quarta-feira, 3 de agosto de 2016

O Mentalismo e a Meditação Prática







Não há nenhum mistério na meditação. Afinal, todas as pessoas meditam. Isso, contudo, não significa que todos meditam de maneira construtiva, harmônica ou pacífica.

 Por exemplo, se você senta em um lugar tranquilo- e fica pensando numa antiga má­goa, rancor ou aborrecimento, ou nas perdas que sofreu na bolsa de valores, ou ainda no pneu que estourou no meio de uma estra­da deserta, ou como foi rejeitado pela sua primeira namorada, está fazendo uma meditação, mas que é negati­va e só poderá trazer maus resultados.

 Se você medita sobre uma velha ação judicial, que seu oponente ganhou usando mentiras e truques sujos, também está fazendo uma meditação de primeira classe, mas também colherá maus resultados por causa dela, por­que tudo aquilo em que você coloca sua atenção é ampliado e multiplicado pelo subconsciente.

Na meditação transcendental criativa, o passado está morto. Não se recorde de coisas passadas. Esqueça o que ficou para trás, pense no que há à sua frente e esforce-se para obter o prêmio. E qual é o prêmio?

Saúde, felicidade, paz, alegria, vitalidade e entu­siasmo. Portanto, focalize sua atenção no que é nobre e digno dos desígnios de Deus. Pense que quando está ouvindo rádio ou assistindo à televisão, você está meditando, porque se encontra em um estado psíquico passivo e receptivo e as

notícias e previsões catastróficas para o planeta e a propaganda dirigida dos anuncian­tes ficam martelando em seus ouvidos-, hipnotizando-o com to­dos os tipos de sugestões negativas.

 Não aceite isso! Rejeite essas ideias assustadoras e destrutivas não lhes dando valor. Procure ler sempre um Salmo, um poema ou um trecho de um livro edificante antes de dormir. Assim, estará “carregando as baterias” do seu subconsciente, preparando-o para um novo dia.

Se ao dirigir por uma estrada você se descobrir discutindo mentalmente com seu chefe ou algum colega de trabalho de ma­neira hostil ou rancorosa, está se entregando a uma meditação que lhe trará maus resultados.

 Creio que você já entendeu que a meditação é a sua conversa interior. Pense: O que você diz a si mesmo quando está sozinho? Esse discurso sempre cria realidade porque é nele que você realmente acredita.

Quando você ora ou medita, deve ter uma deliciosa sensa­ção de paz entrando em sua alma. O filósofo Emerson disse que a meditação é a contemplação das verdades de Deus a partir do mais alto ponto de vista.

Por exemplo, durante uma cerimônia religiosa, quando a assembleia se cala para refletir sobre uma verdade espiritual, como o amor e a luz de Deus, que abrem todos os caminhos, coisas maravilhosas podem acon­tecer.

Sustentar a idéia da Presença é uma excelente forma de oração.

Lembre-se de que sua mente é um vaso. Se ele estiver sujo por dentro e você puser água limpa dentro dele, ela ficará suja. O vaso deve estar limpo para receber água limpa.

 Por isso, quando você está orando, contemplando ou meditando, não deixe de se perdoar por estar dando abrigo a qualquer tipo de pensamento negativo e perdoe também todos os seres humanos.

Se tiver algu­ma coisa contra alguém, entregue essa pessoa à Presença Divina, desejando para ela saúde, paz, felicidade e todas as bênçãos da vida. Repita esse pensamento muitas vezes, até conseguir vê-la com os olhos da mente, sem sentir raiva ou rancor, e alegrar-se por saber que ela está bem.



 Essa é uma bênção que sai de você, tirando um peso do seu coração. Quem está fervendo interior­mente ou entregando-se à decepção, não pode meditar ou con­templar as verdades eternas.

Se um encanamento está cheio de barro ou enferrujado, a água que passar por ele, por mais pura que seja, sairá suja.

Portanto, quando estiver orando, perdoe, perdoe todos os que lhe causaram algum tipo de mágoa. A meditação, como eu a en­sino, é a prática da Presença Divina em nós.

 Sempre que sua atenção quiser se dispersar na direção do medo, dúvida ou res­sentimento, faça-a voltar para a contemplação da Sagrada Pre­sença de Deus.

 Sim, pratique a Presença Divina vendo Deus em todos os lugares, em todas as pessoas, em todos os discursos, em todos os sermões, nas músicas, nos livros.

 Nunca diga que você não consegue meditar, que precisa fazer um curso especial ou aprender com alguém, porque isso não é verdade.

A meditação é algo natural para os seres humanos.
Todos nós meditamos, quer tenhamos ou não consciência desse fato. Suponhamos que você acordou e foi ler as notícias no jornal. Olhando para os números do mercado de ações, você se irrita, porque perdeu dinheiro.

 Xinga o corretor, a bolsa de valo­res e você mesmo, por ter entrado em um mau negócio. Pensa em escrever uma carta ao corretor para lhe dizer alguns desaforos, acusando-o de não estar administrando bem o seu dinheiro.

 Seu estado de espírito mudou, você está agitado e fumegando de rai­va. Mais uma vez, você fez uma meditação de qualidade, mas ela foi negativa.


Há pessoas que meditam ao apostar na loteria, por exemplo. Ficam pensando nos números que deverão jogar, reclamam mentalmente das muitas apostas que já fizeram, do dinheiro que per­deram, culpam o governo ou a sorte pelos seus fracassos no jogo.

Criticam a casa lotérica e criticam a si próprias. No fundo, gosta­riam de mudar o mundo.

Sim, todos nós meditamos frequentemente. Mas, mesmo se estiver dirigindo por uma estrada, concentre-se no fato de que Deus o está guiando, que a ação correta reina suprema,

que o amor Divino satura sua alma, que a paz Divina inunda a sua mente e que o amor Divino vai à sua frente, hoje e sempre, fazen­do seu caminho ser reto, sem obstáculos e alegre.
O mentalista não permite que sua  mente seja invadida por pensamentos negativos, faz orações, canta mantrans, afirmações , agradece por tudo que tem e  observa os seus pensamentos e tem consciência  ... Fica alerta , e  observa quem entrou na sua  mente.

Você viu então que quando está meditando sobre números da loteria, ações, dividendos e outras coisas parecidas, todo o res­to desaparece, seja família, vida doméstica, profissão etc.

Por que não meditar em algo espiritual, como nas belas frases do Salmo 23 ou 91? O salmista, no Salmo 1, diz: “Seu prazer está na lei do Senhor e em sua lei ele medita dia e noite.

 Ele é como a árvore plantada junto da água corrente: dá fruto no tempo devido e suas folhas nunca murcham; tudo o que faz é bem-sucedido.”

 O Sal­mo 19, afirma: “Que te agradem as palavras de minha boca e o meditar do meu coração, Senhor, meu rochedo, redentor meu!” Os Salmos são canções de Deus e nos oferecem temas magníficos para nossas meditações.

Meditar significa absorver, ingerir e digerir as grandes ver­dades do universo e incorporá-las à sua alma da mesma forma que um alimento ingerido torna-se parte do nosso sangue.

 Quan­do as verdades de Deus tornam-se uma parte viva do seu ser, você é obrigado a expressá-las. Segundo o dicionário, meditar significa manter a atenção ou a mente fixada em alguma coisa, refletir, pensar, cogitar, projetar, ruminar, contemplar, estudar.

 Na verdade, não há quem possa ensiná-lo a meditar porque a meditação é própria do ser humano. Ninguém pode comer uma maçã por você; ninguém pode sentir o sabor do sal por você. É você que tem de experimentá-los e dizer: “Agora sei do que ele está falando.”

É por isso que a Bíblia diz “Saboreie o Senhor, pois Ele é bom”, significando que você tem de absorver as verdades de Deus. Então se tornará uma pessoa nobre, bondosa, gentil e cheia de boa vontade.

 Como diz o salmista, seu deleite está na lei do Senhor e uma das principais leis de Deus é: “Você se torna o que contempla, você é o que pensa o dia inteiro.”

O homem é o que pensa no seu coração e é de acordo com ele que atua e vivência.

As ideias, crenças e opiniões impressas em sua mente são projetadas e se tornam manifestadas na tela do espaço. As verda­des eternas de Deus precisam se incorporar às suas profundezas subjetivas antes de elas começarem a atuar em sua vida e depois seguir as instruções do salmista, que diz: 

“Que te agradem as palavras de minha boca (pensamentos expressos) e a meditação do meu coração (o conhecimento interno da alma, a fé e convic­ção), Senhor, meu rochedo e redentor.”

Em outras palavras, seu cérebro e seu coração têm que con­cordar sobre o que você afirma, ou seja, seu consciente e subcons­ciente precisam concordar para que haja a manifestação do seu bem.

 A fusão de pensamento e emoções representa a união dos elementos masculinos e femininos em seu interior, que resultará na alegria de ver a prece atendida.

Na verdadeira meditação você vivência a Presença de Deus, e isso faz com que ela seja o melhor método para nos tornarmos iluminados, inspirados e absorvidos em momentos que duram para sempre.

A meditação o leva a se tornar centrado na Divina Presença, no Espírito Vivo todo-poderoso que habita seu ser, confirman­do que ele é o único Poder, Causa e Substância, e que tudo o que você percebe é uma parte da manifestação do Ser Infinito.

Sente-se em silêncio e focalize sua atenção nessa verdade, que é a maior que existe. Então você estará fazendo uma perfeita me­ditação. Estará ingerindo, digerindo e absorvendo a verdade em sua mentalidade.

Como eu disse anteriormente, todos os seres humanos medi­tam, mas a meditação pode ser construtiva ou negativa. Por exem­plo, suponhamos que John Jones acordou cedo e a primeira coisa que fez foi pegar o jornal e ler as manchetes.

Elas estão falando de política, conflitos internacionais, problemas financeiros, crimes etc. Se John ficar perturbado com essas notícias, pode se deixar levar pela raiva, resmungando sobre o que está acontecendo na capital do país ou do seu estado.

 Fica agitado e perturbado. Esse é o resultado de uma meditação bem-feita, porém negativa.

Há muitas pessoas como John Jones. Elas meditam sobre ve­lhas mágoas e sobre os erros que cometeram, sem saber que só estão alimentando seus problemas e mais cedo ou mais tarde co­lherão os resultados.

 Se um pensamento negativo vier à sua men­te, queime-o, transforme-o em cinzas com pensamentos positivos, como: “Deus é amor e sua paz inunda minha alma.”

Lembre-se de que a conversa silenciosa com seu íntimo sem­pre acaba manifestada em sua experiência de vida. Os pensamen­tos e imagens formadas em seu coração surgirão como forma, função, experiência e eventos da sua existência.

Uma meditação espiritualizada se concentra no Infinito Ser, Presença e Poder, e nos faz lembrar que Deus ou Espírito Vivo é ilimitado amor, infinita inteligência e absoluta harmonia.


 Essa Presença e Poder são oniscientes, onipotentes, onipresentes e oniativos, a única Cau­sa, a única Substância. Em seguida, contemple o que isso signifi­ca para você. Sim, essa é a forma mais elevada de meditação. Nada é maior ou mais grandioso do que isso.

Pense calmamente nessa Presença Divina, analise-a de todos os ângulos e verá as maravilhas que acontecerão em sua vida à medida que for dando sua aliança, lealdade e devoção ao Único Poder e não a homens, instituições, credos e dogmas.

Então co­meçará a ver paz onde há discórdia, amor onde há ódio, alegria onde há tristeza e vida onde há a chamada morte, pois Deus é vida e essa é sua vida agora.

 A vida nunca nasceu e jamais morre­rá. A água não a molha, o fogo não a queima, o vento não a sopra para longe, as espadas não a perfuram. Ela é a mesma ontem, hoje e sempre.

Você é um Espírito. Será sempre um Espírito. Daqui a um bilhão de anos você estará vivo em algum lugar, porque você é o Espírito Vivo que caminha pela terra.

 Somos todos vestimentas que Deus usa enquanto se movimenta através da ilusão de tempo e espaço. Como eu já disse, comece a ver sermões em pedras, verdades em árvores, canções em águas correntes e Deus em tudo.

Os resultados de sua meditação brilharão sob a forma de paz, alegria, delicadeza, bondade, fé, humildade e temperança, saúde e vitalidade, e também como prosperidade material.

Conheci um homem condenado por homicídio em Nova York, que tinha um intenso desejo de se transformar e renascer mental e espiritualmente.

Eu escrevi algumas das qualidades e atributos de Deus para ele ler. Essa pessoa começou a aquietar as engrenagens de sua mente e várias vezes por dia, durante 15 ou 20 minutos, meditava sobre essas verdades e as dizia a si mesmo e sentia que o amor de Deus, a paz, a beleza, a glória e a luz esta­vam fluindo pela sua mente e coração, purificando, limpando, curando e restaurando sua alma.

Tinha um intenso desejo de se tornar um novo homem. Queria fazer grandes coisas, queria pôr a mão na massa e contribuir para o bem da humanidade.

Esse desejo, essa decisão, representou setenta e cinco por cento da sua cura. Ele agiu como o alcoólatra que toma a firme decisão de não beber mais para se tornar um novo homem em Deus.

 Essa determinação lhe trouxe a alegria de ser uma nova pessoa, a alegria de vivenciar vitalidade, paz, harmonia, sobriedade, tranquilidade, serenidade e utilidade para o mundo que o cerca.

 Meditando com regularidade, esse homicida ressuscitou e ativou as qualida­des do Infinito residente nas suas profundezas subjetivas.

Um mês depois, numa noite em que estava meditando, esse homem sentiu todo seu corpo e sua mente, e também a cela onde estava, se iluminarem. Chegou a ficar cego pela luz por alguns instantes.

 Posteriormente me disse que só conseguia lembrar que sabia que o mundo inteiro estava dentro dele, que sentia o êxtase e o arrebatamento do amor Divino permeando cada átomo do seu ser. A sensação foi indescritível.

 Mas sabemos que ele vivenciou o momento que dura para sempre. Nunca voltará a ser o que era. O homem se transformou. Começou a ensinar aos outros como poderiam ter uma vida melhor, sentia-se impelido por uma compulsão subconsciente a externar os frutos do Espírito, que são amor, júbilo, paz, bondade, fé, humildade e temperança.

Para que servem os ensinamentos espirituais? Para que ser­vem os templos? Para que serve a meditação? Para que serve uma pessoa se ela não se torna um instrumento com o qual são tocadas as melodias de Deus?

 Quando você medita sobre um versículo dos Salmos, como “O Senhor é meu pastor; nada me faltará”, está dizendo que escolheu Deus ou a Infinita Inteligência como seu guia. Jamais lhe faltarão provas de que escolheu certo o seu pastor, conselheiro, orientador e fonte de tudo o que é bom.

 O salmista nos conta exatamente o que acontece quando escolhe­mos Deus como nosso pastor. “Em verdes pastagens me faz repousar. Para as águas tranquilas me conduz e renova minha alma.”

 A escolha de Deus como seu pastor mostra crença na orien­tação e amor Divinos, que protegem todos os outros pensamen­tos, ideias e opiniões e o conduzem para caminhos agradáveis e pacíficos.

 Um pastor cuida do seu rebanho. Ama suas ovelhas e as protege de todas as maneiras. À noite, quando entram nos redis, ele examina suas patas e focinhos para verificar se existem farpas ou espinhos que possam machucá-las e, quando os encontra, re­tira-os e limpa os ferimentos com óleo.



Durante o dia, precisa levá-las para a sombra porque as ovelhas são pouco inteligentes e poderiam morrer sob o sol forte.

 Examina o campo onde irão pastar para ver se existem ervas daninhas que poderiam fazer-lhes mal. Depois, as conduz para perto da água para beberem. Ele as chama pelo nome e elas o seguem. Pode haver centenas de ove­lhas num cercado, mas quando o pastor chama as suas, elas o seguem porque conhecem sua voz.

O pastor é sua convicção dominante da bondade de Deus na terra dos vivos. A idéia dominante, o seu pensamento-mestre, governa todos seus outros pensamentos, idéias, crenças e opiniões. Então diga mentalmente, sem perda de tempo:

 “O Senhor é o meu pastor e canto a música da alma jubilosa porque nunca me faltarão provas de que escolhi a Infinita Inteligência como meu guia, conselheiro, orientador, organizador, como meu chefe, meu patrão, meu tudo.”

 Eu já lhe contei exatamente o que acontecerá, pois ele o levará para caminhos virtuosos que abrangem o pensa­mento correto, a emoção correta, a ação correta e os resultados corretos.

Diga mentalmente: “A Divina Inteligência me governa e me guia em todos meus caminhos. Nunca me faltará paz, harmonia ou orientação, porque a Infinita Inteligência está comigo. Ela é uma lâmpada para meus pés, um farol que ilumina minha estra­da.”

 Se puder, sente-se à sombra de uma árvore, feche os olhos e medite sobre essas verdades.

 Essa, sim, é uma meditação que traz bons resultados. De fato, você repousará em verdes pastagens, porque Deus o está fazendo prosperar em todos os aspectos, se­jam espirituais, mentais, materiais, financeiros, afetivos, sociais e intelec­tuais muito além dos seus mais loucos sonhos.

 Você se verá junto a águas tranquilas enquanto estiver afirmando que o rio da paz inunda sua mente, seu coração e todo o seu ser.

Continue, dizendo: “Minha mente agora está serena e calma. Ela reflete as verdades e luz celestial de Deus. Minha alma está renovada, pois o amor de Deus entrou nela e a paz Divina inun­da minha mente e meu coração.

 O amor Divino dissolve tudo o que é diferente dele. Penso constantemente na Presença Sagrada que repousa no meu interior. Eu caminho pela estrada da reti­dão. Por causa da minha devoção e atenção às eternas verdades de Deus, não temo nenhum mal, porque o Senhor está comigo.

 Sei que Deus não nos deu um espírito de medo, mas um espírito de amor e poder, e uma mente sadia. A vara (amor) e o cajado (ver­dade) me tranquilizam, me sustentam e me nutrem. Prepara para mim uma mesa na presença dos meus inimigos.”

Você já sabe, claro, que os inimigos estão na sua própria mente e seus nomes são dúvida, temor, raiva, ressentimento e complexo de culpa; inimigos gerados pelo nosso próprio medo. Eles habi­tam em nossa mente, jamais estão em outro lugar, e só existem quando lhe damos abrigo, sustento e emoção.

Portanto, você pode contemplar a Presença de Deus no lu­gar onde está e neste mesmo instante, porque nada o impede de se sintonizar com o Infinito por meio dos seus pensamentos.

 Agindo assim, você entra no salão de banquetes do Senhor e come à vontade, o que significa absorver as verdades nutritivas de Deus. Então você dirá:

 “O amor de Deus me envolve, sua paz inunda minha alma, sua luz ilumina meu caminho.” Fazen­do essa meditação, estará sentado à farta mesa do Senhor e ig­norando seus inimigos, que terminarão se afastando de sua mente.

Existe um Único Poder, a Presença de Deus dentro de você. Deus é o Espírito Vivo que habita o seu interior, é Eu Sou, é o Ohm da índia. Alimente-se das verdades nutridoras sempre que o medo ou a ansiedade o preocupar. Alimente-se com o pão do céu, que é a idéia de Deus sobre paz, amor e fé. Senhor, dê-nos o pão de cada dia.

Quando você medita sobre as verdades eternas, está se ali­mentando da onipotência do Infinito, que é todo-poderoso, o Eterno, o Onisciente, o que sempre se renova. O vinho do ban­quete que Deus lhe serve é a essência da alegria. A sabedoria de Deus unge a sua cabeça, isto é, o seu intelecto. O cálice, o seu coração, é a câmara da Presença de Deus, e por isso ele está sem­pre transbordando de amor. “Meu cálice transborda. Sim, felici­dade e amor me seguirão todos os dias da minha vida.”

Por que tudo isso acontece? Porque você escolheu Deus como seu pastor.

 Está se alimentando das suas verdades. De certa for­ma, está mastigando essas verdades, ruminando essas verdades, que se tornarão uma parte viva do seu ser, assim como o capim que uma vaca rumina vai se transformar numa parte do seu leite.

 Sim, essas verdades são transformadas e transmutadas em har­monia, saúde, paz, inspiração e orientação em sua mente e seu coração. E seu cálice transborda porque o amor de Deus é infini­to. Nessa casa do Senhor, onde você está agora, só há bondade, verdade e beleza.

Você não precisa aprender regras, mandamentos ou posturas, Pode-se meditar em um avião ou em um trem, em uma praia ou uma planície. Se você pensar em meditar de fora para dentro ou que tem de ter acessórios para favorecer o clima de tranquilidade, está no caminho errado.


Comece sempre a partir do seu interior, porque assim você realmente meditará, pois a meditação é a prá­tica da Presença de Deus. 

Postado por  Dharmadhannya 


Este texto está livre para divulgação, desde que seja mencionado a fonte:
Meus Blogs

http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/



Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém!
Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente.

Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte
das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.

AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou psicológica, e não devem ser interpretadas como conselhos médicos,
diagnóstico de doenças, ou para efeitos de prescrição.  De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso.
Este artigo não é destinado a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença, dor, ferimentos, deformidade ou condição física ou mental. Consulte sempre seu médico. 

Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.
Dharmadhannya

Nenhum comentário:

Postar um comentário