quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Deficiência de vitamina B6 - B12 - e B1






Carência de Vitamina B6 pode causar Depressão e outros sintomas

A depressão pode estar relacionada com a deficiência de vitamina B6 (piridoxina) no organismo, fazendo com que o indivíduo desenvolva sintomas como como irritabilidade, sensação de tristeza, fadiga e falta de energia.
A vitamina B6 (piridoxina) é fundamental para o sistema neurológico, pois está envolvida na síntese de neurotransmissores. A carência dessa vitamina causa queda nos níveis de serotonina, resultando em problemas de humor e depressão.


Esses sintomas podem ser tratados com o aumento da ingestão dessa vitamina, através de alimentos (peixes, carne vermelha, banana) ou através de suplementos vitamínicos. É importante não exagerar pois o excesso de vitamina B6 também pode trazer danos a saúde do indivíduo.

Tabela de alimentos ricos em vitamina B6

Alimentos Peso Quantidade de Vitamina B6        Energia
Bife de fígado    100 g         1,43 mg     169 calorias
Banana      118 g          0,7 mg       112 calorias
Salmão cozido   100 g         0,65 mg     273 calorias
Frango cozido    100 g         0,63 mg     170 calorias

Batata assada no forno      100 g         0,46 mg     152 calorias
Suco de ameixa 192 g         0,42 mg     151 calorias
Avelã         68 g  0,41 mg     430 calorias
Camarão cozido 100 g         0,4 mg       82 calorias

Castanhas  72 g  0,36 mg     191 calorias

Suco de tomate 242 g         0,34 mg     27 calorias
Melancia   152 g          0,22 mg     36 calorias
Espinafre cru     100 g         0,17 mg     22 calorias

Gérmen de trigo         14 g  0,14 mg     51 calorias

A vitamina B6 também é chamada de piridoxina,
 encontra-se em numerosos
alimentos e a necessidade diária para o organismo é relativamente baixa, variando entre 0,5 a 0,6 mg por dia para crianças e entre 1,2 a 1,7 mg por dia para adultos.

Para que serve a Vitamina B6
​A vitamina B6 é necessária para a manutenção de uma pele saudável, para o bom funcionamento do sistema nervoso e para a formação dos anticorpos que combatem infecções.


Carência de vitamina B6
A falta da vitamina B6 pode causar:
Dermatite;
Gengivite;
Feridas na boca e na língua;

Retardo no crescimento;
Anemia;
Irritabilidade;
Nervosismo;
Depressão;

Distúrbios gastrintestinais;
Contrações musculares como caibras;
Pele seca e descascando.

A suplementação com vitaminas do complexo B pode ser indicada em casos de cansaço ou depressão. Consulte seu médico.

A vitamina B6, também chamada de piridoxina, desempenha funções no organismo como proteger os neurônios e produzir neurotransmissores, substâncias importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso.

Essa vitamina pode ser encontrada em alimentos como carnes, salmão, leite, ovos, lentilha e espinafre, e sua deficiência provoca os seguintes sintomas no organismo:

Anemia;
Cansaço e sonolência;
Problemas no sistema nervoso, como confusão mental e depressão;
Dermatite e rachaduras nos cantos da boca;
Inchaço na língua;
Enfraquecimento do sistema imunológico.

Em crianças, a deficiência de vitamina B6 causa também irritabilidade, problemas de audição e convulsões. Além disso, é importante lembrar que normalmente a deficiência nesta vitamina também vem acompanhada de falta nas vitaminas B12 e ácido fólico.

Fatores de risco
Em alguns casos o risco de deficiência em vitamina B6 no organismo é maior, como em pessoas com problemas renais, doença celíaca, doença de Crohn, úlceras no intestino, síndrome do intestino irritado, artrite reumatoide e em casos de consumo excessivo de álcool.

Excesso de Vitamina B6
O consumo excessivo de vitamina B6 é raro e normalmente ocorre devido ao uso de suplementos alimentares, podendo surgir sintomas como perda do controle dos movimentos corporais, náuseas, azia, sensibilidade à luz e feridas na pele. No entanto, esses sintomas melhoram com a suspensão do uso da suplementação vitamínica.

Modo de uso da vitamina B6 (Piridoxina)
Diariamente deve-se ingerir entre 50 a 400 mg por dia, conforme as orientações do médico.

Efeitos colaterais da vitamina B6 (Piridoxina)
Este medicamento pode causar, aumento do ácido fólico, sensação de frio ou de calor, sonolência, neuropatia periférica quando utilizada em excesso.

Contra indicações da vitamina B6 (Piridoxina)
Este medicamento está contraindicado, em caso de alergia a algum dos componentes da remédio.
Além disso, o uso durante a lactação deve ser feito com cuidado, pois doses acima de 600 mg por dia pode diminuir a produção de leite materno.

Quais são os benefícios da vitamina B6? 
A piridoxina tem várias funções e, portanto, efeitos muito positivos. Listamos abaixo 8 benefícios da vitamina B6.

1. Tratamento e prevenção de condições diretamente ligadas ao cérebro
Para disfunções como convulsões, dores crônicas, depressão, perda de memória, falta de atenção e mal de Parkinson, a vitamina B6 é ótima por causa dos sua atuação na produção de serotonina e dopamina, responsáveis pela transmissão de informações entre neurônios.

2. Combate a infertilidade e diminui efeitos colaterais da gravidez
Combate a infertilidade e diminui efeitos colaterais da gravidez
Estudos comprovam que os benefícios da vitamina B6 abrangem ainda o combate à infertilidade e a diminuição dos efeitos colaterais da gravidez, uma vez que ajuda no equilíbrio de hormônios, tão desregulados nesta fase.

3. Melhora digestão
Ela também é muito importante para a boa forma, uma vez que atua no sistema digestivo para garantir a eficácia da transformação de energia, no bom funcionamento cardiovascular e fortalecimento dos músculos.

4. Pele, cabelos e unhas bonitas
Um dos maiores benefícios da vitamina B6 é sua capacidade de ajudar a manter a pele saudável, tratando diversos problemas como acne, pele seca e eczemas. Como todas as vitaminas do complexo B, a vitamina B6 tem efeitos indiretos sobre o cabelo e as unhas também, evitando a queda de cabelo e dando a ambos uma aparência melhor, porque internamente o corpo está bem

5tividades co-enzimáticas
Uma das funções da vitamina B6 é fazer com que diversas enzimas funcionem propriamente, por atuar nos diversos sistemas enzimáticos do corpo humano. Isso ajuda no funcionamento correto do sistema nervoso e melhora a imunidade.

6. Sistema imunológico
A reciclagem do sistema imunológico, feita pela vitamina B6, faz com que ele funcione adequadamente, ajudando o organismo a enfrentar infecções e outras doenças.

7. Metabolismo
Capaz de metabolizar inúmeros nutrientes de forma a extrair energia, a piridoxina é a chave para que haja o metabolismo de gorduras, vitaminas, carboidratos e aminoácidos de forma correta.

8. Tensão pré-menstrual
Durante este período, a mulher sofre de deficiência desta vitamina, levando ao mau humor, perda de desejo sexual e outros problemas. Neste caso, aumentar a quantidade consumida de alimentos com vitamina B6 é recomendável, sendo uma ótima solução para estas questões.

Quanto é necessário ingerir?
Um adulto entre 19 a 50 anos precisa de cerca de 1.3mg de piridoxina por dia. Após os 50, no entanto, o corpo necessita de uma quantidade maior para continuar operando satisfatoriamente. Para mulheres, o número salta para 1.5mg ao dia e para homens, 1.7mg. Mulheres grávidas precisam de uma dose ainda maior: cerca de 2 mg ao dia.
Quem precisa ingerir mais?

Mulheres grávidas precisam dar uma atenção especial a essa vitamina, pois ela ajuda a prevenir abortos e pequenos desconfortos causados durante a gravidez, e pessoas que ingerem muita proteína e carboidratos, especialmente alinhados à musculação,  já que é ela é fundamental na quebra das proteínas e carboidratos ingeridos, prevenindo assim o ganho de peso, não de massa muscular.

E se há ingestão excessiva?
Vale a pena ressaltar que o excesso de vitaminas do complexo B a longo prazo pode ser maléfico à saúde, pois causa náuseas e dores abdominais e, em casos mais sérios, problemas neurológicos ou nos rins, já que por serem solúveis em água, o corpo se esforça muito para eliminá-las pela urina e isso pode promover um desgaste desnecessário ao órgão ou, em alguns casos, pedra nos rins.

E se há ingestão deficiente?
Por sua enorme importância no bom funcionamento do cérebro, especialmente em relação a hormônios, a deficiência de Vitamina B6 pode favorecer o surgimento da depressão em algumas pessoas e, consequentemente, segundo estudos do MIT, a depressão está intimamente ligada ao ganho de peso.

Por isso, a piridoxina pode aumentar a tendência para engordar neste caso. É importantíssimo se alimentar corretamente, portanto, a fim de que a vitamina B6 possa exercer suas funções.

Quais são os sinais de que o consumo não está adequado?

Alimentos com vitamina B6 são facilmente encontrados, porém uma dieta pouco balanceada ou ingestão de suplementos desnecessários são responsáveis pela deficiência ou excesso dessa vitamina.

Os sinais dessas condições são: língua com feridas ou inchada, músculos fracos, irritabilidade, convulsões, depressão, artrite, anemia, insônia, dores de cabeça, baixa imunidade, e síndrome do túnel do carpo – dor e formigamento nos pulsos após realizar movimentos repetitivos ou apoiar-se em superfícies planas. Em mulheres grávidas, o enjoo matinal pode se tornar mais severo e durar longos períodos e, em alguns casos, aborto espontâneo.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Vitamina B12 (Cobalamina)
Tatiana Zanin
Nutricionista
A vitamina B12, também chamada de cobalamina, é uma vitamina do complexo B, essencial para a saúde do sangue e do sistema nervoso. Esta vitamina é facilmente encontrada nos alimentos comuns como ovos ou leite de vaca, mas pode ser necessário a suplementação em casos de pacientes com síndrome de má absorção por exemplo. 

A vitamina B12 pode ser prescrita pelo médico
 na forma de vitamina B12 injetável.

Para que serve a vitamina B12
A vitamina B12 serve para a formação das 
células do sangue juntamente com o ácido fólico.

Quando o consumo de alimentos ricos em vitamina B12 é pequeno, como ocorre especialmente entre os vegetarianos, deve-se tomar um suplemento alimentar de vitamina B12, para evitar a anemia perniciosa e outras complicações, como o derrame cerebral e as doenças cardíacas. Essa prescrição deve ser sempre feita por um médico especialista como o gastroenterologista ou hematologista.

Onde encontrar vitamina B12
A vitamina B12 se encontra em maior quantidade em alimentos de origem animal como produtos lácteos, carnes, fígado, peixes e ovos.
Lista de alimentos ricos em vitamina B12:
•       Ostra
•       Fígado
•       Carnes em geral
•       Ovos
•       Leite
•       Levedo de cerveja
•       Cereais enriquecidos

Falta de vitamina B12
A falta de vitamina B12 é rara e os vegetarianos são o grupo com mais risco de desenvolver uma deficiência nesta vitamina, já que ela é encontrada apenas em alimentos de origem animal.

 A deficiência da B12 pode ocorrer também em indivíduos com problemas digestivos como síndrome de má absorção ou deficiência da secreção do estômago assim como em pacientes com hipotiroidismo.

Os sintomas iniciais da falta de vitamina B12 incluem:
•       fadiga, falta de energia ou tontura ao se levantar ou fazer esforço;
•       a falta de concentração;
•       memória e de atenção:
•       formigamento nas pernas.

Depois, há um agravamento da deficiência, gerando anemia megaloblástica ou anemia perniciosa, caracterizada por hiperatividade da medula óssea e aparecimento de glóbulos anormais no sangue. .

Os níveis de vitamina B12 são avaliados num exame de sangue e se considera deficiência em vitamina B12 quando nesse exame os valores de vitamina B12 são inferiores a 150 pg/mL.

Excesso de vitamina B12
O excesso de vitamina B12  é raro porque o organismo elimina facilmente a vitamina B12 pela urina quando está em grandes quantidades no corpo.

Suplementos de Vitamina B12
Os suplementos de vitamina B12 podem ser necessários para os indivíduos que tenham falta de vitamina B12 no sangue comprovados por meio de exames de sangue. Ela pode ser consumida na sua forma natural, através do aumento do consumo de alimentos ricos em vitamina B12, ou na forma sintética, em forma de comprimidos, solução, xarope ou injetável pelo tempo determinado pelo médico.

A ingestão de referência para a vitamina B12 em adultos saudáveis é de 2,4 mcg. A recomendação é facilmente atingida por 100g de salmão e largamente ultrapassada por 100g de bife de fígado de boi.

•       Alimentos fonte de vitamina B12
•       Vitamina B12 (Rubranova)
•       Anemia


Vitamina B1

Os alimentos ricos em vitamina B1, tiamina, como flocos de aveia, sementes de girassol ou levedura de cerveja por exemplo, ajudam a melhorar o metabolismo dos carboidratos e a regulação do gasto de energia.

Além disso, consumir alimentos ricos em vitamina B1 pode ser uma forma de evitar ser picado por mosquitos, como o mosquito da dengue, do zika vírus ou da febre de chikungunya, por exemplo, pois esta vitamina devido à presença de enxofre forma compostos sulfúricos que liberam cheiro desagradável através do suor, sendo um excelente repelente natural. 

A falta de viamina B1 no organismo pode provocar sintomas como cansaço, perda de apetite, irritabilidade, formigamento, prisão de ventre ou inchaço, por exemplo.

Além disso, a falta de tiamina pode levar ao desenvolvimento de doenças do sistema nervoso como Beribéri, que se caracteriza por problemas na sensibilidade, diminuição da força muscular, paralisias ou insuficiência cardíaca, assim como, a síndrome de Wernicke-Korsakoff, que se caracteriza por depressão, problemas de memória e demência.

A suplementação com tiamina deve ser aconselhada por um profissional de saúde como o nutricionista por exemplo, porém a toma excessiva de Vitamina B1, é eliminada do organismo por ser uma vitamina hidrossolúvel, não sendo por isso tóxica se tomada em excesso.

A vitamina B1 ou tiamina ​não é armazenada em grande quantidade no organismo, por isso, é necessário obter esta vitamina através da ingestão diária de alimentos ricos em vitamina B1, como:

Alimentos Quantidade de vitamina B1 em 100 g Energia em 100 g
Levedura de cerveja em pó         14,5 mg     345 calorias
Gérmen de trigo         2 mg 366 calorias
Sementes de girassol 2 mg 584 calorias
Presunto defumado cru     1,1 mg       363 calorias
Castanha do pará       1 mg 699 calorias
Castanha de caju torrada   1 mg 609 calorias
Ovomaltine        1 mg 545 calorias
Amendoim         0,86 mg     577 calorias
Lombo de porco cozido       0,75 mg     389 calorias
Farinha de trigo integral     0,66 mg     355 calorias
Carne de porco assada        0,56 mg     393 calorias
Flocos de cereais        0, 45 mg    385 calorias

O gérmen de cevada e o gérmen de trigo também são excelentes fontes de vitamina B1.

A dose diária recomendada de vitamina B1 em homens a partir dos 14 anos é de 1,2 mg/dia, enquanto que em mulheres, a partir dos 19 anos, a dose recomendada é de 1,1 mg/dia. Na gravidez, a dose recomendada é de 1,4 mg/dia, enquanto que em jovens, a dose varia entre 0,9 e 1 mg/dia.

Para que serve a vitamina B1
A vitamina B1 serve para regular os gastos de energia pelo organismo, estimular o apetite e é responsável pelo correto metabolismo dos carboidratos.

A ​vitamina B1 não engorda porque não tem calorias, mas como ajuda a estimular o apetite, quando é feita uma suplementação nesta vitamina, ela pode levar ao aumento da ingestão de alimentos e ter como consequência o aumento do peso.
Pesquisado no sites:
http://www.mundoboaforma.com.br
https://www.tuasaude.com
Postado por Dharmadhannya

Seja feita a Vontade de Deus.

Amém.



 Dharmadhannya

Meu blog foi  clonado inteiramente, 
por isto estou em oração permanente contra ataques.
Os meus textos  ( este está clonado) como estão em vários blogs com o nome de outra pessoa.


Seja feita a Vontade de Deus


Este texto está livre para divulgação,
desde que seja mencionado a fonte:

Agora.


Repassando a
 Chama  Violeta que cura que libera...

Eu sou, Eu Sou, Eu sou, a Divina Presença Vitoriosa  de Deus,
que chameja o Fogo da Chama  Violeta (TRÊS VEZES) através de
cada particula de meu ser, e  em meu mundo.

Selai-me num pilar de fogo Sagrado e transformai e renovai
minha energia, purificai-me com a pureza, harmonia, amor,
liberdade e perfeição da Graça da Chama Violeta
Haja luz para compartilhar para o bem de todos.

 Coloque a mão no seu coração
 e sinta o fogo do amor Divino da sua  Alma no seu coração.
Que ela ascenda a liberação do dharma no seu coração.

Eu mereço ser feliz.
eu mereço amar e ser amada.
Eu mereço ter milhões amigos.
Eu mereço a prosperidade da vida.

Eu mereço o trabalho que me dá sucesso e riqueza.
Envie este amor para o seu lar, para a sua vida,
 para tudo e para todos.
 Eu sou a Fonte.

Passe para frente com o seu amor  à Chama  violeta da Cura,
 Purificação e da Liberação. ..


Meus Blogs

Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512
Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém!
  
Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!
Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente.

Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte
das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites, enviadas por amigos e de meus arquivos.
Não nos responsabilizamos por modificações realizadas nessas versões, quando transcritas, editadas, revisadas etc. em outros locais.

A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.
  AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou
  
psicológica, e não devem ser interpretadas como conselhos médicos,
diagnóstico de doenças, ou para efeitos de prescrição.  De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria

interpretação e uso.
 Este artigo não é destinado a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença, dor, ferimentos, deformidade ou condição física ou
 mental. Consulte sempre seu médico. 

Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.
Este  texto é resultado de uma pesquisa, eu fiz uma adaptação, inspirada nos ensinamentos de vários mestres do assunto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário