quarta-feira, 20 de abril de 2016

Segredo do amor 4: Intimidade compartilhada







Segredo do amor 4

Intimidade compartilhada x 
compartilhamento inapropriado

Quando um relacionamento está apenas começando, usar máscaras pode ser uma atitude apropriada e auto protetora.

Você não vai querer aparecer no primeiro encontro com uma lista de seus de­feitos nos, fraquezas e segredos sombrios. Também não vai colocar todas essas cartas na mesa ao final da primeira semana.

 Mas conheço munas pessoas que fazem exatamente isso.

 Mal podem esperar para a um parceiro em potencial sobre todas as pessoas com quem transaram, todos os seus traumas de infância, todos os remédios que já tomaram, todos os inimigos que já fizeram... Há algo igualmente assustador nesse comportamento de “revelação total”.

Ser feliz, manter relacionamento estáveis, empregos e amigos é uma arte - a vida nos ensina, a família nos prepara ou não para a vida.. A imaturidade emocional nos torna alienados e inconsequentes.

Quem tem essa necessidade de despejar os detalhes mais íntimos de sua vida em alguém que acabou de conhecer explica que age assim para sua própria proteção. É como se dissesse: “Se você não puder lidar com essas coisas, é melhor que eu saiba logo.”

Porém, eu Chamo isso de “compartilhamento inapropriado”. Para mim, soa como um mecanismo de auto sabotagem — uma forma de assustar e afastar qualquer possível parceiro e garantir que os relacio­namentos nunca decolem.

Avançar em um relacionamento é um processo que consiste em desafiar suas próprias máscaras e retirá-las uma a uma.

Onde você se esconde?
Faça uma pausa agora e pense nos vários “esconderijos” com os quais você costuma contar.

Você se esconde atrás de...
                     Seu emprego ou seu estilo de vida agitado?
                     Roupas caras ou acessórios chamativos?
                     Seus hobbies?

                     Sua vida profissional?
° Seu senso de humor?
° Sexo?

° Comida, bebidas ou drogas?
                     Suas palavras?
° Seu dinheiro?
                     Seus amigos, irmãos, sua mãe ou seus filhos?
Se quiser parar de ocultar sua verdadeira personalidade, é impor­tante identificar as áreas da sua vida que você mais esconde.

 Lançar uma luz sobre esses recantos pode ser uma experiência reveladora, libertadora e transformadora.
Às vezes as máscaras escondem nossos bens mais valiosos

Esse é um conceito difícil de ser compreendido: muitas vezes, escon­demos as partes mais ternas e amáveis de nossa personalidade. Por exem­plo: não temos medo de mostrar raiva, mas sim de mostrar nossa vulnerabilidade.

Quando fazemos isso, apresentamos imagens distorcidas de nós mesmos aos nossos parceiros. Analise as situações a seguir para en­tender melhor:

                     George está pensando em terminar o namoro com Joyce porque acha que ela só conversa sobre assuntos chatos. Na realidade, Joyce é uma mu­lher divertida, cheia de opiniões e idéias interessantes, mas só revela sua personalidade quando está com os amigos íntimos.
                      
                      Ela esconde isso de George porque tem medo que ele considere seu modo de pensar intimidante e pouco ‘feminino”. 0 relacionamento deles poderia ser muito diferente se George tivesse a chance de conviver com a verdadeira Joyce.
                     Mark e Beatriz nunca tiveram uma conversa franca sobre dinheiro. Ele não quer revelar nada sobre suas dívidas, mas fica chateado quando ela sugere jantar em um restaurante caro.
                      Por que Mark esconde a realida­de de sua vida financeira? Porque acredita que um homem de verdade, deve ter controle sobre seu dinheiro. Entretanto, o que ele está fazendo é privar Beatriz da oportunidade de ser uma verdadeira companheira.
                      
Todos  nós temos motivos para esconder certas partes de nós mesmos, mas tais partes são elementos importantes que formam quem somos.

 
 É saudável mostrarmos fotografias de amigos e parentes, da escola que frequentamos na juventude ou da casa onde crescemos. É bom contar histórias sobre pessoas, lugares e eventos significativos do passado.

 Nosso coração se beneficia quando estabelecemos esse tipo de conexão com alguém que nos ama. Mas, ao mesmo tempo, costumamos ocultar informações fundamentais sobre nós mesmos.

 Ao guardar tantos segredos, privamos nossos parceiros da oportuni­dade de nos conhecerem, entenderem, aceitarem e cuidarem de nós.

Não posso prometer que seu companheiro vai adorar cada pe­dacinho de sua identidade. Mas, se você estiver tentando criar um elo que se mantenha firme apesar dos desafios do relacionamento, só existe um caminho para chegar lá — e as máscaras não ajudam a trilhá-lo.

Por que é tão difícil tirar as máscaras?
Há muitas razões para sentirmos tanta dificuldade em ser fiéis a quem realmente somos. Às vezes, escondemos partes de nós mesmos...

° Por hábito.
                     Porque achamos que é o que devemos fazer.
Porque temos vergonha delas.
                     Porque tememos que tais partes não sejam bem recebidas.
                     Porque queremos evitar problemas.
                     Porque estamos tentando ser quem (achamos que) nosso com­panheiro quer que sejamos.
                     Porque achamos que essas partes são defeitos pouco atraentes.
Porque não queremos ser diferentes de nosso companheiro

Máscaras que usamos por hábito
Alex jamais conversaria com sua nova namorada sobre o medo que tem de fracassar e sobre sua insegurança diante de situações novas.

 Ele vem lutando contra esse temor durante toda a vida e simplesmente aceita isso como parte de sua identidade. Alex está acostumado a ter crises existenciais e, como foi solteiro durante muito tempo, sabe lidar com elas sozinho. Arranjar uma namorada não mudou sua maneira de pensar.

Homens e mulheres que adotam uma mentalidade de solteiro du­rante muito tempo às vezes se habituam a não compartilhar suas questões pessoais.

 (Não é preciso ser solteiro para ter uma mentalida­de de solteiro.) Aprendemos a lidar com nossos próprios fantasmas e, mesmo quando encontramos um companheiro atencioso, nem pen­samos em recorrer a ele em busca de ajuda, apoio ou conselhos sobre esses assuntos.

 Não fazemos de propósito, é apenas um reflexo ruim. Sabemos como resolver sozinhos. Não nos ocorre que estamos per­dendo a chance de estabelecer uma conexão mais íntima com alguém.

Faça uma pausa e pense nestas duas perguntas: Quais são as máscaras que você usa por hábito? De que forma elas afastam seu companheiro?

Máscaras que achamos que devemos usar
Clarice tem medo de revelar sua força porque ouviu falar que “mulheres bem-sucedidas e independentes assustam os homens”.

 Quando está com o na­morado, quase sempre representa o papel de garota doce e vulnerável.

 Quando um homem lhe faz uma pergunta, ela chega ao ponto de dar uma resposta tola de propósito. Depois fica com raiva de si mesma, mas acaba achando que fez o que é certo.

Pense em todas as mensagens que-recebemos e que nos ensinam que máscaras devemos usar — “Nunca deixe que a vejam sem maquia­gem”, “Homens não gostam de mulheres que têm opinião”, “Fingir que é burra é sexy” e assim por diante.
 Essas mensagens afetam nossa habilidade de retirar as máscaras, criando obstáculos para uma conexão mais genuína.

Pergunte a si mesmo: que mensagens desse tipo controlam o meu comportamento e o incentivam a usar máscaras?
 Seu compa­nheiro também é influenciado por elas?

Quando escondemos o passado - e o presente - por vergonha
Brian faz terapia há quase dois anos e sabe que foi por isso que conseguiu arranjar um novo relacionamento. No entanto, ele ainda não contou à namorada sobre a terapia, por medo do que ela possa pensar.

 Brian enfrentou anos de agonia antes de procurar ajuda profissional porque sua família di­ta que “quem precisa de psicólogo é maluco”.

Brian sabe que não é maluco, mas ainda vive com medo desse rótulo. 0 que nunca parou para pensar é que talvez sua companheira apoie o tratamento e que compartilhar sua experiência pode aproximá-lo mais dela.

A sua vida é um livro aberto ou um armário trancado a sete chaves? Você guarda segredos que não divide com ninguém, nem mesmo com a pessoa amada? Esconde problemas emocionais como depressão, compulsões ou ansiedade?

 Um histórico de maus-tratos? Vícios? Dificuldades financeiras? Parentes problemáticos? Todas es­sas coisas afetam diretamente seu relacionamento, mesmo que você pense que as está escondendo em algum lugar que seu parceiro ja­mais vai conseguir encontrar.

Algumas dessas questões deveriam ser levadas a um profissional antes de serem compartilhadas com outra pessoa e algumas simples­mente não devem ser compartilhadas, mas é importante que você compreenda de que forma as máscaras que você constrói por causa desses problemas ajudam ou atrapalham seu relacionamento.

Dedique algum tempo a pensar nas seguintes questões: que segredos do passado e do presente podem estar prejudicando sua capacidade de ser um companheiro completo? Como esses segredos podem fazer seu parceiro se sentir excluído de partes importantes sua vida?



Escondendo o que não é bem-vindo
Sheila está tão brava com a cunhada, Bianca, que se irrita só de ouvir seu nome. Bianca faz da casa de Sheila seu hotel particular: come os biscoitos, aca­ba com o refrigerante, fica horas pendurada no telefone, mexe em suas roupas...

Entretanto, o marido de Sheila não percebe a atitude inconveniente da irmã, deixando sua esposa sem ação. Como ela pode se queixar se o marido não vê nada errado? Se disser alguma coisa, vai parecer egoísta e ciumenta.

Mais uma vez, estamos lidando com mensagens que nos incen­tivam a colocar máscaras.

 “Se não tiver nada positivo a dizer, não diga nada”. “Seus sentimentos não são importantes”.  “Guarde suas opiniões para si mesmo. ” “Não haja como criança”.

Todos nós já ouvimos frases como essas em algum momento da vida; já nos sen­timos solitários e tolos por causa delas. E agora terão exatamente o mesmo efeito se continuarmos a acatá-las.

Pergunte a si mesmo: que mensagens ultrapassadas e desencorajadoras a respeito de suas ideias, experiências, crenças e de seus sentimentos fazem você se sentir só e distante de seu companheiro?

 Quantas vezes você evita dizer alguma coisa e depois se sente frus­trado ou ressentido? É possível que você esteja enviando novas men­sagens que desencorajam seu companheiro a retirar suas máscaras?

Tentando não ser um fardo
                                            Antônio não contou à esposa que tem um tumor benigno e que precisará fazer uma pequena cirurgia porque ela está lidando com a doença do pai neste momento e não quer deixá-la ainda mais aflita.
                                             
                                            Olivia nunca contou ao marido que a mãe dele a trata mal; não quer que ele se desentenda com a mãe.
                                             
Muitas pessoas deixam de contar coisas a seus parceiros porque sentem que “é demais para eles” ou “não é o momento certo”.

 Porém, essas são decisões unilaterais que nem sempre representam a melhor escolha, apesar de sua boa intenção. Como você se sentiria se soubesse que seu parceiro está escondendo uma informação pessoal importante porque não quer ser “um fardo” para você?

 Esse não é o tipo decisão da qual você quer participar? Quando agimos como protetores no relacionamento, achamos que estamos fazendo algo nobre e gentil, mas às vezes nossas escolhas mantêm nossos parceiros ainda mais distantes de nós.

Reflita sobre isso: até que ponto o medo de se tornar um peso na vida do seu parceiro está sabotando sua conexão com ele?
Não podemos esquecer que a Alma sente algo errado no “ar”, esvazia a relação. O “silencio” é um isolante.
A união verdadeira atrai o casal para o amor, as mascaras  colocam um parede entre os dois.


O medo de agitar as águas
                                            Jonas tem receio de revelar à namorada que não gosta de comida india­na, que ela adora.
                                            Samantha não tem coragem de dizer ao noivo que está enjoada do per­fume dele.
                                            Alice tem medo de dizer ao companheiro que acha que ele abusa do álcool.
                                            Bella nunca diz não às investidas sexuais do marido e acaba transando sem vontade.

Todas essas questões interferem no processo de estabelecer uma conexão íntima. Quando um relacionamento está dando certo, pode ser difícil introduzir uma informação nova.

 Temos medo de que a revelação estrague as coisas. Mas tentar proteger a relação utilizando uma máscara é o jeito mais rápido de estragar tudo.

 A evolução da verdadeira parceria depende da introdução constante de informações novas. Estamos sempre mudando e precisamos incorporar essas mudanças ao relacionamento.

 O amadurecimento, o crescimento e a evolução dos sentimentos alimentam a vida a dois. Alguns desses “alimentos” não são fáceis de digerir, mas são essenciais para manter o relaciona­mento vivo.


Pense nestas perguntas: que máscaras você está usando neste momento para manter o relacionamento sob controle? Você percebe que, fazendo isso, pode comprometer sua ligação com seu parceiro?"




Postado por Dharmadhanna
Psicoterapeuta Transpessoal
Este texto está livre para divulgação
desde que seja citada a fonte:

Meus blogs

Comunidade
https://www.facebook.com/Luz-dos-anjos-272850336073064/
! Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém
Seja feita a Vontade de Deus!
Amem!
Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente.

Você pode copiar e redistribuir este material contanto que não o altere de nenhuma forma, que o conteúdo permaneça completo e inclua esta nota de direito e o link: http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/

 Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei
dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido
em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das
imagens.
AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica, legal, financeira ou psicológica. De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso. Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto

Nenhum comentário:

Postar um comentário