quarta-feira, 24 de abril de 2013

A Saúde de Touro


                                     


A Saúde de Touro

A Chave da Alegria é Ter Moderação
TOURO (DE 20 DE ABRIL A 20 DE MAIO)
PLANETA REGENTE: Vênus
ELEMENTO: Terra
MODALIDADE: Fixo

Traços e conceitos positivos de Touro: trabalhador, digno de confiança, estável, pragmático, determinado, independente, gentil, sensual, sereno, criativo, com talento para música, tolerante, frugal, carinhoso, hospitaleiro e generoso.

Traços e conceitos negativos de Touro: indolente, obstinado, auto-indulgente, extravagante, guloso, perdulário, impetuoso, moroso, avarento, vil, severo, exagerado, inflexível, possessivo, ciumento, espírito controlador, materialista, arrogante e espírito obsessivo.

Partes do corpo regidas por Touro: garganta, pescoço, glândulas linfáticas, tireóide e sistema linfático. 

Seu planeta regente, Vênus, governa os olhos, a pele e os rins.

Problemas de saúde: obesidade, pedras da vesícula, diabete, problemas cardíacos, dor de garganta, inchaço e nódulos nas glândulas linfáticas, mononucleose, distúrbios da tireóide, rigidez do pescoço, laringite, tonsilite e rachaduras na pele.


Profissões que exemplificam a afinidade dos taurinos com os investimentos, os negócios, a criatividade e/ou o planejamento a longo prazo: desenhista de modas, escultor, nutricionista, cantor, artista, paisagista, decorador, arquiteto, horticultor, economista, investidor, financista, corretor, corretor de imóveis, comerciante e ourives.

TOURO: A DETERMINAÇÃO E O CARÁTER OBSTINADO
AFASTAM AS DOENÇAS

Sendo o signo mais obstinado, persistente, próspero e inflexível do zodíaco, Touro, um signo fixo de Terra, dedica-se a manter o total controle sobre a vida, agindo devagar e deliberadamente. Uma combinação surpreendente da vaca indolente e do touro determinado, você muitas vezes fica zangado com seus amigos íntimos que constantemente o aconselham a ir mais depressa ou a abandonar um projeto a longo prazo e começar um novo.

Embora você seja conhecido pelo seu hábito de procrastinar, se existe alguém determinado a lutar até o fim é o nativo de Touro. Pouco inclinado a abandonar qualquer coisa conquistada ou “adquirida”, você pode ser um homem de negócios inexorável, um parceiro possessivo e ciumento (pessoal e profissionalmente), e/ou um pai superprotetor e controlador. 

Por outro lado, seu planeta regente é Vênus, que tem o mesmo nome da deusa romana do amor e da beleza e, como tal, você é criativo, gentil, amoroso e sensual.

Embora você seja nativo de um dos signos mais pragmáticos, responsáveis e estáveis do zodíaco, as suas paixões, instintos e apetite sensual podem, ás vezes, ser excessivos. Mais justo e altruísta do que se pode dizer com palavras, você valoriza as amizades, no entanto, exige em troca exatamente o que dá — devoção e confiança.

 Se, porém, for ferido, menosprezado ou se sentir traído (embora demore bastante tempo para você chegar a esse ponto), o bovino gentil se transforma num touro bravo, e você rompe o relacionamento mais íntimo sem sequer olhar para trás.

Sua constituição forte e vigorosa, aliada a uma intensa obstinação e uma aversão pela dependência, impedem que você fique gravemente doente. Quando fica indisposto, você evita ir ao médico ou pedir ajuda — mesmo se estiver se sentindo fraco ou doente.

Justamente por isso, se ocorrer uma enfermidade, sua autoconfiança obsessiva lhe dá a força e a vontade necessárias para uma rápida recuperação. Assim que se decide a fazer alguma coisa, a letargia e a complacência assumem um segundo plano e surge a mais laboriosa, produtiva e sincera personalidade sob o Sol.

A placidez e a determinação feroz que o impelem através da vida, no entanto, com frequência¨ocultam uma insegurança profundamente arraigada que pode culminar numa necessidade quase obsessiva de ser amado. Quando se sentem inadequados e inseguros ou se deparam com o que parecem ser obstáculos insuperáveis, os taurinos muitas vezes caem numa depressão da qual não conseguem se livrar com facilidade. 
Para diminuir a tensão, você costuma buscar consolo e alívio para o seu sofrimento por meio da promiscuidade dos gastos exagerados e/ou comendo demais. Embora possa, de fato, encontrar uma gratificação temporária, esses padrões exagerados e indulgentes de comportamento o atormentarão durante toda a vida, afetando tanto a sua saúde mental quanto física.

FISIONOMIA E TIPO FÍSICO

Com frequência, os taurinos são caracterizados por um rosto redondo, bochechas rosadas, olhar penetrante, nariz arrebitado, queixo proeminente, pescoço grosso e corpo robusto. A maioria tem uma altura abaixo da média, estrutura física sólida e, em geral, uma silhueta roliça. 

O seu estilo de vida sedentário e o gosto por bons pratos tornam muito mais difícil você manter o que considera o peso ideal. Você até mesmo pode se achar mais pesado do que é de fato, o que leva a enormes problemas de auto-imagem e inclusive a comer demais para mitigar a dor emocional.

 Na realidade, os atributos físicos pelos quais luta podem ser irrealistas com relação à estrutura do seu corpo. Aprenda a valorizar a beleza interior, a ter orgulho das suas realizações e, o mais importante de tudo, a não ceder à pressão dos seus pares adaptando-se ás expectativas da sociedade.

COMO VENCER A BATALHA CONTRA O EXCESSO DE PESO

Como tem problemas com a sua imagem e uma baixa auto-estima, que frequentemente  acompanham o estigma de ser ligeiramente obeso ou de não ser magro como um esqueleto, você já deve ter enfrentado, uma vez ou outra, distúrbios alimentares como a anorexia ou a bulimia, no esforço de manter o seu peso “ideal”. 

(A bulimia, caracterizada pelo hábito de comer exageradamente e depois vomitar ou evacuar com a ajuda de laxativos, e a anorexia, marcada pela recusa em se alimentar, são sintomas do desejo de ser magro e da necessidade de estar no controle total da própria vida.)

 No entanto, mais comum entre os nativos de Touro é o vício crônico de comer demais. Além de afetar o bem-estar físico e mental da pessoa, a obesidade é um fator que contribui para o mau funcionamento dos rins, provocando cálculos biliares, diabete, doenças cardíacas e certos tipos de câncer do estômago e do cólon. Alguns estudos até mesmo associam certos tipos de câncer de mama à alta porcentagem de gordura corporal.

Portanto, se a obesidade é nociva tanto à saúde mental quanto à física, por que é tão difícil para os taurinos ter bons hábitos alimentares e praticar exercícios físicos que os livrem de quilos indesejados? E por que a maioria dos taurinos passa a vida com excesso de peso ou fazendo regimes com efeito “sanfona”, isto é, perdendo e recuperando o peso repetidas vezes?

Além da predisposição genética ou dos distúrbios glandulares, uma resposta a essa pergunta pode estar na necessidade do taurino de equilibrar uma autonomia total com o sufocante desejo de se sentir bem e de ser amado.

 Quando está emocionalmente estressado, ressentido, zangado ou triste, o alimento muitas vezes é usado para aliviar o sofrimento e/ou como recompensa por suportar uma época difícil. Infelizmente, assim que o taurino se habitua com maus padrões alimentares ou usa os alimentos como substituto para o contentamento ou o amor, isso passa a ser uma constante batalha e um padrão extremamente difícil de mudar.

O taurino pode se valer da obstinação e determinação que tem para adotar uma dieta equilibrada e um plano regular e moderado de exercícios. Parecer mais bonito e sentir-se melhor consigo mesmo lhe dará a auto-estima necessária para ter sucesso nos relacionamentos, nas amizades, nas oportunidades de emprego e nas promoções. 

O taurino, metódico e afoito aos hábitos, precisa seguir um plano alimentar predeterminado, que estabeleça com exatidão que alimentos devem ser consumidos diariamente e quais devem ser evitados. Recomenda-se um programa de exercícios personalizado, que se adapte ao seu ritmo lento e, ao mesmo tempo, acelere seu metabolismo, de modo a queimar o excesso de calorias.

DIETAS QUE REALMENTE FUNCIONAM

Por mais difícil que seja, é imperativo que você mude para sempre seus hábitos diários, fazendo três refeições balanceadas com poucos petiscos nos intervalos e bebendo oito copos de água por dia. Limite a ingestão de sal e o consumo de alimentos salgados, para evitar a retenção de líquidos. 

