quinta-feira, 28 de março de 2013

Complexo B e sua saúde





"AS VITAMINAS DO COMPLEXO B e SUA SAÚDE".

Complexo B

A melhor fonte do Complexo B natural é levedura de cerveja ou levedura Torula (que, no entanto, não contém ácido pangâmico nem laetril). Outras fontes são representadas pelos legumes, cereais integrais, nozes e sementes.

Os piores inimigos do complexo são o café, as bebidas alcoólicas e o açúcar. Consumindo geralmente grandes quantidades de carboidratos, os alcoólatras apresentam necessidades especialmente amplas do complexo. O Complexo B também pode ser destruído, a nível do trato digestivo, pelos anticoncepcionais à base de estrógenos, inseticidas, medicamentos calmantes (pílulas para dormir) e medicamentos à base de sulfas.

 Ainda, devido a sua solubilidade em água essas vitaminas devem ser ingeridas diariamente, através de uma dieta adequada.

O Complexo B é muito importante para a saúde do sistema nervoso. Ele também afeta o tônus muscular e os processos digestivos. O Complexo B tem sido utilizado, com sucesso, no tratamento de crianças hiperativas e de pessoas viciadas em drogas e álcool.

Complexo B é o termo genérico atribuído a um grande grupo de substâncias químicas diversas.


As vitaminas B conhecidas são: B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B6 (piridoxina), B12 (cianocobalamina), B13 (ácido orótico), B15 (ácido pangâmico), B17 (laetril), biotina (vitamina H), colina, ácido fólico, inositol (hexaidroxiciclo-hexano) e PABA (ácido para-aminobenzójco).

sua atividade bioquímica ajuda no metabolismo dos carboidratos, das proteínas e das gorduras. Todas elas deveriam estar presentes dentro das respectivas proporções, para que as reações bioquímicas do metabolismo sejam adequadas ou para que estas últimas possam até mesmo existir.

 As fontes de vitaminas sintéticas do Complexo B são de difícil assimilação, por haver dificuldade na digestão das mesmas. Sem a devida assimilação, essas vitaminas sintéticas são eliminadas pele organismo dentro de seis horas, colorindo a urina com um amarelo brilhante. O Complexo B é mais facilmente assimilado quando tomado em conjunto com as vitaminas C e E, e ainda com cálcio e fósforo.

Tiamina -VitmainaB1
Regente astrológico: Mercúrio

Fontes:
Verduras: Alcachofra, aspargo verde, feijões pinto secos, feijões comuns, feijões lima, ervilhas verdes (petit-pois), milho doce, lentilha, agrião, quiabo, repolho, rabanete, suco de folhas de nabo e feijão de soja,
Frutas e nozes: Côco, “grapefruit”, limão, abacaxi, romã, amêndoa, avelã e amendoim.
Peixes e carnes: Bacon, presunto, coração bovino, cordeiro, fígado bovino e de carneiro, carne de porco e salame. salmão
Cereais: Farinha de milho branco, farinha de trigo integral, germe de centeio e de trigo. semente de girassol
Laticínios: Gemas de ovo.
Ervas: Utriculária, feno grego e salsa.
Suplementos naturais: Levedura, casca de arroz, fibra de arroz, alga rodimeniácea e cinzas de algas marinhas.


Sinônimos:
B termolábil, torulina, vitamina antiberibéri, vitamina antineurítica, estimulante do apetite e vitamina B1.

Sintomas de Deficiência
Os primeiros sinais de deficiência de tiamina são, geralmente, cansaço, perda de apetite, instabilidade emocional e irritabilidade aparentemente sem motivos. Esses sintomas podem ser ocasionados pelo alto consumo de doces, que, por sua vez, eliminam esta vitamina do organismo.

Sintomas mais graves de deficiência são a perda da acuidade mental, dificuldades respiratórias e eventualmente disfunções cardíacas. A tiamina mantém constante o nível de ácido pirúvico (produto intermediário do metabolismo dos carboidratos, gorduras e aminoácidos) na circulação. Se não houver tiamina disponível, o teor de ácido pirúvico do sangue e dos tecidos aumenta, resultando em falta de oxigenação e nos sintomas acima citados.

Entre os problemas cardíacos que podem ser ocasionados por deficiência de tiamina, estão os batimentos irregulares, a bradicardia (batimentos excessivamente lentos) e a cardiomegalia (hipertrofia do coração).

O trato gastrintestinal também pode ser afetado, produzindo sintomas tais como: indigestão, anorexia, constipação grave e contínua e atonia gástrica (flacidez do tônus muscular do estômago). Pode haver dores abdominais difusas, e por ação reflexa, a área do peito (tórax) pode ser afetada. Como a tiamina é essencial na formação do ácido clorídrico, que, por sua vez, auxilia o processo digestivo, a perda da acidez estomacal causa dificuldades digestivas;

 os alimentos não digeridos podem ficar estagnados durante horas ou dias, produzindo flatulência, azia ou um aparente ataque de gastroenterite (inflamação da membrana mucosa do estômago e dos intestinos). A deficiência pode até causar erosões ou úlceras a nível do estômago.

A falta de tiamina na dieta também causa problemas neurológicos, porque esta vitamina é catalisadora das reações enzimáticas que fornecem energia aos nervos, tanto do corpo quanto do cérebro. Ela participa da formação da acetilcolina, um composto que transmite os impulsos nervosos. A polineurite (beribéri) significa literalmente “muitos tipos de doenças dos nervos”, sendo um problema basicamente relacionado à deficiência de tiamina.

Os primeiros sintomas dessa doença são a perda do tônus muscular e enfraquecimento (desgaste) dos tecidos, começando pelas pernas e subindo pelo corpo todo. Nos estágios ulteriores ficam inchados primeiro as pernas e os braços, e depois o tronco. Outra doença relacionada aos nervos é a neurite (inflamação de um nervo ou de vários nervos, geralmente associada a um processo degenerativo, como polineurite ou esclerose múltipla).

Os sintomas dessa doença incluem insensibilidade e tremores das mãos e dos pés. Juntamente com as outras vitaminas do Complexo B, a tiamina desempenha importante papel na erradicação destes problemas.

Apesar de poucos problemas de pele serem causados por deficiência de tiamina, pode ocorrer herpes zoster, caracterizada por pequenas vesículas doloridas que eclodem em qualquer local do corpo. A tiamina pode ser útil na erradicação dessas bolhas, causadas por um vírus produtor de erupções vesiculares.

Num teste, 25 pacientes, portadores da doença, receberam injeções intramusculares de 200mg de hidrocloreto de tiamina diariamente, e o tratamento mostrou-se bem- sucedido em todos os casos. Durante a Segunda Guerra Mundial, os soldados capturados, que se alimentavam basicamente de peixes crus ou mal-cozidos e de frutos do mar, como ostras, queixavam-se de que era impossível andar, porque seus pés apresentavam sensações de queimação e coceiras dolorosas;a enzima tiaminase, ou antivitamina, foi a responsável pela destruição da tiamina e pela doença que apresentaram.

Finalmente, a anemia ferropriva (uma doença em que existe redução do número de hemácias e de hemoglobina) ocorre quando a dieta contém alto teor de ferro, mas é deficiente em tiamina e nas outras vitaminas do Complexo B. Como o ácido clorídrico do estômago não é secretado em quantidade suficiente para conseguir decompor e dissolver o ferro, este mineral não é absorvido, resultando num estado anêmico.

Histórico e Características

A tiamina deve ser resposta diariamente, através de uma dieta saudável. E possível a armazenagem de pequenas quantidades desta vitamina nas gorduras do fígado, mas a ingestão de carboidratos em grande quantidade exaure rapidamente tal estoque.

Compatibilidades: E melhor tomar o Complexo B inteiro, ao invés de tomar as vitaminas individualmente, já que todas elas desempenham importantes papéis nos processos metabólicos do organismo. Além disto, as vitaminas C e E são muito eficazes como coadjuvantes na utilização da tiamina. Esta vitamina também mais efetiva quando tomada unto com manganês e enxofre.

Antagonismos:

 Excesso de ingestão de açúcar, chá, hábitos de fumar e de ingerir bebidas alcoólicas contribuem para que o organismo fique exaurido de tiamina. Além disto, algumas pessoas se alimentam de dietas muito deficientes, que propiciam o desenvolvimento, na flora intestinal, de bactérias que por sua vez, produzem uma antivitamina, a enzima tiaminase; esta última, conforme indicado pelo respectivo nome, destrói a tiamina.

 As pessoas que sofrem de constipação têm tendência ainda maior de possuir esta antivitamina em seus organismos. A ingestão de peixe cru e de crustáceos também traz esta antivitamina aos organismos das pessoas que os consomem tornando-as deficientes em tiamina.

 Além disto, graves deficiências de tiamina podem ser causadas pela administração de antibióticos, e também por situações gravemente estressantes, como gravidez, lactação, febres ou cirurgia.

A tiaminase presente nos peixes de água doce e nos crustáceos e e fator do chá destroem cerca de 50% da tiamina dos outros alimentos ingeridos simultaneamente. A absorção da vitamina B1 é prejudicada pela deficiência de ácido fólico

Progressos Clínicos Recentes
Existe definitivamente uma relação entre o alcoolismo e a deficiência de tiamina. Apesar de a deficiência de tiamina, propriamente dita, não causar o alcoolismo, e os níveis dessa vitamina estiverem baixos no organismo, o álcool é oxidado mais lentamente, e os níveis de glicemia (açúcar do sangue) ficam inconstantes, causando uma “sede” contínua por álcool.

Quantidades suficientes de tiamina tendem a diminuir o desejo pelo açúcar ingerido  através do álcool, neutralizando assim o tipo de desejo que faz com que um alcoólatra venha a consumir grandes quantidades de cerveja, vinho ou outras bebidas. O cloreto de tiamina, em doses de 50 a 100 miligramas, já foi utilizado com sucesso para a restauração da glicemia (nível de açúcar do sangue) dos alcoólatras.

 Se um alcoólatra apresentar delirium tremens, a administração de 1.500 miligramas de ácido nicotínico e de 500 miligramas de cloreto de tiarnina, ajudam a estabilizar a síndrome de abstinência.

Outros estudos demonstraram que a utilização de diuréticos causa a perda de vários nutrientes essenciais, inclusive das vitaminas do Complexo B. A perda de tiamina, assim como a de ácido pantotênico, pode resultar em problemas circulatórios, que, por sua vez, ocasionam trombose (coagulação do sangue) e degeneração da musculatura cardíaca.

 Além disto, pode haver excessiva perda de iodo causada por diúrético, e, como consequência, ocorrer alguma disfunção tireoidiana.

Além disto, as crianças de altura normal com problemas de ganho de peso proporcional podem estar sofrendo de deficiência de tiamina. A perda de apetite, indicativa da deficiência de tiamina, pode contribuir para uma baixa taxa de crescimento inicial, eventualmente retardando todo o processo de crescimento da criança. Num teste, foi administrado Complexo B durante sete meses a um grupo, que ganhou 1,6 vezes mais peso do que o grupo controle.

A suplementação de tiamina ajuda a aliviar dores de dente. Por exemplo, dores de dente pós-cirúrgicas foram reduzidas através da administração de tiamina imediatamente após a respectiva cirurgia,

Já que esta vitamina reduz o limiar de sensibilidade a dor. A tiamina tambem ja foi administrada antes de cirurgias, com objetivo de diminuição das dores. Sempre que ocorre extração dentária, a tiamina ajuda a aumentar a velocidade do tempo de cicatrização do alvéolo vazio. Vários outros problemas podem ser ajudados, com doses adequadas de tiamina.

 Problemas relacionados à glicemia. como diabetes. foram ajudados com a utilização de tiamina, para aumentara produção de insulina. A paralisia de Bell (reação inflamatória aguda no sétimo nervo facial ou ao redor dele), caracterizada pela paralisia dos músculos que controlam a expressão facial, também já foi tratada com sucesso através de tiamina.

Além disto, a administração de tiamina e vitamina A pode auxiliar no tratamento da degeneração da medula espinhal, associada à anemia perniciosa (forma destrutiva de doença do sangue, caracterizada pela diminuição do número de hemácias, debilidade muscular, distúrbios nervosos e gastrintestinais). Naumann



A medicina alternativa inclui práticas como a acupuntura, quiropraxia, uso de produtos herbários ou botânicos, terapias de massagem, hipnose, técnicas de respiração, meditação, ioga, dentre outras. Estas práticas não substituem, porém complementam a medicina tradicional, por isso podem ser chamadas também de Medicina Complementar. O tratamento alternativo deve acompanhado por um médico, por exame complementares. Se não melhorar os sintomas procure um médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário