domingo, 1 de maio de 2016

A Deusa Vênus nos signos e casas



A Deusa  Vênus – Palavras Chave - Astrologia 

 Casa e Signo 

                Dharmadhannya

Vênus está poderosa no signo de Libra, ou de Touro, no Ascendente Libra ou Vênus  e no ascendente. Vênus na casa 7 ou vários planetas na casa 7, ou na casa 2
Vênus 

Segundo planeta do sistema solar.
Revolução sideral (translação): 224,7 dias.
Revolução sinódica: 583,9 dias.
PALAVRAS-CHAVE: Afrodite, Istar, Eros, Anteros, Harmonia, Urânia.
Gemas: Vênus em Libra – Diamante. Vênus em Touro - Agata
O arquétipo da Vênus: HARMONIA, beleza e equilíbrio. União.

PRINCÍPIO: Vênus é o símbolo do amor, da sensibilidade, da harmonia, da capa­cidade de dar e receber, dos relacionamentos e do casamento. Como encarna­do do erotismo, significa também a tentação, a capacidade de dedicar-se completamente a alguém, os anseios e o desejo de união, contato e fusão.

Representa a percepção estética e portanto, por um lado, os interesses e talentos artísticos; por outro lado, o bom gosto e os prazeres sensoriais que proporcionam as frui­ções auditivas, olfativas, táteis, visuais e do paladar. Tanto a Lua quanto Vênus constituem o princípio feminino. Entretanto, Vênus representa aí o aspecto da mulher jovem, da mulher amada e da mulher independente.

 A Pessoa Sensual Atração sensual e erótica. Relações naturais e despreocupadas com o sexo oposto. Argúcia de instinto ao escolher o cônju­ge. Satisfação da paixão e da sexualidade, voluptuosidade.

 Reações de prazer e de desprazer. Excelente sentido de ritmo, bom gosto. Sabe qual é o tom correto a empregar nas diversas situações.

 União e harmonia através do afeto. Tendência social fraterna. É a necessidade de apreciar, e ser apreciado. A capacidade de amar, a necessidade de afeto, o desejo pelo belo, o artístico, o estético.

Bom humor, talento para diplomacia, alegria de viver, sensibilidade empática, amor a terra, a natureza, revela olfato de rara sensibilidade. Sua natureza é vivaz é atraente, fascinante, agradável, alegre, afável, empática, simpática, emanando de sua pessoa bondade, encanto, graça.

Seu caráter inclina-se ao mundanismo, aos prazeres, á diversão, tendendo a facilidade e oportunismo.

Capacidade de sentir prazer físico sem limites. Poderá ser gulosa (Vênus em Touro), e revelar um paladar aguçado em sua degustação e sentir muito prazer com a comida.
O bom gosto e os prazeres sensoriais que proporcionam as fruições auditivas, olfativas, táteis, visuais e do paladar.

 A disposição para dar ou receber amor, para sentir felicidade, alegria e viver em harmonia. É o planeta associado ao dinheiro, ao luxo, acumulação de posses.

 Aprecia festas, reuniões sociais e muitos amigos. Joias, conforto, roupas, adornos, artigos de beleza, troca de energia com os outros. Dar e receber, troca e a união.

 Está relacionada com o equilíbrio da economia em todos os aspectos – conservar e multiplicar, e agir com generosidade. Tem a função de diplomata da paz, da harmonia, apaziguadora e conciliadora.
Todas as leis envolvem relações entre as pessoas e suas propriedades. Se a lei é justa, há harmonia, beleza e arte.


Negativo.
Quando Vênus revela sua sombra, precisamos ficar atentos, com os nossos sentimentos, com a nossa auto-estima e com nossa capacidade de destruir em todos os sentidos. A sombra entra em cena como os vilões da história, criando problemas para os heróis enfrentarem.

A sombra da  Vênus negativa dá origem a “cadela’ arquetípica, a “puella” explorada, a caçadora de tesouros, a calculista, a ninfomaníaca, à boneca que põe a mão no bolso do homem em busca de sexo  ou dinheiro.

  Alguns homens sentem-se atraídos por uma projeção da anima negativa como mariposas por uma lâmpada como no caso de Marlene Dietrich como no filme “O Anjo Azul”, podendo também ser arrasados pela sua própria loucura na vida real.

O egoísmo, o oportunismo, corrupção, a falsidade, o roubo é tudo que Vênus rejeita. A pessoa vai perdendo sua beleza interior e exterior e a decadência entra em sua vida com a degradação moral, espiritual e física.

Indolência, languidez, preguiça, insegurança, insatisfação, apego ao conforto, amante dos prazeres, negligente, exagero nos gastos, sentimentalismo imaturo, dissoluto, incoerência. Carma: prazeres sensuais, malevolência, ódio. Frieza e indiferença.

Vênus rege as leis, os direitos de cada um, os limites e quando perdemos o equilíbrio emocional e o juízo moral, transgredimos nossos limites e nossas “medidas” e por isso pagamos caro por falta de controle e da ausência da Lei internalizada.

Vênus na casa 7 está na casa do outro - o meu espelho e podemos projetar a raiva, ó ódio no outro, por inveja ou   desejo de destruir a felicidade, a alegria, a beleza do outro.

A porta generosa de Vênus se chama amor, a chave é a compaixão, quando fechamos nosso coração, fechamos a porta das “graças”, da sorte, da beleza, dos relacionamentos, dos amigos e do amor que Vênus oferece. Quando a porta do amor, da comunhão, da solidariedade se fecha, começa a decadência do homem.

Vênus desperta a necessidade de ligação com Deus, com a Alma,  com a oração, com planos superiores da mente.

Quando o ódio, entra em sua mente, você expulsa a Deusa do seu coração.

 Vênus pode revelar a decadência moral e sexual, a  sedutora inconsequente, infiel. Troca de parceiro como troca de roupa. Sedutora sem sombra de dúvida. Fascinada pela boemia. Perdulária.

 No seu aspecto negativo são expressões de auto-indulgência, ganância, exigências emocionais, inibição de afetos, avidez, voracidade.

 Atração pelos vícios em geral, álcool, drogas, prostituição. Inconstante, apática, intrigante, rabugenta, indecisa, desanima facilmente. A mulher fatal solitária, que tem atração por bandidos e marginais. A escrava sexual.

A força de Vontade é frágil, indecisa e sem determinação.

 Fria, frígida, depressiva. Não assume responsabilidades, imatura. A  Luxúria, rege as paixões carnais desenfreadas, amoralidade, incapacidade de se lidar com os impulsos sexuais, sensualidade.

Ponto forte: A tentadora. Aspira aos relacionamentos vivazes, à harmonia, equilíbrio, à reconciliação e àquela empatia que provém do encontro de dois co­rações calorosos. Gosta de ser procurada, amada, mimada e bajulada.


 Adora o luxo, a elegância e as boas maneiras. É paciente e pode ser muito dedicada, com­preensiva, bondosa, sincera, sociável, afetuosa, afável e desapegada de si. Tem bom gosto e talento para as artes. É sensual e estética; goza a vida com elegância. Gosta de todas as coisas belas.

PONTO PROBLEMÁTICO: A mulher, ou o homem  “de mentira”. Rompe com os outros facilmen­te e com frequência. Atribui excessiva importância aos fatores externos. Vã, su­perficial, de mau gosto, traiçoeira (o), perversa (o), viciada em diversões, facilmente se­duzida; tem fome de possuir, é compulsiva, displicente, inescrupulosa, infantil e sem ponderação, mal-educada, ciumenta, cruel, esnobe, briguenta e depravada.

META Ser procurada e procurar; criar relacionamentos e embarcar neles. Cultivar o amor e o erotismo

A Pessoa Eternamente Insatisfeita. Forte desejo sexual — exigen­te, agressiva, sem tato — contudo, permanece sempre insatisfeita.

Aspectos positivos: Temperança, graça, alegria, diplomacia, empatia, ternura, estética, charme, bom gosto, amor, leveza, rege as artes, a cultura, os pequenos prazeres, cuidados com a aparência, rege o matrimônio, senso de valor. Forte intuição feminina em relação ao amor e as suas escolhas.

 Permanen­te discórdia entre o erotismo elegante  e a sexualidade nua e crua. Com um Marte forte no mapa, com o Sol conjunção a Marte, ou Marte em Escorpião, a pessoa pode ser  Violenta, brutal, agressiva e autodestrutiva, ciumenta, explosiva.

Amor transpessoal, Imanência, Logos, Luz cósmica. Poder do amor, de unir as almas. Impulso Social.
Atração universal. Som primordial (Verbo).
Vibrações luminosas e sonoras, número 7.

Pensamento, sentimentos, sensações.
Relações, casamento, afetividade, valores, princípios.
A mulher: filha, irmã, esposa, amante, amiga.

Juventude feminina, a vida mundana, as mulheres, os artistas, os lugares de prazer, a indústria ou expressões da moda, os canteiros, as flores, os jardins, os prados, o mundo artístico e musical, as manifestações de luxo, a vida mundana, as lendas,
Chakra do coração.

Vênus revela nossa individualidade em nosso estilo de vida, que reflete nossas escolhas, nossos valores, amizades, amores, afetos e prazeres. Vênus se retira quando nós ficamos feios, quando nossa autoestima cai no abismo da inveja, do egoísmo, da punição e do castigo, ou seja porque nós não nos aceitamos.

“O glifo de Vênus lembra um espelho de mão, e ele afirma que aquilo que você valoriza é um reflexo de quem você é, que “aquilo que amamos ou odiamos é um reflexo de nós mesmos”

Nossos valores definem nossas escolhas, opiniões, crenças e nosso lugar no mundo. Se perdemos nossa autoestima, nosso valor no mundo, perdemos a “consciência” da nossa identidade e amor próprio salutares.

A Graça do Amor da Unidade nos une magneticamente com o mundo, e quando começamos a  alimentar a semente do ódio, inveja, ambição, desejo de destruir e de usurpar os bens do outro,  a sua beleza perdemos a graça da beleza, da harmonia, do equilíbrio da Luz de Vênus e caímos no abismo da escuridão.

Vênus é aquilo que toma uma forma concreta, é aquilo que eu faço materialmente, as minhas aquisições, é aquilo que eu materializo com a minha mente, com os meus pensamentos, com o meu trabalho, com a minha criação ou imaginação.  Vênus não brilha num coração estéril, as sementes do futuro de União não nascem.

Permuta de energia com os outros, efusão de afetos, por meio do dar e do receber, do carinho, do beijo, da troca de hormônios, do abraço, do sorriso, da simples palavra, da amabilidade, do amor.

VÊNUS POR SIGNO
1.                  O signo de Vênus indica o tipo de qualidade que você valoriza, acha atraente ou preza (sejam encontrados em uma pessoa ou, de forma mais abstrata, em uma obra de arte, uma paisagem, uma teoria ou filosofia). Se você desenvolver e trouxer à sua vida as qualidades do signo de Vênus, deve se sentir mais individuado, íntegro e completo. Você pode ter talentos ligados ao signo. tínde Vênus se situa.

2.                  O signo de Vênus diz algo acerca da imagem do ser amado e daquilo que o estimula. Além disso, influencia o tipo de experiência quê você tende a encontrar em seus relacionamen­tos - sua atitude para com o amor e outras interações sociais. O signo de Vênus pode descrever o modo como você dá e recebe afeto - o modo como você se harmoniza com as pessoas e troca energia com elas, ou como você se adorna para se tornar atraente.

3.                  O signo em que Vênus está colore a imagem de sua anima, no homem e a imagem do feminino  que que o homem busca e  têm em seu interior. Tanto os homens como as mulheres precisam manter contato com seu signo de Vênus e vivenciá-lo a fim de se sentirem valiosos, completos e atraentes como indivíduos.


VÊNUS POR CASA Liz Greene
1.                  A casa de Vênus mostra a área de sua vida pela qual se sente atraído em busca de satisfação, beleza e prazer. Ao se dedicar às atividades associadas a essa casa e ao enfrentar as dificulda­des e problemas que encontra nessa área, vai se sentir mais completo como indivíduo. Você pode exibir talentos relativos à esfera de experiência associada com a casa de Vênus.

2.                  Há uma maior capacidade de apreciar e de valorizar a área da vida associada com a casa de Vênus. De modo geral, aquilo que valorizamos e apreciamos é aquilo que atraímos para nós, mas outras colocações do mapa podem conflitar com os valores venusianos.
3.                  A casa de Vênus é a área em que buscamos paz e harmonia, mas também é a área da vida onde podemos ser sedutores - onde colocamos o "cinto mágico" de Afrodite para encantar e dominar os outros.


4.                  A casa de Vênus pode ser uma faceta da vida na qual nos sentimos competitivos, com inveja de pessoas que têm aquilo que gostaríamos de ter. Também podemos nos sentir desiludi­dos e críticos em relação a pessoas que não vivenciam seus ideais e expectativas nessa faceta da vida.

5.                  Como Vênus está associado a valores, a casa de Vênus pode estar ligada a questões referentes a dinheiro, finanças e bens.

VÊNUS POR ASPECTO
1.                  A natureza do planeta que forma aspecto com Vênus influ­encia as qualidades que valorizamos, achamos atraentes ou prezamos, aquilo que nos dá prazer, seja em uma pessoa, obra de arte, paisagem, etc. Compare, por exemplo, um aspecto Vênus-Saturno com um aspecto Vênus-Netuno. Planetas que formam aspecto com Vênus tingem sua imagem de anima e a imagem do ser amado. Os aspectos com Vênus também dizem algo sobre o modo como nos enfeitamos ou tentamos nos fazer atraentes.

2.                  A natureza dos planetas que formam aspecto com Vênus influi no tipo de experiência que tendemos a encontrar ou a atrair no amor e nos relacionamentos. Por exemplo, encontramo-nos com Saturno ou Júpiter? Os aspectos com Vênus mostram o tipo de conflito, tensão e lição que encontra­mos em nossos relacionamentos íntimos.

3.                  A natureza do planeta que forma aspecto com Vênus pode mostrar um talento ou dom específico que temos. Os planetas que formam aspecto com Vênus também podem influenciar no modo como lidamos com questões que se relacionam com dinheiro e bens.


Onde Vênus estiver, ai estará a nossa liberdade, o nosso talento e a nossa maneira de amar. Uns tem o amor de Virgem, outros tem o amor de Escorpião.

Dom, amor, comunhão, os impulsos amorosos, e os sentimentos artísticos ou estéticos, atração, generosidade. Sedução, charme (mágico), beleza, artes.

A casa II de Touro é o seu convívio com aquilo que você conseguiu materializar. É o resultado de um trabalho, de um investimento, de uma economia, de tudo aquilo que você plantou. A Lua em Touro manifesta a forma concreta, a realização que dá forma aos sonhos, desejos e à sua imaginação. Vênus capta a energia e a distribui. Vênus – conforto, apego ao mundo da forma, aquisição (regente Touro); graça macieza, delicadeza, harmonia, beleza, arte, regente Libra)

Sabedoria: a generosidade (Dânae)

Vênus é um planeta eminentemente relacional, revela o que estimamos, nossos gostos e preferencias, mostra como estabelecemos juízos de valor; isso me atrai, ou aquilo eu não gosto.

O signo modifica a influência qualitativa do planeta e este por sua vez, influencia o temperamento sentimental da pessoa. A casa onde Vênus se encontra indica o campo ou o domínio no qual se exerce o sentimento.

O Arquétipo de Vênus, ou a anima está relacionado com a Graciosa, a Princesa, a eterna namorada.

Simbolizando a atração recíproca dos seres e das aproximações sexuais, Vênus representa a esposa, a amante, a jovem, a mãe, a amiga, o casamento, as uniões, as artes e o prazer.

 Vênus representa a capacidade de apreciar e valorizar através dos sentimentos. Vênus é união de proposito, de cooperar, de união fraterna.

Vênus em Libra, amante da Ética e da Estética, amistoso, não aprendeu a dizer não. Sedutora, otimista, poliana, polida, cooperativa, persuasiva, amante da paz, refinada, imparcial, artística, indecisa, diplomata, sociável.


Vênus em Escorpião pode revelar Insegurança sexual e falta de con­fiança no sexo oposto. Relacionamentos dramáticos, nos quais as emoções es­tão sempre em alta. Pouca disposição de dedicar-se a outra pessoa. Ciúme e paixão avassaladora.
Vênus com Saturno pode revelar melancolia, auto punição, severidade excessiva, apatia, depressão, frieza, distanciamento, isolamento.

Saúde: Os hormônios e os rins, garganta, pele, região lombar, atua sobre as paratireóides que desempenham um papel importante no controle dos níveis de cálcio dos fluídos do corpo, e os órgãos genitais femininos.

Profissões: bailarina, artes em geral, música, canto, modelo, diplomata, advogados, embaixador, todas as profissões relacionadas com a estética, com a beleza – perfumes, joias, cabelos, roupas, sapatos,  glamour. Por ser o planeta da beleza, Vênus governa a arquitetura, o de­senho, a construção e as texturas.

Anatomia
 Vênus governa especialmente sobre os rins e as paratireóides. Domina sobre o tato, a virilha e os órgãos genitais femininos.

“A nível físico, Vênus rege tanto as porções orgânicas ligadas a Touro quanto aquelas ligadas a Libra. Funciona como um "estabilizador "orgânico, acal­mando e relaxando; possui uma conexão com a, pele, em seus aspectos sensoriais e na sua função de troca de calor entre nosso corpo e o meio ambiente.

Todos os movimentos reguladores e homeostáticos estão conectados a Vênus, e isso inclui o equilíbrio ácido-básico, a glicemia, os hormônios femininos mais diretamente relacionados à sexualidade, como os ferormônios;

 o equilíbrio hidroeletrolítico, em sua conexão com os rins; o cerebelo, na sua função de equilíbrio; as paratireóides, no balanceamento de cálcio; a garganta; a nuca; a boca e a língua, em sua função gustativa, através das papilas linguais.

Por intermédio de Touro, Vênus rege o sentido da audição e a tireoide. Harmonia as funções do corpo.

 Como é um Planeta de rela­ção, Vênus rege funções que nos colocam em contato com o mundo de forma sensorial - ao contrário de Mercúrio, que nos conecta com o mundo de forma intelectiva” (2)

Há uma pequena diferença a ser assinalada: a Vênus de Touro' é a Afrodite grega, voluptuosa e carnal; a de Libra é a Vênus-Astarte, mais platônica.

Como regente do signo aéreo de Libra, Vênus assinala um tipo diferente de amor. O símbolo com que designamos Libra, simboliza o Sol poente, que representa a paz sentida pelo homem com a quietude que sucede ao excesso de atividade do verão. O equilíbrio da natureza é alcançado.

 A estação que mingua e a que começa a se desenvolver se encontram exatamente no meio do ano. O amor de Libra se sacrifica de forma impessoal à abundância visí­vel da Terra, recompensando por meio da colheita todos os esforços do homem.

Sendo Touro um signo feminino e Libra um signo masculino, torna-se fácil compreender que o amor é masculino e feminino em sua natureza. Em Touro, Vênus recebe e retém tudo o que pode; em Libra, Vênus doa tudo o que tem.

O ato de dar representa a natureza masculina, enquanto o receber é uma qualidade feminina. A plenitu­de do amor é um intercâmbio entre ambos.

Na primavera, enquanto aguarda a polinização, Vênus mani­festa estabilidade e constância. Encerra em si a promessa de lealdade e devoção. É nessa época que se inicia a construção do ninho. O so­lo amacia-se e libera os seus minerais preciosos para que a abundân­cia futura possa se manifestar.

 No outono, no intuito de cooperar com a harmonia dos ciclos da natureza, a terra despe-se, após entregar-se em toda a sua beleza. Torna-se impessoal e, contudo, perma­nece centralizada.

Vênus é o planeta que expressa o valor das coisas. Tudo o que há de precioso na natureza humana é de seu domínio. Ela é o símbo­lo de como a vida deveria ser, em todo o seu conforto.

 É também nosso sentido artístico e criativo, pois suaviza tudo o que é áspero. Ela envolve, banha e acalma por meio do amor tudo o que se encon­tra tenso e nervoso. As formas arredondadas, os tons pastéis, as formas suaves e tudo o que expressa amor chegará a nós por meio da energia de Vênus.

Usamos o dinheiro para obtermos posses e expressarmos va­lores. Compramos coisas belas e assim satisfazemos a nossa ne­cessidade de prazer sensorial e de estabilidade e segurança. Mas guardamos as coisas apenas en­quanto elas nos sãos úteis, da mesma maneira que o solo só conser­va as raízes das plantas em seu seio enquanto elas estiverem cres­cendo.

 Tudo o que é necessário ao êxito dos intercâmbios é pro­duto de Vênus. O ato de dar e receber presentes é uma de suas mais calorosas expressões.

Vênus simboliza nossa capacidade de apreciar o amor e o prazer. É ela que nos toma satisfeitos com as coisas que possuímos através do sentimento de gratidão.

 Pode, en­tretanto, nos tomar indolentes e complacentes. Além de governar to­das as coisas refinadas da vida, é também o planeta do equilíbrio, da proporção e das perspectivas corretas.

O excesso de qualquer coisa pode, contudo, tomar-se prejudicial (a lição espiritual da regência de Vênus em Touro). Mas, quando beleza e modéstia se combinam, atingimos uma visão equilibrada e centralizada da vida (lição espiri­tual da regência de Vênus em Libra).

Vênus remove a agudeza das situações da vida, substituindo-as por formas de contorno monótono mas agradável. É o planeta que rege o princípio feminino, em especial as mulheres jovens e as fi­lhas, deixando as mulheres de mais idade e as mães sob a regência da Lua.

 A compreensão das emoções, geralmente atribuída à sabedo­ria adquirida por meio da experiência e da idade, provém da Lua, um dos dois luminares. Vênus, regente das mulheres de pouca idade, sente as emoções e exprime os sentimentos, mas não possui ilumi­nação suficiente para compreendê-los plenamente.

Se Mercúrio rege os primeiros anos escolares, quando os pro­cessos mentais e intelectuais começam a se desenvolver, Vênus faz sentir sua presença na puberdade.

 As crianças começam a sentir atração por pessoas do sexo oposto fora da família. A troca de pre­sentes, cartões e bilhetes de amor que prevalece durante a puberdade e as manifestações do chamado “amor de criança” constituem outro aspecto de manifestação dos temas qualidades de Vênus.

A voz melodiosa que nos tranquiliza, a mão que se estende para tocar e certificar-se, o sorriso caloroso, os papéis de presentes colo­ridos, desenhos em copos e pinturas em pratos de porcelana, enta­lhes nos móveis, toalhas rendadas, guarda-sóis,  gravuras, lu­zes coloridas e velas, arranjos florais, e a harmonia de cor e textura no vestuário são todos expressões do amor e da beleza que caracterizam Vênus.

Mitologia: quando Saturno castrou seu pai, Urano, para lhe tomar o poder, seus órgãos; violentamente mutilados, foram atirados ao mar, às margens do Chipre, e dessa união nasceu Vênus. Ela é frequentemente representada saindo das ondas, em uma concha marinha... Esposa de Vulcano, Vênus, deusa do amor, o traiu com Marte, de quem representa a antítese.

Seu símbolo gráfico é um círculo encimando a cruz da matéria.
Palavras-chave: amor, prazer, beleza.
Vênus tem por definição: existência da Represen­tação e simboliza a passagem do único ao dual: relação com o outro, duo ou dual. Eu e o outro. É a imagem que se torna realidade concre­ta e tangível.

Este texto é um resultado de uma pesquisa é uma compilação, eu fiz uma reflexão sobre o tema, inspirado em vários mestres do assunto.

Dane  Rudhyar, Liz  Greene,  Sasporta, Anne Barbault, e outros 

Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte.

http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/2014/11/planeta-venus-palavras-chaves.html
Este espaço está protegido pelos Anjos Miguel,Uriel, Gabriel e Rafael


Que o anjo Miguel me proteja e guarde.
amem!
Seja feita a vontade de Deus.
amem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário