domingo, 14 de agosto de 2016

Acido Úrico e Gota




Ácido úrico se controla com alimentação!


Fazer escolhas certeiras na hora das refeições ajuda a baixar os níveis da substância que, se em excesso, causa pedra no
s rins e gota
Karla Precioso - Revista AnaMaria.

Ácido úrico se controla com alimentação! | Crédito: Shutterstock

O ácido úrico faz parte das substâncias presentes no nosso organismo. Produzido a partir das proteínas (sobretudo carnes) que comemos, boa parte dele é eliminada pelos rins. Uma parte, porém, permanece no sangue. Até aí tudo bem. 

O problema, segundo a endocrinologista Ana Cristina Reis, de Salvador, é quando os níveis ficam muito altos – condição chamada de hiperuricemia. Se fugir do controle, a situação pode levar a doenças com sintomas bem chatos, como pedra nos rins e gota (quando o ácido úrico se acumula e calcifica as articulações). 

A boa notícia é que dá para equilibrar a taxa desse composto só mudando a alimentação. Veja a seguir  o que é bom incluir na dieta e o que deve ser evitado.
Fatores que contribuem para o aumento da substância no sangue
■ Alimentação desregrada
■ Pressão alta
■ Consumo excessivo de bebida alcoólica
■ Doenças renais crônicas
■ Obesidade
■ Uso de diuréticos do tipo tiazídicos, e de remédios à base de salicilatos (para tratar inflamações e dor)
Consequências do descontrole
Dor, inchaço e vermelhidão na pele, além de dificuldade para movimentar as articulações, sobretudo dedos, joelho, 
tornozelo e calcanhar. O aparecimento de pedras nos rins também é comum.
Prevenir é o melhor remédio!
Siga uma dieta equilibrada
Cerca de 20% do ácido úrico do corpo vem da alimentação. Então, cuide  do cardápio! O melhor é seguir a dieta prescrita pelo seu médico, mas, no geral, abuse dos vegetais e vá com calma nas carnes, frutos do mar, álcool e refrigerantes (veja mais dicas a seguir).
Hidrate-se
Beba, no mínimo, dois litros de água por dia. Ao aumentar o volume de urina, você reduz a chance de formação de cristais de ácido úrico.
Faça ginástica
Caminhar por 30 minutos ajuda a manter o peso e a evitar o desequilíbrio das taxas da substância.
Chega de incômodo!
✔Alimentos permitidos
■ Arroz branco
■ Chá, café e chocolate 
■ Cereais integrais
■ Frutas, legumes e verduras (especialmente abacate, alface, beterraba, cebola, cenoura, couve, couve-flor, laranja, nabo, pepino, tomate)
■ Leite e derivados
■ Macarrão
■ Ovo
■ Grãos, como soja, feijão e grão-de-bico
■ Oleaginosas, como nozes, castanhas e amendoim
■ Peixes magros, como pescada, badejo e corvina

✘Alimentos não permitidos
■ Embutidos, como bacon, linguiça, salame, presunto e salsicha (segundo a OMS, o consumo frequente desses alimentos ainda aumenta as chances de câncer colorretal!)
■ Bebidas alcoólicas, principalmente cerveja
■ Temperos prontos, como caldos de galinha e carne
■ Peixes gordos, como truta, salmão, arenque e bacalhau
■ Refrigerantes e sucos artificiais (bebidas açucaradas em geral)
■ Vísceras, como coração de galinha, rim, fígado e moela

Embora algumas fontes de proteínas vegetais (espinafre, lentilha e ervilha) sempre tenham sido excluídas da dieta de quem sofre com o ácido úrico elevado, estudos recentes mostram que eles não são desencadeadores do quadro de gota.  Então, não estão proibidos; basta comê-los com moderação. 
Sucos contra a crise
Cenoura
Como ela tem efeito alcalinizante, é muito indicada para controlar o excesso de ácido úrico que se armazena nas articulações. Bata no liquidificador duas cenouras médias, sem casca e picadas, com uma beterraba (também sem casca e picada e cinco uvas-passas). Coe e beba.
Melancia 
A fruta contém licopeno, que combate os radicais livres e, de brinde, acelera a eliminação do ácido úrico. Faça um suco da polpa e tome à tarde.
Pepino 
Possui baixo teor de purinas (proteínas contidas em muitos alimentos) e bastante água, o que pode ajudar a reduzir os níveis de ácido úrico. No liquidificador, bata bem um pepino picado, dois talos de aipo, uma rodela de limão sem casca, um pedaço pequeno de gengibre e 100 ml de água. Beba um copo por dia.
Fique de olho: a taxa normal de ácido úrico no sangue é de 3,4 a 7,0 mg/dl nos homens e de 2,4 a 5,7 mg/dl em mulheres. . Revista AnaMaria

DOENÇAS E SINTOMAS
ÁCIDO ÚRICO / HIPERURICEMIA

O ácido úrico está entre as substâncias naturalmente produzidas pelo organismo. Ele surge como resultado da quebra das moléculas de purina – proteína contida em muitos alimentos – por ação de uma enzima chamada xantina oxidase

Os níveis de ácido úrico no sangue podem subir 1) porque sua produção aumentou muito, 2) porque a pessoa está eliminando pouco pela urina, 3) por interferência do uso de certos medicamentos.

Como consequência dessa taxa de ácido úrico elevada (hiperuricemia), formam-se pequenos cristais de urato de sódio semelhantes a agulhinhas, que se depositam em vários locais do corpo, de preferência nas articulações, mas também nos rins sob a pele ou em qualquer outra região do corpo.

Estudos recentes realizados no Instituto do Coração de São Paulo mostram que níveis elevados de ácido úrico no sangue aumentam o risco de desenvolver acidentes cardiovasculares.

Sintomas
O depósito dos cristais de urato nas articulações, em geral, provoca surtos dolorosos de artrite aguda secundária, especialmente nos membros inferiores (joelhos, tornozelos, calcanhares, dedos do pé), mas pode comprometer qualquer articulação.

 Nem todas as pessoas com hiperuricemia desenvolverão gota, um tipo de artrite secundária, de caráter genético e hereditário, que acomete mais os homens adultos.

Nos rins, a hiperuricemia é responsável pela formação de cálculos renais (litíase renal) e insuficiência renal aguda ou crônica (nefropatia úrica).

Diagnóstico
O diagnóstico de certeza é dado por um exame que mede a concentração de ácido úrico no sangue e exige oito horas de jejum para ser realizado.

Tratamento e prevenção

Portadores desse distúrbio metabólico devem evitar o estresse físico, o uso de diuréticos e de anti-inflamatórios, assim como devem evitar a ingestão excessiva de alimentos e bebidas ricos em purina (carne vermelha, frutos do mar, peixes, como sardinha e salmão, e miúdos).

Como leite e derivados parecem melhorar a eliminação do ácido úrico, devem ser incluídos na dieta que, acima de tudo, precisa ser saudável e favorecer o controle da obesidade e da hipertensão.

Além da alimentação pouco calórica, quando necessário, podem ser indicados medicamentos para inibir a produção de ácido úrico (alopurinol) ou para aumentar sua excreção (probenecide e sulfinpirazona). Algumas pessoas precisam dos dois tipos porque têm excesso de produção e dificuldade de excreção dessa substância.

Recomendações
* Beba bastante água para ajudar o organismo a eliminar o ácido úrico;
* Prefira os alimentos não industrializados; adote uma dieta saudável, rica em frutas, verduras, leite e derivados;

* Evite o consumo de bebidas alcoólicas, especialmente de cerveja que é rica em purina;

* Não se automedique. Consulte um médico para orientar o tratamento e peça ajuda ao nutricionista para eleger uma dieta que ajude a controlar a taxa de ácido úrico e a manter o peso em níveis adequados.

GOTA

Gota é uma doença caracterizada pela elevação de ácido úrico no sangue, o que leva a um depósito de cristais de monourato de sódio nas articulações. É esse depósito que gera os surtos de artrite aguda secundária, que tanto incomodam seus portadores.

É importante saber destacar que somente 20% das pessoas com a taxa de ácido úrico elevada (hiperucemia) desenvolverão a doença que acomete mais os homens adultos do que as mulheres.

Causas

Estão entre as causas da doença:

1) ausência congênita de um mecanismo enzimático responsável pela excreção do ácido úrico pelos rins. Sem a eliminação adequada, há um aumento da concentração desse ácido no sangue;

2) produção excessiva de ácido úrico pelo organismo devido a um “defeito” enzimático (causa menos comum). Neste caso, a pessoa produz grande quantidade de ácido úrico que os rins não conseguem eliminar;

3 ) uso de medicamentos como diuréticos e o ácido acetilsalicílico que podem levar à diminuição da excreção renal do ácido úrico.

Sintomas

Na maioria das vezes, o sintoma inicial é um inchaço na articulação do dedo grande do pé acompanhado de dor muito forte. A primeira crise pode durar de três a dez dias. Após esse período, o paciente volta a levar vida normal, o que geralmente faz com que não procure ajuda médica imediatamente.

Uma nova crise pode surgir em meses ou anos e comprometer a mesma ou outras articulações. Geralmente, as crises de artrite aparecem nos membros inferiores, mas pode haver comprometimento de qualquer articulação.

Sem tratamento, o intervalo entre as crises tende a diminuir e a intensidade da dor a aumentar.

Portador de gota, que não se trata, pode ter as articulações deformadas e ainda apresentar depósitos de cristais de monourato de sódio em cartilagens, tendões e bursas.

Diagnóstico

Só é possível fazer o diagnóstico de gota na primeira crise se forem encontrados cristais de monorauto de sódio no líquido aspirado da articulação. Caso contrário, não é possível definir o diagnóstico antes de descartar outras causas possíveis do distúrbio. Se a taxa de ácido úrico estiver normal durante a crise, mas mesmo assim houver suspeita do desenvolvimento da doença, o médico deverá pedir nova dosagem dentro de duas semanas.

Um exame de raio-X pode ajudar a definir o quadro.

Tratamento

Não há cura definitiva para a gota, já que a maioria dos casos acontece devido a falhas na eliminação ou na produção do ácido úrico. Como ambas as causas são genéticas, o tratamento não é definitivo.

Geralmente são indicados dieta e medicamentos para diminuir a taxa de ácido úrico no sangue e, consequentemente, evitar as crises de gota.

Recomendações

* Durante o tratamento, se os níveis de ácido úrico não estiverem alterados, o consumo de bebidas alcoólicas é permitido, mas com controle e moderação;

* Não coma frutos do mar, miúdos, excesso de carne vermelha, quando os níveis de ácido úrico estiverem altos, porque você pode desencadear uma crise. Com a doença controlada, esses alimentos podem ser ingeridos sem exagero;

* Não abandone o tratamento sem orientação médica, porque o nível de ácido úrico subirá novamente levando a deformidades das articulações.

Dr. Draulio  Varella


 Dharmadhannya
Psicoterapeuta  Transpessoal
Este texto está livre para divulgação, desde que seja mencionado a fonte:
Meus Blogs

http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/

Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512



Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.



Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém!
Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente.

Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte
das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites, enviadas por amigos e de meus arquivos.
Não nos responsabilizamos por modificações realizadas nessas versões, quando transcritas, editadas, revisadas etc. em outros locais.

A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.

AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou psicológica, e não devem ser interpretadas como conselhos médicos,
diagnóstico de doenças, ou para efeitos de prescrição.  De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso.

Este artigo não é destinado a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença, dor, ferimentos, deformidade ou condição física ou mental. Consulte sempre seu médico. 

Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.
Este  texto é resultado de uma pesquisa, eu fiz uma adaptação, inspirada nos ensinamentos de vários mestres do assunto


Nenhum comentário:

Postar um comentário