domingo, 14 de setembro de 2014

Hortelã, sua digestão e a sua saúde.



 Hortelã , sua digestão e a sua saúde.

A hortelã é uma planta medicinal rica em minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio e nas vitaminas A, B e C. Com ela pode-se fazer um ótimo remédio caseiro para má digestão.

A hortelã, cientificamente chamada de Mentha piperita L., também é conhecida popularmente como hortelã-pimenta e hortelã apimentada. Devemos saber e que há também  a hortelã Mentha arvensis  e Mentha Spicata L.

Chá de Hortelã e a Saúde.

Entre os benefícios do chá de hortelã, podemos citar:
 Auxilio no emagrecimento
 Auxilio no tratamento de tosses e resfriados
 Possui propriedades que ajudam a combater vírus e bactérias

 Alivio de dores musculares
 Fonte de vitaminas do complexo B
 Ajuda na digestão - Náuseas e sensação de empachamento causada por acumulo de gases no aparelho digestivo.

 Auxilia no tratamento de diarreias, cólicas e dores estomacais
 Melhora o hálito
 Combate dores de garganta - Inflamações da boca e da gengiva
Ferimentos, contusões e prurido.


A Hortelã-pimenta serve para ajudar no tratamento de problemas digestivos - tais como meteorismo epigástrico, digestão lenta, eructação e flatulência,  irritações da pele, picadas de inseto, resfriados, gripes, infecções da boca, dor de cabeça, problemas na vesícula biliar (usar com supervisão médica),  falta de apetite, dores menstruais, enjoo, inchaços e problemas de circulação sanguínea.

 Emprega-se também em resfriados e para dores de cabeça e musculares. Externamente, em ferimentos e contusões na pele, bem como em bochechos nas dores de dente, garganta, em inflamações da boca, gengiva e dor de dente.

A hortelã serve para o tratamento da azia, má digestão, problemas do fígado e vesícula biliar, flatulência, náuseas, vômitos, cólon irritável, dor de dente e nevralgias.

 O uso do óleo essencial de hortelã é indicado para combater inflamações orofaríngeas, gripe, tosse, bronquite, faringite, rino-sinusite e seu uso externo na dor muscular. É necessário cuidados, por causa do alto teor de mentol, esta forma de tratamento não deve ser aplicada em excesso porque pode provocar paralisia respiratória, quando fortemente aspirado.

Propriedades da hortelã
A hortelã possui propriedade anti-séptica, anestésica, tranquilizante suave, analgésica (principalmente a nível local e das mucosas do aparelho digestivo), antitússica, mucolítica, expectorante e descongestionante das vias respiratórias pelo óleo essencial.

Modo de uso da hortelã
As partes utilizadas da hortelã são as folhas inteiras, caule e o óleo essencial. Na forma de chá, tintura e como erva aromática na preparação de saladas e alguns pratos quentes.

Uso interno
Chá de hortelã: Adicionar 1 colher (de chá) de folhas secas ou frescas de hortelã em uma xícara de água fervente. Deixar repousar por 5 minutos, coar e beber a seguir.

Tintura (1:5): 50 gotas, uma a três vezes por dia.
Tintura mãe: 40 gotas, três vezes ao dia.
Uso externo
Inalações secas ou úmidas: 5-10 gotas de óleo essencial em 0,5 litro de água quente.
Sauna facial para nevralgias faciais provocadas pelo frio: 25 g de folhas em 0,5 litro de água fervente. Expor o rosto aos vapores, cobrindo a cabeça com uma toalha.

Efeitos colaterais da hortelã
Contrações no útero, diminuição da sensibilidade, insônias, dispneia e em casos muito raros pode causar asfixia em crianças e lactantes.

Contraindicações da hortelã
Gravidez, amamentação, crianças menores de seis anos, doentes com dispepsias hipersecretoras, doenças intestinais graves e doenças neurológicas. Outras informações importantes:

Indivíduos que possuam cálculos biliares só devem utilizar a planta com aconselhamento médico.
O uso do óleo essencial deve ser feito sob cuidados e recomenda-se o teste de tolerância.

O óleo essencial deve ser administrado internamente em cápsulas com revestimento entérico, para não causar azia.
Em pessoas sensíveis pode causar insônias, nervosismo e dermatites de contato e caso inalado pode causar asfixia, principalmente em crianças, além de irritar os olhos.

Propriedades da Hortelã-pimenta
As propriedades da Hortelã-pimenta incluem sua ação refrescante, analgésica, digestiva, carminativa, calmante e anti-inflamatória.

Benefícios do chá de hortelã
Um estudo da Wheeling Jesuit Universityacompanhou 27 adultos durante cinco dias e descobriu que aqueles que inalavam o óleo de menta a cada duas horas consumiam cerca de 350 calorias a menos por dia do que aqueles que não inalavam.

 O resultado também foi semelhante em pessoas que mascaram folhas de hortelã ou até mesmo chicletes com aroma de menta. O estudo apontou que a hortelã-pimenta reduziu o apetite na maioria das pessoas.

Desta forma, ficou apontado que o chá de hortelã pode ajudar as pessoas a perderem alguns quilos não desejados. O aroma e o vapor emanado do chá da hortelã por si só já ajuda a aliviar tosse e constipações.

Mentha piperita possui uma substância conhecida como mentol, que possui um componente antibacteriano que ajuda a combater vírus e bactérias. Em algumas pessoas, o chá de hortelã pode inclusive aliviar dores musculares decorrentes de exercício físico intenso.

O chá de hortelã-pimenta contém várias outras propriedades, principalmente para o sistema digestivo, vez que a hortelã possui vitaminas do complexo B, cálcio e potássio, que auxiliam na digestão quando o mesmo é tomado após as refeições;

 além de ser útil para pessoas que estão com ataques de diarreia, cólicas, dores de barriga ou problemas estomacais. Fazer gargarejos com o chá de hortelã melhora o hálito e pode ajuda a combater dores de garganta.

O chá de hortelã é uma das bebidas mais nutritivas, entre todos os chás medicinais. O hortelã, além de ser saudável e seguro, tem o aroma e o gosto muito agradáveis.

Com o nome científico Mentha piperita L., o hortelã pode ser consumido em forma de chás, de inalações, sucos e como tempero na preparação de refeições.

O chá de hortelã para alguns pesquisadores é um ótimo remédio caseiro para acalmar, pois ele possui propriedades tranquilizantes que podem diminuir os sintomas de estresse, ansiedade e agitação, mas pode provocar insônia em algumas pessoas.

Ingredientes
1 punhado de folhas de hortelã
1 xícara de água fervente

Modo de uso da Hortelã-pimenta
A partes usadas da Hortelã-pimenta são suas folhas para fazer chás, infusões, cataplasmas ou para temperar pratos.
Infusão de Hortelã-pimenta: Adicionar 15 g da planta em 250 ml de água fervente, deixar repousar por 10 minutos, coar e beber 1 xícara após as refeições.

Modo de preparo
Colocar as folhas de hortelã num recipiente e cobrir com água fervente. Tape, deixe esfriar, coe e beba a seguir. 

Tomar o chá de hortelã frequentemente melhora o funcionamento de todo o organismo, deixa o indivíduo com mais energia, melhora o sistema respiratório, combate a dor de cabeça e a insônia.

 Sabendo de todos esses benefícios, aumente o consumo diário de hortelã, que pode ser utilizado como tempero em refeições e como complemento de sucos de frutas, garantindo assim uma vida mais saudável.
Folhas de hortelã-pimenta

O chá de hortelã ao ser preparado em processo de infusão não perde as propriedades medicinais que estão presentes na folha da planta. O chá de hortelã-pimenta, além de ser extremamente saudável e seguro, possui aroma e gosto muito agradáveis, sendo totalmente isento de cafeína, além de poder ser consumido quente ou frio. Um chocolate com um pouco de menta adicionado na sua composição pode ser útil para os chocólatras.


O hortelã (Mentha piperita), através de suas folhas, aroma, óleo essencial e chá, funciona como um remédio herbal que dentre inúmeros benefícios, também auxilia a promover a perda de peso

Efeitos colaterais da Hortelã-pimenta.
Efeitos adversos e/ou tóxicos: Segundo BISSET (1994), o consumo de chá de hortelã não produz efeitos adversos, desde que não corra excesso.
Contudo, há relatos de irritação gástrica e agravamento dos sintomas devido ao uso de preparações de hortelã em problemas do trato gastrointestinal.

Em relação ao óleo, são raros os relatos de efeitos adversos, os quais incluem erupções cutâneas, dor de cabeça, bradicardia, tremor muscular, ataxia, aumento da azia e dores musculares recorrentes.

Por outro lado, seus principais constituintes (mentol e mentona) podem causar vários efeitos adversos.
Há relatos de urticária, dermatite e quelite alérgica quando da exposição a uma variedade de produtos contendo mentol. O uso destes produtos também está associado a um caso de bradicardia e outro de fibrilação

Contra-indicações: Não se recomenda o uso tópico nasal de formulações contendo mentol em crianças, devido ao risco de espasmos da glote após sua aplicação e até mesmo colapso instantâneo seguido de aplicação local de mentol.

O óleo é contra-indicado em obstrução biliar e Efeitos adversos e/ou tóxicos: Segundo BISSET (1994), o consumo de chá de hortelã não produz efeitos adversos, desde que não corra excesso.

Contudo, há relatos de irritação gástrica e agravamento dos sintomas devido ao uso de preparações de hortelã em problemas do trato gastrointestinal. Em relação ao óleo, são raros os relatos de efeitos adversos, os quais incluem erupções cutâneas, dor de cabeça, bradicardia, tremor muscular, ataxia, aumento da azia e dores musculares recorrentes. 

Por outro lado, seus principais constituintes (mentol e mentona) podem causar vários efeitos adversos.
Há relatos de urticária, dermatite e quelite alérgica quando da exposição a uma variedade de produtos contendo mentol. O uso destes produtos também está associado a um caso de bradicardia e outro de fibrilação

Contra-indicações: Não se recomenda o uso tópico nasal de formulações contendo mentol em crianças, devido ao risco de espasmos da glote após sua aplicação e até mesmo colapso instantâneo seguido de aplicação local de mentol. O óleo é contra-indicado em obstrução biliar, cistite.

Os efeitos colaterais da Hortelã-pimenta incluem aumento das contrações do útero, diminuição da sensibilidade, insônia, falta de ar e, em casos muito raros, asfixia em crianças e lactantes.

A Hortelã-pimenta está contraindicada na gravidez, amamentação e em crianças com menos de 7 anos, assim como em pacientes com gastrite ou úlceras estomacais.

Referências dos pesquisadores:

1. BISSET, N.G. (Ed.) Herbal Drugs and Phytopharmaceuticals. 4.ed. Stuttgart Medpharm, Boca Raton: CRC Press, 1994.

2. HOPPE, HDE SMET et al., 1992).

3. A. Taschenbuch der Drogenkunde. Berlin: Walter de Gruyter, 1981.

4. 5.MATOS, F.J.A. Farmácias Vivas: Sistemas de Utilização de Plantas Medicinais Projetado para Pequenas Comunidades. Fortaleza: EUFC, 1994.

REYNOLDS, J.E.F. (Ed.) Martindale The Extra Pharmacopoeia. 30.ed. London: The Pharmaceutical Press, 1993.

SIMÕES, C.M.O. Plantas da Medicina Popular do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS, 1986

Este texto é resultado de uma pesquisa inspirada em vários mestres do assunto, e pesquisado na internet.





Nenhum comentário:

Postar um comentário