segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Chakra básico ou Muladhara –

Chakra básico ou Muladhara –





  
Chakra básico ou Muladhara – 

O Primeiro Chakra nos une a nossa tribo, ao nosso povo, com a natureza, com os animais, com os elementos, com a nossa terra, com nossa raiz, com nossos antepassados.

Isso significa capacidade de liderança, de comando de um grupo. Um Primeiro Chakra equilibrado irá facilitar nosso contato com grupos e com a liderança para o bem da família, do grupo e da Terra.

Podemos encontrar xamãs, dançarinos com o Chakra básico em harmonia com a natureza e com  os elementos. A ligação com a terra facilita o curador trabalhar com florais, com fitoterapia, e com tudo aquilo que cura ligado a natureza.  Eu fiz alguns comentários no texto em negrito azul

Chakra Básico

Compreensão do Conceito

Nossa longa subida passando pelos chakras começa primeiro, localizado na base da espinha. Esse nível representa nossas raízes, nossos fundamentos, nosso corpo, nossa sobrevivência.

Nosso objetivo aqui é construir uma base que dê sustentação a todo nosso trabalho posterior, e fortaleça essa base através de raízes fortes e profundas e corpo saudável e forte, obtendo assim estabilidade m vida. Essas não são tarefas fáceis, e muitas pessoas que o primeiro chakra, entre todos, é o que exige maior empenho.

O nome do primeiro chakra é Muladhara, que literalmente significa raiz. Para que uma planta cresça alta e vigorosa, ela precisa de raízes fortes arraigadas profundamente no solo fértil da terra.


Como as raízes se desenvolvem para baixo, nossa experiência com o primeiro chakra consiste em deslocar a energia e a atenção para baixo em nossos corpos — para baixo na direção da base da espinha, para baixo na direção das pernas e dos pés, para baixo na direção das vísceras, para baixo na direção do nosso passado, das nossas raízes ancestrais.

À medida que nos deslocamos para baixo. Entramos em contato com o elemento associado com o primeiro chakra, a terra.

As tarefas deste chakra incluem entrar em contato com a terra, estabelecer sensação de segurança, dar atenção às nossas necessidades de sobrevivência e cuidar do corpo. Quando o chakra é lesado, essas coisas se transformam numa empreitada desmedida. 

Quando o chakra é saudável e equilibrado, elas se tomam tarefas simples, programas de manutenção que transcorrem tranquilamente e que propiciam a estabilidade necessária e alegria para realizar outras coisas.


O Chakra Um representa as formas mais pesadas e densas da matéria, e opera de acordo com os princípios da gravidade. A gravidade é o processo pelo qual uma substância atrai para si outras porções de matéria.

Num corpo com as dimensões sentimos isso como uma tração para baixo. De uma perspectiva mais ampla, porém, a gravidade atrai a matéria para o centro da Terra a partir de todos os lados.
Em termos  do Primeiro chakra, a gravidade pode ser vista como a atração para exercida pelo centro.

A manifestação.

Nosso caminho de manifestação descendente termina no primeiro chakra; na verdade, a manifestação é o ponto central desse chakra.

A manifestação é o processo de reunir as coisas num único lugar. Se quero a manifestação de uma refeição, procuro o alimento no mercado, na horta, no armário e na geladeira, e reúno tudo num lugar.

Na manifestação de um livro, a informação é obtida em muitas fontes e reunida para tomar-se uma única fonte com seu próprio tema central. Certamente, a capacidade de sobreviver e de progredir depende da nossa capacidade de manifestar (dar forma, fazer, ter motivação, materialidade, realização) o que precisamos. É necessário um projeto...

"A vontade e o foco estão enraizados no primeiro chakra".

A matéria no primeiro chakra está na sua forma mais sólida e específica. Ela tem limites e fronteiras, dimensão, forma e propósito. Para manifestar nossos pensamentos e desejos, precisamos ser muito específicos sobre o que queremos manifestar.

 Por exemplo, não começamos a construir uma casa pura e simplesmente, mas fazemos planos específicos sobre dimensões, forma, estilo, custos estimados, localização e tempo de construção.

Para manifestar um bom jantar, não jogamos os alimentos sobre a mesa apenas, mas seguimos padrões de ingredientes muito específicos, medidas e tempo de cozimento.

Muitas pessoas têm dificuldade de concentrar a atenção por um tempo suficiente para resolver os detalhes específicos de uma situação. Como consequência,  a mesma situação ocorre repetidas vezes.

A generalização é para os chakras superiores, não para a construção de nossas bases.

Desenvolvimento Precoce
O desenvolvimento do primeiro chakra ocorre ao longo da vida toda, porém mais intensamente durante o primeiro ano de vida.

Circunstâncias pré-natais, como o tipo de vitaminas e substâncias químicas ingeridas pela mãe durante a gravidez, como ela se sente com relação a dar à luz, maior ou menor elasticidade do útero e, sem dúvida, o processo do nascimento em si, tudo isso exerce influência sobre o primeiro chakra.

Um nascimento traumático cria uma entrada difícil no nosso corpo físico, e portanto no primeiro chakra. Separar a criança da mãe imediatamente depois do nascimento, como acontece com os bebês em incubadoras, ou as práticas bárbaras de alguns hospitais que arrancam a criança da mãe e a colocam num berçário muito iluminado e barulhento, também prejudicam o primeiro chakra.

Com práticas assim consideradas normais, não é de admirar que tenhamos uma cultura sem ligação nenhuma com a sua base, com suas origens, sua cultura , sua familia e tradições, e com a Terra!

Durante esse estágio da vida, a consciência do recém-nascido está concentrada especialmente no instinto de sobrevivência. A alimentação, a proteção, o aconchego, o conforto e a sensação de que nossa vida é desejada predispõem o ambiente para um primeiro chakra saudável e em equilíbrio.

De acordo com o esquema dos estágios de desenvolvimento propostos por Erik Erikson, a questão da confiança versus desconfiança se estabelece nesse período.

A satisfação adequada das necessidades de sobrevivência durante a infância cria um sentimento de confiança no mundo. É nesse tempo que queremos que o espírito penetre o corpo.

A criança aprende que um corpo bem alimentado, amado e cuidado é um lugar para se viver prazerosamente, como é o mundo ao seu redor. Ela aprende que a expressão das suas necessidades pode resultar na manifestação que cria uma base para a capacidade de se manifestar mais tarde na vida.
50
A criança sente que é amada e aceita pela Graça da vida. É um sentimento de acolhimento e de alegria de viver. A criança pode desenvolver uma Personalidade, depressiva ou agressiva, que não se adapta  a realidade, ao mundo.

Inversamente, o trauma, a carência de cuidados básicos, o abandono, os maus-tratos físicos, as privações, a fome ou as dificuldades físicas prejudicam o primeiro chakra.

Nosso programa de sobrevivência básico então é construído sobre a desconfiança, medo, violência, instabilidade emocional, crescer sem amparo, sem segurança.  O sofrimento e o trauma nos ensinam a desprezar as necessidades do corpo, a ignorá-las, a sublimá-las.

Energeticamente, a criança desloca sua energia para a parte superior do corpo, afastando-a das raízes. A criança é afastada do chão, a única coisa que se desenvolve nesse estágio. Arrancar uma planta pelas raízes não favorece em nada o seu crescimento!

Para curar os traumas no primeiro chakra é necessário voltar à nossa “criança interior” e recriar o sentimento de aceitação, de estima e de ligação que deveria ter ocorrido. Isto pode exigir a ajuda de um amigo ou de um terapeuta.

John Bradshaw, no seu livro Homecoming, oferece uma lista de afirmações que servem como bálsamo de cura para as dificuldades dessa idade. Apresentamos alguns exemplos extraídos do livro, com outros que acrescentamos:

Bem-vindo ao mundo. Estive esperando por você.
Estou muito feliz por você estar aqui.
Preparei um lugar especial para você.
É bem seguro aqui.

Todas as suas necessidades serão satisfeitas.
Você tem um corpo maravilhoso.
Você é absolutamente único e necessário.

Podem ser necessárias muitas sessões de retorno a essa idade e de reafirmação do seu direito de estar aqui antes que essas afirmações produzam efeito.

Pode haver a necessidade de criar a fantasia de uma “mamãe ideal” que possa fornecer o amparo adequado. É importante receber dessa fantasia o sentimento de confiança no mundo — de confiança na Terra para que sustente a confiança em nós mesmos para manifestarmos o que precisamos para sobreviver. É o sentimento de confiança que cria um primeiro chakra bem protegido.

E acrescento que é possível “curar” ou liberar do sofrimento do passado  a criança interior com o Sagrado, com um ritual da Graça da Divina Providência, ou  com a Mãe  Divina de todas as religiões, de muitos nomes.

O Corpo
Nosso universo físico começa com o nosso corpo. O corpo é a única certeza física de nossa vida, do nascimento até a morte, e temos apenas um.

Nunca é demais enfatizar a importância do corpo para o primeiro chakra e para todo o sistema de chakras. Ele é o fundamento sobre o qual tudo o mais começa e termina. 

O corpo é a casa do espírito. Ele é a manifestação física de tudo o que nos acontece, o hardware em que rodam todos os nossos programas.

O trabalho com o primeiro chakra se concentra no corpo, começando com a percepção. Nós nos concentramos na saúde, na alimentação, na adequação funcional, nos exercícios e nas ações físicas recíprocas com o mundo.

Nós prestamos atenção aos nossos sentimentos com respeito ao corpo, e ao que sentimos estando nele. Nós nos sentimos despertos e vivos ou indolentes e pesados?

Ter o domínio do primeiro chakra implica compreender e curar o nosso corpo. Significa compreender o papel que ele exerce no nosso estado de consciência global e na interação com o mundo ao nosso redor, com os pés no chão.

 Esta não é uma tarefa fácil. Para alguns, pode significar a encruzilhada do seu caminho, exigindo uma atenção e concentração maior do que qualquer outro Chakra.

Para outros, o corpo pode ser saudável, mas dado com fato consumado, o que faz com que uma grande fonte de informação e de prazer fique ausente da nossa consciência.

A cura do corpo é uma envolvente jornada de recuperação. Com ela advém a cura de todos os chakras.

Casa e Finanças.

A questão da casa também está relacionada com o primeiro chakra. A atenção com o estaco físico que compreende a nossa casa, como também ao sentido emocional da casa, faz parte do trabalho de fortalecimento de nossas bases.

Se o nosso lar da infância não foi um lugar agradável, ou se houve mudanças e transferências frequentes que retardaram nosso sentido de estabilidade, precisamos reescrever o programa responsável pela criação de um lar que nos dê apoio e estabilidade.

Isto pode ser feito dedicando tempo e atenção especiais à nossa casa atual, mantendo-a limpa, redecorando-a ou cultivando um jardim.

Nossa casa maior é a Terra, e no primeiro chakra podemos também observar o cuidado que temos para com o planeta como o lar de todos nós.
Nossa casa pessoal é o nosso pedaço da Terra. O conceito de cuidado com a nossa casa gera o conceito de cuidado com a Terra — nosso pequeno pedaço confiado especificamente a nós.

Outro trabalho com o primeiro chakra é a atenção aos detalhes da nossa realidade cotidiana. Dinheiro, alimentação, abrigo, sono e limpeza são aspectos de nossa vida diária que constituem rotinas rudimentares dos nossos programas de sobrevivência.

Nosso sentido de prosperidade tem que ver com o nosso direito de ter, com o nosso sentido nato de valor, com as condições socioeconômicas da nossa infância e com a nossa capacidade de nos envolvermos com o cotidiano de uma maneira fundamentada e eficaz.

Ou seja, a capacidade de lidar com o tempo, com horários, obrigações, alimentação, sono, alimentação saudável.

Excesso e Deficiência
Os bloqueios do primeiro chakra podem se manifestar como excesso ou como deficiência. Um primeiro chakra deficiente não tem o desenvolvimento necessário para proporcionar, concnetração, foco, apoio, contenção ou firmeza na resolução de problemas da pessoa.

Isto se deve a problemas ocorridos na fase inicial de crescimento, como foi mencionado anteriormente.

As manifestações de deficiência do primeiro chakra são muitas. As mais evidentes são a tendência para o medo frequente e a reação a ameaças à nossa sobrevivência, que pode persistir mesmo quando não há ameaça real.

Visto que a estabilidade do Primeiro Chakra proporciona a firmeza nos atos, um chakra deficiente nos torna frágeis, indecisosm inseguros, Isto pode se manifestar como dificuldade de dizer não, de prolongar o prazer, de economizar dinheiro e de trabalhar com a disciplina necessária para alcançar um objetivo.

O Primeiro Chakra também estimula a capacidade de você se concentrar numa tarefa específica, e assim uma deficiência pode se revelar como uma tendência a sentir-se dispersivo, vazio,  confuso, incapaz de se dedicar a uma tarefa o tempo necessário para concluí-la.

E finalmente, um primeiro chakra deficiente faz com que seja difícil estar plenamente no corpo, o que pode causar problemas de saúde ou também uma sensação de não estar em contato com o mundo físico.

Como base para a capacidade de prover a nossa própria subsistência, a deficiência pode nos deixar às voltas com uma situação financeira constantemente problemática, período em que vivemos a experiência de “estar apenas sobrevivendo, e não vivendo”.

Os excessos no primeiro chakra manifestam-se no padrão de apego à segurança.

Bens acumulados, medo de mudanças, necessidade de criar bases através do peso físico, são todos exemplos do excesso de necessidades no primeiro chakra para a pessoa se sentir normal.

É importante perceber que essas duas condições são conseqüência do dano causado ao primeiro chakra. Excesso e deficiência são apenas maneiras diferentes de lidar com o desequilíbrio. A deficiência é uma reação que evita as questões do primeiro chakra, ao passo que o excesso é uma supercompensação.

Na nossa sociedade, o trabalho com o primeiro chakra é complexo. Precisamos de muito tempo para criar bases, para pôr em ordem nossos assuntos, para tomar nosso corpo saudável e para manter nossos meios de sustentação operando regularmente.

 Algumas pessoas passam a vida toda nesse trabalho. É uma tarefa que nunca termina — nós comemos e dormimos todos os dias. O verdadeiro desafio e solução do primeiro chakra é tomar esse trabalho de embasamento uma parte bem integrada da nossa vida diária".



Postado por dharmadhannya


Meu blog foi  clonado inteiramente, 
por isto estou em oração permanente contra ataques.

Os meus textos estão em vários blogs com o nome do impostor.


Agora

Coloque a mão no seu coração e sinta o fogo do amor
 Divino da sua  Alma no seu coração.
Que ela ascenda a liberação do dharma no seu coração.

Repassando à Chama  Trina da Cura, Purificação e da Liberação.
Repassando à Chama  Trina da Purificação e da Liberação
se puder  repasse...




 Postado por Dharmadhannya
Psicoterapeuta  Transpessoal
Este texto está livre para divulgação,
 desde que seja mencionado a fonte:

Meus Blogs

http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/

Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512


Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.



Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém!


Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!


Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente.

Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte
das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites, enviadas por amigos e de meus arquivos.
Não nos responsabilizamos por modificações realizadas nessas versões, quando transcritas, editadas, revisadas etc. em outros locais.

A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.


AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou psicológica, e não devem ser interpretadas como conselhos médicos,
diagnóstico de doenças, ou para efeitos de prescrição.  De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso.

Este artigo não é destinado a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença, dor, ferimentos, deformidade ou condição física ou mental. Consulte sempre seu médico. 

Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.
Este  texto é resultado de uma pesquisa, eu fiz uma adaptação, inspirada nos ensinamentos de vários mestres do assunto




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário