quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Divina Lei do Caráter






Seu nome é seu maior patrimônio profissional. Por isso, a Lei do Nome é uma das mais importantes para a construção de uma carreira ou empresa de sucesso.

Sempre há quem esteja disposto a abrir mão de princípios e va­lores para conseguir sucesso e bens materiais. Em nossa opinião, essa troca não vale a pena.

"O bom nome vale mais do que muitas riquezas."
Provérbios 22:1

 “O bom nome vale mais do que muitas riquezas”, como diz Salomão.



Caráter é um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo ou de um grupo. É um feitio moral e ético construido por escolhas de valores. É a firmeza, integridade e coerência de atitudes.


O conjunto das qualidades e defeitos de uma pessoa é que vão determinar a sua conduta e a sua moralidade, o seu caráter. Os seus valores e firmeza moral definem a coerência das suas ações, do seu procedimento e comportamento.

Uma pessoa conhecida como "sem caráter" ou "mau caráter", geralmente é qualificada como desonesta, pois não apresenta firmeza de princípios ou de moral. Por outro lado, uma pessoa "de caráter" é alguém com formação moral sólida e incontestável.

O caráter quando é forte, não se deixa levar por alguma proposta de uma via mais fácil para a realização de algo. Mesmo se naquele momento parece ser o melhor caminho a seguir, é o caráter que vai determinar a escolha do indivíduo.

O homem que tem caráter é honesto, grato, justo, humilde, sincero, ético, benfeitor, solidário...

Caráter: Conjunto de traços morais, psicológicos etc., que distinguem um indivíduo, grupo ou povo; índole; temperamento; qualidade; firmeza de atitudes.

Mau caráter: quem demonstra maldade ou qualidades negativas de caráter; pessoa sem escrúpulo; que engana as pessoas sem o menor constrangimento; desvio de caráter (para o mal); diz-se daquele ou daquela que age sem decência, sem pudor, sem sensibilidade humana.





O caráter faz ver além, nas consequências dos atos de hoje, é prudente, criterioso e procura ser sábio, e não pode ser adquirido ou estudado ou mesmo aprendido.


A educação e a cultura se diferem nesses valores, assim como o caráter se interfere a uma coisa e pessoa se difere das boas maneiras ou do estilo de vida que se leva.

Ambos, a cultura e o estilo de vida, são transformados, adquiridos e estudados e podem ser esquecidos ou aprimorados. Mas o caráter faz desses todos seus caminhos.

Escolher qual deles seguir e quais consequências irão advir só o caráter pode identificar, no momento que as decisões - de trabalho, amor, relações sociais, escolares, de amizade etc - são tomadas.

É neste princípio que nos baseamos para chamar atenção de que seu nome (sua credibilidade, integridade, respei­tabilidade etc.) é o referencial mais importante para a sua carreira. O nome pode carregar, ou não, dignidade, alto valor agregado e diferenciais positivos.

O seu nome é o seu cartão de visita, e ninguém recomenda uma pessoa desonesta para outra. O tempo passa e um dia a verdade aparece.

Dizemos isso com conhecimento de causa, pois, ao longo da nossa trajetória, observamos que aqueles que sacrificam sua honra pessoal, sua integridade e sua honestidade para conseguir ascensão rápida pagam, depois, um preço muito alto.

 Alguns, de fato, conseguem resultados substanciais, mas ou por pouco tempo ou a um custo não recomendável.

“O tempo se vinga de tudo o que é feito sem sua colaboração”,
O transcurso do tempo faz a ver­dade de um nome - e do caráter de uma pessoa - ser revelada.

Basta aguardar. Abraham Lincoln também batia na mesma tecla: “Você pode enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo. Mas não consegue enganar todas as pessoas por todo o tempo. ”

A Bíblia, por sua vez, afirma que “nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido” (Lu­cas 12:2).


Logo, hão pense que você vai longe sem preencher o requisito do bom nome ou que conseguirá 100% de sucesso em esconder alguma coisa errada que tenha feito para subir.

A Lei do Nome, quando aplicada às empresas, pode ser chama­da também de Lei da Marca ou do Branding, conceito que Adilson Romualdo Neves, autor de Qualidade no atendimento, traduz como o processo de medir a percepção que os consumidores têm sobre um produto ou serviço.

Em um artigo publicado recentemente pelo Instituto Jetro, de liderança cristã e consultoria organizacional, Adilson explica que o branding utiliza as ferramentas de marketing, administração, arquitetura, design, publicidade e propaganda, an­tropologia, psicologia, sociologia e de outras áreas para consolidar a marca perante a clientela.

 “É uma técnica de construção e adminis­tração de uma marca por meio de todos os pontos de contato afetivo vivenciados pelo usuário”, diz ele, citando Jane Pavit, professora da Universidade de Princeton, para quem “branding é principalmente o processo de associar um nome e uma reputação a algo ou alguém”.

Esses conceitos podem se aplicar às pessoas também e à cons­trução de sua imagem perante a sociedade e aqueles que as cercam.


O conjunto das qualidades, boas ou más, de um indivíduo lhe determinam a conduta e a concepção moral do seu carater; seu gênio, humor, temperamento; este sendo resultado de progressiva adaptação constitucional do sujeito às condições ambientais, familiares, pedagógicas e sociais.

Caráter é a soma de nossos hábitos, virtudes e vícios.

Caráter, em sua definição mais simples, resume-se em índole ou firmeza de vontade.

O caráter de uma pessoa pode ser dramático, religioso, especulativo, desafiador, covarde, inconstante. Tais variações podem ser inúmeras.

Mas não é o caráter que sofre as influências pelo meio em que é submetido, pois o ser humano demonstra sua pessoal característica desde os primeiros dias.

O caráter é inerente do próprio espírito, e os moldes de educação, da construção da personalidade, adaptação às diferentes condições e fases da vida humana apenas levam o ser às escolhas que deve fazer, obedecendo elas a esse princípio.

As culturas antigas costumavam declarar quando de uma pessoa de índole confiável: "Pessoa de caráter forte".

 Quando o caráter - presença inerente no ser - é forte, significa que por mais maravilhosos ou recompensadores os caminhos possam parecer, há sempre um sentimento de alerta dentro, que indica aquele como um caminho errado, mesmo que no momento possa parecer o correto.

Quando os filhos tem orgulho do carater da familia ele segue o exemplo e fica feliz de ter recebido esta herança e passa para os filhos e netos.


E SE EU JÁ ERREI?
"O que encobre as suas transgressões jamais prosperará;
mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia."
Provérbios 28:13
O ideal é não fazer coisas erradas, mas sempre recomendamos
às pessoas que, se já cometeram algum erro, devem
Repará-lo mais rápido possível.

Já vimos casos de profissionais que erra­ram, mas não ficaram esperando que o chefe descobrisse o pro­blema. Foram lá e contaram o que tinha ocorrido. Essa atitude pesou a favor deles, angariando confiança e até evitando que fos­sem demitidos.

 Os chefes sabem que todo mundo erra, mas que lealdade e sinceridade são qualidades raras.

Da próxima vez que fechar algum negócio importante, lem­bre-se dos ensinamentos de Salomão sobre o valor do seu nome e você terá um norte para saber como se portar.

 Evite a ilusão de ganhar dinheiro fácil. Jamais engane os outros. Quem faz esse tipo de coisa, em geral, só faz uma vez, porque o tempo é senhor da verdade.

Entre homens honrados, a palavra é o que basta. Quando você chega a ter esse grau de credibilidade, com sua palavra va­lendo tanto ou mais do que um documento assinado, seu cami­nho profissional está pavimentado.

 Existe um grau de confiança que dispensa documentos e assinaturas. É bom negociar com cavalheiros. Na verdade, se a pessoa é honesta, assinar contrato é mera formalidade, mas quando ela não é confiável, nem mes­mo o contrato garante muita coisa.

De qualquer forma, o certo é colocar os acordos no papel: não deixe de fazer isso sempre que possível. Quando menos, entre pessoas de palavra, o papel serve para lembrar o que foi tratado e também permite que a família saiba o que tinha sido acertado, caso alguma das partes venha a falecer.

O bom nome exige honestidade, mas não é construído ape­nas com ela. Exige capricho, seriedade e zelo profissional. Cui­de do seu nome, cumpra com sua palavra, não fale coisas sem pensar ou sobre as quais não tem conhecimento.

Imagine um professor que começa a ensinar coisas erradas, sem pesquisa nem critério. Ele está destruindo seu maior patrimônio. O bom nome exige uma vigilância constante.

Por outro lado, quando a pessoa desenvolve uma rotina de se comportar de forma a zelar por ele, isso vira um hábito construtor do sucesso. Funciona para quem é empregado, para quem é dono de empresa e para quem é profissional liberal. Warren Buffett


Alfonso Aguiló, escritor e educador nos esclarece sobre o tema em uma entrevista ao jornal gazeta do Povo.

O senhor fala muito de valores morais em seus livros, e esse é um tema frequentemente vinculado às religiões. É possível trabalhar com o assunto na escola sem relacioná-los a uma crença?

Sim, logicamente, os valores morais estão vinculados à natureza do homem. Aqueles que têm crenças religiosas reforçam esses valores com a noção de que foram criados por Deus, de que têm determinada missão nesta vida ou outras motivações sobrenaturais, mas os valores morais, em si mesmos, são válidos e perfeitamente admissíveis por qualquer pessoa, seja ela religiosa ou não.

O livro que está lançando chama-se Educar o caráter. Existe um método a ser seguido para alguém ter bom caráter? Na educação há uma grande diversidade de caminhos para se alcançar objetivos, e cada família, cada escola, cada professor pode encontrar uma maneira diferente. 

Mas acho que quase toda a sociedade concorda que valores morais são importantes para a educação. Por isso é importante que a escola invista esforços na formação de valores em seus alunos. A escola deve preocupar-se em torná-los presentes de modo transversal na vida escolar. 

Como você definiria alguém que tem o caráter devidamente educado? 

É alguém que vive esses valores humanos de que falamos. Uma pessoa trabalhadora, com amor à verdade, amor à justiça, preocupada com os demais, alguém dotado de uma psicologia sadia, que saiba trabalhar em equipe, tenha autocontrole, saiba ser simpática com os colegas e se esforça para compreender os sentimentos dos outros.

 Cito como característica também a habilidade de reconhecer as próprias emoções e dirigi-las com inteligência. São muitos os elementos que refletem uma boa formação moral, e isso não tem a ver com os resultados acadêmicos, nem com os idiomas que sabe.

 Mas fará enorme diferença em diversas decisões importantes na vida, por exemplo, na decisão de com quem se casar ou na escolha dos projetos pessoais que merecem mais dedicação. 

Outro de seus livros fala sobre educar os sentimentos. Pode esclarecer a diferença em relação à educação do caráter? O caráter é mais amplo. Ele engloba a vontade, a inteligência e os sentimentos. Os sentimentos, portanto, são só uma parte, mas uma parte importantíssima.

 Educá-los significa conhecer a si mesmo, aprender a lidar com aquilo que sente e assim aprender a tratar aos demais com inteligência emocional. 


Quem aprende a educar os sentimentos encontra muito mais satisfação na vida e tem enorme potencial para ajudar as pessoas ao seu redor. Isso também raramente é contemplado nos currículos acadêmicos, mas os bons educadores, as famílias e a escola precisam se dar conta do quanto essa formação é importante para meninos e meninas.  (1)

http://www.gazetadopovo.com.br/educacao/escola-deve-incluir-educacao-do-carater-em-temas-transversais-


Pesquisado  e escrito por Dharmadhannya

Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:

 Dharmadhannya
Psicoterapeuta Transpessoal
Este texto está livre para divulgação,
desde que seja mencionado a fonte:

Meu blog foi  clonado inteiramente, 
por isto estou em oração permanente contra ataques.

Os meus textos estão em vários blogs com o nome do impostor

Repassando à Chama  Violeta


 Eu sou, Eu Sou, Eu sou, a Divina Presença Vitoriosa  de Deus,
que chameja o FOGO VIOLETA DA LIBERDADE (TRÊS VEZES) do Espirito Santo através de cada particula de meu ser, e  em meu mundo.

Selai-me num pilar de fogo Sagrado e transformai e renovai minha energia, purificai-me com a pureza, liberdade, amor, e perfeição da Graça da Chama Violeta
Haja luz para compartilhar para o bem de todos. 




Meus blogs
http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/


Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512


Somos Um-a só consciência.
Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade, com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim. 

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
 Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel
Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
 e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém!

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.



Nenhum comentário:

Postar um comentário