terça-feira, 21 de agosto de 2012

Meditação e Iniciação -"Regra três"





"Regra três" - Meditação e Iniciação
 Inspirada nos ensinamentos de Alice  Bailey -Uma interpretação.

"Tríplice deve ser o chamado, e longo é o tempo que leva ecoando. Que o discípulo faça soar o brado através do deserto, do mar e do fogo que o separam da porta velada e oculta. 13

Aplicando a regra anterior, os aspirantes aprendem a observar o próprio comportamento de uma forma objetiva. Depois d constatarem facetas de si mesmos que antes não haviam percebido nem compreendido, despertam para a necessidade de atingir um entendimento razoável e autêntico dos motivos que estão por trás das suas atividades.

 A terceira regra dá a instrução para este novo esforço. Antes de interpretar seus símbolos, será necessário considerar uma série de definições filosóficas.

O ser humano é composto de uma personalidade, uma alma e um espírito. Cada um desses componentes pode ser dividido em três aspectos.

- A personalidade inclui os corpos físico (tanto denso como o etérico), emocional e mental.

- A alma inclui a qualidades da sabedoria, do amor e da vontade.

-  E o espírito, à vezes chamado de tríade espiritual, inclui a mente, o amor e vontade espiritual.

O plano mental consiste em sete subplanos que são divididos cm dois grupos:
-  os quatro subplanos inferiores são os nível concretos e
-  os três subplanos superiores são os níveis abstrato.

 A pessoa tem três pontos focais de percepção nesses subplano.

 Um ponto focal é o corpo mental — às vezes chamado de mente concreta ou apenas de mente — que se compõe da matéria do quatro subplanos inferiores.

O corpo mental é o aspecto mai elevado da personalidade e está ligado ao conhecimento, ou ao pensamentos concretos.

 Outro ponto focal 4 percepção é a Alma -
— às vezes chamada de corpo causal ou lótus do ego — que consiste em matéria da segunda e terceira divisões do plano mental (contando-se de cima para baixo).

 A alma é o armazém da sabedoria que é a essência extraída da experiência da pessoa, e é o instrumento para expressar os princípios ou pensamentos abstratos.

- O terceiro ponto focal, a mente espiritual, é o aspecto mais baixo da tríade espiritual, e é composta somente da matéria do subplano mental mais elevado.

- A mente espiritual pode ensejar intuições ou percepções diretas da verdade, que refletem a natureza divina inata com clareza, síntese e abrangência. Depois de receber as intuições da mente espiritual, a alma pode usá-las para orientar sua própria expressão do pensamento abstrato, o que por sua vez orienta o pensamento concreto do corpo mental. 14


A palavra sânscrita guna significa “qualidade”. De acordo com a filosofia hindu, tudo na natureza é composto por três gunas:
(tamas, rajas e sattva.

- A palavra sânscrita tamas significa “inércia”, e representa embotamento, inação, ignorância, incapacidade, escuridão e obscuridade.

- A palavra rajas significa “inquietude”, e representa paixão, ação, luta, esforço e sede de desejo.

- A palavra sattva significa “serenidade e harmonia”; representa bondade, pureza, equilíbrio, felicidade, luz e virtude.

Por exemplo, cada reino da natureza tem um guna predominante. Trabalhando às cegas, sem ter a capacidade de responder de forma consciente ao ambiente, as vidas subumanas expressam o guna de tamas.

Ao se envolverem com mudanças constantes e conscientes, as vidas humanas demonstram o guna de rajas. E ao responderem dc maneira harmoniosa ao anseio divino, as vidas sobre-humanas expressam o guna de sattva.15


Na terceira regra, os símbolos têm os seguintes significados:

- “o chamado” refere-se à invocação de pensamentos, sabedoria e intuições; “brado”, ao entendimento evocado;
-  “através do deserto”, à obtenção de uma perspectiva material;
-  “do mar”, à ativação pela energia emocional;

-  “do fogo”, à expressão da energia da alma através da mente;
-  “o”, à vibração da consciência;
- e “da porta velada e oculta”, à alma.

Para descobrir seus motivos subjacentes, aplique um processo de invocação e evocação.

Depois de elevar sua consciência até a cabeça, como se descreveu na segunda regra, invoque a intuição da mente espiritual, da sabedoria ou pensamentos abstratos da alma e pensamentos concretos da mente concreta inferior (“tríplice deve ser o chamado”).

 A invocação de intuições ocorre quando é feito o esforço para observar diretamente suas sensações, sentimentos e pensamentos, no momento presente.

 A invocação da sabedoria ocorre quando se faz o esforço para organiza essas observações e desvendar os motivos que estão por trás da atividades exteriores. E a invocação de pensamentos concretos ocorre quando se efetua o esforço de relacionar os motivos cor os fatos de sua vida diária.

 Além disso, será necessário fazer essa invocação tríplice durante um período relativamente longo (“ longo é o tempo que leva ecoando”). Por exemplo, Bailey sugere que se faça um relatório escrito diário dessa busca, três vezes a dia, durante um ano. 16

O entendimento pode ser definido como síntese entre a intuições, a sabedoria e os pensamentos concretos. Fazendo invocação acima citada, você pode evocar entendimento (“que o discípulo faça soar o brado”) acerca dc quando você está manifestando um dos três gunas:

-  tamas, ou seja, uma perspectiva estritamente material (“através do deserto”);
- rajas, isto é, ativação determinada pela energia emocional (“do mar”);
- sattva, ou a expressão da energia da alma pela mente (“e do fogo”). E importante descobrir as forças que motivam suas atividades, porque elas estão impedindo que a vibração da sua consciência se eleve e alcance a da alma (“que o separam d porta velada e oculta”).

Por exemplo, se predomina a qualidade de tamas, então você será poderosamente dominado por forças físicas, e se envolver com “os pecados da carne” como a gula, o alcoolismo e a licenciosidade.

 Se predomina a qualidade de rajas, então sua vida emocional e psíquica é vigorosa, o que pode significar que você demasiado sensível, irritadiço e impressionável.

 Se predomina qualidade de sattva, então as forças da alma estão sobrepondo-s às da personalidade. Talvez, como muitas vezes acontece, você seja levado por todos os três tipos de energia: a física, a emocional e um fluxo ocasional de energia anímica.

De qualquer forma, faça um levantamento honesto e objetivo das forças que estão controlando a sua vida. Aplicando as regras para a edificação do caráter, subordine as forças que precisam ser subjugadas, fortaleça as que precisam ser incentivadas, e então, avance no caminho do seu destino. 17

Nenhum comentário:

Postar um comentário