terça-feira, 21 de março de 2017

A criança seu temperamento e personalidade 2



Necessidades dos coléricos
Segunda parte.

Tendo em vista que a necessidade primeira da criança colérica é o controle, e certamente não se pode ceder sempre o comando da família ao seu membro mais jovem, são sábios os pais que procuram outras necessi­dades dos filhos que se enquadram nesse tipo e fazem o melhor que podem para atendê-las.

A necessidade mais fácil de tentar atender é a de admiração pelo trabalho verdadeiro. Enquanto a criança sanguínea fica feliz se admirada apenas por estar ali, por existir, a criança colérica não responde bem ao elogio caso não se sinta merecedora.

Quando Deborah (que tem um traço colérico) tinha 4 anos, adorava arrumar documentos com muitas páginas. Se eu solicitasse sua ajuda para um “trabalho de adulto”, ela se dedicava até completar a tarefa.
 Seu lado sanguíneo gostava da companhia de adultos, enquanto o lado colérico tentava ser mais rápido e eficiente do que eu.

Crianças coléricas se caracterizam pela necessidade de respeito à sua versão de lealdade e podem transformar a maioria das situações em uma questão de respeito.

 Para elas, geralmente existem apenas duas posições na vida: ou se está do lado delas, ou não se está do lado delas. Qualquer atitude, vinda de quem for, que contrarie sua ideia sobre o que deve acontecer pode ser interpretada como uma questão pessoal de falta de lealdade.

 O lado positivo dessa exigência de lealdade, no entanto, é que não existe amigo ou membro da família mais leal do que um colérico.

Com crianças coléricas, é preciso usar de absoluto senso de justiça ao decidir de quem é a vez de sentar no banco da frente e em todas as demais situações que envolvam escolhas.

A criança colérica tem um forte desejo de ser a melhor e mais rápida. Ela quer tudo escrupulosamente justo - especialmente se a justiça apontar a favor dela!

Florence Littauer não inclui “acusar” como uma das necessidades do colérico. Pela minha experiência, porém, como a criança colérica sabe exatamente do que precisa e como as coisas devem acontecer, quando os fatos não seguem seu “roteiro”, ela acredita que deve encontrar um culpado e faz o escolhido passar por maus pedaços.


Quando Rob era pequeno, costumava se mostrar tão aborrecido € n infeliz que eu sempre pensava: “Esse menino precisa de um cachorro. ” 

Infelizmente, nossa casa não comportava um animal, e isso jamais ocor­reu. Contudo, tenho certeza de que teria sido um enorme conforto para ele. Com um cachorrinho, ele poderia extravasar suas tristezas sobre as injustiças do mundo, poupando assim os pais e as irmãs de serem “alvos de acusações”

Uma vez que a forma principal de influência dos coléricos é a raiva, não admira que, quando preocupados com alguma coisa que não podem controlar em seu mundo, frequentemente descontem na pessoa mais próxima.


Necessidades dos melancólicos

A criança melancólica é movida pela necessidade de deixar o mundo perfeito - isto é, ordenado e previsível. A melhor coisa a fazer é respeitar sua necessidade de espaço e silêncio.

Os momentos decisivos são a volta do jardim de infância ou da escola, quando a criança melancólica já usou sua cota de palavras e esgotou sua tolerância.
 É quando ela anseia por estar em um espaço aberto ou por pri­vacidade e quietude. Cuide para que ela tenha o espaço e o silêncio de que necessita e logo a terá de volta, pronta para brincar e se divertir.


Melancólico
PERFEIÇÃO

Influi pelo
ESTADO DE ESPÍRITO

Necessidades: Espaço. Silêncio.
 Sensibilidade Apoio

Um dos melhores conselhos que posso dar para manter a criança melancólica satisfeita é preencher sua terceira necessidade, ou seja, demons­trar sensibilidade em relação a seus sentimentos e exigências e proteger seu espaço.

Sinta-se à vontade para dizer às outras crianças:
- A Sofia só precisa de um pouco de calma e de tempo para si mesma. Tenho certeza de que ficará feliz em se juntar a vocês assim que tiver descansado.

Isso é difícil para pais sanguíneos, porque estão sempre preocupados com a possibilidade de seus filhos perderem alguma diversão. Para pais coléricos, isso pode ser complicado porque fazem planos que devem ser seguidos por todos.

 Pais fleumáticos apenas desejam manter todo mundo feliz e tranquilo, por isso podem achar difícil colocar as necessidades de um filho à frente dos desejos de outro.

É muito fácil dizer aos pais melancólicos que entendam as neces­sidades de seus filhos melancólicos. No entanto, imagine que você tenha planejado cuidadosamente uma tarde, nos mínimos detalhes, para que sejam momentos perfeitos. Nesse caso, talvez ache difícil lidar com um desmancha-prazeres que não quer participar.

Uma das mais difíceis tarefas incluídas na educação de filhos é separar necessidades de desejos para então atender, ao mesmo tempo, às exigências de várias personalidades. Eis aí um trabalho árduo.

 Uma vez conscientes da necessidade que nossos filhos melancólicos têm de espaço, silêncio e sensibilidade, podemos apoiá-los mais efetivamente, sem nenhum ressentimento.

Embora todos os filhos precisem do apoio dos pais, no caso de uma criança melancólica a necessidade é mais frequente, em razão de seu tem­peramento. Só existe uma resposta: apoie-a.



Necessidades dos fleumáticos
Os filhos fleumáticos são movidos pela necessidade de paz, e o meio mais seguro que encontram para garantir isso é simplesmente nem pensar em fazer algo que não querem.

 Eles são mestres na arte de se tornarem invisíveis e desaparecem em momentos de turbulência. Quando afinal veem os pais realmente zangados, livram-se do problema, dizendo:
- Vou fazer direitinho desta vez, mãe.

Isso não significa necessariamente que eles o farão. Quer dizer apenas que têm a séria intenção de fazê-lo - se não for muito difícil ou inconveniente. Claro que, se conseguirem ficar fora de cena por tempo suficiente, todo mundo acabará se esquecendo do que era para ser feito.

Mais do que qualquer outra coisa, os fleumáticos precisam viver sem confrontos. São grandes mediadores, mas, se não for possível resolver o assunto, precisam de um certo grau de proteção contra as discussões e a raiva dos outros.

Os fleumáticos geralmente possuem uma inteligência viva, de pou­cas palavras, mas não se negam a levantar debates. Em seguida, porém, recolhem-se discretamente a um local seguro, de onde observam a fúria da batalha.

Os adultos fleumáticos são cordatos, de fácil convivência e querem melhorar a vida de todos. Assim, quando têm de tomar providências que incluam muita gente, isso pode se tornar angustiante, pois mudam várias vezes os arranjos, de modo que ninguém fique insatisfeito.

Quando uma criança fleumática fica triste e silenciosa, é preciso ficar atento. Sua primeira escolha é sempre ficar quietinha e ser muito bondosa, para que o mundo a trate bem. 

Quando a estratégia não funciona e a criança é alvo de críticas ou deixada de lado, precisa ser notada e valorizada, de modo que possa levar adiante a tarefa de resolver o problema, sozinha ou com a ajuda dos pais. Preste atenção.

Os fkumáticos têm grande necessidade de que as coisas sejam organizadas e aconteçam de forma previsível. Não se trata da mesma tendência perfeccionista do melancólico, mas de uma forma de evitar tensões.
 Para o fleumático, é importante poder contar com os sistemas adequados, para reduzir a possibilidade de que as coisas deem errado, o que seria motivo de tensão.

Fleumático
PAZ

Influi pela

MOROSIDADE
Necessidades: Ausência de confrontos

Sentido de mérito Sentido de valor


Uma palavra final
Mais frequentemente do que se pensa, o comportamento das pessoas é a concretização de uma necessidade de sua personalidade. Podemos ser capazes de responder a essa necessidade ou não - mas não adianta olhar para aqueles que fazem parte da nossa vida, sejam crianças ou adultos, como se estivessem dispostos a tudo para nos desagradar. É mais proveitoso tentar descobrir quais necessidades estão tentando satisfazer.


 Sanguineo
Colérico
 Diversão
Controle

Influi pelo ENCANTO influi pela RAIVA


 NECESSIDADE:
NECESSIDADE:
 Atenção
admiração por trabalho verdadeiro
 Aprovação
Lealdade
 Aceitação
Acusação
 afeto




 Fleumático
Melancólico
 Paz
Perfeição
 Inclui pela morosidade
Inclui pelo estado de Espírito

 Necessidade: ausência de confrontos
Necessidades:Espaço
 Sentido de mérito
Silêncio
 Sentido de valor
Sensibilidade

Apoio





 Postado por Dharmadhannya
Psicoterapeuta Transpessoal
Este texto está livre para divulgação,
desde que seja mencionado a fonte:

Meu blog foi  clonado inteiramente, 
por isto estou em oração permanente contra ataques.
Os meus textos estão em vários blogs com o nome do impostor.

Agora


Repassando a chama  Violeta

Eu sou, Eu Sou, Eu sou, a Divina Presença Vitoriosa  de Deus,
que chameja o Fogo da Chama  Violeta (TRÊS VEZES) através de
cada particula de meu ser, e  em meu mundo.

Selai-me num pilar de fogo Sagrado e transformai e renovai
minha energia, purificai-me com a pureza, harmonia, amor,
liberdade e perfeição da Graça da Chama Violeta
Haja luz para compartilhar para o bem de todos.

 Coloque a mão no seu coração
 e sinta o fogo do amor Divino da sua  Alma no seu coração.
Que ela ascenda a liberação do dharma no seu coração.

Eu mereço ser feliz.
Eu mereço amar e ser amada.
Eu mereço ter milhões amigos.
Eu mereço a prosperidade da vida.
Eu mereço o trabalho que me dá sucesso e riqueza.
Envie este amor para o seu lar, para a sua vida,
 para tudo e para todos.
 Eu sou a Fonte.

Passe para frente com o seu amor  à Chama  violeta da Cura,
 Purificação e da Liberação. 

Meus Blogs


Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém!


Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente.

Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte
das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites, enviadas por amigos e de meus arquivos.
Não nos responsabilizamos por modificações realizadas nessas versões, quando transcritas, editadas, revisadas etc. em outros locais.

A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.
  
AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou
  
psicológica, e não devem ser interpretadas como conselhos médicos,
diagnóstico de doenças, ou para efeitos de prescrição.  De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso.
 Este artigo não é destinado a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença, dor, ferimentos, deformidade ou condição física ou
 mental. Consulte sempre seu médico. 

Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.
Este  texto é resultado de uma pesquisa, eu fiz uma adaptação, inspirada nos ensinamentos de vários mestres do assunto

Nenhum comentário:

Postar um comentário