domingo, 30 de outubro de 2016

A saúde dos dentes. -mau hálito



A saúde dos dentes.


Sorriso bonito é sinal de saúde e autoestima elevada. Está mais que comprovado o seu poder nas relações profissionais e pessoais, por isso a importância em cuidar tanto da nossa boca. Mas se você tem notado um sangramento na gengiva durante sua higiene, atenção! Isso é sinal de uma gengivite.

"Por ser uma inflamação, a gengivite é causada pela presença da bactéria na gengiva causando sangramento. Se a escovação está deficiente esse acúmulo de placa bacteriana na superfície do dente vai causar o problema", explica a dentista Luciana Haller. Não dê espaço para essa inimiga bucal e previna-se.

SANGRAMENTO É SEMPRE UMA GENGIVITE?

Segundo Luciana, a gengivite é o primeiro sintoma de toda doença gengival, então quando há sangramento é um gengivite que pode ser pura e simples, mas também pode significar uma periodontite, ou seja, estágio mais avançado e perigoso do problema.

 "A gengivite pode aparecer também em alguns casos de escovação traumática, quando a pessoa faz muita força para escovar e acaba ferindo a gengiva, ficando inchada e sensível ou quando a movimentação ortodôntica for exagerada, mas são casos mais raros".

HIGIENE BUCAL DIÁRIA COMBATE A GENGIVITE

Não tem outro jeito, assim como para evitar qualquer problema bucal é necessário higiene bucal correta e diária, com a gengivite não é diferente. É a sua limpeza que vai impedir que os sintomas apareçam na sua boca. 


"O uso do fio dental e escovação após todas as refeições são hábitos saudáveis e preventivos", indica. Além disso, a profissional recomenda o uso do enxaguante bucal como complemento da higiene. "De preferência o enxaguante bucal sem álcool para não irritar a mucosa".

DANDO UM FIM NA GENGIVITE

Luciana explica que no caso de pessoas que fazem tratamento de gengivite mais generalizada devem ir ao consultório médico com mais frequência, e não apenas de 6 em 6 meses como é indicado para visitas de rotina. 

"O dentista fará uma limpeza de toda placa dental, raspagem sub e supragengival e, ainda, dará dicas de como deve ser feita a correta higiene com fio dental e escovação", explica.

O MELHOR CREME DENTAL

Invista hoje mesmo na saúde da sua gengiva com creme dental para gengivas saudáveis. Especialmente desenvolvido para evitar a gengivite, além de reduzir a placa bacteriana.

 O creme é composto de Fluoreto de Estanho estabilizado resultando no mais alto nível de proteção. Dê fim nesse sangramento, garanta gengivas saudáveis e encontre o seu melhor sorriso para todas os bons momentos da vida.


Um limpeza bucal caprichada diariamente te ajuda a ter dentes sempre fortes e brancos
Elimine os maus hábitos e sorria mais para a vida com dentes bem cuidados e saudáveis

MAUS HÁBITOS E ALIMENTAÇÃO PODEM PREJUDICAR O TRATAMENTO DE PESSOAS COM APARELHO ORTODÔNTICO

Quem está em tratamento ortodôntico sabe que é preciso rever um monte de hábitos e talvez até manias comuns no dia a dia, tudo pelo sucesso do tratamento. Roer unhas ou comer doces e alimentos crocantes são alguns exemplos que podem prolongar o uso do aparelho dentário. O Sorrisologia conversou com a dentista Gabriela Dantas para te dar uma super ajuda e identificar a melhor solução para ter uma boca saudável.

PARE DE ROER UNHA

Para muitos roer unha é algo bobo, mas saiba que pode ser algo bem sério. Considerado um problema crônico, a onicofagia é o hábito de roer e arrancar unhas e cutículas com os dentes. “A onicofagia pode provocar dor muscular além de aumentar a sensação dolorosa dentária que o próprio aparelho já causa, devido a força exercida sobre os dentes. Pode também causar queda dos braquetes colados aos dentes” comenta a profissional. Insistir neste péssimo hábito pode deixar suas mãos esteticamente feias, causar graves problemas estomacais e até mesmo danificar suas unhas para sempre. Busque ajuda o quanto antes.

ALIMENTOS "GRUDENTOS" OU DUROS PODEM CAUSAR UMA BAGUNÇA 

Sabemos que é difícil resistir aquele docinho. Mas, infelizmente, usando aparelho você terá que aprender a evitá-los bastante. Eles grudam nos dentes e no acessório de uma forma complicada para realizar a limpeza depois. Gabriela também chama a atenção para os alimentos mais duros como pipoca ou que soltem farelos, como amendoim e até alguns tipos de carnes.
 “Esses alimentos podem prejudicar a aderência do braquete ao dente, fazendo com que ele solte. Alimentos que contenham corantes em casos de aparelhos estéticos (transparente) também são contra indicados, pois podem manchar os braquetes, tornando eles amarelados”, explica. O indicado é alimento macio, líquido ou pastoso.

PRATIQUE UMA HIGIENE BUCAL ADEQUADA

Para que o tratamento cumpra seu prazo esperado, não depende só do ortodontista. O paciente também precisa fazer sua parte em casa, diariamente, praticando uma boa higiene bucal. “Deve ser uma escovação leve, com movimentos de cima para baixo. A escova com cerdas macias é a mais apropriada”.

ESCOVA INTERDENTAL AGILIZA E FACILITA A HIGIENE

Gabriela afirma que a escova interdental é ótima para pacientes que estão em tratamento ortodôntico. “Ela tem um excelente papel alcançando onde o fio dental não alcançaria, devido ao fio do aparelho estar impedindo esse contato. O uso do passa fio terá a mesma função do fio dental e irá prevenir o acúmulo da placa bacteriana e alimentos entre os dentes”. 

Essa escova é eficaz na remoção da placa bacteriana por possuir filamentos metálicos totalmente recobertos com plásticos para proteger, também, seus dentes e gengivas. Bom demais, né? Desta forma fica mais fácil ter um sorriso mais saudável.

Você escova seus dentes duas vezes por dia, não come muitos doces e visita seu dentista frequentemente. A maioria dos problemas bucais realmente pode ser prevenida com esses passos. 

Mas já parou para pensar que podem existir outros hábitos aparentemente inofensivos que façam todo esse cuidado ir por água abaixo? Conheça abaixo alguns que podem ser prejudiciais para a saúde da sua boca e elimine-os já da sua rotina.

ESCOVA DE DENTES CENTENÁRIA

Por mais apego que você tenha à sua escova, uma hora você precisa dar adeus. Quem aconselha é a Mestre em Dentística e especialista em Endodontia, Paula Soldani. "Uma média de três meses é o tempo de vida ideal para uma escova de dentes.

 Em casos de gripe muito forte e infecção de garganta ou na boca também é recomendada a substituição para evitar uma nova infecção", explica. Vale lembrar que para quem usa aparelho esse tempo pode ser mais curto, já que ele desgasta as cerdas bem mais rápido.

PALITAR OS DENTES: NÃO

Se você é desses que já procura um palitinho na mesa depois que acabou de almoçar, pare agora. Além de ser falta de educação à mesa, Paula explica que, embora seja uma prática comum há muito tempo, o palito pode acabar prejudicando a saúde bucal.

 "Ficar futucando os dentes para retirar restos de comida que ficaram por ali pode machucar a gengiva e criar outros tipos de problemas, como lesões". Aliás, se você precisa de mais um bom motivo para não palitar os dentes, saiba que os objetos não são esterilizados e podem levar micro-organismos à boca. O fio dental é a melhor solução.

MASTIGAÇÃO SÓ DE UM DOS LADOS

Talvez você nunca tenha percebido, mas é muito comum mastigarmos só de um lado da boca enquanto comemos. Porém, esse processo, conhecido como mastigação unilateral predominante, não pode ser visto como uma ‘mania’ apenas.

 "O hábito de mastigar mais de um lado do que do outro pode resultar em um desajuste na arcada dentária, por isso é importante perceber e procurar ajuda de um dentista para começar tratamento o quanto antes. A longo prazo, se não for tratado, pode causar um aumento na musculatura e problemas nas articulações", alerta a endodontista.

ROEDOR DE UNHAS

Mania, ansiedade ou nervosismo, seja qual for o motivo, a verdade é que roer as unhas não faz nada bem para suas mãos e saúde bucal. Esse hábito pode desgastar os dentes, além de trazer para a boca uma série de germes, fungos e bactérias que ficam abaixo da unha. Já imaginou? Inclusive pessoas que roem unhas estão mais propensas a desenvolver bruxismo, o ato de ranger e bater os dentes de forma involuntária.

ABUSO DE ALIMENTOS DUROS

Nossos dentes são bastante resistentes, mas é bom não abusar, já que alimentos muito duros podem quebrá-los ou rachá-los. Além do visual, um dente quebrado pode trazer reflexos para o corpo todo, porque possui uma relação muito próxima com a coluna vertebral. Balas duras, pé de moleque e torresmo são só alguns exemplos que podem ser evitados.

A ROTINA IDEAL PARA SEUS DENTES

Além de evitar os casos acima, é muito importante ter uma rotina de limpeza bucal. Só assim é possível se prevenir dos principais problemas. "O ideal é escovar os dentes sempre depois que comer algo.

 O fio dental também deveria ser usado junto com toda escovação, mas, não sendo possível, pode ser pelo menos uma vez por dia, de forma bem caprichada.
 E visite seu dentista com frequência, pois ele é a pessoa mais indicada para recomendar a melhor escova e o creme dental de acordo com suas necessidades", finaliza a especialist

Mau Hálito  
COMO COMBATER O MAU HÁLITO E CONQUISTAR UM SORRISO REFRESCANTE
Previous
Ter um sorriso saudável vai muito além do que se vê no espelho. Algumas das bactérias são invisíveis aos olhos

O mau hálito é prejudicial para a saúde, além de colocar qualquer pessoa numa posição desconfortável em ambientes sociais.

É importante ficar atento aos sinais que não enxergamos, mas sim sentimos, como o mau hálito

Fazer uma boa higiene na língua é fundamental para garantir um hálito refrescante e se livrar das bactérias
Esqueça o excesso de proteína e gordura. Adotar uma alimentação saudável conta muitos pontos em busca de um hálito fresco

Além das consultas ao dentista, você também precisa fazer a sua parte com escovação e demais itens de higiene bucal


Ingerir bastante água evita a desidratação e boca ressecada

Siga todas as dicas e esteja pronto para sorrir sem medo


HIGIENIZAR A LÍNGUA É FUNDAMENTAL

As bactérias presentes na boca instalam-se não só entre os espaços dos dentes, mas também na camada dorsal da língua. E é bem verdade que muita gente não inclui a limpeza da língua no processo de higiene da boca. Fique atento, pois ela é tão importante quanto seus dentes.

 Para isso, existem os limpadores ou raspadores de língua, um utensílio para passar de forma suave removendo toda saburra lingual que carateriza-se pelo restos de alimentos, células da boca que foram descamadas, bactérias e fluídos da saliva.


CUIDADOS BÁSICOS NO DIA A DIA

Acredite, seus esforços por uma higiene bucal nunca serão em vão. Além das consultas regulares ao dentista é necessário escovar os dentes após todas as refeições, pois, na maioria das vezes o mau hálito é resultado da sujeira acumulada entre os dentes.

 Diariamente, deve-se fazer uso de enxaguante bucal e fio dental. Após seguir essas dicas, você perceberá que seu hálito será outro, pronto para exalar sem medo por onde você passar!

Tártaro  
O TÁRTARO PREJUDICA DENTES E GENGIVA E PRECISA SER TRATADO O QUANTO ANTES

Para retirar o tártaro, só indo ao dentista. Através de uma limpeza profunda ele retira toda a placa bacteriana, deixando os dentes mais saudáveis e livre da sujeiraA hora de escovar os dentes é um dos pouco momentos que reservamos para cuidar da nossa saúde bucal.

 É neste instante que podemos reparar mais em nossa boca e descobrir se existe algum problema que possa prejudicar nosso sorriso como o tártaro, caracterizado pelo acúmulo da placa bacteriana que endureceu na superfície dentária.

"O tártaro nada mais é que o acúmulo de bactérias presas aos dentes, vivendo e se multiplicando.

 E isso causa uma série de problemas de saúde. Não só para os dentes, mas também para o corpo", explica o profissional Filipe Furquim. Venha descobrir os riscos e a importância de dar um fim neste problema. Confira, ainda, um antes e depois do tratamento.

O QUE O TÁRTARO PODE CAUSAR NA MINHA BOCA?

Também conhecido como cálculo, o temível tártaro quando não é tratado pode provocar a formação de cáries. Situação que você, com certeza, deve evitar. "Se a cárie não for tratada pode se transformar em um problema ainda mais grave, a famosa dor de dente", alerta Furquim.

O problema afeta também a aparência do seu sorriso, já que ele deixa uma camada amarelada que pode ser vista nos dentes mesmo após escová-los. O tártato, então, só poderá ser removido por um profissional em consultório médico.

OUTROS PREJUÍZOS

O mau hálito é bem comum para pessoas com tártaro, além de deixar um gosto desagradável na boca. Você não quer passar por esse clima desagradável, né? E como se não bastasse, o inimigo amarelado ainda provoca problemas periodontais.

 "Os problemas periodontais são retração gengival e perda óssea. Essa perda pode ser paralisada com o tratamento correto, mas se não tratada pode ser tão grande que o dente é perdido. E isso pode acontecer com todos os dente da boca", alertou. Aí já viu, é um problema atrás do outro que você precisar dar conta. Melhor se prevenir!

E COMO VOU ME PREVENIR DO TÁRTARO?

A limpeza bucal diária e correta é o que vai te livrar do surgimento do problema de acordo com o dentista. "Escovação, uso do fio dental e enxaguante são seus aliados nessa tarefa. E, é claro, uma boa técnica de escovação são bem eficientes na prevenção", comentou.

 Para dar aquela forcinha, nada melhor do que usar um creme com ação de limpeza profunda. Ele ajuda a eliminar as bactérias dos dentes e gengivas alcançando, inclusive, as áreas mais difíceis de acesso para a escova.

Assim não há bactéria que resista e permaneça na sua boca. E para potencializar a prevenção, invista em uma alimentação balanceada, rica em nutrientes e minerais. Cuide da sua boca e não deixe o tártaro te deixar com aquele sorriso "amarelo".

COMO TRATAR O PROBLEMA?

Se o tártaro já ganhou espaço existe um meio de resolver isso: indo ao dentista. Só ele pode resolver o problema. “Ele só poderá ser removido adequadamente através de uma raspagem realizada pelo cirurgião dentista”, explica Filipe.

 Por isso, o profissional fará uma limpeza profunda retirando todo o tártaro. Existem casos em que o tártaro não é removido em apenas uma sessão. - para você ver como eles são enjoados - . Por isso, se o profissional julgar necessário, você deve voltar em uma próxima consulta para finalizar o trabalho.

Para quem usa aparelho ortodôntico é exigido um pouquinho mais de esforço, mas nada impossível. “A remoção é bem semelhante, mas no consultório estamos acostumados com essa situação. 

O mais importante é a manutenção em casa. Existem escovas especiais para quem usa aparelho ortodôntico. E requer um pouco mais de tempo de frente para o espelho para fazer uma boa limpeza", finalizou. Dr. Filipe Furquim

Dos alimentos à tampa da caneta que, sem nem percebermos, levamos à boca, abrimos caminho para invasores indesejados. São tantos os seres invisíveis que podem habitar nossas bocas que o órgão é, fácil, o mais exposto do corpo humano aos processos infecciosos.

 A questão é que essas bactérias causam probleminhas que precisam ser combatidos. A preocupante cárie, o temível tártaro, e o indesejado mau hálito são alguns dos principais motivos de queixas no consultório do dentista. Vem com a gente descobrir o que tira o sono de quem não está com os dentes em forma.

A CÁRIE É UMA DOENÇA “CARINHOSAMENTE” TRANSMISSÍVEL

A cárie nada mais é que uma lesão provocada pelas bactérias, que são as inimigas dos dentes saudáveis. Naquele processo de se apropriar do que nos serve de alimento, a cárie ganha força e produz ácidos que corroem o esmalte dentário, gerando os famosos “buracos”. 

O mais preocupante é que essa doença pode ser transmitida de uma pessoa para outra; seja em um beijo ou até num simples compartilhamento de talheres. O problema é que, para a cárie, o céu é o limite e, se não tratada, pode acabar sendo preciso extrair o dente.

A PLACA BACTERIANA DESENVOLVE-SE COM OS RESTOS DE ALIMENTOS DEIXADOS PARA TRÁS

As bactérias são seres gulosos. Não satisfeitas em formar uma espécie de película indesejável sobre o dente, elas ainda aproveitam os restos dos alimentos que ficam por ali (ou até na saliva) para retirar os nutrientes e se desenvolver. 

Assim, acabam liberando um ácido que ataca a superfície do dente e o deixa bastante vulnerável às cáries. É fácil remover essa placa com uma escovação eficiente, mas se isso for deixado de lado, a situação evolui para o tártaro, que é uma versão mais “durona” – literalmente – do problema.

O TÁRTARO É INIMIGO DOS DENTES E GENGIVAS

Se aquela “capa” de bactérias não for removida, ela se transforma no tártaro, ruim para o visual e ainda pior para a saúde. É aquela mancha amarela ou até amarronzada na parte inferior dos dentes, que também é chamada pelos experts como “cálculo dental”. 

Nesse estágio, os invasores da boca são capazes de evoluir para doenças periodontais, que afetam o suporte dos dentes, ou seja, o osso, o ligamento e a gengiva. Por isso, a única forma de remover o tártaro de vez é no consultório do seu dentista preferido.

MAU HÁLITO: O PROBLEMA BUCAL QUE VOCÊ SENTE DE LONGE

O mau hálito avisa logo a que veio: causar um desconforto que pode afastar as pessoas de você. Esse é um sintoma bem claro de que algo no organismo não vai bem. 

Claro que há outras possíveis origens para o cheirinho ruim que é exalado pela boca, como problemas estomacais e afins, mas a principal fonte do que também é conhecido como “halitose” é bucal.

 Pode ser consequência de má higiene, geração de pouca saliva ou até culpa de feridas cirúrgicas que ainda estão curando, mas é fato que é uma situação chata. Já percebeu que muitas vezes o portador do mau hálito não percebe que tem essa condição? Então, vale ser amigo e alertar – com discrição – para que a pessoa possa procurar ajuda profissional e descobrir como resolver.

PERIODONTITE: UM INIMIGO SILENCIOSO QUE PODE FAZER VOCÊ PERDER OS DENTES

Se com o mau hálito e a cárie é fácil identificar que algo está errado com os dentes, com a periodontite já é mais complicado. A questão é que os sintomas do que é uma inflamação e infecção nas gengivas são mais sutis e podem levar um tempo até ser percebidos. E aí, se diagnosticado em um momento muito avançado, o problema se estende para os ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes, podendo até acabar em uma extração.

Segundo o especialista em Implantes e Periodontia Sérgio Siqueira Junior, “a periodontite raramente dói e o paciente só percebe seus sintomas quando a doença já está de moderada a avançada.

 São sintomas como sangramento, mobilidade dentária, mau hálito, entre outros". Tida como a principal causa de perda de dentes em adultos, a periodontite pode ser curada se descoberta na fase inicial, com chances de não ser preciso tirar o dente.


http://www.sorrisologia.com.br/


Postado por Dharmadhanna
Psicoterapeuta Transpessoal
Este texto está livre para divulgação 
desde que seja citada a fonte:

Meus blogs

Comunidade
https://www.facebook.com/Luz-dos-anjos-272850336073064/
! Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém
Seja feita a Vontade de Deus!
Amem!
Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente.

Você pode copiar e redistribuir este material contanto que não o altere de nenhuma forma, que o conteúdo permaneça completo e inclua esta nota de direito e o link: http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/

 Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei 
dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido 
em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das 
imagens.

AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , dentária legal, financeira ou psicológica. De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso. Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto

Nenhum comentário:

Postar um comentário