segunda-feira, 3 de novembro de 2014

"A GLÂNDULA PINEAL"





"A GLÂNDULA PINEAL" 
CORRESPONDÉNCIAS ESPIRITUAIS
Fraternidade Rosacruz.

Consideremos agora a conexão espiritual que as glândulas endócrinas têm com o desenvolvimento das potencialidades latentes do Ego.

Lembremos que as principais glândulas endócrinas são sete, a saber: duas Supra-renais, o Baço, o Timo, a Tiróide, a Pituitária e a Pineal.

Max Heindel nos informa que essas glândulas têm um interesse muito grande e particular para o estudante esotérico, uma vez que elas podem ser chamadas as Sete Rosas na Cruz do Corpo Vital, porque estão elas intimamente relacionadas com o desenvolvimento oculto da Humanidade.

Tudo o que vemos ao nosso redor, em nosso Sistema Solar, foi criado pelo Verbo, o qual é Som-Música, a Voz de Deus.


 Foi essa Palavra primordial que levou ou falou à existência, na matéria mais sutil, todos os diferentes mundos com suas miríades de formas, as quais, desde então, vem sendo reproduzidas e trabalhadas detalhadamente por inumeráveis Hierarquias criadoras, principalmente por aquelas que mais se relacionam com nosso Sistema Solar — os Sete Espíritos Planetários ante o Trono, isto é, Urano, Saturno, Júpiter, Terra, Marte, Venus e Mercúrio.

A Palavra de Deus soa por intermédio dos Sete Espíritos Planetários, formando todos variadíssimos tipos que mais tarde se cristalizam nas inúmeras coisas que existem no Mundo Físico.

Assim, vemos que o Verbo manifesta-se em sete grandes tons soados pelos Sete Espíritos Planetários. Cada planeta tem sua própria nota-chave, emitindo um som que difere dos outros. Estes tons são construtores.

Toda a música no mundo está baseada nesses sete tons, emitidos pelos sete Espíritos Planetários e todas as formas são criadas por eles, as quais depois de criadas eles assistem o Ego interno em seu trabalho de desenvolvimento de suas potencialidades latentes que nesse princípio são aqueles poderes Divinos em embrião, assistência essa que se processa amplamente por intermédio das glândulas de secreção interna.

Cada glândula de secreção interna possui uma nota-chave que está adormecida dentro de si mesma. Quando despertada, desenvolverá certas potencialidades do Ego. Cada uma dessas nota-chaves está tonalizada com um dos Espíritos Planetários.


O soar da nota-chave de um determinado Espírito Planetário, gradualmente irá despertando a nota-chave da glândula correspondente. Quando a nota-chave da glândula é despertada, desenvolvem- se no Ego energias específicas que o Espírito Planetário expressa. Essas energias são forças que o Ego deverá aprender a controlar e dirigir que, comforme sejam usadas, manifestam-se como bem ou mal. Lembremos que todo mal é um bem mal dirigido


As Glândulas e os seus Planetas Regentes.

Pineal – Netuno
Pituitária - Urano
Tiróide – Mercúrio
Timo - Vênus
Baço - Sol
Supra-renais – Júpiter.

Glândula Pineal
A glândula Pineal por sua natureza é a mais surpreendente. Como está implícito em seu nome, é um corpo cônico, em forma de pinha (Conarium pinealis, cone de pinha).

 É de cor avermelhada, com mais ou menos 1,2 cm de comprimento, isto é, pouco maior do que um grão de trigo. Está situada na parte inferior do terceiro ventrículo do cérebro. Pesa cerca de 0,13 gramas.

 Está oculta na base do cérebro (ao qual se acha ligada por uma haste oca pineal) numa diminuta cavidade atrás e acima do corpo pituitário. Está composta, em parte, de células nervosas, que contêm um pigmento idêntico ao das células da retina que é uma expressão do nervo ótico, o que sustenta o argumento em favor da antiga função de ter sido um olho.

A parte inferior da glândula aponta para trás. A secreção da glândula Pineal, chamada Pinealina, age como restritor em todas as glândulas de secreção interna.

 Sua atividade moderadora sobre as outras glândulas endócrinas, dá à criança, durante os dois primeiros anos de existência, condições para crescimento. Durante esse período a criança quadruplica seu peso de nascimento. A Pineal age como uma espécie de supervisora em relação a outras glândulas.

Os anatomistas do século 19, não acreditando em qualquer finalidade da glândula Pineal, admitiam que fosse vestígio de alguma estrutura outrora importante. Durante longos tempos, realmente, até há poucas décadas, não havendo nenhum conhecimento de nenhuma função, não se lhe admitia nenhum papel.

Todos repeliam a idéia de que fosse uma glândula endócrina. Observações posteriores relacionaram a pineal à função muscular. Há uma doença deformadora dos músculos conhecida como «distrofia progressiva», cuja causa vem sendo um mistério insolúvel para a classe médica.

Mas estudos realizados por meio de Raios X, mostraram que, nessa doença, a Pineal se apresenta com calcificações, isto é, incrustada de sais de cálcio, o que significa que no caso da glândula enfraquecer ou deixar de funcionar, os músculos não recebem a quantidade necessária de nutrição.

Mais tarde, descobriu-se que a Pineal regula a cor da pele, fazendo variar o grau de reação aos raios luminosos, isto é, controla a ação da luz sobre o pigmento da pele.

É a luz interna que reflete a luz externa. A Pineal também contribui para o desenvolvimento normal físico e mental das células cerebrais e das células dos órgãos de reprodução.

O abundante suprimento de sangue que a Pineal recebe indica mais o índice de seu funcionamento ativo do que apenas a sua presença como vestígio de um órgão que durante a evolução perdeu seu uso original.

Resumindo, a secreção da pineal:
1 — evita, na criança, o desenvolvimento sexual prematuro, promovendo uma puberdade normal;
2 — favorece a atividade da força criadora, que tende a desenvolver normalmente tanto o cérebro como os órgãos de reprodução;
3 — dá vigor e tonaliza os músculos;
4 — influi sobre o corpo variando o grau de reação aos raios de luz, isto é, controla a sensibilidade da cor à luz;
5 — influi no pigmento da pele provocando sua transparência devido à contração das células pigmentadas.

TIPO DE PERSONALIDADE PINEAL

Geralmente falando, a glândula Pineal é masculina, mas algumas mulheres estão sob sua regência, como veremos quando fizermos o estudo das atividades espirituais desse órgão.

O tipo pineal espiritual típico é alto, é bem modelado. Ombros largos, o corpo afinando gradualmente para os pés. A testa é alta e grande, as sobrancelhas são quase retas, mas bem conformadas. Os olhos, grandes, expressivos, bem abertos, são comumente azuis escuros, e, não obstante a cor, emitem um clarão de fogo divino.

O nariz é quase o de perfil grego. Os lábios, meio carnudos, têm ligeira curvatura. O queixo é bem formado, bastante proeminente, mostra real força de caráter, o que harmoniza bem com outros aspectos, O pescoço é médio, sobre ombros fortes e bem modelados.

 O cabelo, em geral castanho claro, é abundante e possui brilho acentuado. Como um todo, o rosto é varonil com algo de encanto feminino.

O artista Rafael foi um perfeito exemplo do tipo pineal espiritualmente desenvolvido. Era tão grande sua beleza, diz-se, com um quase imperceptível traço feminino, que, ao passar pelas ruas, os que o viam paravam para admirá-lo. Em pessoa era tão bonito como um anjo. Sua disposição era amável, bondosa, doce e gentil. Nos modos e na palestra era encantador. Foi célebre pela nobreza e generosidade de sua natureza.

O nome deste homem invulgar ainda permanece o maior na arte da pintura. No seu quadro «A Transfiguração», os olhares discernidores descobrem o mistério da sua grandeza. Esta aí, plenamente revelado, seu conhecimento e seu contacto direto com es remos sobrenaturais.

Esse quadro maravilhoso, cuja beleza deve ser não só vista mas sentida, é para o pintor o «canto do cisne» de Rafael. Ele o pintou enquanto morria.

Ao observarmos esse maravilhoso quadro, ficamos maravilhados e pensando que talvez ele tenha pintado aquele belo, feliz e compassivo rosto de Cristo exatamente da maneira como o estava vendo, no Éter, aguardando para levar ao paraíso o Espírito desse nobre homem que tanto fez pela glória do Cristianismo, quer pelas felizes e não ultrapassadas telas que pintou, quer pela vida nobre e altruísta que levou.

Pesquisado por Dharmadhannya
Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:




Repassando à Chama Violeta da Purificação e da Liberação
se puder  repasse...
Agora
Coloque a mão no seu coração e sinta o fogo do amor Divino da sua  Alma no seu coração.
Que seu coração ascenda a  Chama  da liberação e  do dharma;
Amem!
Meus blogs


! Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512
Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém

Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados –
Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web,
para fins de estudo, exclusivamente. Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte
das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.
AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou psicológica. De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso. Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.

























































Nenhum comentário:

Postar um comentário