terça-feira, 11 de abril de 2017

Chi o Equilibrio e a harmonia da mente.




Chi Mental básico

Visão geral
Chi Mental inicial

Chi Mental  passado Chi Mental (presente)
Chi Mental futuro

Chi Mental e perguntas frequentes

Os oito passos do Chi Mental básico tomarão apenas oito minutos do seu dia. O processo é realizado mentalmente. Você não precisa de caneta, papel nem computador, o que significa que você pode executá-lo facilmente — em sua mesa de trabalho, enquanto viaja, em casa ou na cama.

Experimente aplicá-lo em momentos diferentes do dia para ver que circunstância é mais adequada para você e sua rotina.

Em primeiro lugar, você precisará de um cronômetro, de um relógio com ponteiro de segundos ou de um telefone celular com alarme para cronometrar um minuto e avisá-lo.

Se possível, execute os oito minutos de atividade no mesmo horário e no mesmo local todos os dias. Escolha um horário em que provavelmente não será interrompido.



Observação importante: Se você for interrompido e precisar parar antes de completar a sequência de oito passos do Chi Mental básico, para retomar o processo primeiro faça a respiração do Chi Mental e continue do ponto em que parou.

Acabamos de mostrar um resumo do mapa de oito passos.
Como o tema principal é o Chi Mental básico, ele se encontra no centro do mapa.


Imagine esse mapa como um relógio. Comece em "10 horas", que é o ponto inicial: passos 1 e 2; siga o mostrador no sentido] horário até "1 hora", que corresponde ao passado: passos 3 e 4; desça até 4 horas, correspondente ao agora: passos 5 e 6. Finalme51nte, vá até 7 horas, que são dois passos do futuro passos 7 e 8.



Chi Mental inicial
O Chi Mental inicial é composto por dois passos cujo objetivo é ajudá-lo a retomar o controle de sua respiração e de sua mente. Eles melhoram seu bem-estar porque diminuem as sensações de estresse e o habilitam a reassumir as rédeas e o controle fugidio de seu limiar de atenção.*

Quando a mente distrai-se facilmente ou fica absorta em acontecimentos passados ou futuros — acontecimentos que não podemos mudar e que talvez nunca ocorram —, ficamos imobilizados.
Em vez de seguirmos adiante, ficamos aprisio­nados a pensamentos inativos ou negativos. Portanto, antes de começar, traga para a sua mente uma “visão" sobre "si mesmo" que resuma tudo o que você deseja ser.
 Basta manter essa sensação e tentar perceber seu impacto durante alguns segundos.

O controle da respiração é o fundamento de praticamente todas as estratégias para aliviar o estresse, desde a ioga à psicologia de esportes moderna. O poder da respiração para melhorar a saúde da mente e do corpo já é conhecido há muito tempo.

Passo 1:    Respire — Para sentir calma interior, concen-
trar-se e, desse modo, ter maior percepção do momento presente.
Passo 2:    Concentre-se — Para se concentrar em sua capacidade de fortalecer seu comando de concentração e atenção.

 O exercício "Um" é extremamente importante 
e aparentemente simples, mas muito eficaz.

*Manter o foco na respiração possibilita o controle da mente, dos pensamentos, das emoções. Oxigena o cérebro em momentos de fobia, de medo, de violência. Controla a impulsividade, a agressividade sem controle.

O controle da respira sinaliza que estamos prontos para comandar a nossa vida, não seremos dominados por outra mente, e nem levados sem escolha.

 Você pode praticá-lo à vontade para retomar sua concentração. Essa atividade do Chi Mental pode ser considerada um exercício de fortalecimento da capacidade de concentração porque aprimora o condiciona­mento mental.

A atenção dirigida ou focalizada é um fator primordial da inteligência.
 Limiar de atenção é o tempo durante o qual uma pessoa consegue manter-se concentra­da, sem se distrair. É também chamado de intervalo de atenção. (N. da T.)

Observação importante: Enquanto estiver aprendendo os passos do Chi Mental básico, talvez você queira conhecer um passo por dia ao longo dos oito dias ou talvez se sinta preparado para executar vários ou todos de uma só vez. Siga o ritmo com o qual você se sentir confortável.


Passo 1: Respire
Quando estamos ansiosos ou agitados, às vezes nos sentimos sem fôlego. Nessas circunstâncias, suspiramos, tentando aumentar o fluxo de oxigênio no cérebro — isso nos ajuda a lidar com a ansiedade.
Por exemplo, muitas pessoas sentem “pânico" só de pensar em falar em público. A técnica de respiração do Chi Mental pode ser uma medida eficaz para controlar a ansiedade.

Os exercícios de respiração há muito tempo são os elementos primordiais de vários métodos de saúde e cura e parecem ter inúmeros efeitos positivos.

A respiração profunda pelo dia­fragma pode nos dar mais energia; diminuir a fadiga mental e física; aumentar o suprimento de oxigênio e de nutrientes para as células de

 todo o corpo, especialmente as do cérebro; aliviar a tensão sobre o coração suprindo uma maior quantidade de oxigênio; relaxar os espasmos musculares; e aliviar a tensão.

 Além disso, os exercícios de respiração podem compensar parcialmente a falta de exercícios e a inatividade devida a doenças ou ferimentos, possibilitando um restabelecimento mais rápido do estresse e de esforços físicos.

O ato de respirar é diferente da arte de respirar! O ato de respirar é controlado pelo sistema nervoso autônomo (SNA) e felizmente, ocorre de forma natural, sem nossa intervenção.

Isso funciona bem na maior parte do tempo; entretanto, existe um pequeno inconveniente nesse sentido. Quando estamos nervosos ou nos sentindo ameaçados, a reação automática assume o controle com uma resposta de "luta ou fuga".

Isso significa que estamos prontos para atacar ou fugir. Os níveis de adrenalina aumentam e a respiração fica fraca (superficial), rápida e curta. Não há nenhum problema nisso em curtos espaços de tempo. Contudo, quando vive­mos em constante estado de estresse, desenvolvemos um padrão de respiração superfici
al que na verdade reforça o estresse.

Em contraposição, quando estamos naturalmente relaxados, a respiração é mais profunda, completa, longa e lenta. Esse tipo de respiração promove a saúde.

Você prati­cará essa respiração no Passo 1: respire.
Atividade 1: A respiração do Chi Mental


 FINALIDADE
O Passo 1 do Chi Mental básico demonstra de que forma você consegue alterar de maneira consciente sua respiração, quando estiver estressado e respirando rápida e superficialmente, para torná-la lenta, profunda e completa.

Quando controlamos a respiração, acalmamos os nervos e anulamos o impacto nega­tivo dos estressores constantes. É provável que você considere a técnica de respiração do Chi Mental especialmente útil em momentos em que estiver ansioso ou irritado.
 Essa respiração é uma forma rápida e eficaz de proteger e restaurar a saúde e diminuir os efeitos do estresse negativo.

Configure seu cronômetro ou utilize o ponteiro de segundos do relógio para marcar um minuto para se concentrar em sua respiração. Coloque uma das mãos aberta sobre o ventre e a outra no alto do tórax.

Respire lenta e profundamente, tomando o cuidado de colocar a mão sobre o ventre e afastá-la a cada respiração, mantendo fixa a mão sobre o tórax. Respire lenta e profundamente, como se estivesse bem relaxado ou dormindo.

Para controlar a respiração, você pode contar ao longo de cada seção do ciclo de respiração do Chi Mental. Conte lentamente durante três segundos enquanto inspira, segure a respiração por três segundos e solte-a em três segundos: nove segundos por ciclo. 

(Se você se sentir confortável, não respire em segui­da — aguarde mais três segundos para inspirar: 12 segundos por ciclo.) Inicie o ciclo novamente. Continue até completar um minuto.

Em vez de utilizar um cronômetro, você pode simplesmente contar 7 ciclos de respiração de 9 segundos ou 5 ciclos de 12 segundos, o que é igual a 60 segundos.

BENEFÍCIO
O Passo 1 diminui os níveis de estresse negativo e melhora o equilíbrio e a harmonia em sua vida. A profundidade, a qualidade e o ritmo da respiração são fatores essenciais para a saúde, o bem-estar e o bom desempenho. O efeito produzido por essa atividade é enorme. Ela promove mudanças de pers­pectiva positivas em um curto espaço de tempo.

Passo 2: Concentre-se
Qual é sua capacidade de concentração?
 Atenção é a capacidade de ater-se a uma atividade e de concentrar-se. Para ter um desempenho eficaz na vida, é essencial ter pleno controle sobre a concentração. A maioria das pessoas com frequência perde a concentração ao longo do dia.


 Como o ritmo de vida está cada vez mais acelerado,
 nossos momentos de descanso são raros.

 O assédio da televisão e das demais mídias é intenso, telefonemas e e-mails interrompem constantemente nossos pensamentos e o ritmo das múltiplas tarefas simultâneas possibilitadas pelos avanços tecnológicos prostra inúmeras pessoas diante da pilha interminável de coisas por fazer.

Contudo, o principal problema na verdade é que poucas pessoas aprenderam a prestar atenção, se é que aprenderam. "Olhe para mim enquanto falo com você!" era o apelo dos professores. Portanto, aprendemos a "olhar", mas nossa mente continuava em outro lugar qualquer.

O exercício de concentração do Chi Mental lhe mostrará se seus pensamentos estão fragmentados e até que ponto você tem controle sobre sua mente no presente.

 A prática da atividade "Um" desenvolve sua capacidade de "atenção dirigida" e lhe permite ter controle sobre o tempo que deseja mantê-la foca­lizada. A princípio, é provável que você perceba que não tem absolutamente nenhum controle.

 Entretanto, a boa notícia é que esse exercício treina rapidamente o cérebro a se concentrar de maneira mais eficaz. Você sentirá um rápido progresso e ficará mais motivado para prosseguir.

Quando estamos concentrados, o cérebro produz ondas de eletricidade chamadas de "ritmo beta" em uma frequência de 12 Hz ou mais. Com o exercício "Um" você conseguirá sintoni­zar seu nível de concentração e melhorar sua capacidade para dirigir sua atenção.

I: O "Um" do Chi Mental FINALIDADE
Você se distrai com facilidade, especialmente quando está um pouco entediado? Essa tendência é um verdadeiro prejuízo para o ambiente de trabalho, tanto quando uma de­terminada atividade exige grande concentração quanto quando seu colega de trabalho ou cliente espera que você lhe dê a devida atenção, o que acaba se tomando um problema de comunicação.


PROCEDIMENTO
Marque um minuto no cronômetro ou no relógio e concentre-se no indicador luminoso do cronômetro ou no ponteiro de segun­dos do relógio enquanto repete mentalmente “Um, um, um...".

Assim que um pensamento o distrair, pare de contar "um" e mude para "Dois, dois, dois..." e assim por diante. 

Passe para o número seguinte toda vez que surgir um pensamento intruso, mesmo que ele estiver em um ponto periférico de sua mente. Desse modo, você saberá quantos pensamentos intrusos você teve ao longo de um minuto.

Isso a princípio parece extremamente simples. No entanto, na prática isso tende a funcionar da seguinte forma: "Um, um, um, ah isso é fácil. Ôpa, esse foi um pensamento intruso! Dois, dois, dois, dois, será que me preparei bem para a reunião de hoje? Ah! Isso é mais difícil do que eu pensava. Três, três, três, três, três...", e assim por diante.

Ao final de um minuto, anote o número em que parou. A meta é conseguir manter-se Em "um" sem nenhum pensamento intruso ao longo de 60 segundos!!!

BENEFÍCIO
O Passo 2 aumenta o limiar de atenção e melhora a clareza mental. Esses recursos podem ser utilizados sempre que você sentir necessidade de clarear a mente, retomar a concentração ou aliviar o estresse.
Atenção!

Existem vários tipos de atenção:
               Atenção seletiva — Significa escolher um único aspecto de uma situação e ignorar todos os outros, como em uma conferência em que você luta para ouvir uma palestra em meio a um burburinho ao seu redor.

               Atenção dividida — Quando você tenta concentrar-se em duas prioridades conflitantes, como concentrar-se em uma conversa séria ao telefone e ao mesmo redigir um e-mail. (Várias respostas simultâneas raras vezes são eficazes. Ambas normalmente são prejudicadas.)


               Atenção dirigida — Capacidade de saber se concentrar por um longo período de tempo naquilo que escolheu (mesmo que você considere a atividade escolhida ente- diante). E mais fácil utilizar a atenção dirigida em questões que lhe interessam.

 Contudo, nesse caso exigimos que o "músculo" de nossa atenção dirigida funcione sempre que necessário, mesmo para atividades que talvez não estejam no primeiro lugar da lista de nossos principais interesses!


Postado por Dharmadhannya
Psicoterapeuta Transpessoal
Este texto está livre para divulgação,
desde que seja mencionado a fonte:

Meu blog foi  clonado inteiramente, 
por isto estou em oração permanente contra ataques.
Os meus textos estão em vários blogs com o nome do impostor

Agora.


Repassando a
 Chama  Violeta que cura que libera...

Eu sou, Eu Sou, Eu sou, a Divina Presença Vitoriosa  de Deus,
que chameja o Fogo da Chama  Violeta (TRÊS VEZES) através de
cada particula de meu ser, e  em meu mundo.

Selai-me num pilar de fogo Sagrado e transformai e renovai
minha energia, purificai-me com a pureza, harmonia, amor,
liberdade e perfeição da Graça da Chama Violeta
Haja luz para compartilhar para o bem de todos.

 Coloque a mão no seu coração
 e sinta o fogo do amor Divino da sua  Alma no seu coração.
Que ela ascenda a liberação do dharma no seu coração.

Eu mereço ser feliz.
eu mereço amar e ser amada.
Eu mereço ter milhões amigos.
Eu mereço a prosperidade da vida.

Eu mereço o trabalho que me dá sucesso e riqueza.
Envie este amor para o seu lar, para a sua vida,
 para tudo e para todos.
 Eu sou a Fonte.

Passe para frente com o seu amor  à Chama  violeta da Cura,
 Purificação e da Liberação. ..

Meus Blogs




Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Meu blog foi  clonado inteiramente, 
por isto estou em oração permanente contra ataques 
Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!



Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém!
  
Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!
Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente.

Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte
das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites, enviadas por amigos e de meus arquivos.
Não nos responsabilizamos por modificações realizadas nessas versões, quando transcritas, editadas, revisadas etc. em outros locais.

A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.
  AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou
  
psicológica, e não devem ser interpretadas como conselhos médicos,
diagnóstico de doenças, ou para efeitos de prescrição.  De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria

interpretação e uso.
 Este artigo não é destinado a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença, dor, ferimentos, deformidade ou condição física ou
 mental. Consulte sempre seu médico. 

Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.

Este  texto é resultado de uma pesquisa, eu fiz uma adaptação, inspirada nos ensinamentos de vários mestres do assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário