terça-feira, 10 de outubro de 2017

A gordura no fígado,


                                         Alimentos recomendados para o fígado

A gordura no fígado

também conhecida por esteatose hepática, normalmente não provoca sintomas nos graus mais leves da doença, e por isso é comum a doença ser descoberta quando o paciente faz exames para avaliar outros problemas de saúde.

O acúmulo de gordura no fígado geralmente não é uma situação grave, mas quando não é devidamente tratada, pode gerar perda de funcionamento das células e cirrose, podendo ser necessário fazer um transplante de fígado.
Principais sintomas

Se quiser saber se pode ter fígado gordo, selecione aqui os seus sintomas:
1.      1. Perda de apetite?
Sim
Não
2.      2. Dor do lado superior direito da barriga?
Sim
Não
3.      3. Barriga inchada?
Sim
Não
4.      4. Fezes esbranquiçadas?
Sim
Não
5.      5. Cansaço frequente?
Sim
Não
6.      6. Dor de cabeça constante?
Sim
Não



7.      7. Enjoo e vômito?
Sim
Não
8.      8. Cor amarelada nos olhos e na pele?
Sim
Não

Apesar de ser mais comum em obesos e diabéticos, o acúmulo de gordura no fígado pode afetar qualquer pessoa que tenha uma má alimentação e não pratique exercícios físicos regularmente.
Como tratar

A gordura no fígado tem cura, principalmente quando ainda está nos estágios iniciais, e o seu tratamento é feito principalmente com alterações na dieta, prática regular de atividade física, perda de peso e controle de doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto.

Assim, a dieta deve ser rica em alimentos integrais, como farinha de trigo, arroz e macarrão integral, frutas, legumes, peixes, carnes brancas e leite e derivados desnatados.

Além disso, é importante parar de fumar e de consumir bebidas alcoólicas, e reduzir o consumo de alimentos ricos em gordura e carboidratos simples, como pão branco, pizza, carnes vermelhas, linguiça, salsicha, manteiga e alimentos congelados. Veja a informação completa em: Dieta para gordura no fígado.


A principal causa do acúmulo de gordura no fígado é o consumo exagerado de alimentos ricos em gordura e açúcar associado ao sedentarismo, que é falta de atividade física e por isso esta é uma condição comum em pessoas obesas ou acima do peso.

No entanto, a esteatose hepática, também pode ser causada por outros fatores como:
•       Jejum prolongado;

•       Desnutrição causada pela falta de proteínas na alimentação;
•       Resistência à insulina;
•       Diabetes tipo 2;

•       Consumo excessivo de álcool;
•       Colesterol ou triglicerídeos elevados;
•       Hepatite C crônica;

•      


O acúmulo de gordura no fígado também pode ser provocado por situações de pós-operatório de cirurgia de derivação jejunal e pelo uso de medicamentos como Betametasona, Ciclesonida; Glicocorticoides; Estrogênios, Tamoxifeno ou Amiodarona, por exemplo.

Geralmente a esteatose hepática não gera sintomas sendo descoberta num exame de rotina, mas é importante que ela seja tratada adequadamente para evitar suas complicações.

Complicações do acúmulo de gordura no fígado
As complicações do acúmulo de gordura no fígado dependem do estilo de vida do paciente e dos fatores associados, como diabetes, obesidade ou doenças imunes. Mas, geralmente, acontece uma inflamação progressiva do fígado que pode levar ao surgimento de doenças graves, como cirrose hepática.

Confira os sintomas da cirrose hepática.
Para evitar as consequências do acúmulo de gordura no fígado é recomendado que o indivíduo faça uma dieta rica em frutas e vegetais, evitando comer alimentos com muita gordura e açúcar. Além disso, deve também fazer exercício físico regular, pelo menos de 30 minutos por dia.

7 Dúvidas comuns sobre Gordura no Fígado
Drª. Elaine Aires Clínico Geral



A esteatose hepática, também conhecida como gordura no fígado, é um problema comum, que pode surgir em qualquer fase da vida, mas que ocorre, principalmente, em pessoas com mais de 50 anos.

Em geral, ela não causa sintomas e pode ter diversas causas, sendo que as mais comuns são o consumo de bebidas alcoólicas em excesso e alterações metabólicas, como obesidade abdominal, diabetes e resistência à insulina, e, por isso, o seu tratamento é feito com alterações na dieta, prática de atividade física e controle de doenças como diabetes e colesterol alto.

Entretanto, se não for controlada, ou se desenvolver um grau avançado, pode ser grave e trazer riscos ao funcionamento correto do fígado. Veja a seguir as principais dúvidas em relação a este problema.

1. A gordura no fígado é perigosa?
Sim, pois, geralmente, ela é silenciosa, e se não forem tomados os devidos cuidados, recomendados pelo médico, ela pode evoluir e causar uma inflamação mais grave no fígado, o que com o passar dos anos aumenta as chances de desenvolver cirrose e insuficiência do órgão.

2. Pessoas magras podem ter gordura no fígado?
Sim, esse problema pode surgir mesmo em pessoas magras, principalmente naquelas que não fazem uma alimentação saudável ou que têm problemas como diabetes e colesterol alto.

Além disso, perder muito peso rapidamente também pode causar gordura no fígado devido às alterações que ocorrem no metabolismo, especialmente em pessoas que fizeram cirurgia de redução do estômago.


Os principais fatores que aumentam o risco para desenvolver a gordura no fígado são consumo de bebidas alcoólicas em excesso, obesidade, diabetes tipo 2, resistência à insulina, colesterol alto, ter mais que 50 anos, desnutrição, uso de remédios como glicocorticóides, e doenças do fígado, como hepatite crônica e doença de Wilson.

4. É normal ter gordura no fígado e não sentir sintomas.
Verdade. Normalmente esse problema só causa sintomas nas fases mais avançadas, quando o fígado já não consegue funcionar direito.

Assim, é normal o paciente descobrir esta doença apenas quando vai fazer exame de sangue ou ultrassonografia para avaliar outros problemas de saúde.

5. Não existe remédio para combater a gordura no fígado.
Verdade. Geralmente, não são utilizados medicamentos específicos para combater esse problema, e seu tratamento é feito com alterações na dieta, prática regular de atividades físicas, eliminação do consumo de álcool, perda de peso e controle de doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto.

6. Tenho gordura no fígado, então não posso engravidar.
Mentira. É possível a gravidez, entretanto, deve ser planejada e acompanhada pelo médico gastro ou hepatologista. No grau mais leve, a gordura no fígado normalmente não atrapalha a gravidez, desde que a mulher siga uma alimentação balanceada.

Entretanto, podem haver restrições a depender do grau da doença e da existência de outros problemas de saúde, como excesso de peso, hipertensão arterial e colesterol alto, sendo necessário conversar com o médico para tratar a doença e diminuir o risco de complicações neste período.

Além disso, é possível desenvolver a esteatose hepática aguda durante a gravidez, uma situação grave, e que deve ser tratada rapidamente. Veja mais aqui.
7. Crianças podem ter gordura no fígado?

Sim, principalmente crianças que têm obesidade e diabetes ou elevado risco de desenvolver diabetes, pois o excesso de peso e de açúcar no sangue causam alterações no metabolismo que favorecem o acúmulo de gordura no fígado.

Saiba quais são as Funções do Fígado
Tatiana Zanin
Nutricionista
O fígado é um dos órgãos do sistema digestório mais importantes para a digestão porque ele tem a função de metabolizar e armazenar nutrientes, que só ficam prontos para serem absorvidos e utilizados pelo organismo após passarem por ele.

O fígado é considerado um órgão, mas ao mesmo tempo é uma glândula, possui cerca de 20 cm de largura e pesa, geralmente, mais de 1 kg. Ele se localiza na parte superior direita do abdômen muito próximo do estômago e é subdivido em 4 lobos: direto, esquerdo, caudado e quadrado.


Funções do Fígado na Digestão
O fígado é um órgão muito importante para a digestão dos alimentos porque ele é capaz de:
  • Transformar a galactose e a frutose em glicose para ser usada como fonte de energia;
  • Armazenar o glicogênio e transformá-lo em glicose, enviando para o sangue novamente quando necessário;
  • Transformar as proteínas em aminoácidos, a síntese de aminoácidos não essenciais e a produção de proteínas essenciais, como a albumina, transferrina, fibrinogênio e outras lipoproteínas;
  • Armazenar as vitaminas lipossolúveis e os minerais;
  • Filtrar o sangue, enviando para os rins as toxinas para serem eliminadas.
Além disso, o fígado transforma a gordura da alimentação e a acumula como fonte de energia, nesse caso a pessoa desenvolve uma doença chamada esteatose hepática, que é quando há acumulo de gordura no fígado, o que prejudica seu funcionamento.

Outras funções do Fígado no Organismo
Além de ser parte fundamental na digestão, o fígado desempenha muitas funções importantes no organismo, algumas delas são:
  • Armazenamento das vitaminas A, B12, D e E, e de alguns minerais, como o ferro e o cobre;
  • Destruição das hemácias velhas ou anormais;
  • Participar na digestão da gordura no processo digestivo, através da secreção da bile;
  • Armazenamento e liberação de glicose;
  • Síntese de proteínas do plasma;
  • Síntese do colesterol;
  • Produção de gorduras (Lipogênese);
  • Produção de precursores das plaquetas;
  • Conversão de amônia em ureia;
  • Purificação e destoxificação de várias toxinas;
  • Metaboliza os medicamentos.
O fígado tem uma grande capacidade de regeneração e é por isso que pode-se doar parte do fígado, fazendo a doação em vida. No entanto, existem muitas doenças que podem afetar o fígado, tais como hepatite, gordura no fígado e cirrose.


Doenças relacionadas ao fígado
Quando o fígado encontra-se afetado por alguma doença é comum o surgimento de sintomas como cor amarela na pele e nos olhos, urina escura, fezes claras, aumento do fígado, ficando inchado, e pode haver dor no abdômen, especialmente no lado direito depois de comer.

No entanto, o fígado também pode estar comprometido e a pessoa não apresentar nenhum sintoma, sendo descoberta alguma alteração ao realizar exames de sangue que avaliam as enzima hepáticas como ALTASTGGT e bilirrubina, ou através de exames de imagem como tomografia ou ultrassonografia, por exemplo.
  
https://www.tuasaude.com/
Postado por Dharmadhannya


Nenhum comentário:

Postar um comentário