terça-feira, 28 de junho de 2016

Dicas de Saúde: maneiras de evitar a obesidade infantil






1.    10 maneiras de evitar a obesidade na infância
Confira algumas dicas para combater a doença desde cedo

Por Malu Echeverria -

Sempre que possível, substitua alimentos calóricos por outros mais saudáveis nas receitas (Foto: Thinkstock)

1. Reduza o consumo de sal e açúcar
O ideal é que a criança possa comer de tudo, assim como os adultos, com moderação. No entanto, reduzir o consumo dos alimentos processados – que são ricos em sódio e açúcares e pobres em nutrientes – é uma medida importante para controlar o peso.

2. Faça trocas saudáveis
Sempre que possível, substitua alimentos calóricos por outros mais saudáveis nas receitas. Em vez de refrigerante, por exemplo, ofereça suco de frutas (natural ou polpa, sem açúcar) ou água de coco. 

Ou que tal bolo caseiro em forminhas de cupcake no lugar dos industrializados? Para substituir a bolacha recheada na hora lanche, a nutricionista Jociane Catafesta, de Porto Alegre, sugere uma receita de cookie de aveia.


Anote:

Ingredientes:
2 xícaras de farinha de aveia;
1 xícara de aveia em flocos;
1 xícara de água;
1 colher de sobremesa de óleo de coco;
½ de xícara de açúcar mascavo ou mel;
Canela em pó a gosto;
1 colher de sobremesa rasa de fermento em pó;
Raspas de limão


Modo de fazer:
Coloque a aveia em flocos na água por 20 minutos. Depois, misture-a aos demais ingredientes. Monte os biscoitos com a ajuda de uma colher. Leve ao forno e asse até dourar.


. Não comer em frente à televisão

Quando as refeições são feitas em frente às telas, tanto os adultos quanto as crianças não prestam atenção no que estão comendo e consequentemente comem mais do que deveriam, aumentando o risco de obesidade. Aproveite o momento das refeições para sentar em família e conversarem sobre o dia de vocês. É bom para o relacionamento e para a saúde.

http://educarparacrescer.abril.com.br/imagens/entrevistas/canto_1.gifhttp://educarparacrescer.abril.com.br/imagens/entrevistas/canto_4.gifOs hábitos alimentares adquiridos na infância permanecem na vida adulta. Até os dois anos de vida, pais não devem dar alimentos industrializados, como salgadinhos, doces e refrigerantes. "Esses alimentos têm menor teor de fibras, dão menor saciedade, mas são mais palatáveis, porque possuem altos níveis de gordura e açúcar", critica Claudia Cozer, endocrinologista e coordenadora do Núcleo de obesidade e transtorno alimentar do hospital Sírio Libanês.

Depois dos dois anos, proibir esse tipo de alimento não é a melhor opção, porque isso pode estimular ainda mais a vontade da criança. Controle quantidade e horário para que a próxima refeição não seja prejudicada.

3. Evite pular o café da manhã
Como ficamos muitas horas em jejum enquanto dormimos, o organismo tende a gastar o mínimo possível de energia. Por isso, uma das funções da primeira refeição do dia é justamente regularizar o metabolismo.

 Além disso, estudos mostram que pessoas que deixam de tomar o café da manhã tendem a consumir alimentos mais calóricos e gordurosos nas refeições seguintes, o que pode causar sobrepeso.

4. Desligue os gadgets durante as refeições
TV, celular, tablet ou brinquedos, não importa. Qualquer tipo de distração à mesa interfere na sensação de saciedade. Assim, a criança vai comer mais do que o necessário sem perceber, uma das causas da obesidade.

5. Não obrigue seu filho a raspar o prato
Do contrário, ele nunca saberá distinguir quando já está saciado. Outro problema é questão emocional por trás disso: a criança vai comer além da conta apenas para ter o reconhecimento dos pais e não porque está com fome. No futuro, as brigas ao redor da mesa podem provocar, ainda, inúmeros distúrbios alimentares.