Se você eliminar os alimentos gordurosos, que têm um elevado valor calórico e aumentam o colesterol, e concentrar-se nas proteínas, nas frutas, nos vegetais e nos carboidratos, você se sentirá mais leve e ficará mais saudável. Segue-se um plano nutritivo recomendável, bem equilibrado, e de baixas calorias,* que dá ênfase às proteínas, frutas, vegetais e carboidratos.

• Não coma mais do que aproximadamente 200 gramas de carne magra crua ou de peixe cru ou 150 gramas de carne vermelha, aves ou peixe cozidos, diariamente. Tire toda a pele e gordura visíveis. Ao cozinhar a carne, retire a gordura depois do cozimento. Se quiser cozinhar a carne, faça cozidos, sopas ou molhos, retirando toda a gordura.

 De preferência ferva, asse ou grelhe em vez de fritar. O peixe pode ser fresco, congelado ou enlatado em água (se for enlatado em óleo, lave bem). Limite bastante o consumo de miúdos de frango, timo de vitela ou cordeiro, coração e miolos, pois são ricos em colesterol. A carne de fígado, uma ótima fonte de ferro, também é rica em colesterol, portanto não coma mais do que 100 gramas por mês.

• Uma xícara de feijões, ervilhas ou lentilhas, cozidos, ou 100 gramas de tofu podem substituir uma refeição composta de 100 gramas de carne, ave ou peixe.
• Não coma mais do que três ovos por semana.
Beba diariamente de seis a oito copos de água.
• Tome diariamente duas xícaras de leite desnatado ou com baixo teor de gordura, ou iogurte desnatado.

• Coma cinco porções ou mais de frutas e vegetais por dia, entre as quais pode incluir um pedaço de fruta, meia xícara de suco de frutas ou de vegetais, e de meia a uma xícara de vegetais crus ou cozidos. 

Coma apenas uma porção de vegetais com amido, como milho, batata, feijão, ervilha, abóbora e batata-doce. Azeitona, abacate e coco são ricos em gordura e devem ser consumidos com moderação.

• Coma diariamente seis porções ou mais de pão, cereais, macarrão e vegetais com amido. As quantidades a seguir equivalem a uma porção:
uma fatia de pão (opte por pães que contenham grãos de trigo, centeio ou uvas-passas), pão branco, bolo, biscoitos, baguetes feitas com água (sem ovos), pão sírio ou tortilhas (sem que sejam fritas);

um quarto de xícara de sucrilho, meia xícara de cereal quente, ou uma xícara de cereal em flocos;

uma xícara de arroz ou macarrão cozido;

um quarto de xícara ou meia xícara de vegetais com amido, como os citados anteriormente (apenas uma porção por dia);

algumas colheres de chá de óleo.

* Esta é a dieta recomendada pelos National Institutes of Health dos Estados Unidos.... •

DICAS DE ALIMENTAÇÃO

Embora seja extremamente difícil para o taurino mudar seus hábitos, ele é determinado, perseverante e teimoso, especialmente em situações que requerem grande tenacidade e resolução. Planeje refeições apetitosas, não pule nenhuma das categorias citadas anteriormente e varie os alimentos de cada grupo.

 Para tomar sua dieta interessante, procure substituir algumas receitas de baixo teor de gorduras e de baixas calorias por refeições com muitas calorias.  Lembre-se de que, se pular uma refeição, pode ficar tão faminto que isso o fará comer em dobro mais tarde.

Adquira o hábito de beber de seis a oito copos de água por dia, junto com outras bebidas descafeinadas. Os chás de ervas especialmente recomendados são os de amora-preta e de sabugueiro. 

O café feito de raiz torrada de chicória, um substituto feito de ervas, tem um sabor especial que agrada muitos taurinos, que precisam da cafeína para ajudá-los a enfrentar o dia.

 Embora a chicória não seja descafeinada, ela pode satisfazer o desejo psicológico de tomar café. Se você tem uma centrífuga ou um liquidificador, faça sucos de frutas ou vegetais frescos, ou leite desnatado maltado, que são nutritivos e saciam a fome. 
Embora o nativo de Touro ache um sofrimento eliminar velhos hábitos, convença-se de que precisa alterar seus padrões de alimentação para vencer definitivamente a batalha contra o excesso de peso.

Por sorte, a vaidade e uma firme determinação — se desejar contar com elas — podem lhe dar a força de vontade necessária para mudar o seu estilo de vida. Se você for incapaz de fazer isso por conta própria, não tenha vergonha de consultar um profissional que seja especializado em distúrbios alimentares ou de participar de um grupo para perda de peso, como os Vigilantes do Peso, ou de um programa em doze passos destinado a pessoas que comem compulsivamente, que são sistemas de apoio para ajudar quem faz dieta.

 Esse último programa oferece a oportunidade de contarmos com a ajuda de um “padrinho” — alguém com quem podemos entrar em contato e obter apoio incondicional sempre que sentirmos vontade de comer. 

Por uma pequena taxa, os Vigilantes do Peso oferecem estímulo em reuniões semanais em que você é pesado e ouve os outros membros falarem sobre planos de dieta, programas de exercício e revisões permanentes no estilo de vida. Esse tipo de grupo pode lhe dar a inspiração de que precisa, visto que valerá o investimento — principalmente quando você começar a perder peso. Embora talvez não goste de divulgar suas dificuldades, talvez você venha a admitir que lutar sozinho não costuma dar muito resultado.

Outras dicas incluem olhar para si mesmo no espelho — em vez de evitar isso — e pesar-se várias vezes por semana. Se você nunca teve um problema de peso antes, isso pode parecer absurdo, mas asseguro-lhe de que esta taurina aqui passou longos períodos fugindo dos espelhos e da balança, para não ter de encarar a verdade.

 No entanto, se você não conseguir entrar nas roupas da estação passada e precisar fazer mais um furo no cinto, convém encarar a situação e pegar o touro pelos chifres. Se você está um ou dois quilos acima do peso ideal, tome agora mesmo uma providência. Comece imediatamente a reduzir seu consumo de calorias e a aumentar a atividade física diária.

 Para perder apenas meio quilo, você tem de queimar 3.500 calorias a mais do que ingeriu. Portanto, se ingerir 500 calorias a menos por dia ou 3.500 calorias a menos por semana, você perderá um quilo por semana. Há uma profusão de livros sobre o assunto no mercado, os quais contêm listas de contagem de calorias e várias recomendações de exercícios, acompanhadas por um esquema das calorias gastas em cada um deles.

Para os taurinos que estão acostumados a se fartar nas refeições, esse plano alimentar pode parecer rigoroso demais. De início, sentir-se leve e faminto pode levar á irritação e ao mau humor, como se estivesse faltando algo. Não desanime. Em vez de procurar comida, pratique uma atividade física que lhe permita liberar a agressividade reprimida. Será ótimo caminhar, dançar, jogar golfe, nadar, correr ou andar de bicicleta.

EXERCÍCIOS DE  VISUALIZAÇÂO

Tente fazer o seguinte exercício de visualização assim que acordar pela
manhã, antes mesmo de se levantar da cama.
1. Sente-se ereto, feche os olhos e imagine que está subitamente sem peso flutuando na água ou no ar.
2. Fique nessa posição cerca de cinco a dez minutos, tirando todos os outros pensamentos da sua mente.

3. Mantenha essa sensação de ausência de peso e os olhos fechados, começando a imaginar qual seria sua aparência se tivesse o corpo ideal.
4. Mantenha essa imagem na mente, imagine todas as coisas que poderia fazer se fosse mais magro, como correr um quilômetro sem perder o fôlego ou usar uma determinada roupa que não lhe serve mais.

Se você começar o dia imaginando que é esbelto e magro, pode ser mais fácil ajustar seus hábitos alimentares para que se adaptem a essa sensação. Assim que reconhecer as vantagens de ser magro e desejar atingir seu objetivo de perder peso, talvez você consiga interiorizar essas imagens e causar mudanças surpreendentes.

EXERCÍCIOS FÍSICOS
Não basta mudar seus hábitos alimentares sem pensar num plano de exercícios para sua vida diária, especialmente se você tem mais de quarenta anos e o seu metabolismo precisa trabalhar duas vezes mais do que antes, para queimar essas calorias extras. 
Além de queimar calorias, o exercício funciona como o maior moderador de apetite, uma vez que aumenta o nível de endorfinas substâncias químicas que dão uma sensação de bem-estar e até mesmo de euforia. 

Quando a ansiedade e a depressão são amenizadas, você se sente mais sereno. Você não precisará de comida para se acalmar ou para preencher qualquer vazio. Assim que começar a eliminar alguns quilos, sua auto-estima aumentará automaticamente.

