato e o paladar melhoram.
Depois de 2 semanas a 3 meses sem fumar: a função pulmonar e a circulação sanguínea também melhoram.

Depois de 1 a 9 meses sem fumar: a tosse, a congestão nasal, a
 falta de ar e o risco de infecções respiratórias diminuem.

Depois de 1 ano sem fumar: as chances de sofrer um ataque cardíaco cai pela metade.

Depois de 5 anos sem fumar: o risco de desenvolver câncer de boca, garganta, esôfago e bexiga caem bastante. Além disso,
a probabilidade de ter um AVC passa a ser próxima a de quem nunca fumou.

Depois de 10 anos sem fumar: as chances de morrer de câncer de pulmão caem pela metade, comparadas as de quem continua fumando.
Depois de 15 anos sem fumar: o risco de sofrer um infarto é igual ao de quem nunca fumou.

Depois de 20 anos sem fumar: a probabilidade de desenvolver câncer de pulmão passa a ser próxima a de quem nunca fumou.

 A primeira atitude foi parar de fumar. “É uma droga poderosa e pode matar. Mas parar é muito difícil, porque as pessoas são dependentes.

Ana Maria
 Fumei durante muitos anos e parei em uma circunstância terrível”, disse a loira. De acordo levantamento do Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de pulmão, entre todos, é o que mais mata no Brasil, sendo o cigarro responsável por nove em cada dez casos.

Se por um lado tal dado assusta, por outro revela que a doença pode ser evitada na grande maioria dos casos. Basta parar de fumar. Com ajuda de Mauro Gomes, pneumologista do Hospital Samaritano de São Paulo, reunimos informações e orientações práticas para você vencer essa batalha!

Por que é tão difícil parar?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas dois em cada dez fumantes conseguem abandonar o vício na primeira tentativa.

 “A nicotina é uma droga que dá a sensação de prazer e bem-estar e melhora a capacidade de concentração. Seu uso frequente leva à dependência química”, diz Gomes. Apesar da dificuldade, tenha força de vontade! Se não conseguir parar sozinha, procure um médico. A própria Ana Maria precisou tomar remédio e ainda usa adesivos que inibem a vontade de fumar.


O nome dela é coragem!

Essa não é a primeira vez que Ana Maria enfrenta uma doença grave. Em 1991, quando ainda trabalhava no jornalismo impresso, ela teve um melanoma (tipo de câncer de pele). Logo depois, foi apresentar o Note Anote, na Record, e usava luvinhas coloridas para proteger o dorso das mãos das agressões da iluminação do estúdio, lembra?

Em 1998, teve outro tumor, dessa vez benigno, no útero. Mas foi em 2001 que a apresentadora comoveu o público, anunciando
ao vivo no Mais Você, na Globo, um raro câncer de intestino. Ela chorou durante a gravação, dizendo que as chances de cura eram de 70%. De lá, partiu para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde enfrentou seis meses de tratamento forte, com quimio e
radioterapia.

 Ana nunca teve medo de se expor: durante sua batalha, usava perucas coloridas e chegou a apresentar o programa
careca. Quando se curou, toda a equipe do programa usou uma camiseta com os dizeres: “Time da Guerreira”.

 Pessoas próximas afirmam que sua intenção ao revelar o que está passando é ajudar quem vive situações parecidas. Alguém duvida de que esse apelo recente contra o cigarro mexerá pra valer com um monte de gente que precisa largar o vício?


20/01/2016 Revista  AnaMaria 


Postado por Dharmadhanna
Psicoterapeuta Transpessoal
Este texto está livre para divulgação
desde que seja citada a fonte:

Meus blogs

Comunidade
https://www.facebook.com/Luz-dos-anjos-272850336073064/
! Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém
Seja feita a Vontade de Deus!
Amem!
Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente.

Você pode copiar e redistribuir este material contanto que não o altere de nenhuma forma, que o conteúdo permaneça completo e inclua esta nota de direito e o link: http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/

 Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei
dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido
em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das
imagens.

AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou psicológica. De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso. Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto








Um comentário:

  1. Comecei a fumar com 18 anos e parei com 48 amos ......incrível mas não foi nem com remédios nem adesivos.....trabalhava em uma empresa que amigos faziam orações todos os dias de manhã antes de começar os trabalhos esses amigos eram evangélicos, católicos e ESPÍRITAS como eu......e nessa hora pedi a eles para fazerem uma oração no qual não pedir a nosso Mestre para me curar e sim para me ajudar o resto era comigo.....pois fizemos e naquele instante senti que estava curada ....e estou saio com amigos bebo normalmente é não sinto nenhuma vontade de fumar.....estou curada....nesta vida este mal não levarei.....assim seja...

    ResponderExcluir