6. Nada de chantagens
Só ganha sobremesa quem comer tudo? Esse tipo de premiação tende a gerar na criança expectativas de reconhecimento e recompensa, hábito que será difícil de largar depois. Isso sem falar que premiar a criança com guloseimas pode aumentar ainda mais o interesse dela por doces – aumentando o risco de compulsão alimentar.

Incentive o esporte como lazer 

7. Incentive o esporte como lazer
Da influência genética aos maus alimentares, há inúmeras causas que levam à obesidade infantil. O sedentarismo também está entre elas. A boa notícia é que as crianças detestam ficar paradas!

 Cabe à família, então, incentivar o hábito com passeios a praças e parques, brinquedos que estimulam os movimentos físicos (corda, bambolê, bola etc.) e até mesmo cursos extra-curriculares de iniciação esportiva.

8. Dê a fruta, em vez do suco
Os sucos industrializados, por causa do alto teor de açúcar, sódio e calorias, são os grandes vilões da obesidade infantil atualmente. Por isso, a recomendação é que a bebida seja substituída por suco natural (sem açúcar) ou água, em casa ou na escola. Ao beber um copo de 250 ml suco de laranja, por exemplo, a criança consome aproximadamente 120 calorias. Enquanto ao comer uma unidade da fruta, são 42 calorias, em média. Isso sem falar que quando a fruta é processada, ela perde parte das fibras.

9. Vá à feira – e leve seu filho junto
Ao contrário dos supermercados, ali há pouca ou nenhuma oferta de alimentos industrializados. O passeio é uma explosão de cores, cheiros e sabores, itens essenciais para a formação do paladar. Para começar, seu filho vai conhecer as frutas e verduras in natura. Se quiser, poderá também degustar pedaços oferecidos pelos vendedores. Além disso, ao ajudar na escolha dos alimentos, o compromisso em prová-los nas refeições será maior.

10. Seja o exemplo
Durante as refeições em família, filhos e pais interagem e aprendem uns com os outros. É nessa hora que a criança vai descobrir o jeito certo de usar os talheres, por exemplo, assim como a mastigar corretamente. Em resumo, observando os pais como exemplo, será mais fácil criar e manter bons hábitos alimentares desde cedo.






Seu filho vive à espreita de comida? Esse comportamento pode ser tão problemático quanto o de crianças que evitam os alimentos. Por isso, mereceu um capítulo inteiro no livro Quando seu Filho não Quer Comer (ou Quando Come Demais), da pediatra norte-americana Irene Chatoor, uma das maiores especialistas em alimentação infantil.
Algumas pistas apontadas pela autora para saber se o seu bebê faz parte do grupo dos loucos por comida. Veja abaixo:

Finalizar o prato com rapidez.
* O apetite nas refeições principais continua intacto, independentemente da quantidade de lanches consumidos.
* Comer até a barriga doer.
* Usar a alimentação como forma de compensar emoções como raiva ou triste

Fontes consultadas: Camille Gaviolli, psicóloga do Centro de Obesidade Infantil do Hospital Infantil Sabará (SP); Jociane Catafesta, nutricionista; Mário Cícero Falcão, pediatra e nutrólogo, do departamento de pediatria da USP e do Hospital Santa Catarina (SP).
http://revistacrescer.globo.com/P

2.    Obesidade infantil: Mudança de hábito para os pequenos, prevenção e tratamentos.






A obesidade deixou de ser um perigo apenas para adultos e agora ameaça também os pequenos.
As crianças estão se tornando obesas cada vez mais rápido. Quatro a seis milhões de menores, com idades entre 6 a 11 anos, apresentam sérios problemas de peso.

Perder peso com dietas e mudança radical no estilo de vida antes era apenas uma preocupação de adulto, infelizmente agora esse assunto também é coisa de criança.

Vivemos em uma sociedade que favorece a obesidade. Antigamente era normal ver crianças circulando em parques, brincando com atividades que movimentavam o corpo, comendo alimentos menos industrializados e praticando mais atividades físicas como subir em árvore, andar de bicicleta e nadar.

Atualmente por causa da falta de tempo, violência e costumes adquiridos as crianças passam mais tempo em frente a computadores, televisores e comendo comidas industrializadas.

O ambiente desempenha um papel muito importante na criação de uma criança. Além da pré disposição que algumas crianças já possuem em ganhar em peso, os costumes também colaboram para o ganho de peso.

Por isso é preciso prestar muita atenção, você que é pai, pois a obesidade infantil pode acarretar uma série de riscos ao seu filho, ou filha.

O fato de apresentar sobrepeso predispõe a criança à doença cardíaca, a cálculos biliares, ao diabetes do adulto, à hipertensão, ao câncer e à franca obesidade em época posterior da vida.

Crianças obesas apresentam mais problemas ortopédicos e mais doenças respiratórias. E esse é apenas um lado da história.

Com muita frequência elas sofrem de problemas sociais e psicológicos. O rápido aumento de depressão severa, distúrbios alimentares, uso de drogas e suicídio entre os adolescentes é algo assustador.

O que pode ser feito diante desse problema?
As principais causas de obesidade entre crianças são as mesmas dos adultos – estilo de vida sedentário, o hábito alimentares nocivos, alimentos processados e concentrados. As crianças não conseguem mudar sozinhas.

Alimentação e hábitos de vida adequados constituem uma questão familiar; elas precisam do apoio da família. Mesmo quando os demais membros da não apresentam o excesso de peso, todos receberam benefícios com mudanças no estilo de vida.

Algumas dicas para ter hábitos mais saudáveis:
  • Três refeições ao dia, com muitos grãos integrais, legumes, frutas frescas e verduras.
  •  
  • E nada de petiscos, refrigerantes, e até mesmo sucos na hora da refeição;
  • Beber água em abundância durante o dia;
  • Uma ou duas horas de exercícios físicos, de preferencia ao ar livre;
  • Horas regulares e reservadas de estudo e leitura, em substituição às horas gastas na TV ou computador;
  •  
  • Repouso suficiente. Muitas crianças vivem cronicamente cansadas. Deveriam dormir mais cedo para despertar naturalmente para o dia de atividades.
  •  
  • Atividades interessantes – lições de música, artes e habilidades manuais, encontros com a família, línguas estrangeiras, etc. Essas atividades ajudam a criança a ter uma rotina mais ativa e com aprendizados.
  •  
A obesidade infantil é assunto sério e precisa de acompanhamento da família e também médico. É importante também passar por nutricionistas e clínicos para uma avaliação mais detalhada.

Precisamos ficar de olho nos nossos pequenos. Diz a Bíblia: “Eduque a criança no caminho em que deve andar e até o fim da vida não se desviará dele.” Provérbios 22:6 (1)
***
Oferta de guloseimas abre ainda mais o apetite das crianças e dos adolescentes

Crianças que preferem alimentos doces tendem a engordar mais do que aquelas que gostam mais de sabores salgados, mostra pesquisa recente feita com meninos e meninas com menos de 3 anos de idade.

  Um dos principais problemas é a grande oferta de guloseimas, o que não só dificulta o trabalho de mantê-las longe do açúcar como favorece o surgimento do hábito de comer mesmo sem ter fome.
  
A tendência de comer sem fome aumenta com a idade, podendo implicar no ganho de peso.

 O novo estudo, publicado na revista científica “Pediatrics”,mostra que esse tipo de comportamento precisa ser evitado desde muito cedo, antes mesmo de as crianças completarem 3 anos de idade, afirma a médica Julie Lumeng, do Hospital Pediátrico C. S. Mott, da Universidade de Michigan, que coordenou a pesquisa, realizada com 209 mães de baixa renda.

A todas as mulheres, foi pedido que evitassem que seus filhos pequenos comesssem durante uma hora.

Em seguida, foi oferecido o almoço. Depois que as crianças terminaram a refeição (quando já não tinham mais fome), foram oferecidos lanches doces e salgados, como biscoito de chocolate e batata frita, que elas podiam comer à vontade.

As crianças que preferiram os doces apresentaram risco maior de aumento da gordura corporal antes dos 3 anos de idade, concluíram pesquisadores da Universidade de Michigan.

“O hábito de comer sem fome está associado ao sobrepeso em crianças mais velhas, mas esta foi a primeira vez que observamos esse tipo de relação em crianças de apenas 1 ou 2 anos de idade”, comenta Julie.
  
Proibir o consumo de doces pode não ser uma boa estratégia, pois pode fazer com que esses alimentos acabem se tornando mais atrativos, dizem pediatras.

Ao invés disso, os pais devem ensinar os filhos a ter atenção plena quando consumirem guloseimas. Ensinar as crianças como comer esses alimentos, sem pressa e desfrutando o sabor, sempre com moderação, os ajudará a desenvolver hábitos alimentares saudáveis.

O pediatra Ron Marino, do Hospital da Universidade de Winthrop em Mineola, Nova York, concorda. “Os pais devem ensinar os filhos a prestar atenção a todas as sensações, incluindo a de saciedade”.


Às vezes, o comportamento alimentar das crianças pode estar relacionado a componentes psicológicos.

“Quando há necessidades emocionais não satisfeitas, as pessoas (crianças ou adultos) recorrem com frequência à comida”, diz Marino. Os pais, além de ensinarem seus filhos a comerem bem, precisam ser bons exemplos.
***


3.Saiba como combinar refeições e ter uma alimentação mais saudável


O "Guia alimentar para a população brasileira", lançado pelo Ministério da saude, preocupou-se não apenas em indicar o que comer, mas como comer. Em seu capítulo "Dos alimentos à refeição", a publicação indica combinações mais saudáveis para as três principais refeições do dia.

Para evitar pratos incompatíveis com a realidade da maioria das famílias brasileiras, os autores do trabalho se basearam no que comemos no dia a dia. (Veja abaixo as sugeste o link para o guia.)


Ap análise das informações obtidas pelo IBGE na Pesquisa de Orçamento Familiar 2008/2009, os pesquisadores constataram que o arroz e o feijão nossos de cada dia correspondem a um quarto da alimentação dos brasileiros com mais de 10 anos, e os alimentos in natura ou minimamente processados, a dois terços do total.

Esse resultado foi uma grata surpresa, já que o aumento do consumo de produtos ultraprocessados vinha crescendo, de acordo com pesquisas anteriores. A ideia é reforçar essa tendência.


"De fato, nos mos anos a população tem consumido menos arroz e feijão, e mais alimentos ultraprocessados. Apesar disso, o arroz e o feijão ainda correspondem a um quarto da alimentação dos brasileiros, o que consideramos uma grande vantagem, principalmente quando comparamos com o consumo alimentar de outros países onde predomina o consumo de alimentos ultraprocessados.

Por exemplo, o consumo de alimentos ultraprocessados representou 61,7% do total de calorias no Canadá e 63,4% no Reino Unido, enquanto que no Brasil esse percentual foi de 25%. Nos dois países, a participação de alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias feitas com esses alimentos no total calo foi cerca da metade do valor observado no Brasil.

Por isso, há a necessidade de resgatar a cultura alimentar do país enquanto os alimentos tradicionais ainda são a base da alimentação do brasileiro", reforça Eduardo Nilson, coordenador-geral para Alimentação e Nutrição do Ministério.


Pelos dados do guia, de forma geral, consumimos mais carne vermelha do que o necessário e menos verduras e legumes do que o ideal. Para evitar esse desequilíbrio, o trabalho sugere combinações que não incluem carne e nem por isso são menos nutritivas. Nilson atribui a questculturais essa valorização da carne no prato dos brasileiros:


"Historicamente, a carne era considerada um alimento de valor simboutilizado em festividades e rituais de comemorações e predominantemente nas classes sociais mais altas. Hoje, percebemos que em populações de baixa condição socioecomica, por exemplo, o aumento da renda está associado ao aumento do consumo da carne, isto é, está entre os primeiros itens alimentares a terem seu consumo aumentado.


Outro fator é a supervalorização da carne como fonte de proteína ideal. Apesar de ela ser um alimento fonte de nutrientes e conter proteína de alto valor biolo, outros alimentos de origem vegetal (considerando uma alimentação variada) também podem contribuir para a ingestão desses nutrientes, incluindo a proteína."

Prefira refeições equilibradas:

Café da manhã
Café com leite, pão de queijo e mamão
ou
Suco de laranja natural, pão francês com manteiga e mamão
ou
Café com leite, cuscuz e manga
Almoço
Salada de tomate, arroz, feijão, bife grelhado e salada de frutas
ou
Arroz, feijão, coxa de frango assada, beterraba e polenta com queijo
ou
Arroz, feijão, omelete e jilfogado
Jantar
Sopa de legumes, farinha de mandioca e açaí
ou
Salada de folhas, macarrão e galeto
ou
Salada de folhas, arroz, feijão, ovo e maçã
***
3.    Propagandas de fast-food: vilãs da obesidade infantil?
Estudo americano mostra que o fim da publicidade desse tipo de restaurante poderia reduzir o número de crianças com sobrepeso
ANA PAULA PONTES


Reduzir o número de crianças com sobrepeso e doenças metabólicas causadas pela obesidade têm pedido cada vez mais atenção de pais e autoridades não só no Brasil. Uma pesquisa realizada pelo National Bureau of Economic Research, nos Estados Unidos, sugere que o fim das propagandas na TV de fast-food poderia reduzir em torno de 18% o excesso de peso infantil.

Segundo Heloisa Chiatone, psicóloga do Hospital São Luiz (SP), além do excesso de publicidade, que influencia os desejos das crianças, o estilo de vida delas é o que faz com a propaganda ganhe força. “No Brasil, assim como em outros países, as crianças passam um tempo enorme em frente à TV. Isso não só estimula o consumo desencadeado pela propaganda como traz outros problemas de comportamento”, diz.

Para os pais que resolvem ser totalmente contra os fast-food não é fácil lidar com a situação. “Hoje, esse tipo de restaurante virou um ponto de encontro de muitas crianças”, constata Heloisa.

 Para isso, é importante que as famílias estimulem novos hábitos no dia-a-dia da criança, como proporcionar mais atividades ao ar livre, longe da tela da TV. A conversa e o exemplo dentro de casa, com uma alimentação mais saudável, são fundamentais para frear os ponteiros da balança.(3)


 veja também

http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/search/label/obsidade%20infantil


Este texto é resultado de uma pesquisa é uma compilação inspirada em vários mestres do assunto:

1.http://revistacrescer.globo.com/P


2. Fonte: Livro “Vida Dinâmica”, Aillen Ludington e Hans Diehl. Editora Casa Publicadora. http://cevisa.org.br/blog

3. http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2014/novembro/05/Guia-Alimentar-para-a-pop-brasiliera-Miolo-PDF-Internet.


5.    http://educarparacrescer.abril.com.br/



Pesquisado por Dharmadhannya
Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:
Repassando à Chama  Trina da Purificação e da Liberação
se puder  repasse...

Meus blogs


http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/

Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512



Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.
Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém!

Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados –
Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web,
para fins de estudo, exclusivamente. Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte
das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das
imagens.

AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou psicológica. De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso. Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.






Nenhum comentário:

Postar um comentário