domingo, 12 de maio de 2013

Éter cósmico - lei da vibração






Eu pesquisei este texto esoterico , no site Ceomt que é minha fonte de consulta e de estudos esotéricos,  que nos ensina a compreender  os ensinamentos do Mestre DK nos livros de  Alice Bailey do livro do Fogo  Cósmico, meu objetivo é tentar compreender  a Lei da vibração, a lei da atração e a força magnética do éter..   complexo ... e  preciso estudar muito para compreender.  Agradeço ao Mestre que nos revela a Luz do Fogo cósmico. Espero que  gostem grata dharmadhannya 



      Segunda Parte do Tratado sobre Fogo Cósmico - Seção D - II - Os Devas e os Elementais da Mente - 2. Os Devas do Fogo - Os Grandes Construtores - b. As Funções dos Devas - 2. Força Dévica da Substância - 3º Enunciado - Páginas 509 e 510.

     3º Enunciado. - O último que tratarei de esclarecer aqui, e isto dever ser recordado, é que em relação com os 3 planos inferiorese seus muitos grupos de devas, seus opostos polares hão de ser encontrados nos grandes Devas dos 3 planos mais elevados.

   Divino.....1º Éter Cósmico....Fogo primordial....Plano Mental....Fogo.
   Monádico....2º Éter Cósmico.....Akasha.....Plano Astral....Luz Astral.
   Espiritual ou Átmico....3º Éter Cósmico....Plano Físico....Éter.
   Esta  ligação de pólos opostos é conseqüência da conexão entre as leis regentes dos planos, numericamente expressada da seguinte forma:
    1 - 5
    2 - 6
    3 - 7
    A Lei de Vibração, que rege o 1º plano, o divino e está sob a influencia do 1º Raio, produz mais intensamente a Lei de Fixação, que rege o 5º plano, o mental e está sob a influência do 5º Raio.

    A Lei de Coesão, que rege o 2º plano, o monádico e está sob a influência do 2º Raio, reflete-se (após passar pelo 4º plano, o búdico) na Lei de Amor, que rege o 6º plano, o astral, que está sob a influência do 6º Raio.
    A Lei de Desintegração, que rege o 3º plano, o espiritual ou átmico, e está sob a influência do 3º Raio, reflete-se na Lei de Sacrifício e de Morte, que rege o 7º plano, o físico, que está sob a influência do 7º Raio.

    Como os Devas são encarregados de executar o projeto divino para este sistema solar, eles se relacionam aos pares, os positivos (que emitem a energia) e os negativos (que recebem a energia, executando o trabalho codificado na energia).

    Expliquemos as expressões utilizadas pelo Mestre para identificar as essências dos planos envolvidos. Para tal voltemos  à página 58 do Tratado, na qual o Mestre diz textualmente: "Primeiro, temos os fogos animadores do sistema solar, os fogos do raio primordial da matéria ativa inteligente. 

Constituem a energia de Brahma, o 3º aspecto do Logos." Portanto, o fogo primordial é o fogo por fricção cósmico, que é tríplice e energiza a matéria adi ou divina. Este fogo reflete-se, atuando na matéria mental.

     Quanto ao Akasha, nome dado à matéria monádica, voltemos à página 61 do Tratado: "No plano mais elevado, a combinação dos 3 fatores: fogo latente, fogo ativo e a substância primordial ou a que ambos animam, é conhecida como o "mar de fogo", do qual Akasha é a primeira diferenciação da matéria pregenésica. Akasha em manifestação se expressa como Fohat ou Energia divina, e Fohat nos diferentes planos é conhecido como éter, ar, fogo, água, eletricidade, prana e outros termos no estilo."


     Nestas palavras do Mestre vemos claramente que o fogo por fricção cósmico atuando na matéria adi produz uma atividade vibratória ou oscilatória tão intensa e de tal magnitude (é o plano da Lei de Vibração), que realmente merece o nome de "mar de fogo".

 Pelo processo de energização de um plano pela matéria do plano imediatamente mais sutil, a matéria adi, obedecendo a uma técnica muito bem definida e clara (operada pelos Devas), 

mas que não cabe aqui detalhar, penetra na matéria monádica e induz nela tudo o que está codificado (por meio de oscilações ou vibrações) na matéria adi, produzindo assim a primeira diferenciação da matéria pregenésica, ou seja, na matéria adi tudo o que deve ser construído está codificado ou gravado (como no disco rígido - HD - de um computador);

 e começa a ser executado na matéria monádica, a qual, por isso, passa a se chamar Akasha, e além da parte construtiva, contém informações para o plano astral, sendo por isso que o plano astral tem uma componente chamada luz astral, que é um arquivo.
     Quanto ao éter, nome dado à matéria átmica ou espiritual, é porque é nesta matéria que a vibração mais baixa, equivalente ao som no sentido cósmico, manifesta-se. É o plano do Verbo ou Palavra. A vibração equivalente à luz manifesta-se no plano monádico.

     Podemos usar as definições estabelecidas pela Física para a luz e o som, como analogia para procurar entender as diferenças entre luz no plano monádico e som no plano átmico, sob o ponto de vista do Logos solar. Segundo a Física a luz é uma onda eletromagnética, ou seja, uma sucessão de campos elétricos e magnéticos, defasados 90 graus entre si. Já o som é uma onda mecânica, uma sucessão de condensações ou compressões e rarefações.

     O tipo particular de força diferenciada que os pares de planos (1º e 5º, 2º e 6º, 3º e 7º) representam, quando são levados à união recíproca, constituem a causa da concreção ou aparência, em tempo e espaço, do corpo físico denso cósmico do Logos solar. 

Isto deveria ser cuidadosamente considerado, junto com o fato muito interessante de que no 4º plano de nosso sistema (o 4º éter cósmico ou plano búdico) temos a esfera de certos sucessos ocultos que só podem ser insinuados, porque seu verdadeiro significado é um dos segredos da Iniciação. Constitui um aspecto do plano do Logos, com o qual podem entrar em contato diretoos que expandiram adequadamente sua consciência.

     No plano búdico ou 4º éter cósmico é onde:
    a. Os planetas sagrados desempenham sua função.
    b. O homem atuará quando oportunamente se libere do tríplice homem inferior.
    c. O verdadeiro significado das palavras "divino Hermafrodita" chegará a ser compreendido.
    d. Predomina a força vital, sendo um dos planos da procriação.
    e. O homem por primeira vez compreenderá e empregará sua relação com os Devas.
    f. Verá a frutificação do processo evolutivo dos 2 sistemas solares combinados.
   g. Tem lugar a emanação de todos os Avatares planetários.
   h. Os Homens celestiais recebem a 1ª Iniciação.
   i.  É compreendido o verdadeiro significado interno do "Sol".
   Nada mais posso dizer, porém uma detida análise do que tenho exposto pode proporcionar coisas de grande significado aos que estudam o macro e o microcosmos.

  Analisemos 2 itens acima.
   Item a. - Como sabemos, os planetas sagrados desempenham as funções de chacras ou centros de força no corpo físico cósmico do Logos solar. Ora, esses centros são feitos de matéria etérica, tanto no homem (o microcosmos), como no Logos (o macrocosmos). Assim, no atual momento evolutivo do nosso Logos solar, os Logos planetários sagrados trabalham nessa função com matéria búdica.

 É lógico que os Logos planetários sagrados executam outras funções com a matéria búdica, em particular na vitalização da parte densa de Seus corpos físicos cósmicos, as matérias mental, astral e física (que na totalidade constituem a parte densa do corpo físico cósmico do Logos solar), o que também ocorre com os outros Logos planetários não sagrados( Cujos corpos densos também se somam ao do Logos solar).

   Item f. - Como sabemos, o propósito do nosso Logos solar no atual sistema é desenvolver Budi através de Manas. Budi, em sentido mais amplo, expressa-se por meio do corpo búdico. Em se tratando do Logos solar, Budi se expressa por meio de Seu corpo búdico cósmico.

 Mas, para isto, o Logos tem, antes, de coordenar Seu corpo búdico cósmico, o que Ele consegue, trabalhando com Seu corpo mental cósmico, ou seja, procurando expressar conceitos búdicos por meio de formas mentais. 

Essa atividade mental reflete-se em Seu corpo físico cósmico, em particular no plano búdico, o Seu 4º éter cósmico. Como no sistema solar anterior o Logos desenvolveu o aspecto Manas e no atual está procurando desenvolver o aspecto Budi por meio de Manas,

 será no plano búdico do sistema que o homem, plenamente consciente neste plano, verá o desenvolvimento do processo evolutivo do Logos por meio de Manas e Budi conjugados (Manas desenvolvido no sistema solar anterior e Budi a ser desenvolvido no atual sistema solar), no que se reflete no corpo físico cósmico do Logos solar.

  g. Tem lugar a emanação de todos os Avatares planetários.
   h. Os Homens celestiais recebem a 1ª Iniciação.
   i.  É compreendido o verdadeiro significado interno do "Sol".
   Nada mais posso dizer, porém uma detida análise do que tenho exposto pode proporcionar coisas de grande significado aos que estudam o macro e o microcosmos.
   Analisemos 2 itens acima.
   Item a. - Como sabemos, os planetas sagrados desempenham as funções de chacras ou centros de força no corpo físico cósmico do Logos solar. Ora, esses centros são feitos de matéria etérica, tanto no homem (o microcosmos), como no Logos (o macrocosmos). Assim, no atual momento evolutivo do nosso Logos solar, os Logos planetários sagrados trabalham nessa função com matéria búdica. É lógico que os Logos planetários sagrados executam outras funções com a matéria búdica, em particular na vitalização da parte densa de Seus corpos físicos cósmicos, as matérias mental, astral e física (que na totalidade constituem a parte densa do corpo físico cósmico do Logos solar), o que também ocorre com os outros Logos planetários não sagrados( Cujos corpos densos também se somam ao do Logos solar).

   Item f. - Como sabemos, o propósito do nosso Logos solar no atual sistema é desenvolver Budi através de Manas. Budi, em sentido mais amplo, expressa-se por meio do corpo búdico. Em se tratando do Logos solar, Budi se expressa por meio de Seu corpo búdico cósmico. Mas, para isto, o Logos tem, antes, de coordenar Seu corpo búdico cósmico, o que Ele consegue, trabalhando com Seu corpo mental cósmico, ou seja, procurando expressar conceitos búdicos por meio de formas mentais. Essa atividade mental reflete-se em Seu corpo físico cósmico, em particular no plano búdico, o Seu 4º éter cósmico. Como no sistema solar anterior o Logos desenvolveu o aspecto Manas e no atual está procurando desenvolver o aspecto Budi por meio de Manas, será no plano búdico do sistema que o homem, plenamente consciente neste plano, verá o desenvolvimento do processo evolutivo do Logos por meio de Manas e Budi conjugados (Manas desenvolvido no sistema solar anterior e Budi a ser desenvolvido no atual sistema solar), no que se reflete no corpo físico cósmico do Logos solar.

     Continuaremos em 02/03/2007.
     Que a Paz do Senhor Cristo fique com todos. Que todos vejam a Máxima Luz da Razão Pura. 
                            GN                                        27/02/2007
Fonte: Tratado sobre Fuego Cósmico, do Mestre Djwal Khul, pela Sra. Alice A. Bailey, em espanhol, da Fundação Lucis e distribuído por editorial Kier, Buenos Aires, Argentina.
    




Nenhum comentário:

Postar um comentário