Antes de iniciar um plano de exercícios, consulte seu médico para ver quais são os melhores para sua faixa etária e condicionamento físico. Se está inativo há algum tempo, comece com movimentos mais leves assim como caminhar, fazer jardinagem, trabalhar no quintal ou dançar.

 Exercícios aeróbicos mais extenuantes como nadar, correr, andar de bicicleta ou dar caminhadas ligeiras três ou quatro vezes por semana por ao menos trinta minutos melhorarão o condicionamento do coração e dos pulmões, bem como queimarão o excesso de calorias. Lembre-se de não exagerar nas atividades físicas. 

Ir a uma academia de ginástica em horários determinados todas as semanas pode ajudá-lo a estabelecer uma rotina. Pense em comprar equipamento de ginástica para usar em casa, caso se sinta envergonhado ao fazer exercícios numa academia. 

Encontrar um parceiro de exercícios para estimulá-lo pode ser o incentivo de que necessita para alterar hábitos sedentários de vida. Como os taurinos preferem o calor, entre as atividades de inverno devem constar natação e tênis, que não têm de ser praticados ao ar livre e o ajudarão também a evitar resfriados e gripes.

COMO TRATAR OS PROBLEMAS DE GARGANTA E PESCOÇO
Embora seja fácil atribuir a incapacidade de perder peso a uma disfunção da tireóide, a maioria dos nativos de Touro ganha peso por comer demais, pura e simplesmente, e por não se exercitar suficientemente para combater o excesso de calorias. 

Como Touro rege a glândula da tireóide, localizada na base do pescoço, as pessoas nascidas nesse signo podem sofrer de hipotireoidismo, o que resulta num metabolismo lento e na incapacidade de queimar as calorias depressa. Se lhe diagnosticarem disfunção da tireóide, saiba que ela pode ser causada pela falta de iodo.

Uma das melhores fontes de iodo é a kelp, uma variedade de alga marinha usada como substituto do sal e que você pode ingerir fresca, em saladas, ou na forma de pílulas. Além disso, essa alga também contém o complexo de vitamina B, vitaminas D, E, K, cálcio e magnésio. (Veja Apêndice II — “Vitaminas”.)

 • O iodo também é encontrado nos frutos do mar (especialmente nos mariscos), em forma de suplemento alimentar e no óleo de peixe. (Eu pessoalmente não recomendo óleo puro de peixe, cujo sabor é muito desagradável.) Se nada disso ajudar, o seu médico pode prescrever medicamentos para regularizar a tireóide e regularizar a taxa metabólica.

Os taurinos também se queixam de rigidez do pescoço, especialmente durante o inverno, quando são vulneráveis ao vento e aos arrepios de frio. Quando parecer que você está carregando o mundo nas costas, o seu pescoço responderá à tensão sentindo-se mais pesado e assumindo uma posição desconfortável, o que torna difícil movê-lo de um lado para o outro.

 Para combater a rigidez, tente fazer o exercício seguinte:

1. Sente-se ou fique em pé com a cabeça erguida, para alongar o pescoço tanto quanto possível.
2.. Lentamente, flexione o pescoço para baixo até onde conseguir. Não o force demais
3. Momentamente para trás, até onde for possível.

4. Lentamente, vire a cabeça na direção ao ombro e depois para o lado oposto, mantendo o pescoço esticado e os ombros relaxados.
5. Gire o pescoço até aliviar a tensão.
6. Balance vigorosamente a cabeça de um lado para outro e da frente para trás.

Além desse exercício, faça uma massagem leve no pescoço todos os dias, especialmente abaixo dos lóbulos das orelhas. Se sentir rigidez, aplique uma compressa quente, óleo de eucalipto ou um unguento mentolado, como bálsamo de tigre (uma combinação de cânfora e mentol), que aquecerão essa área.
Por se sentirem constrangidos com seu corpo, os nativos de Touro muitas vezes têm má postura, o que também pode aumentar a tensão e causar dor no pescoço e nos ombros. A Técnica Alexander, na qual você alonga o pescoço e corrige a postura enquanto imagina que é um belo e gracioso cisne, beneficiará seu corpo e aumentará sua auto-estima. 

Como Touro rege o pescoço e a garganta, seria raro alguém nascido sob o signo do Touro não sentir ao menos uma vez rigidez no pescoço, dores de garganta, laringite, amigdalite, ínguas (nodos linfáticos no pescoço) ou mononucleose.

Com seu planeta regente, Vênus, regendo os olhos, a pele e os rins, você também pode ter propensão para a miopia, as lesões na pele e retenção de líquidos. Muitos taurinos têm uma linda voz. Mas, assim como as cordas vocais são uma dádiva, elas também são o ponto mais vulnerável dos taurinos. 

Quando a estação das gripes se aproximar, certifique-se de incluir chapéus, cachecóis, blusões de gola alta no seu vestuário, que impeçam o vento de bater no seu rosto e pescoço. Os primeiros sinais de que os germes estão em alvoroço podem ser garganta arranhando e as ínguas no pescoço, que aparecem quando o corpo está combatendo uma infecção.

REMÉDIOS CASEIROS

A  dor de garganta pode causar grande sofrimento e indicar que um resfriado ou uma gripe estão se aproximando. Ela pode preceder uma invasão de vírus ou de bactérias, ou pode significar que você usou sua voz mais do que o necessário. Os sprays ou pílulas para a garganta contendo fenol ou zinco oferecem alívio a curto prazo. Fazer gargarejo com chá de camomila é um remédio popular que aliviará a dor caso a área afetada pegue na parte superior da garganta.

Outro remédio simples para dor de garganta ou dificuldade de engolir é o gargarejo com sal e água morna. Suco de limão diluído em água morna, com ou sem mel, também é um bom remédio caseiro. Como o limão é um remédio para todos os males, não há nenhum mal em passar no peito óleo essencial de limão.

Uma xícara de chá de salva, feito com a infusão das folhas e depois coado, é outro remédio muito usado para aliviar a dor de garganta. Se não conseguir salva fresca, compre-a na forma de chá em saquinhos. 

Se quiser usar óleo de salva, lembre-se de que ele é destilado diretamente das folhas e tem um alto nível de toxicidade. Portanto, é aconselhável diluir apenas algumas gotas num copo de água, quando for usá-la para lavar a boca.

A dor de garganta também pode ser causada pelo hábito de dormir de boca aberta. Se for esse o caso, um umidificador de ar vaporizará umidade no ar, fazendo o mesmo efeito que encher o banheiro de vapor e inalar esse vapor várias vezes por dia.

 São benéficos tanto o vapor de água quente quanto de água fria. Se você tem problemas respiratórios ou de pele, pergunte ao seu médico qual umidificador é melhor para você. Uma obstrução no nariz pode ser outro motivo para você respirar pela boca, o que seca a garganta. 

Se a culpa é do nariz tampado, tente usar um spray descongestionante. Embora os líquidos umedeçam a garganta, os sucos cítricos são irritantes e os laticínios produzem muco. A vitamina C e as pílulas de alho combaterão os germes, mas se a dor e a secura persistirem, procure um médico, pois você pode ter uma infecção na garganta causada por bactérias, o que requer medicação.

AROMATERAPIA E ÓLEOS ESSENCIAIS

Como os taurinos têm predisposição para dores de garganta e inflamação das glândulas, muitos óleos essenciais podem ser usados para lavar a boca, gargarejar ou fazer chás calmantes. Gargarejos com água morna misturada a gotas de gerânio, limão, eucalipto, lavanda ou mirra — óleos essenciais que correspondem a Touro e seu planeta regente, Vênus — são eficazes para dores de garganta, aftas e gengivas doloridas e inflamadas.

 Faça uma massagem na garganta, no peito e nas glândulas do pescoço com o doce aroma do gerânio, do eucalipto e da mirra — o óleo essencial produzido a partir da resina da árvore, proveniente do Oriente Próximo e do Oriente Médio. 

No antigo Egito, a mirra era famosa por suas propriedades rejuvenescedoras e por isso usada no processo de embalsamação. Segundo a mitologia grega, Mirra, a filha do Rei de Chipre, foi transformada numa árvore por Afrodite/Vênus, a deusa greco-romana do amor e da beleza. Em sua nova forma, Mirra deu à luz o belo Adônis, cujo caso de amor obsessivo com a deusa foi fatal. Até hoje, as noivas gregas usam coroas feitas de folhas de mirra para celebrar o amor entre Afrodite e Adônis.

SAIS MINERAIS

também conhecido como sulfato de soda, o sulfato de sódio (nat. sulph.), o sal mineral recomendado para os nativos de Touro, previne a retenção de líquidos, regula sua quantidade no organismo e elimina o excesso.

 A deficiência deste mineral pode causar suores, fadiga e uma tendência para a inquietação e depressão. Entre os alimentos ricos em sulfato de sódio estão a alface, a cebola, a beterraba, a couve-flor, o espinafre, o aipo, o morango e a maçã.

MEDICINA AYURVÉDICA

Assim como os nativos de Áries se encaixam no perfil da personalidade
Pitta, os taurinos são quase exclusivamente tipos Kapha, cujos maiores dons incluem a estabilidade, a serenidade, a idoneidade, a paciência e o contentamento. Quando desequilibrados, ou sob tensão excessiva, “eles podem ser teimosos, obtusos, letárgicos, propensos a excesso de peso, gulosos, além de reter água e gordura nas coxas e nádegas”.

 Além disso, a digestão é lenta e o metabolismo preguiçoso. As personalidades Kapha podem se sentir deprimidas e frias porque em geral não se preocupam com a alimentação nem se exercitam regularmente.

Para acelerar o metabolismo e restaurar a vitalidade, o corpo Kapha precisa de calor e estimulação, sem o uso de estimulantes artificiais como o açúcar e a cafeína.

 Substitua o café que toma de manhã por chá de cacau ou de gengibre e acrescente ao seu café da manhã uma tigela de farinha de aveia, panquecas e bolinhos de milho, ou torradas.

 Aumente o consumo de alimentos amargos como a alface romana, a endívia e a água tônica, que facilitam a digestão, bem como de alimentos picantes e ervas como a pimenta-caiena, a pimenta-malagueta, a cebola, o alho, a couve-rábano e o gengibre, que aquecem o corpo e estimulam a eliminação de líquidos, diminuindo assim a retenção de água. 

Acrescente alimentos adstringentes e ricos em fibra, como aipo, aspargo, couve-flor, maçã, brócolis, repolho, feijão, lentilha, pêra, damasco, cenoura, alface, cogumelo e batata, para estimular a atividade intestinal, aumentar os níveis de energia e melhorar a concentração.

 Uma alimentação apropriada ajudará a diminuir a procrastinação, a inércia, o excesso de sono, a possessividade, a intolerância ao frio e à umidade, os gases e o aumento de peso.

Elimine alimentos oleosos, salgados e doces (veja Apêndice II), de que os tipos Kapha gostam, bem como os alimentos que formam catarro, como produtos à base de trigo (pães e macarrão), laticínios (leite, manteiga e queijo) e açúcar até você perder peso e o catarro ser expelido dos seios nasais e dos pulmões.

 Esses alimentos podem ser acrescentados depois, porém, só em pequenas quantidades. Evite frituras e vegetais como tomate, abobrinha, pepino e batata-doce.


TERAPIA COM PEDRAS E CORES

Se você nasceu entre o dia 20 e 30 de abril, sua pedra natal é o diamante. Não é de admirar que o diamante, que está sob os auspícios de Vênus, planeta regente de Touro, represente o amor e o casamento. 

Se você nasceu entre o dia 10 e o dia 20 de maio, sua pedra natal é a esmeralda. Outras gemas associadas a Touro são o zircão (imitação do diamante), o jade, a turmalina e a turquesa — pedras azuis e verdes, as cores associadas a Touro.

 O lápis-lazúli, uma bela pedra azul semipreciosa, é uma pedra de Vênus com a qual foi construída a caverna de Inanna, a deusa suméria do amor e da fertilidade. Dizem que usar uma lâmpada azul ou pedras com matizes azuis abre a garganta, o que permite que você se comunique mais livremente, especialmente com a pessoa que ama. Os diamantes e o zircônio também afetarão essa área da sua vida de forma positiva.



A medicina alternativa inclui práticas como a acupuntura, quiropraxia, uso de produtos herbários ou botânicos, terapias de massagem, hipnose, técnicas de respiração, meditação, ioga, dentre outras. Estas práticas não substituem, porém complementam a medicina tradicional, por isso podem ser chamadas também de Medicina Complementar. O tratamento alternativo deve acompanhado por um médico, por exame complementares. Se não melhorar os sintomas procure um médico


As plantas - ervas medicinais, mesmo sendo medicamentos naturais, e se usados indevidamente pode intoxicar... diabéticos, crianças, alérgicos e idosos precisam de um especialista para indicar ervas

As informações deste blog  tem apenas fins educacional, informativo para pesquisadores e estudiosos do assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário