domingo, 8 de janeiro de 2017

A Respiração Divina - Prana





       



"Prana - alento vital"

“O Senhor prove todas as nossas necessidades”

Meditar sobre o Prana, na respiração é  entrar em contato com a consciência da essência da vida de Brahma, do Criador de muitos nomes,  da generosidade e abundância da vida.
Se o  Divino mora no coração, e tudo é Brahma, então eu Sou Brahma e respiro e inspiro como Brahma.
Eu sou o que sou. DharmadhannyaEL

"'Prana' é o nome com que se designa um princípio universal, a essência de todo movimento, força ou energia, que se manifesta na gravidade, na eletricidade, na revolução dos planetas ou em todas as formas de vida, desde a mais elevada até a mais baixa.

 Podemos chamá-lo a alma da Força e da Energia, em todas as suas formas; o princípio que, operando de certo modo, produz a forma de atividade que acompanha a vida". (2)

Já foi afirmado que ninguém sai de uma escola hindu conhecendo o que a ciência e filosofia da Índia afirmam como certo, sem que tenha passado demoradamente pela análise das afirmações dos mestres sobre prana e a respiração.

Se estas duas palavras não são as mais importantes para o hindu, elas tornam, no entanto qualquer tema de grande e imprescindível importância. Notemos que qualquer exposição da sabedoria dos Rishis esta filiada à respiração e Prâna, no homem e no espaço; exemplo frisante temos em Rama Prasad:

“O universo compreende todas as manifestações que nos são familiares, ao mesmo tempo sobre o plano mental e o plano físico.  Todas saíram dos tattvas.

 Os tattvas são as forças que se prendem à raiz de todas as manifestações: — a criação, a conservação e a destruição, ou mais estritamente a aparição, a conservação e a desaparição dos fenômenos de que somos advertidos e das mudanças táttvicas de Estado.”



Em seguida nos mostra que os tattvas são as modificações, em termos de energia de Svara, reflexo de Parabrahma - ou alentos

Ora, o homem é uma repetição em miniatura do Cosmos. Diz—se mesmo (para repetir o vulgar) que  é o microcosmo.

Se o alento ou “grande respiração” movimento permanente do universo em termos de infinito a respiração no homem toma o atributo — na penetração de prana — como o movimento vital de suas forças intrínsecas.

 Daí dizer o mesmo sábio citado acima:
“Os Tattvas são as cinco modificações do Grande alento”. Agindo sobre Prakriti (a matéria cósmica não diferenciada), esse “Grande Alento” lança—o em cinco estados que tem movimentos vibratórios distintos e que desempenham funções diferentes.

O primeiro estado Akâsa-Tattva. Vêm, em seguida, na ordem respectiva Vayu, Tejas, Apas e Prithivi. Eles são também conhecidos pelo nome de Mahâbhutas.”

Rama Prasad nos oferece um conhecimento que nos acompanhara muito na compreensão do funcionamento dos fenômenos vitais: os cinco Tattvas são manifestações diferenciadas da energia conhecida como Prakriti em si (energia não diferenciada).

Estamos, pois unidos ao cosmos pela respiração. Como poeta talvez possamos nos expressar melhor:


Prana
Em tua face as janelas
Da respiração
Estão sempre abertas.
O ar, asas de prâna,
Traz do pássaro da vida
Sua canção.

Ele não pára, vem e vai
Só que prâna
Alma do ar,
Penetra e não sai...

Deixa o corpo fugir na exalação
E fica para morrer,
Dando—te vida,
Esperando as asas de nova inalação.

O todo a ti se irmana
No ritmo do vento.
Prâna a alma do pássaro
Que faz o ninho alento
Em teu coração.

No altar de teu corpo,
vives do sacrifício
Da respiração.

No mais distante mundo sideral
O mesmo sopro do senhor
Insufla o mesmo hálito vital
Que dá beleza à tua forma,
 dando à tua alma
O ósculo do amor.

" 'Prana', termo sânscrito que significa 'Energia Absoluta'. Muitos eruditos em esoterismo ensinam que o princípio denominado 'Prana' pelos hindus é o princípio universal de energia ou força, e que toda energia ou força deriva deste princípio, ou melhor, é uma forma particular da manifestação deste princípio...

 Podemos considerá-lo como o princípio ativo de vida Força Vital, se assim lhes agrada. Ele é encontrado em todas as formas de vida, desde a ameba até o homem desde a forma mais elementar de vida vegetal à mais elevada forma de vida animal. 'Prana' é onipresente.(2)

De fato, quer no espaço como no homem, o importante o movimento motivado pela respiração.

Não fora o movimento, quer no micro como no Macrocosmo, nada possuiria vida. Esse movimento oriundo da grande respiração ou alento, é o modo de agir de Deus. Deste poder que surge a manifestação de Prakriti que, por sua vez, emite os Tattvas.

Explica melhor Rama Prasad:
“Esse grande poder o Parabrahma dos vedantinos, a primeira mudança de estado que se encontra no ápice da evolução. É a primeira fase positiva da vida. Todos os Upanishads estão de acordo a este respeito. No princípio Tudo era Sat (a fase positiva de Brahma).”

É importante sabermos que Sat equivale à realidade em si mesma, como também é o Absoluto. No princípio, pois, só havia o absoluto. 

Não se imprimira ainda a manifestação do movimento, ou seja, não surgira o Impulso da Grande Respiração. Foi portanto este impulso que deu nascimento e continuidade à vida.

Prossegue Rama Prasad:
“Desse estado vieram, por graus, os cinco éteres, tattvas ou mahâbhûtas, como também se lhes chama. “Dele vem o akâsa e assim por diante”, diz o Upanishad.

Esse Estado de Parabrahma chama-se-lhe, no texto, “não Manifestado”. A manifestação para nós, não principia se não com o Ego, o sexto princípio da nossa constituição - muito além do que naturalmente Manifestado.”

Por fim vemos que de fato o hindu empresta a Prana absorvido pela respiração todo o poder e continuidade vital do homem. Tanto assim que o autor ditado destaca o poder de Vayu, dizendo:

“ O processo inteiro da criação, em qualquer que seja o  plano da vida é provocado,  muito naturalmente, pelos tattvas nas suas duplas modificações positivas e negativas. Não há nada no universo que a lei táttvica universal da respiração não abranja.

A ciência da respiração assume na Índia a mais minuciosa complexidades basta dizer que os Rishis chamam nossa atenção para as duas principais correntes que operam em a natureza. Uma de prâna, diretamente vinda do sol e outra que se faz da energia solar rebatida na Lua

. Isto quanto á natureza. No homem, como sabemos, a Corrente solar se mescla à irradiação de Marte e a corrente lunar (igualmente como o rebatimento solar) se mescla à irradiação de Mercúrio.

Teríamos Sol e Marte  para Pingala e Sol, Mercúrio  e Lua  para Idâ. A ideia de uma corrente lunar somente própria da magia negra. Como este tema foge a nosso propósito, passemos adiante.

Em sentido geral, pelo hábito adquirido, as escolas orientais comuns passaram a referir-se somente ao Sol-Sûrya e Lu-Chandra, quanto às correntes de ar penetradas por nossas narinas. Assim temos:
Pingala-nadi ou Surya-Nadi
Idâ-nâdi ou chandra-ndi

A primeira, penetrando pela narina direita (reconhecida como solar), a segunda, pela narina esquerda (reconhecida como lunar).

Vimos que o homem e o Cosmos se encontram interligados pela respiração. Por isso o ar que respiramos não é somente canal de prana.

É necessário afirmar que o prâna faz parte do primeiro alento de Parabrahma, quando respiramos, absorvemos parte do primeiro impulso que foi dado pelo grande alento. A vida que nos anima sob a forma de prâna nasceu, para os orientais, do hálito Sagrado de Parabrahma ou Deus Cósmico.

O mundo todo e todas as coisas nele existentes são feitos dessa substância primordial universal.

 Os conhecimentos da índia, em sua profundidade científica e filosófica, são comumente sintetizados, para maior entendimento ou retenção mental dos chelas. 

Principalmente em se tratando de chelas (discípulos adiantados) ocidentais. Exemplo do que afirmamos está na síntese apresentada em três nervos (ou nâdis) do mecanismo vital do ser Idâ, Pingalâ Sushumnâ.

Ora, estes três nâdis são somente parte dos dez nâdis principais. Dizem até que 72.000 nâdis saem do umbigo  ramificando-se pelo corpo.

Todos eles, afirmam, conduzindo a força vital ou prâna, em seguida, explicam que os nâdis — de dois a dois — se cruzam até formarem um número de 24 e destes destacam os 10 mais importantes, dos quais três são os conhecidos Idâ, Pingalâ e Sushumnâ.

De qualquer forma todos os nâdis são canais de prâna, dizem, quer seja através deles, em cima ou embaixo dos mesmos.

 Os nâdis ligam-se ao chakras que, por sua vez, suportam as cargas maiores da energia vital ou prâna.

De qualquer modo, a síntese apresentada nos três elementos básicos no ato do prânâyâma ou respiração dirigida, há de, por certo, atingir todos os nâdis que possui o corpo. O importante, para os mestres, é a ligação que fizermos entre respiração, atitude do corpo (ou asâna) e pensamento.

Nunca é demais recordarmos que prânâyâma - domínio respiratório do alento vital pela respiração encontrou seu maior desenvolvimento em Patanjali. Neste insigne pensador que descobrimos a base do tema da respiração, bem como das múltiplas manifestações de pontos importantes do corpo humano que ordenam a circulação da vida.

Realmente Patañjali e sua escola simplificam as questões que muitos falsos instrutores têm complica do de tal modo até torná-las incompreensíveis. 

Observamos isto quando, sobre os mesmos ensinamentos de Patanjali, sentimos a felicidade de encontrar um comentarista do valor de Ramacharaka. 

Temos o prazer de transcrever alguns trechos deste autor, servindo parte do que se segue para recapitulação e reforço de temas já estudados certamente pelo leitor:

“... Ensina-se a respirar ritmicamente,com inspiração lenta, retenção momentânea do ar inspirado e expiração também lenta acompanhado todo ele (o exercício) da sagrada palavra aum pronunciada mentalmente para servir de ritmo  respiratório.

O seguinte período do pranayama a respiração por uma só narina.

Ensina-se ao candidato a tapar a narina direita, de modo que, ao respirar, o ar só penetre pela narina esquerda, então o pensamento dirigido à corrente de Ida para que chegue até o padma ou chakra da base da coluna vertebral e atue em kundalini ali armazenado.

Uma vez feita a inspiração pela narina esquerda, a corrente de Idâ dirigida ao centro psíquico da base da espinha, retém-se durante alguns momentos a respiração, pensando imaginativamente que a corrente atravessa o dito centro e passa ao lado direito da coluna vertebral por onde circula a corrente de Pingala.

 Efetuada  esta representação mental se expira ou exala o alento lentamente pela narina direita, mantendo entretanto tapada a narina esquerda.”

Ramacharaka  apresenta parte do exercício. o mesmo deve ser feito porém alternando a respiração, ora pela narina da direita,  ora pela esquerda. Prossegue  o mesmo yoguî:

“Sushumnâ canal da corrente central está fechado no homem comum, porém quando se abre alcança o indivíduo a categoria de Yogui.

Assim que ao excitar a latente energia de kundalini ela tende a ascender e vai abrindo caminho lenta e gradualmente a Sushumnâ, enquanto ativa os diversos chakras situados ao longo da coluna.

Depois  ensina-se ao candidato a virtude de OHAS  — nome de uma superior modalidade de energia armazenada no Sahasrâra - que se manifesta na inteligência e na espiritualidades”

Após estas preciosas anotaçoes à margem da obra “Filosofia e religiões da Índia” de Ramacharaka, é indispensável que chamemos a atenção quanto ao valor da respiração dirigida, bem como de todo o evolver dos fatos internos e do desenvolvimento das energias latentes como tendo essa complexidade da vida — origem no alento vital ou prâna.

 Sem prâna inalado pelo indivíduo nada pode ser conquistado quanto à sua vida psíquica, física e mental. Esta é pois a razão por que todos os exercícios e ensinamentos, com base na respiração, guardam tão grande prestígio entre os Rishis e yoguis.

A descoberta dos segredos do alento vital ou Prana, quer no cosmos como no indivíduo, foi a fonte da realização mística da Índia. A  própria Blavatsky - entusiasta fervorosa da sabedoria hindu — exalta as excelcitudes de prâna de modo eloquente e até mesmo poético:

“A vida universal, onipresente, eterna, indestrutível, e a parte desta vida universal individualizada ou assimilada a nosso corpo é a que se designa com o nome de Prâna.

“Encontra-se em todas as coisas que têm vida, e como a filosofia ocultista ensina que a vida reside em todas as coisas, em cada átomo e que a aparente falta de vida de algumas coisas é só um grau inferior de manifestação, podemos admitir este ensinamento de que o 'Prana' está em todas as partes e em todas as coisas.

Não se deve confundir o 'Prana' com o Ego, esse fragmento de espírito divino que há em toda alma, em volta do qual se agrupa a matéria e energia. 'Prana' é meramente uma forma de energia utilizada pelo Ego, em sua manifestação material.

Quando o Ego abandona o corpo, não estando mais o 'Prana' controlado pelo Ego, só responde aos mandados dos átomos individuais ou grupos de átomos, que formam o corpo, e quando o corpo se desintegra e

 se dissolve em seus elementos originais, cada átomo leva consigo suficiente 'Prana' para permitir-lhe formar novas combinações, e o 'Prana' não utilizado volta ao grande depósito universal do qual originou. Enquanto o Ego controla, existe coesão, e os átomos mantêm-se unidos pela Vontade do Ego”. (2)

Este texto é uma compilação uma pesquisa :
(1)   Luis Goulart
(2)   (2) Ramacharaka


(3)   Postado por Dharmadhannya
Postado por Dharmadhannya
Psicoterapeuta Transpessoal
Este texto está livre para divulgação,
desde que seja mencionado a fonte:
Agora.


Repassando a
 Chama  Violeta que cura que libera...

Eu sou, Eu Sou, Eu sou, a Divina Presença Vitoriosa  de Deus,
que chameja o Fogo da Chama  Violeta (TRÊS VEZES) através de
cada particula de meu ser, e  em meu mundo.

Selai-me num pilar de fogo Sagrado e transformai e renovai
minha energia, purificai-me com a pureza, harmonia, amor,
liberdade e perfeição da Graça da Chama Violeta
Haja luz para compartilhar para o bem de todos.

 Coloque a mão no seu coração
 e sinta o fogo do amor Divino da sua  Alma no seu coração.
Que ela ascenda a liberação do dharma no seu coração.

Eu mereço ser feliz.
eu mereço amar e ser amada.
Eu mereço ter milhões amigos.
Eu mereço a prosperidade da vida.

Eu mereço o trabalho que me dá sucesso e riqueza.
Envie este amor para o seu lar, para a sua vida,
 para tudo e para todos.
 Eu sou a Fonte.

Passe para frente com o seu amor  à Chama  violeta da Cura,
 Purificação e da Liberação. ..



Meus Blogs


Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém!
  
Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente.

Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte
das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites, enviadas por amigos e de meus arquivos.
Não nos responsabilizamos por modificações realizadas nessas versões, quando transcritas, editadas, revisadas etc. em outros locais.

A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.
  AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou
  
psicológica, e não devem ser interpretadas como conselhos médicos,
diagnóstico de doenças, ou para efeitos de prescrição.  De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria

interpretação e uso.
 Este artigo não é destinado a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença, dor, ferimentos, deformidade ou condição física ou
 mental. Consulte sempre seu médico. 

Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.
Este  texto é resultado de uma pesquisa, eu fiz uma adaptação, inspirada nos ensinamentos de vários mestres do assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário