quinta-feira, 16 de março de 2017

Tipos de temperamentos



Caros amigos estou pesquisando sobre este tema, ele é fascinante e poderá ser útil para pessoas que trabalham com a  cura, com a psicologia, com crianças, importante para astrólogos, misticos e estudiosos da personalidade e do ser humano.
Quando estudamos as caracterisitca de cada temperamento,  ficamos mais tolerantes, conscientes e e compreendemos porque o nosso amigo (a), irmão, marido, age assim...



Tipos de Temperamento
http://educamais.com/
veja a segunda parte do texto:

               Temperamentos - 12 combinações possíveis


Os tipos de temperamento foram pensados pela primeira vez por Hipócrates, médico grego que viveu há mais de 2400 anos. Saber os tipos de temperamento pode ajudar no comportamento em casa, na escola, no trabalho, enfim em todas as circunstâncias da sua vida. Também se torna uma ferramenta importante ao lidar com os alunos na sala de aula ou com os seus filhos em casa.

Uma vez diagnosticado qual o tipo de temperamento primário, é possível identificar de forma mais eficaz as características vocacionais e pessoais mais fortes, assim como quais as fraquezas naturais que se deve melhorar para atingir o potencial máximo.

 Depois de identificar o temperamento dominante pode aprofundar mais com as 12 combinações de temperamento.

A teoria do temperamento divide as pessoas em quatro categorias:


1. Temperamento Sanguíneo
O sanguíneo é entusiasta e expressivo. A nível familiar tem dificuldade com a disciplina e rapidamente perde a calma com os filhos. 

Faz muitos amigos e interessa-se verdadeiramente por eles, apreciando ser elogiado. No trabalho é enérgico, começando bem um trabalho, mas raramente o termina. Os seus principais defeitos são a indisciplina, o egocentrismo, o exagero e o egoísmo.

As pessoas de temperamento sanguíneo são verdadeiramente animadas, vivas, calorosas e de fácil convivência. O sanguíneo é extremamente receptivo aos sentimentos, formando as suas decisões a partir dos mesmos.

O Sanguíneo é extrovertido

As pessoas com este temperamento são consideradas super extrovertidas, isto porque dão-se com todos, desfrutam de si mesmos e contagiam os outros com o seu espírito animado e amante das diversões. São aquele tipo de pessoa que quando entra na sala, anima todos os presentes através da sua presença e conversa exuberante.

O Sanguíneo gosta de estar com pessoas
O sanguíneo é um fantástico contador de histórias e por causa da sua natureza emocional até parece que estamos a viver a história que está a contar. Tem sempre amigos ao seu redor e consegue sentir genuinamente as alegrias e tristezas dos mesmos, tendo a capacidade de fazer com que cada pessoa se sinta importante (como um amigo especial), pelo menos enquanto lhes estiver a prestar atenção.

O Sanguíneo é enérgico
“Uma pessoa sanguínea sempre entra numa sala com a boca em primeiro lugar” é uma frase que o descreve na perfeição. É barulhento e ruidoso, o que o faz parecer mais confiante do que na realidade é, no entanto é essa energia e disposição que o fazem atravessar as dificuldades da vida.

Temperamento sanguíneo –  características são variadas, desde as emoções da pessoa sanguínea até ao seu comportamento no seu papel de pai, mãe ou amigo, no trabalho e diversas profissões, passando pelos seus principais defeitos.

Em termos de emoções o sanguíneo é emotivo, demonstrativo, entusiasta e expressivo. Tem uma personalidade cativante, é um verdadeiro falador e contador de histórias e por norma está sempre de bom humor, embora a sua disposição possa variar. Faz-se notar onde quer que esteja, sendo alegre, curioso, inocente e sincero, normalmente intitulado como “uma eterna criança”.

Como pai ou mãe o sanguíneo é apreciado pelos filhos, porque vê o lado positivo das crises e torna o lar divertido. É simpático com os amigos dos filhos.

Em termos de dinâmica familiar é impaciente, egocêntrico, fala e não cumpre, diz tudo que vem à cabeça sem refletir, berra em casa com os filhos e não sabe disciplinar.

O sanguíneo faz amigos com facilidade e ama-os genuinamente. Desculpa-se facilmente e não guarda ressentimentos. Gosta de atividade, é despreocupado, aventureiro e por isso evita momentos de tédio. Gosta de elogios e é invejado pelos outros.

No trabalho oferece-se para tarefas, cria novas oportunidades e estimula e inspira os outros ao trabalho e à participação. É enérgico, entusiasmado e começa com brilhantismo, mas como é pouco organizado não termina o que começa. Pode parecer pouco desejado e é medroso.

Como qualquer temperamento apresenta defeitos, características menos apetecíveis por parte dos outros: é volúvel, indisciplinado, impulsivo, inseguro, instável, egocêntrico, barulhento, exagerado, medroso, explosivo, irrequieto e egoísta.

Por norma os sanguíneos são bons vendedores, oradores, atores e líderes.

Falam antes de pensar;
Extrovertidos; Ativos;
Intuitivos; Calorosos;

Despreocupados; Entusiasmados;
Comunicativos; Baseiam decisões em sentimentos.



2. Temperamento Colérico
A pessoa de temperamento colérico é dotada de vontade forte, autossuficiente e muito independente. O Colérico é ativo e bastante prático.

A pessoa com temperamento colérico tem opiniões bastante fortes, é decisivo, considera que é fácil tomar decisões, muitas vezes pelas outras pessoas. Este temperamento é considerado extrovertido, à semelhança do sanguíneo, mas não de forma tão intensa.

Colérico é ativo
O colérico como pessoa ativa não necessita de ser estimulado externamente, aliás ele próprio estimula o meio ambiente com as suas ideias intermináveis, os seus sonhos, os seus planos e os seus objetivos.

Colérico é decisivo
Se a sua autoestima estiver equilibrada é capaz de tomar decisões saudáveis no momento e de planear projetos viáveis. Não cede à pressão daquilo que as outras pessoas pensam, tendo uma opinião formada e bem definida sobre várias questões.

Colérico é pouco emocional
A parte emocional é a menos desenvolvida do temperamento colérico. Não simpatiza facilmente com outros nem demonstra compaixão. 

Normalmente sente-se desconfortável com as lágrimas de outros e apresenta alguma insensibilidade perante as necessidades dos que o rodeiam.

Colérico é prático
Pessoas com este tipo de temperamento são práticas, sempre na busca de valores utilitários e produtivos. O colérico é rápido nas suas avaliações, olha sempre em direção ao objetivo a atingir, sem reconhecer obstáculos ou armadilhas que possam existir.

 Na realidade muitas vezes passa “por cima” de outros que possam estar no seu caminho. É considerado “mandão” usando as pessoas para atingir os seus fins.


O colérico é dinâmico, ativo, independente e autossuficiente. Em termos familiares não sabe disciplinar os filhos e gosta que as coisas sejam feitas à sua maneira, não escutando ninguém. No trabalho é prático, orientado a metas, estimulando a atividade e produção. Os principais defeitos são a sua insensibilidade, impaciência e intolerância.

O temperamento colérico, ou seja a pessoa com este tipo de temperamento pode apresentar as seguintes características:

– Líder nato – Dinâmico e ativo
– Necessidade compulsiva de mudanças
– Precisa corrigir erros
– Vontade própria, forte e decisiva 

– Sem emoção
– Não se abate facilmente
– Independente, autossuficiente
– Esbanja confiança

– Pode fazer funcionar qualquer coisa
O colérico como pai/mãe
– Exerce liderança sólida
– Estabelece metas

– Motiva a família à ação
– Sempre tem a resposta certa
– Organiza o lar
– Impetuoso, génio
– Tendente à aspereza e crueldade
– Não ouve os filhos

– Os filhos têm que fazer só o que ele manda
– Não tolera erros
– Vaidoso
– Não sabe disciplinar

– Decide pelos filhos, impõe
– Insensível
O colérico no trabalho
– Orientado por metas

– Tem uma visão global
– Organiza bem o trabalho
– Procura soluções práticas
– Agiliza-se rapidamente

– Delega tarefas
– Insiste na produção
– Estimula atividades
– Prospera debaixo de oposição

– Realiza metas, ativista prático
– Dificuldade em exercer trabalhos
– Minucioso e preciso

O colérico como amigo

– Quase não precisa de amigos
– Trabalha para uma atividade em grupo
– Lidera e organiza
– Geralmente está certo
– Sobressai-se nas emergências

– Pouco importa a opinião dos outros
– Eficiente, prático
– Independente – Energético
– Resoluto – Pouco gentil

Principais Defeitos
– Sarcástico
– Prepotente, intolerante
– Autossuficiente – Insensível
– Controvérsia – Astucioso
– Impaciente – Argumentador

Ativos;Práticos;
Independentes;
Extrovertidos (um pouco menos que os Sanguíneos);
Decididos e com fortes opiniões.

Profissões
– Diretores de empresas
– Generais
– Construtores
– Soldados voluntários
– Políticos
– Administradores


3. Temperamento Melancólico
O temperamento melancólico é talentoso, artístico e pensativo. Na família é bastante motivador, incentivando ao estudo e progressão, mas bastante exigente. No trabalho é perfeccionista, organizado e encontra soluções criativas. 

Escolhe bem os seus amigos e é fiel, sensível e verdadeiramente interessado.  Os seus principais defeitos são o egoísmo, o pessimismo e a tendência para crítica e baixa autoestima.

O temperamento melancólico apresenta as 
seguintes características nas diversas áreas:

– Profundo e pensativo
– Analítico, abnegado
– Sério e cheio de propósitos
– Pode ser um génio
– Talentoso e criativo

– Artístico e músico
– Filosófico e poético
– Sensível aos outros
– Cuidadoso, idealista

Analíticos; Altruístas;
Talentosos; Perfeccionistas;
Introvertido; Bastante sensíveis;

Tende a ser pessimista.
O melancólico como pai/mãe
– Tem padrões altos
– Quer tudo feito corretamente
– Mantém a casa em ordem

– Arruma a desordem dos filhos
– Sacrifica-se pelos outros
– Incentiva estudos e talentos
– Extremamente perfeccionismo com
 os filhos, não os deixa brigar,
 se sujar ou comer sozinhos

– Sensível, iracunda
O melancólico no trabalho
– Orientado por horário

– Perfeccionismo, altos padrões
– Detalhado, leal, dedicado
– Persistente e minucioso

– Ordeiro e organizado
– Arrumado, económico
– Vê os problemas

– Encontra soluções criativas
– Precisa terminar o que começou
– Gosta de gráficos, tabelas e listas
– Habilidoso, minucioso

O melancólico como amigo
– Faz amizades com cuidado
– Fica contente em ficar no anonimato
– Evita chamar a atenção

– Fiel e devotado
– Ouve reclamações
– Resolve os problemas dos outros

– Cuidado profundo com os outros
– Chora de compaixão
– Procura o parceiro ideal

– Abnegado
Principais Defeitos
– Egoísta – Amuado
– Pessimista – Teórico, confuso
– Antissocial, inflexível
– Crítico, vingativo

– Tendente à depressão
– Complexo de inferioridade
Profissões
– Artistas, filósofos
– Compositores

– Inventores
– Teóricos
– Músicos

4. Temperamento Fleumático


O Temperamento fleumático tem, essencialmente uma personalidade calma e relaxada controlando bem as suas emoções. 

Como pai ou mãe não toma decisões, reservando bastante tempo para filhos e resto da família. Em termos de relacionamentos amigáveis e de trabalho é competente, amável e bem-humorado, mediando conflitos. Os seus principais defeitos são a sua desconfiança e desmotivação natural.

O temperamento fleumático apresenta o seguinte conjunto de características:

– Personalidade apagada
– Acomodado e relaxado
– Calmo

– Paciente, equilibrado
– Vida coerente
– Quieto, mas engraçado
– Compassivo e bom

– Mantém as emoções sob controle
– De bem com a vida
– Pessoas de todas as horas

O fleumático como pai/mãe
– É um bom pai
– Reserva tempo para os filhos
– Não tem pressa

– Aceita tanto o ruim quanto o bom
– Não se agita facilmente
– Não se impõe ao problema
– Deixa os filhos mandarem

– Acomodada, medrosa
– Não enfrenta os problemas
– Não toma decisões rápidas

– Pouca fé para finanças
– Poucas perspectivas
– Pouco ágil com as decisões dos filhos e marido, passiva

O fleumático no trabalho
– Competente e estável
– Pacífico e amável

– Habilidade administrativa
– Medeia problemas
– Evita conflitos

– Bom sob pressão
– Encontra a maneira fácil
– Diplomata, cauteloso

– Cumpridor, eficiente
– Conservador, prático

O fleumático como amigo
– De fácil convivência
– Agradável

– Pacífico, leal
– Inofensivo, bom ouvinte
– Senso de humor irônico
– Gosta de observar as pessoas
– Tem muitos amigos

– Tem compaixão e cuidado
– Bem-humorado
– Conservador
– Fácil convívio

Principais Defeitos
– Calculista
– Temeroso
– Indeciso

– Contemplativo
– Desconfiado
– Pretensioso

– Introvertido
– Desmotivado

Profissões
– Professores
– Médicos
– Cientistas
– Humoristas

– Escritores, editores de livros e revistas
– Diplomatas
Calmos;
Sérios;
Racionais;

Analíticos;
Capazes;
Equilibrados

Não se perturbam facilmente;
Dificilmente se zangam;

Ponderados, precisam de tempo para tomada de decisões.
Primeira parte do texto...

http://educamais.com/


Postado por Dharmadhannya
Psicoterapeuta Transpessoal
Este texto está livre para divulgação,
desde que seja mencionado a fonte:

Meu blog foi  clonado inteiramente, 
por isto estou em oração permanente contra ataques.
Os meus textos estão em vários blogs com o nome do impostor

Agora.


Repassando a
 Chama  Violeta que cura que libera...

Eu sou, Eu Sou, Eu sou, a Divina Presença Vitoriosa  de Deus,
que chameja o Fogo da Chama  Violeta (TRÊS VEZES) através de
cada particula de meu ser, e  em meu mundo.

Selai-me num pilar de fogo Sagrado e transformai e renovai
minha energia, purificai-me com a pureza, harmonia, amor,
liberdade e perfeição da Graça da Chama Violeta
Haja luz para compartilhar para o bem de todos.

 Coloque a mão no seu coração
 e sinta o fogo do amor Divino da sua  Alma no seu coração.
Que ela ascenda a liberação do dharma no seu coração.

Eu mereço ser feliz.
eu mereço amar e ser amada.
Eu mereço ter milhões amigos.
Eu mereço a prosperidade da vida.

Eu mereço o trabalho que me dá sucesso e riqueza.
Envie este amor para o seu lar, para a sua vida,
 para tudo e para todos.
 Eu sou a Fonte.

Passe para frente com o seu amor  à Chama  violeta da Cura,
 Purificação e da Liberação. ..



Meus Blogs

Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512


Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém!
  
Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!
Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente.

Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte
das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites, enviadas por amigos e de meus arquivos.
Não nos responsabilizamos por modificações realizadas nessas versões, quando transcritas, editadas, revisadas etc. em outros locais.

A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.
  AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou
  
psicológica, e não devem ser interpretadas como conselhos médicos,
diagnóstico de doenças, ou para efeitos de prescrição.  De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria

interpretação e uso.
 Este artigo não é destinado a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença, dor, ferimentos, deformidade ou condição física ou
 mental. Consulte sempre seu médico. 

Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário