sábado, 18 de março de 2017

Temperamentos - 12 combinações possíveis




3. Existem quatro tipos dominantes de temperamento
 e 12 combinações possíveis.


Veja a primeira parte :

        Tipos de temperamentos                 


12 Combinações

Existem 12 combinações de temperamento que ajudam a identificar o temperamento dominante e o secundário, permitindo assim compreender melhor o seu próprio comportamento e o comportamento dos seus filhos, dos seus alunos, dos colegas de trabalho, etc.

Tipos de Temperamento

Para além de descobrir qual o tipo de temperamento dominante: colérico, melancólico, fleumático ou sanguíneo, é possível identificar 12 combinações de temperamento. É importante referir que não existem duas pessoas iguais, outros fatores para além do temperamento influenciam a pessoa, por exemplo a educação e a saúde.

Duas pessoas cujo temperamento dominante for colérico e o secundário fleumático podem ser totalmente diferentes, dependendo do tipo de pais que tiveram (permissivos ou rígidos), se têm alguma incapacidade física ao nível de saúde, nível de quociente de inteligência e um conjunto de outros fatores.

Por norma atribui-se 60% ao temperamento dominante e 40% ao secundário, no entanto uma pessoa melancólico-sanguíneo (60%-40%) será diferente de outra melancólico- sanguínea (80%-20%).
 Por vezes, existe a combinação de três temperamentos, ou seja um temperamento predominante e dois secundários. Descubra os tipos de temperamento.

Existem assim 12 combinações de temperamento, com as quais cada pessoa se pode identificar de alguma forma:

       Sanguíneo-Colérico
       Sanguíneo-Melancólico
       Sanguíneo Fleumático

       Colérico-Sanguíneo
       Colérico-Melancólico
       Colérico-Fleumático

       Melancólico-Sanguíneo
       Melancólico-Colérico
       Melancólico-Fleumático

       Fleumático-Sanguíneo
       Fleumático-Colérico
       Fleumático-Melancólico

3.1 Temperamento Sanguíneo Colérico
Sanguíneo Colérico é dotado de grande capacidade
As características do sanguíneo demonstram que é voltado para as pessoas e a faceta de colérico proporciona a organização e produtividade necessárias para produzir quase tudo. 

Mas é muito importante para que este tipo de temperamento que exista atividade, variedade e estímulo.

Sanguíneo Colérico tem opiniões fortes
Praticamente todos ao redor percebem a franqueza do sanguíneo colérico, isto porque verbaliza tudo o que pensa. Geralmente fala demais e tem opiniões bastante fortes, expressando-se em voz alta, mesmo antes de conhecer 
os factos.


 Aliás, normalmente não tem qualquer controlo com a língua, dizendo o que pensa sem refletir nas consequências.

Sanguíneo Colérico tem problemas com a zanga
O principal problema emocional do sanguíneo colérico é a ira ou zanga. Normalmente é amável, mas quando se sente inseguro ou ameaçado pode tornar-se bastante inconveniente.

 Pode irritar-se num segundo perante a mais leve provocação. E não costuma ter uma consciência ativa, pois associa o esquecimento do sanguíneo e a teimosia do colérico, pelo contrário tende a justificar as suas ações.

Sanguíneo Colérico…
Como qualquer tipo de temperamento, tem pontos fracos e pontos fortes e é importante ter consciência dos mesmos para melhorar. Não é desculpa dizer que se “nasceu assim e por isso será sempre assim”. 

Conhecer melhor o nosso temperamento ou a combinação dos temperamentos é uma mais valia para nos tornarmos melhores na convivência com os outros, em casa, na escola, no trabalho.
Sanguíneo Colérico é o mais extrovertido e decidido de todas as combinações de temperamento. 

Sanguíneo Colérico é constituído pelos dois temperamentos mais extrovertidos.

3.2  Temperamento Sanguíneo Melancólico

Sanguíneo Melancólico é uma pessoa altamente emocional, rindo num momento e chorando copiosamente noutro.  Sanguíneo Melancólico tem um grande potencial, mas necessita de se sentir seguro e admirado pelos outros, na realidade isto é o que impulsiona em grande parte as suas realizações.

Sanguíneo Melancólico sente a tristeza do outro
O sanguíneo melancólico sente genuinamente as tristezas das outras pessoas, sendo que para eles é muito difícil ouvir uma história triste ou um acontecimento difícil da vida de outra pessoa sem derramar lágrimas. Muitas vezes uma música melancólica pode fazê-los chorar profundamente.

Sanguíneo Melancólico é perfeccionista

Pessoas com esta combinação de temperamentos são bastante perfeccionistas, afastando-se das pessoas, isto porque verbalizam frequentemente críticas. Normalmente são voltados para as pessoas e contribuem de forma significativa para as vidas das mesmas, desde que não permitam que o seu ego as torne inconvenientes.

Sanguíneo melancólico é sonhador e inseguro
Pessoas com este tipo de temperamento  são sonhadoras, isto porque tanto o sanguíneo e o melancólico são sonhadores.

 E isto pode tornar-se uma grande fraqueza, na medida em que o se seu lado melancólico pensar de forma negativista, pode anular por completo o potencial desta combinação de temperamentos.  E a sua tendência é voltarem-se para si mesmos, sentindo-se inseguros e temerosos.



3.3 - Temperamento Sanguíneo Fleumático

Sanguíneo Fleumático é uma pessoa agradável e de quem é fácil gostar. Sanguíneo Fleumático é uma pessoa de fácil convivência pois as tendências inconvenientes do sanguíneo são anuladas pela graciosidade do fleumático.

Sanguíneo Fleumático é alegre e feliz
Pessoas com esta combinação de temperamento são extremamente felizes, sem grandes preocupações e dotadas de bom humor. Gostam de ajudar as pessoas e normalmente são procuradas por elas. De forma natural aprecia a sua família e ama os seus filhos, não magoará ninguém propositadamente.

Sanguíneo Fleumático gosta de socializar
Sanguíneo Fleumático tem um problema em termos de disciplina e motivação. Geralmente é levado pelo seu meio ambiente e pelas circunstâncias, não se auto motivando. Prefere socializar a trabalhar, levando a vida de forma casual.

Sanguíneo Fleumático gosta de fazer os outros rir
Este tipo de temperamento não se perturba com facilidade e encontra sempre o lado positivo das coisas. Costuma ter um grande número de piadas disponível e tem imenso prazer em fazer os rir, mesmo quando o momento é mais sério.

3.4 - Temperamento Colérico Sanguíneo

Colérico Sanguíneo é segundo temperamento mais extrovertido das 12 combinações de temperamento. Colérico Sanguíneo é uma pessoa completamente ativa e produtiva. Tem opiniões fortes, preconceitos e é teimoso.

Colérico Sanguíneo é altamente motivador
Colérico Sanguíneo é alguém que não desanima perante desafios, tem imensa energia e quase não tem medo de nada. Provavelmente é o melhor motivador de outras pessoas. É aquele tipo de pessoa que consegue que outros contribuam com aquilo que desejavam poupar.

Colérico Sanguíneo é um excelente comunicador
Por norma o Colérico Sanguíneo é um excelente professor, nomeadamente nas ciências sociais, não mostrando interesse na matemática ou outras ciências exatas. Nos debates é bastante convincente, mesmo que não consiga argumentar muito bem, compensa com gracejos e arrogância.

Colérico Sanguíneo pode ser hostil
Este temperamento combina a zanga explosiva do sanguíneo com o ressentimento do colérico, ou seja é altamente franco, impaciente e guarda ressentimento durante muito tempo.  Normalmente tem dificuldade em concentrar-se em alguma coisa durante muito tempo, por isso empurra para outros o que começou.


3.5 - Temperamento Colérico Melancólico

Colérico Melancólico é uma pessoa habilidosa e capaz. Colérico Melancólico tem o otimismo e a vertente prática do colérico aliada ao aspecto orientado e detalhado do melancólico.
Colérico Melancólico é um líder.

Este tipo de temperamento é bem sucedido na escola, possui uma mente rápida e analítica, sendo bastante decidido. É excelente em debates, conhecendo todos os factos e detalhes e argumentando como ninguém, tornando-se até um pouco agressivo verbalmente. Este temperamento é um líder natural, competitivo, vigoroso e decidido, obtendo sucesso em quase qualquer coisa.

Colérico Melancólico e relacionamentos
Colérico Melancólico pode tornar-se num autocrata, causando admiração e desagrado ao mesmo tempo. Normalmente é um falador de mente rápida, ou seja, os seus comentários e até mesmo sarcasmos podem devastar os outros. Pode guardar ressentimento e hostilidade o que poderá dificultar as relações interpessoais.

 Em termos familiares, será um pai ou mãe bastante disciplinador, combinando o perfeccionismo do melancólico e a dificuldade em agradar do colérico.

3.6 - Temperamento  Colérico Fleumático

Colérico Fleumático é o extrovertido mais comedido dos temperamentos colérico. Colérico Fleumático combina a atividade e entusiasmo do colérico e a calma, indiferença e pouca estimulação do fleumático.

Colérico Fleumático é muito organizado
Esta combinação de temperamento é extremamente capaz, mas no seu próprio ritmo. É uma pessoa muito organizada, que planeia e trabalha arduamente. Como sabe onde quer chegar, normalmente as outras pessoas gostam de trabalhar com ele. 

Tem a capacidade de motivar os outros a darem o seu melhor, raramente ofende alguém, mas pode ser inconveniente ou severo ou faz os outros sentirem-se usados. É um excelente organizador tanto a nível familiar como profissional.

Colérico Fleumático é teimoso
Pessoas com esta combinação de temperamento guardam ressentimentos e amargura com alguma facilidade. O espírito calmo do fleumático corta um pouco o sarcasmo do colérico, no entanto o seu humor pode ser para brincar ou para ridicularizar.

 Colérico Fleumático é teimoso e tem dificuldade em mudar a forma de pensar, tendo muita dificuldade em admitir os seus erros.

Colérico Fleumático
Se a natureza preocupada do fleumático vencer as tendências para a aventura do colérico, pode nunca atingir as suas reais capacidades.

3.7 - Temperamento  Melancólico Sanguíneo

Melancólico Sanguíneo é o temperamento mais inclinado para as artes. Melancólico Sanguíneo é dotada de capacidades comunicativas e de atenção aos detalhes.

Melancólico Sanguíneo é artístico
Este tipo de temperamento é muito talentoso, com capacidades artísticas na área da música, pintura, desenho ou outras. Se estiver numa boa disposição até tem a capacidade de vender o seu próprio trabalho.

Melancólico sanguíneo é comunicativo
Pessoas com esta combinação de temperamento são excelentes educadores ou professores, isto porque a sua faceta de sanguíneo permite-lhe comunicar bem e a faceta de melancólico revelará todos os detalhes possíveis. Assim, comunicará de forma atrativa e com informação relevante.

Melancólico Sanguíneo é emotivo
Melancólico Sanguíneo é basicamente um ser emotivo. Quando tudo está a correr bem, mostra uma atitude positiva e feliz, mas quando algo correr mal ou se for rejeitado, insultado ou magoado de alguma forma, cairá numa atitude negativa de autocomiseração.

 Sente todas as coisas de forma profunda, chorando com facilidade, mas pode ser crítico e duro com as outras pessoas. Tem a tendência para a rigidez e dificuldade em cooperar, gosta que as coisas sejam feitas à sua maneira. Normalmente é uma pessoa insegura, temerosa e com baixa autoestima, o que limita o seu potencial.



3.8 - Temperamento Melancólico Colérico

 Melancólico Colérico é determinado e tem uma grande força de vontade, proveniente do seu lado colérico o que estabiliza as mudanças de ânimo típicas do melancólico. As suas principais fraquezas são a mente e a língua.

Melancólico Colérico é impulsionador
Este tipo de temperamento tem um grande potencial de liderança e em termos vocacionais várias áreas estão ao seu alcance. Tem as capacidades e habilidades necessárias para criar o seu próprio negócio ou instituição de forma eficiente.

Melancólico Colérico é perfeccionista
Melancólico Colérico é uma pessoa extremamente difícil de agradar e normalmente nunca está satisfeita consigo mesma.

Quando pensa de forma negativa sobre algo ou alguém (inclusive sobre si próprio) pode tornar-se de difícil convivência. Ao contrário de outras combinações de temperamento tipo melancólico não mantém uma atitude deprimida por muito tempo, no entanto fica deprimido com facilidade.

Melancólico Colérico e relacionamentos
Melancólico e colérico são caracterizados por hostilidade e crítica, portanto para a combinação melancólico colérico é bastante comum zangar-se com os outros e até, em alguns momentos, “explodir” de raiva.

 Tem uma tendência para a análise detalhada e para o perfeccionismo, por isso reage de forma exagerada quando não aprova algo e muitas vezes castiga verbalmente os seus filhos, sem se importar se é em público ou em privado.

3.9 - Temperamento Melancólico Fleumático

Melancólico Fleumático convive bem com todas as pessoas. Melancólico Fleumático é basicamente um  introvertido que alia a eficiência organizacional do fleumático com o perfeccionismo analítico do melancólico.

Melancólico Fleumático é bastante habilidoso
Pessoas com este tipo de temperamento são excelentes escritores e matemáticos, fazem invenções significativas e descobertas médicas. O melancólico fleumático é humanitário por natureza e privilegia ambientes quietos e solitários o que lhe permite estudar e pesquisar.

Melancólico Fleumático pode ser negativo
Pessoas com  esta combinação de temperamentos facilmente se sentem desencorajadas e desenvolvem padrões de pensamento negativos. São pessoas capazes e com grande talento e capacidade, mas frequentemente duvidam de si próprios.

Melancólico Fleumático e relacionamentos
Normalmente são apreciados pela sua família e amigos pela sua disciplina pessoal e dedicação, mas a sua preocupação com a humanidade em geral pode fazer com que negligenciem a sua própria família.

 São particularmente vulneráveis perante a ansiedade e o medo e facilmente se deixam pressionar para assumir compromissos que ocupam muita da sua energia e criatividade.



3.10 Temperamento  Fleumático Sanguíneo

Fleumático Sanguíneo é o mais comunicativo das 12 combinações de temperamento. O Fleumático Sanguíneo é divertido e bem disposto por natureza.

Fleumático Sanguíneo é alegre
Este tipo de temperamento é bastante popular entre as crianças e os adultos. Por natureza é feliz, alegre, orientado para as pessoas, divertido, diplomático, bem disposto e adapta-se à personalidade das pessoas. É um excelente pai ou mãe que aprecia a vida familiar.

Fleumático Sanguíneo pode não atingir  o seu potencial
Na maior parte das vezes pessoas com esta combinação de temperamentos fica aquém do seu potencial porque tem a falta de motivação de um fleumático e a falta de disciplina de um sanguíneo. 

Frequentemente desiste da escola e deixa escapar boas oportunidades, evitando qualquer coisa que exija demasiado esforço. Pode ser uma pessoas bastante temerosa, sentindo-se insegura e protegendo-se numa “concha” para evitar magoar-se ou errar.

3.11 - Temperamento  Fleumático Colérico

Fleumático Colérico é o mais ativo de todos os fleumáticos. Fleumático Colérico é uma pessoa de fácil convivência, com quem é possível conversar e partilhar.

Fleumático Colérico é um excelente líder
Este tipo de temperamento pode tornar-se um excelente líder, pois é um ótimo ouvinte, não interrompendo as pessoas com histórias sobre si mesmo e interessando-se genuinamente pelos seus problemas. Também é um excelente conselheiro, digno de confiança e os seus conselhos são normalmente bastante úteis e práticos.

Fleumático Colérico é teimoso
Como qualquer fleumático sofre de falta de motivação e é temeroso. A par disto pode tornar-se bastante teimoso, recusando-se a ceder ou a cooperar, muitas vezes refugiando-se no silêncio.

Fleumático Colérico e relacionamentos
Pessoas com esta combinação de temperamentos   têm um espírito gentil e geralmente não fazem os outros sentirem-se mal ou ameaçadas de alguma forma. O fleumático colérico faz sempre o que está certo e dificilmente ultrapassa as regras estabelecidas. Em termos familiares é passivo e relutante, especialmente na educação dos filhos.

3.12 - Temperamento  Fleumático Melancólico
Fleumático Melancólico é considerado o mais quieto e calmo de todas as combinações de temperamento. Fleumático Melancólico é bastante calado, raramente dizendo algo pelo qual tenha de pedir desculpa.

Fleumático Melancólico é calmo
Este tipo de temperamento é gentil, calmo e quieto. Dificilmente se irrita ou se torna agressivo. Não se envergonha a si próprio ou aos outros, fazendo sempre o que é esperado e necessário. Veste-se com simplicidade, manifestando que todos podem contar com ele e com o seu trabalho.

Fleumático melancólico tem baixa autoestima
O fleumático melancólico é egoísta, negativista, temeroso, muito crítico e com um baixo auto conceito. E é exatamente todas estas coisas que o impedem de desenvolver plenamente o seu potencial. Este temperamento precisa de compreender que tem de colocar de parte os seus temores e sentimentos negativos e arriscar-se a fazer algo fora da “concha”.

Fleumático Melancólico e relacionamentos
Todos sabem que podem contar e depender de pessoas com este tipo de temperamento. O fleumático melancólico gosta de ajudar os outros e é organizado no seu trabalho. Gosta de fazer coisas em casa e normalmente esta está sempre arrumada e funcional. No entanto pode ser demasiado passivo, o que irrita muitas vezes os seus familiares. Trabalha bem sobre pressão, desde que esta seja externa.
Pesquisado em 
http://educamais.com/


Postado por Dharmadhannya
Psicoterapeuta Transpessoal
Este texto está livre para divulgação,
desde que seja mencionado a fonte:

Meu blog foi  clonado inteiramente, 
por isto estou em oração permanente contra ataques.
Os meus textos estão em vários blogs com o nome do impostor

Agora.


Repassando a
 Chama  Violeta que cura que libera...

Eu sou, Eu Sou, Eu sou, a Divina Presença Vitoriosa  de Deus,
que chameja o Fogo da Chama  Violeta (TRÊS VEZES) através de
cada particula de meu ser, e  em meu mundo.

Selai-me num pilar de fogo Sagrado e transformai e renovai
minha energia, purificai-me com a pureza, harmonia, amor,
liberdade e perfeição da Graça da Chama Violeta
Haja luz para compartilhar para o bem de todos.

 Coloque a mão no seu coração
 e sinta o fogo do amor Divino da sua  Alma no seu coração.
Que ela ascenda a liberação do dharma no seu coração.

Eu mereço ser feliz.
eu mereço amar e ser amada.
Eu mereço ter milhões amigos.
Eu mereço a prosperidade da vida.

Eu mereço o trabalho que me dá sucesso e riqueza.
Envie este amor para o seu lar, para a sua vida,
 para tudo e para todos.
 Eu sou a Fonte.

Passe para frente com o seu amor  à Chama  violeta da Cura,
 Purificação e da Liberação. ..



Meus Blogs

Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512


Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém!
  
Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!
Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente.

Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte
das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites, enviadas por amigos e de meus arquivos.
Não nos responsabilizamos por modificações realizadas nessas versões, quando transcritas, editadas, revisadas etc. em outros locais.

A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.
  AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou
  
psicológica, e não devem ser interpretadas como conselhos médicos,
diagnóstico de doenças, ou para efeitos de prescrição.  De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria

interpretação e uso.
 Este artigo não é destinado a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença, dor, ferimentos, deformidade ou condição física ou
 mental. Consulte sempre seu médico. 

Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.





Nenhum comentário:

Postar um comentário