quarta-feira, 11 de abril de 2012

O QUE A MEDITAÇÃO FAZ - A Luz no caminho - parte 1


                                                       

O QUE A MEDITAÇÃO FAZ - Parte 1
Torkon Saraydarian

A meditação é o resultado inevitável do processo de evolução, da premência para a perfeição. Um ser humano não pode viver e desenvolver-se sem respirar. Respiração é vida para o corpo. A meditação é uma espécie de respiração, e uma ponte para o contato com o Divino Eu Superior, e é impossível viver o Caminho do discipulado e da iniciação sem meditação.

Quando o homem comum passa a fazer parte do Caminho, ele sente uma grande pressão, um grande impulso para meditar (para entrar em contato com sua Alma Divina,ou Cristo Interno, Divina Presença); a semente humana sente as forças da natureza em si e quer destruir todas as limitações, tornar-se livre e encontrar seu caminho para a luz, o amor e o poder do mundo interior. Quando a Alma assume o comando do seu destino , do seu barco o dharma acontece.

Sem a meditação, os aspirantes degeneram espiritualmente e morrem; pela prática da meditação, no entanto, desabrocham e irradiam mais vida. A meditação é a resposta a um chamado interior, o chamado do futuro. Um grande ímã libera e evoca a luz oculta em seu interior e o chama, etapa por etapa, até que você encontre o primeiro grande ímã em seu âmago — sua Alma.

Diz-se que o Anjo Solar ou a Alma dentro de nós está em contínua meditação e sua meditação está dirigida para ambos os mundos: o mundo objetivo e o mundo subjetivo, ou o mundo da personalidade e o mundo do espírito.

A Alma se esforça para penetrar nos mistérios da Mônada (Divina Presença) e nesse entretempo se empenha em incentivar o peregrino que pode ter perdido seu Caminho no labirinto físico, emocional e mental.

Quando o chamado da Alma, do Futuro, é atendido, o ser humano começa a ponderar, a refletir, a aspirar e a meditar. Inicialmente sua meditação é bem curta, mas gradualmente ela se torna mais e mais prolongada, até que a vida toda se torna uma meditação.

A meditação é o processo de despertar para a realidade do Habitante
Interior. Ela é a ciência de fazer contato com o Pensador Interior. Temos três grandes tarefas na meditação:
- Ampliar a luz da consciência no interior da substância mental, focando-a na direção da Fonte de luz. Esse é o processo de reconhecimento.

Absorver a luz, o amor e o poder que chegam, (entrar em contato com a Alma e sentir o amor de Deus (Espírito, da Unidade) assimilando-os em nosso sistema. Esse é o processo de identificação espiritual.

Irradiar e verter essas energias para o mundo, através de nossos mundos mental, emocional e etérico-físico, num viver criativo. Esse é o processo de irradiação.

Quando chega a isso, por um longo tempo o homem é um exemplo vivo de beleza e um servidor abnegado da raça. Um outro objetivo da meditação é entrar em contato com a Tríade(mundos superiores, mental, intuitivo e Búdico) e posteriormente com a Centelha (Espírito, Mônada) , através da dificílima porém maravilhosa jornada na direção do Eu.

1. A meditação produz um servidor da raça.
a. Através da meditação, a mente e seu correspondente físico, o cérebro, são postos sob o controle do Homem Interior. A meditação cria, assim, harmonia e comunicação nos três veículos do homem. Eles agem como uma unidade, sob o comando da inspiração interior.

b. O servidor entra em contato com o Plano (com a Vontade de Deus e se re-une no plano interno com a Unidade, com a Hierarquia, com outros servidores) e percebe qual a função que nele ocupa. Admite que outros também têm suas funções do Plano e coopera com eles com a maior humildade e liberdade.

c. Ele se torna iluminado, entrando em contato com o Habitante Interior. Em outras palavras, o homem tem um contato com a Alma (corpo Espiritual da Mônada). Esse contato expande sua consciência e desvela a natureza da personalidade e suas motivações.

d. Gradualmente ele se toma um instrumento sensível que colhe idéias novas e criativas projetadas por Almas ou Centros Avançados.

e. Torna-se ousado, mas cauteloso. Usa sabiamente o tempo em relação ao Plano e à necessidade.

f. Usa a energia com muito cuidado e evita a crítica.
g. Devido à irradiação do Pensador Interior, as formas de pensamento dos reinos mentais de natureza ilusória  rapidamente se desvanecem; o fluxo de vida circula através das minúsculas vidas do corpo mental e flui para o corpo etérico, criando aí uma coluna de fogo protetora em torno do corpo.

h. A meditação revela a síntese que está por trás da aparente incoerência da forma. Quando esta é manifestada, o homem se torna um curador em todos os níveis da personalidade.

 Ele irradia energia curadora, amor, sabedoria e vida. Esta síntese é revelada depois que as nuvens e névoas de seus sortilégios e ilusões desapareceram e quando se estabelece a verdadeira comunicação entre os veículos e a Fonte da síntese. Tal comunicação é o segredo de todas as curas.

i. Através da meditação o homem entra em contato com grandes idéias, grandes energias e grandes planos existentes além dos domínios da mente.

Gradualmente pode ver grandes protótipos, comunicar-se com eles e trazê-lo ao plano mental. Esses protótipos são formulados de modo apropriado a iren ao encontro das necessidades da época.

j. É assim que ocorre a ligação entre os mundos subjetivo e objetivo,
o homem entra conscientemente em contato com o tesouro dos reinos interiores, e traz de volta a riqueza da luz, do amor e do poder ao mundo dos homens para alimentá-los, guiá-los e elevá-los a uma dimensão superior de compreensão e vida.

2. A meditação purifica o espaço.
O espaço está cheio de formas de pensamento flutuantes que se distribuem em toda faixa de variação entre a luz e as trevas, o amor e o ódio, o belo o disforme.

Em nossa atmosfera não temos somente neblina, névoa, poeira, bruma nuvens de várias espécies, mas temos também obscuros acúmulos projetados por cérebros hediondos que envenenam a atmosfera e condicionam a mente das pessoas e suas relações.

Essas formas de pensamento – fundamentalismo, discriminação racial, sexual,  o medo imposto pela mídia, o incentivo ao uso do álcool, para a guerra, a violência,a  ambição, separação e ao individualismo... que  como uma epidemia disseminam sua influência em qualquer tempo, em qualquer lugar, quando encontram condições apropriadas e mecanismos de expressão adequados.

Essas formas de pensamento, na maioria das vezes, são feitas de substância mental de baixo nível e constituem fonte de muitas ilusões. Elas controlam o comportamento das massas, e quando conseguem estabelece seu fluxo transformam-se em inundações e causam destruição e convulsões sociais.

A verdadeira meditação lança luz sobre esses acúmulos de pensamento
e faz com que se desintegrem interiormente. Se a meditação é contínua e de alta freqüência, ela os dissipa e purifica a atmosfera, propiciando assim um grande serviço à humanidade.

Isso é feito de duas maneiras: invocando as energias superiores dos reinos abstratos e dirigindo-as a essas formas de pensamento acumuladas e venenosas ou focalizando a luz individual ou, preferivelmente, a luz grupal da pura razão sobre essas ilusões e sortilégios.

Muitos impérios e nações são destruídos por essas negras acumulações de energias do pensamento. Há na Bíblia uma instrutiva história que alegoricamente aponta para esse fato. Diz a história que havia duas cidades, Sodoma e Gomorra, cujos habitantes estavam muito corrompidos; então o Senhor decidiu limpar esse lugar infecto com fogo. A vontade do Senhor foi comunicada Abraão, que rogou ao Senhor que salvasse a cidade se cinquenta homens justos pudessem ser nela encontrados. O Senhor concordou e Abraão suplicou ainda mais até que ficou decidido que as duas cidades seriam poupadas se nelas fossem encontrados dez homens justos. Mas havia somente uma família: Lot, sua mulher e duas filhas, que não foram sacrificados.1

Essa história mostra com muita clareza que os Antigos conheciam o poder do pensamento e das emoções, e que era possível as pessoas destruírem-se entre si pelos maus pensamentos. A energia negativa e destrutiva provoca distúrbios no campo eletromagnético da terra, causando terremotos, inundações, erupções vulcânicas, aberrações, loucura e muitas espécies de doenças físicas na humanidade.
Você já deve ter visto cozinhas, quartos de dormir ou salas de estar onde se pode chegar a perder o controle devido às condições desordenadas e ao ar poluído.

 Muitas vezes essas condições existem no interior do nosso corpo mental e seus efeitos constituem a maioria de nossas doenças psicossomáticas e desajustes sociais. Traga beleza e ordem à mente e você terá beleza, saúde e melhor comunicação com o seu veículo, com o seu ambiente, e também melhores condições no planeta.

3. A meditação constrói pontes e estabelece linhas de comunicação entre vários pontos. É uma porta para o dharma, para a Luz interna, para regar a Semente Divina que irá nascer em nosso coração. É possível criar um campo protetor de Luz em nossa aura, em nossa vida.

Através da meditação você começa a construir uma estação emissora e receptora em sua mente superior. Recebe do alto e distribui para baixo. Pode receber impressões de sua Alma, de seu Mestre, da Hierarquia, e mesmo do “centro onde a Vontade de Deus é conhecida”.

Então você transmite grande amor, grande harmonia, grande beleza e compreensão ao mundo dos homens. Isso traz alinhamento no interior de seus corpos e de seu ambiente.

Isso pode ser comparado ao maestro que chegou um pouco atrasado ao ensaio. Trezentos e cinquenta músicos estavam reunidos e um macaco saltou no palco e tentava dirigir a orquestra. Os músicos se divertiam tanto com o macaco que começaram a tocar enquanto ele os dirigia.

Claro que os dirigia de um modo muito peculiar e, em vez de música, o que houve foi muito barulho. Depois de certo tempo, o maestro chegou e disse ao macaco: “Senta-te aí, macaco!” O regente então conduziu a orquestra e imediatamente tudo voltou a ser harmonioso é uma grande sinfonia foi apresentada em toda a sua beleza.

É isso que acontece na meditação. Um dos macacos dentro de nós, um pensamento, uma ilusão, um sortilégio, um impulso, tenta conduzir o espetáculo. Tudo é confusão, desordem, mas o regente finalmente chega e se torna um ponto de concordância, um ponto de encontro entre a grande fonte e os seres humanos, alinhando-os e harmonizando-os com a beleza interior. Isso é comunicação.

A meditação estabelece linhas de comunicação entre planos, centros, formas de pensamento construtivas e evolutivas, condicionando a circulação d energia entre esses vários pontos e impondo-lhes um ritmo de qualidade superior.

4. A meditação é de grande ajuda na formação de corpos de uma ordem superior e de substâncias superiores de modo que podem conter e expressa as energias ardentes que chegam sem que se queimem, quebrem ou sejam destruídos.

A meditação é o único meio pelo qual essas energias de alta voltagem são assimiladas pelos corpos e apropriadamente expressas num viver criativo - uma estação de comunicação com o mundo da luz.
Ela é a ferramenta para a transmutação, transformação e transfiguração

5. A meditação torna possível entrar em contato com idéias universais ou cósmicas e formular grandes leis, que podem trazer uma nova torrente de energias à humanidade para a elevação e a expansão da consciência.

A mente traduz essas idéias de acordo com a sua constituição e desenvolvimento. Um engenheiro eletrônico traduz essas idéias “eletronicamente’ Um líder político as traduz como regras ou leis sociais e militares; um artista como trabalho de arte, e assim por diante.

 Tudo depende do seu instrumento. Se você tem um televisor antigo, as impressões não serão traduzidas corretamente na tela. Se tiver um televisor moderno, você terá imagens melhores. A meditação refina sua mente, toma-a rica, sensível, pura, organizada pronta a obedecer à chamada do Pensador.

6. A meditação possibilita-lhe entrar em contato primeiramente com seu Mestre Interior, o Senhor Interior, e em seguida comunicar-se conscientemente com os Mestres do mundo subjetivo. Assim você entra na vida do discipulado e se torna um servidor da humanidade.

7. No processo de meditação, aprendemos a modelar as energias ou impressões provenientes dos reinos superiores e a usá-las como nossos pensamento guias e orientadores. Assim fazendo, aprendemos a moldar nossa substância mental, como o oleiro dá forma à argila.

Formas de pensamento conscientemente modeladas têm uma influência muito magnética e poderosa quando escritas ou faladas. Você aprende também a técnica de projetar seus pensamentos e chegar a outras mentes para guiá-las, protegê-las e inspirá-las.


1.     Ver: Gênesis 18, 19.

site de Pesquisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário